ATA Nº 3/CCCNLS/UFFS/2022
Ao décimo primeiro dia do mês de abril do ano de dois mil e vinte e dois, às quatorze horas, no aplicativo de web conferência Cisco Webex, foi realizada a terceira reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, concomitante com a primeira reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador dos Cursos, Professor Vitor de Moraes. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Além do presidente, os docentes Ana Cristina Hammel, Fernanda Marcon, Joaquim Gonçalves da Costa, Vivian Machado de Menezes, Yasmine Miguel Serafini Micheletto e Marciane Maria Mendes Coordenadora Adjunta, a Técnica Administrativa Franciele Karoline Lenschuko e o discente Benedito Kayo Lemos de Brito. O Coordenador iniciou a reunião com a leitura da pauta, após passou-se aos os informes. 1. Informes: 1.1 Ana Cristina Hammel informou que a JURA - Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, está prevista para o dia primeiro de junho, terá a participação da professora Eliane Tomiasi Paulino que conduzirá duas atividades, uma pela manhã e outra durante a noite, solicitou a colaboração para a divulgação e que os docentes incluam esta programação nos planos de ensino. 1.2 Ana Cristina Hammel informou que a primeira etapa da especialização do Programa escola da Terra, acontecerá de quatro a seis de maio e no dia cinco haverá uma aula da professora Maria Antonia de Souza, que debaterá o fundamento da educação rural e educação do campo, sugeriu ao Colegiado a articulação para promover a integração das turmas do curso com a especialização que tem em comum o tema da educação rural e educação do campo. 1.3 O Coordenador informou que referente ao planos de ensino, os docentes poderão definir aulas em horários distintos, não sendo necessário que todas as aulas sejam em sala de aula, desta forma os docentes podem levar os estudantes para participar das atividades informadas aqui e outras, lembrou que só podem ser realizadas as atividades previstas nos planos de ensino. 1.4 O Coordenador informou que aconteceu a reunião com o primeiro módulo de seis, referente a reformulação do PPC, relatou que foi produtiva e que muitas dúvidas foram esclarecidas neste primeiro módulo, havendo ainda outros cinco que acontecerão em data já agendadas. Informou também que foi criada a comissão do curso para a reformulação do PPC, sendo esta composta pelos docentes do NDE, uma técnico-administrativa e um discente, com reunião agendada para o dia doze, visando debater as questões já esclarecidas no primeiro módulo e baseando-se no documento recebido pela coordenação, que norteia as alterações dos bacharelados, mas que pode ser utilizado pelo curso, até que o seja emitido documento a ser utilizado como parâmetro a partir do fórum das licenciaturas. Mencionou o cronograma para realizar todas as alterações e a previsão de conclusão no mês de agosto. 1.5 A Coordenação Acadêmica agendou para dia treze de abril uma reunião com as licenciaturas, com a finalidade de articular a possibilidade de um projeto guarda-chuva para a extensão, o qual visa atender aspectos comuns das licenciaturas, sendo possível a inclusão dos projetos que já estão em andamento. O assunto entrou como ponto de pauta para esta reunião. 1.6 O Coordenador informou que o curso aderiu o processo seletivo da instituição, informou os números das inscrições, que não está definido se os candidatos que pleitearam vaga para outros cursos poderão ser convocados para suprir as vagas ociosas dos cursos que não tiveram inscrições suficientes. A questão do edital próprio foi mencionado, lembrando da regra que primeiro tem que haver edital prevendo cotas e após o curso poderá publicar edital próprio com ampla concorrência direto, evitando assim a eliminação dos candidatos ao passar pelas avaliações das comissões. Expediente: 2. provação da Ata nº1 CCCN-LS/2021: A ata foi encaminhada com a convocação para apreciação prévia e o Colegiado APROVOU a Ata nº 1 CCCN-LS/2021, referente a primeira reunião ordinária, mediante a inclusão da informação da oferta do componente GCH1211 Política educacional e legislação do ensino no Brasil, da quinta fase, docente responsável Joaquim Gonçalves da Costa, fusão com Ciências Biológicas. 3. Pauta: 3.1 Viagens de estudos e posição orçamentária para o exercício 2022: O Coordenador informou que no Fórum de Coordenadores foi definido que o recurso de treze mil reais para eventos acadêmicos que o campus recebeu, será dividido entre todos os cursos e que os cursos que não tem previsão de utilizar, devem disponibilizar para que os cursos que tem maiores demandas possam fazer uso dos valores. O Colegiado fez considerações sobre as possibilidades e tendo em vista que foi realizada uma consulta aos docentes do curso sobre a previsão de viagens de estudo, que até o momento nem todos responderam, o Colegiado definiu que o recurso deve permanecer no curso, considerando que o próximo semestre inicia no dia dois de maio e que viagens de estudo podem ser previstas nos planos de ensino, mantendo o recurso até o segundo semestre para reavaliação posterior quanto ao remanejamento para outros cursos. 3.2 Eventos do curso em 2022: a) O Coordenador informou que foi criada uma comissão nas licenciaturas do IEDOC, para organizar os eventos integrados dos cursos, entre eles a semana acadêmica prevista para o primeiro semestre. O Colegiado fez considerações e foi definida a data de quinze de agosto para início da semana acadêmica, sendo 15 16 e 17 de agosto. Outro evento que a comissão organizará é o Congresso Internacional das Licenciaturas, que está em planejamento a ser apresentado na próxima reunião do Colegiado. b) A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, está prevista para o dia primeiro de junho. O Colegiado definiu que divulgação deve ser feita através de e-mail aos discentes, que os docentes devem prever em seus planos de ensino a participação neste evento. 3.3 Retorno presencial: semana de acolhimento: O Coordenador informou que no Fórum de Coordenadores foi exposto que o campus está com uma programação de acolhida aos discentes para o retorno presencial em maio, sendo do dia dois a seis de maio, que estas atividades visam a interação dos setores com os calouros e acolhida destes e dos demais discentes e que o curso deve desenvolver também atividades de acolhimento para além das já planejadas a nível de campus. O Colegiado apresentou sugestões e foi definido que o curso promoverá atividades em dias específicos, visando o acolhimento dos discentes e apresentação do curso para os calouros, esta programação baseada nas ideias apresentadas nesta reunião, deverá ser encaminhada por e-mail para os interessados. 3.4 Quebra de pré-requisitos: a) A discente Viviane da Silva solicitou a quebra de pré-requisito para cursar o componente GCA 077 Zootecnia, justifica a solicitação tendo em vista que solicitará transferência para o curso de Agronomia. O Colegiado INDEFERIU a solicitação, tendo em vista que o componente não faz parte da matriz curricular da discente, sendo indevido o requerimento e a discente deve ser orientada que poderá cursar como optativa, conforme previsto no PPC do curso em que está matriculada. b) O Coordenador mencionou que considerando as rematriculas, que os discentes foram orientados mas não realizaram os protocolos necessários e que não haverá mais reunião antes deste período, solicitou ao Colegiado a anuência para que possa deferir/indeferir os próximos requerimentos de quebra de pré-requisito ad referendum, sob consulta ao docente responsável pelo componente. O Colegiado APROVOU a solicitação e o Coordenador poderá deferir/indeferir as quebras de pré-requisitos mediante diálogo com os docentes responsáveis pelo componente, devendo ser apresentado em reunião posterior para homologação pelo Colegiado. 3.5. Propostas de projetos de extensão comuns nos cursos de licenciatura: O Coordenador trouxe a proposta da Coordenação Acadêmica, que visa unir as licenciaturas em um projeto guarda-chuva, visando a gestão para racionalizar o uso do recurso público, a ideia é reduzir as atividades, tendo em vista o pouco recurso, poucos carros e as áreas comuns das cinco licenciaturas do campus, visando projetos que contemplem a curricularização de extensão. O Coordenador informou que haverá a primeira reunião formal para debater este assunto no dia treze de abril e que é necessário que o Colegiado defina se o curso estará engajado ou se realizará os projetos próprios. O Colegiado fez considerações e sugestões e definiu que tendo em vista que a proposta está em processo de construção e que há necessidade de integração das licenciaturas, sugeriu que seja proposto pelo curso a integração das licenciaturas naquilo que pode ser integrado mas que as especificidades de cada curso deve ser bem marcadas e resguardadas. As definições da reunião com a Coordenação Acadêmica, retornarão para apreciação deste colegiado. 4. Encerramento: Sendo quinze horas e quarenta e cinco minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, assistente em administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação na próxima reunião e, após aprovada, será assinada por mim e pelo coordenador do curso que preside o colegiado.
Marcia Regina Maximowski _____________________________
Vitor de Moraes ______________________________
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 11 de abril de 2022.
Data de publicação: 29 de novembro de 2022.
Vitor de Moraes
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Campus Laranjeiras do Sul