ATA Nº 7/CCCNLS/UFFS/2022
Ao oitavo dia do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois, às nove horas, no auditório do Bloco Docente, nas dependências da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul, foi realizada a sétima reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, concomitante com a sétima reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador dos Cursos, Professor Vitor de Moraes. Conforme registrado no expediente da ata seis de dois mil e vinte e dois, haverá apenas uma ata para os dois cursos, contemplando assim no mesmo documento as deliberações referentes às matrizes 2531, 2540 e 2541. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Além do presidente, os docentes Joaquim Gonçalves da Costa, Ana Cristina Hammel, Vivian Machado de Menezes, Marciane Maria Mendes Coordenadora Adjunta, Yasmine Miguel Serafini Micheletto, a técnico-administrativa Suelen Spindola Bilhar e o discente Benedito Kayo Lemos de Brito. O Coordenador iniciou a reunião informando a pauta e solicitou a inclusão dos pontos de pauta “Requerimento de situação incompleta da discente Eliane Ribeiro para os estágios III e IV”, aprovada a pauta com a inclusão,passou-se aos informes. 1. INFORMES: 1.1 Professora Marciane realizou a informação sobre os Editais PIBID e residência Pedagógica. 1.2. Professora Ana Cristina Hammel informou a programação da semana acadêmica integrada das licenciaturas em educação do campo bem como os encaminhamentos da Comissão de eventos das duas Licenciaturas em Educação do Campo do Campus Laranjeiras do Sul. 1.3 Professora Vivian Machado de Menezes informou que em reunião entre coordenadores de cursos e Coordenação Acadêmica, foi programada a quarta Feira de Ciências, que acontecerá no dia vinte de outubro, na quinta-feira dentro da semana do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), este dia foi reservado exclusivamente para as atividades da Feira de Ciências, reiterou que a feira é uma oportunidade para os discentes completarem as horas de accs, que os discentes poderão solicitar validação de horas de pesquisa para os que forem apresentar trabalhos e horas de extensão para os que foram participar na organização. Informou também que vai ser definida uma comissão para auxiliar na organização e as inscrições serão abertas em breve. Aproveitou para convidar os alunos do curso a participar com estande. 1.3 O Coordenador informou que dia onze as dezenove horas ocorrerá o Fórum das Licenciaturas, no Auditório do Bloco A, os docentes foram informados pela comissão provisória e que nova comissão será definida para coordenar e acompanhar o Fórum das Licenciaturas, o curso poderá levar os encaminhamentos e as demandas para serem discutidas a nível de campus e após haverá a conferências com todos os campi em Chapecó. 2. Expediente: Não houve aprovação de atas. 3. Pauta: 3.1 Encaminhamentos em relação ao futuro do curso: reestruturação do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências: O Coordenador informou que após reunião do Colegiado e NDE, o curso solicitou uma reunião com a Prograd/Direção de Campus e Coordenação Acadêmica, visando levantar as possibilidades com relação ao futuro do curso e nesta reunião foram detalhados pontos a serem discutidos pelo Colegiado. O Coordenador reiterou que conforme conversa com a Prograd, o Colegiado é a instância máxima do curso e é responsável pelas definições quanto a reestruturação e futuro do curso, bem como os encaminhamentos necessários para que as decisões acorridas cheguem as instâncias superiores da instituição. O Coordenador apresentou os pontos que foram detalhados e a possibilidade de que novos sejam inseridos para discussão, visando encaminhamentos para o NDE e Prograd. Pontos a serem analisados: Entrada alternada: (2024, 2026, 2028…); Enviar ofício para o PROGRAD solicitando o cancelamento de todas as entradas 2023 (SISU e Edital especial); Oficio solicitando a entrada por Edital Especial; Nomenclatura: nome do curso; Alternância: Turma Especial; Política de Alternância na UFFS; Criação de GT: Licenciatura em Matemática: solicitar à PROGRAD. Sobre os pontos: a) O Coordenador informou que a possibilidade de cancelar a entrada de turma para o próximo ano visando dar um fôlego para a reestruturação e reformulação do PPC, encaminhamentos e demais demandas referentes ao reconhecimento do curso, foi uma alternativa sugerida na reunião com a Prograd para que a entrada alternada possa ser implantada, inclusive podendo ser amarrada no PPC caso seja esta a decisão do Colegiado. b) Informou que sendo decidido desta forma, um ofício deverá ser encaminhado à Prograd, solicitando o cancelamento de todas as formas de entrada (SISU e Edital Especial) para o ano de dois mil e vinte e três e que o curso poderá verificar como tem ocorrido este processo nos demais cursos da universidade. O Coordenador expôs novamente os problemas decorrentes do baixo número de acadêmicos no curso, a questão da carga horária dos docentes, tendo em vista haver turmas para um, dois ou três acadêmicos, os espaços utilizados e demais questões que envolvem as atividades acadêmicas. c) Outro ponto a ser deliberado pelo Colegiado é a solicitação de entrada por Edital Especial do curso, não sendo utilizada a entrada pelo SISU, sendo a forma de ingresso por edital específico do curso conforme ocorre no curso de Ciências Sociais e Humanas. d) A possibilidade do regime de alternância para turma especial foi mencionada pelo coordenador, sendo ponto a ser discutido pelo Colegiado, prevendo no entanto a apresentação da demanda por políticas de alternância no âmbito da universidade, a qual visa os recursos específicos, construção de espaço (Cecampo), valores diferenciados por acadêmicos nestas turmas entre outros. O Coordenador apresentou as possibilidades para estas alterações na entrada do curso, sendo que poderia ser entrada alternada com alunos regulares pelos processos já existentes, entrada alternada por edital próprio do curso para alunos regulares e entrada para turmas especiais no regime de alternância, sendo possível também manter turmas regulares e iniciar turmas em regime de alternância. O Coordenador mencionou exemplos de outros cursos na instituição, que vem ofertando turmas por demanda apresentada pela comunidade, mediante levantamento prévio e processo de classificação para os candidatos. e) O Coordenador relatou que o fechamento do curso não foi uma alternativa apresentada na reunião, mas caso o Colegiado sendo órgão máximo, decida pelo fechamento do curso, que seja analisada a possibilidade da abertura de um Grupo de Trabalho(GT) para a criação de um Curso de Matemática. A Orientação da Prograd é que não se deve fechar um curso sem antes criar outro para ocupar o lugar e considerando nesta análise que, para a criação de outro curso o campus não disponibiliza de docentes, havendo a necessidade de novos códigos de vagas. O Coordenador mencionou outra possibilidade, a que existente em outras instituições e foi levantada em conversas informais com os docentes do curso, consistindo na organização das licenciaturas de educação do campo caminharem juntas nas primeiras fases e neste caso contemplando os domínios Comum e Conexo e a divisão nas fases finais com os componentes específicos. Para esta possibilidade a Prograd afirmou ser possível em partes e que deve ser analisada pelo Colegiado. 3.1.2 Encaminhamentos: a) Após contextualizações sobre os pontos apresentados, o Colegiado APROVOU a entrada alternada, consequentemente APROVOU o cancelamento da entrada para o ano de dois mil e vinte três e que um ofício será encaminhado à Prograd solicitando o cancelamento da entrada pelo SISU e Edital Especial e a viabilização da entrada alternada. b) Referente aos pontos “Oficio solicitando a entrada por Edital Especial”, “Nomenclatura: nome do curso”, “Alternância: Turma especial”, “Política de Alternância na UFFS” e “Criação de GT: Licenciatura em Matemática: solicitar à PROGRAD”, o Colegiado após considerações dos presentes, seguirá com as discussões para amadurecimento, isto no Colegiado e NDE do curso, reunindo todas as considerações a serem discutidas de forma ampliada no mês de março de dois mil e vinte e três, em um seminário ampliado, envolvendo outras instituições. Para o seminário, nomes foram sugeridos e os convites serão realizados, visando trazer profissionais de outras instituições que possam contribuir para as definições do curso e o objetivo é de que sejam realizados debates/reunião de trabalho sobre a educação do campo, com a participação também dos docentes das áreas de química, física e biologia e discentes, de forma coletiva, reunindo os cursos de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. O ponto sobre a criação do GT para Licenciatura em Matemática, será retomado após o seminário. 3.2 Planejamento para o SEPE 2022: 3.2.1 Professora Vivian Machado de Menezes informou que o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) acontecerá de dezessete a vinte e um de outubro, que em discussões para esta definição, foi ressaltado que o evento em sua proposta inicial tem tido baixa adesão, que dentro do seminário tem um evento interno, que é a Jornada de Iniciação Científica (JIC), a qual é utilizada para apresentações obrigatórias pelos bolsistas , visando a prestação de contas para a manutenção das bolsas conforme previsto em contrato, a JIC deverá ocorrer de forma online por mais este ano. Professora Vivian informou que a Propeg normalmente encaminha alguma proposta para o SEPE, mas que até o momento em que houve a reunião dos coordenadores não haviam recebido este encaminhamento e foi definido que o campus, enquanto campus faria sua proposta. Professora Vivian apresentou a proposta definida em reunião dos coordenadores para apreciação do Colegiado, sendo: a) Dia dezessete de outubro vai ter uma atividades proposta por cada curso, podendo ser debate ou palestra, cabendo a cada curso se organizar para este dia; b) Dia dezoito de outubro, coordenado pela professora Silvia Romão o UFFS Portas Abertas; c) Dia dezenove de outubro apresentação de trabalhos com envio de resumos pelos estudantes, podendo ser de pesquisa, TCCs ou outras atividades a serem submetidos em plataforma própria; d) Dia vinte de outubro a Feira de Ciências, organizada pela professora Vivian Machado de Menezes com a colaboração de outros docentes; e) Dia vinte e um de outubro seminário Interno dos docentes, para discussão do ensino, pesquisa e extensão e do formato do SEPE, considerando a falta de projetos a nível institucional, as dificuldades de eventos entre outros. 3.2.2 O Coordenador informou que a proposta apresentada deve ser apreciada pelo Colegiado para aprovação ou novas proposições de atividades a serem desenvolvidas pelo curso, que deve haver a indicação de uma comissão para auxiliar na programação e que cabe ao Colegiado a indicação de dois participantes para integrar esta comissão, podendo ser docente ou discente. O Coordenador ressaltou a importância de participação do curso na organização, considerando a avaliação do último evento UFFS Portas Abertas, sendo constatado que nem todos os espaços foram visitados pelos alunos das escolas e que estes serão melhor aproveitados para o próximo evento. O Coordenador mencionou também a questão da organização do curso para as apresentações nestes eventos, sugerindo a elaboração de um cronograma, a participação dos demais docentes e tipos de atividades a serem desenvolvidas. 3.2.3 Encaminhamento: Para a composição da comissão que atuará na organização do SEPE, voluntariou-se o discente Benedito Kayo Lemos de Brito e a coordenação enviará um e-mail, convidando os docentes para que manifestem interesse de participar da comissão, visando atender a solicitação da Coordenação Acadêmica, que pede a indicação de dois participantes do curso. Não havendo mais sugestões de atividades para o SEPE por parte dos presentes, foi APROVADA a proposta enviada pelo Fórum dos Coordenadores. 4. Cronograma de reuniões do Colegiado: 2022/2: O Coordenador informou a necessidade de programar as próximas reuniões, visando a organização individual de cada membro. Os presentes fizeram sugestões e agendaram a próxima reunião para o dia três de outubro às quatorze horas, próxima para o dia nove de novembro às nove horas e para dezembro foi definido o dia quatorze às nove horas. 5. Requerimento de situação incompleta da discente Eliane Ribeiro para os estágios III e IV”: O Coordenador informou que a discente Eliane Ribeiro solicitou Situação Incompleta (INC) para os componentes de Estágio curricular supervisionado III e Estágio Curricular Supervisionado IV. O Colegiado DEFERIU as solicitações e APROVOU o deferimento ad referendum pelo Coordenador para os próximos requerimentos que venham a ser protocolados, considerando que tem mais alunos matriculados nos componentes e que não haverá mais reuniões antes da finalização do semestre. 6. Encerramento: Sendo dez horas e cinquenta minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, assistente em administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação na próxima reunião e, após aprovada, será assinada por mim e pelo coordenador do curso que preside o colegiado.
Marcia Regina Maximowski ______________________________
Vitor de Moraes ________________________________________
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 08 de agosto de 2022.
Data de publicação: 29 de novembro de 2022.
Vitor de Moraes
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Campus Laranjeiras do Sul