ATA Nº 1/CCLECLS/UFFS/2022

ATA Nº 1/CCLEC -LS/UFFS/2022 DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO – 16/02/2022

Ao décimo sexto dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e dois, às quatorze horas, no aplicativo de web conferência Cisco Webex, foi realizada a primeira reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, concomitante com a primeira reunião ordinária do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Coordenador dos Cursos, Professor Vitor de Moraes. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Além do presidente, os docentes Ana Cristina Hammel, Fabio Pontarolo, Joaquim Gonçalves da Costa, Maria Eloá Gehlen, Vivian Machado de Menezes e Marciane Maria Mendes Coordenadora Adjunta, a Técnica Administrativa Suelen Spindola Bilhar e o discente Benedito Kayo Lemos de Brito. O Coordenador iniciou a reunião informando os pontos de pauta e solicitou a inclusão do ponto “Retorno presencial para 2021.2” e “Proposta de calendário de reuniões do Colegiado”, o Colegiado aprovou a inclusão, após passou-se para os informes. 1. Informes: 1.1 Estágios: a) Maria Eloá Gehlen Coordenadora de Estágio informou que no início do semestre realizou uma reunião com os docentes de estágio Ana Cristina Hammel e Wanderson Gonçalves Wanzeller, visando passar algumas orientações, das quais mencionou que os docentes orientassem os discentes a estarem buscando antecipar os documentos necessários para o início do estágio, previsto para o retorno das escolas estaduais em fevereiro do próximo ano. Informou também que a Coordenação Acadêmica foi consultada quanto a possibilidade de manter os diários dos componentes de estágio abertos após a data prevista para o fechamento, tendo resposta positiva, podendo então desta forma os estágios prosseguirem mesmo após a finalização do período letivo e prazo para o fechamento dos diários. Informou que através de e-mail enviado aos docentes neste início de ano, colocou-se a disposição para ajudar no que for necessário para a conclusão dos estágios. b) Marciane Maria Mendes, relembrou que os estágios são os componentes curriculares mais prejudicados neste tempo de pandemia e aulas remotas, que os documentos exigidos pela SEED ocupam um bom tempo dos discentes e que até o momento estes estão sem o Termo de Compromisso, não havendo possibilidade de se fazer estágio sem este documento. Informou também que por conta do pouco tempo disponível no semestre atípico, conversas estão sendo feitas com os docentes e Coordenação de Estágio, com a finalidade de auxiliar os discentes para a providência o mais rápido possível os documentos que estão pendentes tendo em vista os discentes já estarem prestes a iniciar o período de estágio nas escolas. Informou também que será proposta uma reunião com a Coordenação Acadêmica, Coordenação de Estágio e docentes, com a finalidade de redimensionar as questões dos estágios, principalmente no que diz respeito a documentação. c) Ana Cristina Hammel informou que é docente do Estagio I e que para este semestre não houve turma, tendo em vista uma discente desistir e outro optar por não cursar por conta da possibilidade da continuidade das aulas remotas. Mencionou que é docente responsável de estágio em outro curso, no qual teve problemas com a documentação expondo que existe um descompasso entre os documentos solicitados pela Secretaria de Educação e os documentos da UFFS e que vê a necessidade de se fazerem conversas visando resolver estas questões. d) Benedito Kayo Lemos de Brito a pedido da discente Keorlly Cabral Kegler, informou que a mesma está tendo dificuldades em conseguir a autorização para o estágio na escola, tendo em vista esta autorização ser através do Núcleo de Educação e apesar dos muitos contatos não obteve até o momento a liberação, o que está gerando preocupação quanto a resposta vir muito tarde, podendo não haver tempo suficiente para a realização de todas as etapas do estágio. 1.2 Seminário Nacional de Planejamento das LEDOCs: Benedito Kayo Lemos de Brito informou que aconteceu no dia dezoito de dezembro o Seminário Nacional de Planejamentos das LEDOCs, no qual participou juntamente com o movimento estudantil de egressos e que o próximo seminário deverá ocorrer em março, quando ele representará o campus Laranjeiras do Sul levando algumas discussões e a convite, fará também parte comissão organizadora. 2. Expediente: Aprovação da ata nº 10 CCLEC-LS/2021; A ata foi encaminhada anexa à convocação para apreciação prévia. O Colegiado APROVOU a ata nº 10 CCLEC-LS/2021, referente à nona reunião ordinária, sem alterações. 3. Pauta: 3.1 Recomposição do NDE: O Coordenador apresentou a portaria vigente para a composição do NDE e informou que tendo em vista a eleição do novo Colegiado, há a necessidade de solicitar a alteração colocando o novo coordenador como presidente, abriu para o Colegiado deliberar sobre exclusões e inclusões caso sejam apontadas e a aprovação da alteração. O Colegiado APROVOU a nova composição do Núcleo Docente Estruturante que passa a ser Vitor de Moares, Ana Cristina Hammel, Joaquim Gonçalves da Costa, Marciane Maria Mendes, Ricardo Key Yamazaki, Vivian Machado de Menezes, Yasmine Miguel Serafini Micheletto. 3.2 Oferta de componentes curriculares para 2022/1: O Coordenador expôs a sugestão da oferta para o próximo semestre, os participantes fizeram considerações e sugestões e a oferta a ser encaminhada é: Componentes da segunda fase: GCH026 Educação, movimentos sociais e organização comunitária, docente responsável Yogo Kubiak Canquerino. Componentes da quarta fase: GCH013 Didática geral, docente responsável Ana Cristina Hammel, fusão com Ciências Biológicas; GCH126 Física na educação básica II, docente responsável Wanderson Gonçalves Wanzeller. Componentes da quinta fase: GCH127 Física na educação básica III, docente responsável Vivian Machado de Menezes. Componentes da sexta fase: GEX129 Instrumentação para o ensino de química e física, docentes responsáveis Vivian Machado de Menezes e Thiago Bergler Bitencourt. Componentes da sétima fase: GCH179 Estagio curricular supervisionado III, docentes responsáveis Ricardo Key Yamazaki e Ronaldo Rodrigues de Menezes; GLA045 Língua brasileira de sinais (Libras), docente responsável Aguardando concurso; GCA077 Zootecnia, docente responsável Paulo Mayer. Componentes da oitava fase: GCH180 Estágio curricular supervisionado IV, docentes responsáveis Ricardo Key Yamazaki e Ronaldo Rodrigues de Meneses; GCH181 Trabalho de conclusão de curso I, docente responsável Vitor de Moraes; GCA078 Fitotecnia, docente responsável Claudia Simone Madruga Lima; GCA056 Olericultura, docente responsável Geraldo Deffune Gonçalves de Oliveira. Componentes da nona fase: GCH182 Trabalho de conclusão de curso II, docente responsável Thiago Bergler Bitencourt; GCH208 Estágio curricular supervisionado V, docentes responsáveis Wanderson Gonçalves Wanzeller, Jean Carlos Zocche e Yasmine Miguel Serafini Micheletto. 3.3 Eventos do Curso para 2022: O Coordenador apresentou duas proposições de eventos para o ano de dois mil e vinte e dois, uma delas é que no primeiro semestre aconteça Semana Acadêmica integrada, de dois no máximo três dias, na qual possa ser trabalhos temas relevantes e pertinentes ao contexto atual, como a pandemia, a curricularização da extensão e o retorno presencial, para isto haverá a necessidade da criação de uma comissão para estar a frente deste evento. A segunda proposição seria para o segundo semestre, contemplando a realização do segundo Seminário Internacional de Educação, aproveitando o espaço já conquistado no site para a realização deste evento. O Colegiado não fez novas proposições e APROVOU a realização da Semana Acadêmica e o Segundo Seminário de Educação. Para a comissão organizadora dos eventos, foi definido a participação do professor Fabio Pontarolo, Vivian Machado de Menezes e o discente Benedito Kayo Lemos de Brito, havendo ainda a possibilidade mais discentes virem a integrar a comissão. 3.4 Proposta orçamentária inicial do curso para 2022: O Coordenador apresentou a definição orçamentária que foi encaminhada para o curso e tendo em vista que o prazo para alterações já encerrou, o Colegiado poderá propor mudanças para serem realizadas em momento oportuno. O valor total do orçamento do curso é quatro mil quinhentos e cinco reais . Para a rubrica CLS001, viagens de estudos, o valor disponível para transporte é dois mil e duzentos reais, para a rubrica CLS002, eventos acadêmicos, o valor disponível para diária e de seiscentos e cinco reais, para passagens é de quinhentos reais e transporte o valor de duzentos reais e para a rubrica CLS007 apoio aos docentes para participação em eventos científicos, o valor disponível é de oitocentos reais para diárias e duzentos reais para passagens. O Colegiado não apresentou proposta para alteração do orçamento inicial, sendo avaliado novamente no decorrer do eventos e na abertura de nova janela para alterações. 3.5 Retorno presencial para 2021.2: O Coordenador informou que houve diálogos com os acadêmicos que procuraram a coordenação, fazendo questionamentos quanto ao retorno presencial das aulas. Mencionou as definições previstas para o campus as definições dos colegiados dos cursos, solicitou ao Colegiado um posicionamento coletivo, visando repassar aos acadêmicos. O Colegiado definiu pela continuação das aulas remotas para curso, tendo em vista as conversar feitas com os discentes que estão encontrando dificuldades para o retorno presencial para este semestre ainda. O Colegiado aguardará as definições do Conselho e Campus e havendo necessidade estará agendando reuniões para tratar do assunto. 3.6 Proposta de calendário de reuniões do Colegiado: O Coordenador propôs o calendário para as reuniões do Colegiado até o mês de julho, observando as reuniões do Conselho de Campus, visando a proposição de pautas entre o Conselho e o Colegiado. Tendo em vista haver reuniões de outros cursos dos quais os docentes também fazem parte, as datas propostas poderão sofrer alterações e foi sugerido a solicitação à Coordenação Acadêmica de disponibilizar um calendário contendo todas as reuniões do campus, de forma a orientar as coordenações em seus agendamentos, evitando assim que os docentes tenham mais de um agendamento no mesmo dia e horário. O calendário proposto foi aprovado e as reuniões serão em onze de março, onze de abril, dez de maio, oito de junho e seis de julho, sempre as catorze horas. 4. Encerramento: Sendo dezesseis horas e cinco minutos e não havendo mais assuntos a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcia Regina Maximowski, assistente em administração, lotada na Secretaria Geral de Cursos, lavrei a presente Ata que será enviada aos membros para aprovação na próxima reunião e, após aprovada, será assinada por mim e pelo coordenador do curso que preside o colegiado.

Marcia Regina Maximowski ______________________________

Vitor de Moraes ______________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 16 de fevereiro de 2022.
Data de publicação: 20 de março de 2023.

Vitor de Moraes
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 1/CCLECLS/UFFS/2022