ATA Nº 3/CGRAD/UFFS/2012

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2012 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos vinte e dois dias do mês de maio do ano de dois mil e doze, às treze horas,

na sala 02-02-04, da Unidade Bom Pastor, do Campus Chapecó da UFFS, em

Chapecó-SC, foi realizada a 3â Reunião Ordinária da Câmara de Graduação do

Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul

- UFFS, presidida pela Professora Claudia Finger-Kratochvil, Pró-Reitora de

Graduação e Presidente da Câmara de Graduação. Fizeram-se presentes à

sessão os seguintes conselheiros - Edemar Rotta (Diretor do Campus Cerro

Largo). Representantes Docentes: Antônio Marcos Correa Neri (Campus

Chapecó), Antonio Alberto Brunetta (Campus Chapecó) Ildemar Mayer

10  (Campus Cerro Largo), Anderson André Genro Alves Ribeiro (Campus

11  Erechim), Joaquim Gonçalves da Costa (Campus Laranjeiras do Sul).

12  Representante dos STA’s: Silvani da Silva (Campus Realeza);

13  Representante Discente: Giovana Paludo Giombelli (Campus Realeza).

14  Justificou ausência: Aparecido Francisco Bertochi dos Santos (representante

15  docente Campus Realeza). Não compareceu à reunião: Eloir Faria de Paula

16  (Campus Laranjeiras do Sul). Verificado o quorum, a Presidente cumprimentou

17  a todos e declarou aberta a reunião. Em seguida passou-se à pauta. 1.

18  Expediente: 1.1 Apreciação da Ata da 1ã Reunião Ordinária (3/04/2012). Em

19  virtude da extensa agenda de trabalhos da Secretaria da Câmara de

20  Graduação, a Ata da 1â Reunião Ordinária, realizada em três de abril de dois

21  mil e doze, só foi encaminhada horas antes da reunião e como a maioria dos

22  conselheiros não havia tomado conhecimento, a mesma foi lida e na

23  sequência, aprovada por unanimidade. A professora Claudia Finger-Kratochvil

24  justificou que a ata da 2â Reunião Ordinária ainda não foi finalizada e tão logo

25  seja, será encaminhada aos conselheiros para apreciação. 1.2 Comunicados:

26  O professor Antonio Alberto Brunetta indagou sobre o calendário de reuniões

27  da Câmara de Graduação (CGRAD), solicitando que seja encaminhado para

28  seu e-mail. Também pediu desculpas aos demais conselheiros por sua

29  ausência nas duas últimas reuniões devido à dedicação na entrega de sua tese

30  de doutorado. A professora Claudia Finger-Kratochvil divulgou o Ficiência, uma

31  Feira Internacional de Ciências que une os três países (Brasil, Argentina e

32  Paraguai), tendo participação da UFFS na comissão organizadora. Participam

33  os cursos de Ciências: Biologia, Física e Química dos campi Realeza e

34  Laranjeiras do Sul, com acompanhamento dos trabalhos por parte do Diretor de

35  Políticas de Graduação, professor Élsio José Corá. A Presidente comunicou

36  que houve reunião com a Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina,

37  relativa ao Fórum das Licenciaturas em SC, dia 9 de maio, com representação

38  da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), quando foi discutida a realização

39  de um seminário das licenciaturas em SC, que ocorrerá em Chapecó em

40  outubro, com a participação de diversas instituições. Relatou, ainda, a

41  realização da oficina organizada pelo Fórum de Pró-Reitores de Graduação

42  (ForGRAD), em parceria com a Capes, sobre o PARFOR, em Brasília, nos

43  dias 16 e 17 de maio, onde foram levantadas várias questões. A UFFS esteve

44  representada pela professora Claudia Finger-Kratochvil e pelo professor Élsio

45  José Corá, que participaram de grupos de trabalhos, que levantaram a síntese

46  dos problemas encontrados pelo programa nacionalmente e quais seriam as

47  proposições encaminhadas por meio de um documento à CAPES. Ainda nessa

48  mesma ocasião, a diretoria do ForGRAD se reunião com o prof. Amaro Lins,

49  novo secretário da SESu, que solicitou a realização de reuniões periódicas

50  para discutir as necessidades da graduação no país. Informou também a

51  realização do encontro nacional do ForGRAD, que acontecerá em Uberlândia,

52  entre os dias 17 e 20 de junho, da qual participa como membro da diretoria

53  nacional e Coordenadora da Regional Sul. 2. Ordem do Dia: Após

54  modificações, a Ordem do Dia foi aprovada como segue: 2.1 Memorandos do

55  Curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; 2.2 Projetos

56  Pedagógicos dos Cursos - PPCs: Processo nº 23205.002229/2012-83 -

57  Licenciatura Interdisciplinar em Educação no Campo (Relator Conselheiro

58  Antonio Alberto Brunetta); Processo nº 23205.002230/2012-16 -

59  Bacharelado em Ciência da Computação (Relator Conselheiro Aparecido

60  Francisco Bertochi dos Santos); Processo nº 23205.002227/2012-94 -

61  Licenciatura em Ciências Sociais (Relator Conselheiro Eloir Faria de

62  Paula); Processo nº 23205.002228/2012-39 - Bacharelado em Engenharia

63  Ambiental e Energias Renováveis (Relator Conselheiro Silvani da Silva).

64  2.3 Regulamento do Laboratório Superior de Ensino e Aprendizagem

65  Paulo Freire. 2.4 Política de Criação de Cursos de Graduação da UFFS. 2.

66  Ordem do dia: 2.1 Memorandos do Curso de Engenharia Ambiental e

67  Energias Renováveis: A presidente recordou os conselheiros da solicitação

68  recebida das coordenações do curso de Engenharia Ambiental e Energias

69  Renováveis (EAER), para que fosse retirada da pauta a avaliação do PPC do

70  curso. O professor Edemar Rotta lembrou que, no final da última reunião,

71  definiu-se por aguardar o resultado de reunião da Diretoria de Organização

72  Pedagógica (DOP) com os representantes do curso, para dar seguimento aos

73  encaminhamentos. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, que

74  acompanhou as discussões como coordenador do curso de EAER do Campus

75  Erechim, relatou que a reunião aconteceu dia 18 passado, com a presença de

76  quatro representantes de cada campus, que levaram à DOP suas intenções em

77  relação ao curso e apontaram quais alterações não se enquadravam no que

78  era considerado ajuste, e sim, dentro do que se chama reconstrução. O que

79  ficou acordado, segundo ele, foi a existência de um novo movimento dentro da

80  instituição para, até julho, fazer uma definição sobre Domínio Comum e depois,

81  em outubro, elaborar uma definição sobre Domínio Específico dos cursos e as

82  modificações que vão ocorrer nos cursos de graduação da UFFS. Ressaltou

83  que, como o curso, nos três campi, só vai passar pelo processo de

84  reconhecimento iniciando em 2013, ficou acordado entre os colegiados que

85  será encaminhado o PPC reconstruído até o final de setembro, para que, em

86  outubro, ele entre nas discussões CGRAD, seja aprovado até o final do ano, e

87  posteriormente, encaminhado ao MEC. A professora Claudia Finger-Kratochvil

88  frisou a preocupação com o calendário para dar encaminhamento a todos os

89  processos, legais e institucionais, com a vida dos alunos do curso, solicitando

90  que isso fosse considerado ao analisar o pedido do colegiado. O professor

91  Anderson André Genro Alves Ribeiro justificou que na reunião, com relação

92  aos tempos institucionais, foi organizado um cronograma de trabalho e os

93  grupos já estão trabalhando nisso, para que seja cumprido acordo com a DOP.

94  O professor Edemar Rotta indagou se nesta discussão, pactuada com a DOP,

95  também foi pactuada uma situação referente aos alunos que já estão no curso,

96  o que causa preocupação, visto que já existem turmas no quinto semestre. A

97  professora Claudia Finger-Kratochvil questionou qual o pensamento dos

98  colegiados na hipótese de alguns alunos sentirem-se não contemplados na

99  nova matriz e como o curso pensou em termos de minimizar os custos para o

100  discente. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro esclareceu que isso

101  também foi discutido amplamente com os discentes, que estão cientes da

102  situação e participando do processo, sabendo que as adequações são para

103  melhorar sua formação. Defendeu que as alterações não são tão grandiosas

104  quanto parecem, mas são fundamentais e mudam a estrutura do curso. De

105  acordo com o conselheiro, os colegiados estão pensado em fazer uma tabela

106  de equivalência de disciplinas, que cursadas na grade anterior liberam a nova

107  grade e caso ainda haja discentes que não queiram fazer a migração,

108  prejudicando a si mesmos em relação à punições que terão junto ao CREA,

109  eles acordaram manter funcionando a grade atual para os alunos se formarem

110  como estão. A professora Claudia Finger-Kratochvil indagou o que o grupo

111  pensou caso ocorra algum problema no transcurso desta discussão e que não

112  se consiga finalizar a nova versão do PPC para encaminhamento dentro do

113  prazo. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro respondeu que o

114  encaminhamento da reunião foi que, caso não se consigam fazer as

115  alterações, o que considera improvável visto que todas as estruturas já estão

116  pensadas, acordou-se com a DOP que, no prazo estabelecido, será

117  encaminhado o PPC como ele está agora, retornando à CGRAD para

118  aprovação. A presidente colocou o pedido das coordenações do curso de

119  EAER em votação, que foi aprovado por unanimidade. O professor Edemar

120  Rotta sugeriu o envio de correspondência aos colegiados do curso de EAER,

121  pontuando a situação do compromisso de volta, registrando para os três

122  colegiados justificativa que demonstre que esta Câmara tem também a

123  preocupação básica com a melhoria dos projetos dos cursos, mantendo diálogo

124  aberto com os colegiados. Ficou acordado que a correspondência seria

125  redigida pela PROGRAD e encaminhada aos conselheiros para contribuições,

126  antes de ser enviada aos colegiados. 2.2 Projetos Pedagógicos dos Cursos -

127  PPCs: Processo nº 23205.002229/2012-83 - Licenciatura Interdisciplinar

128  em Educação no Campo (Relator Conselheiro Antonio Alberto Brunetta):

129  O conselheiro professor Antonio Alberto Brunetta fez algumas observações que

130  foram descritas em seu relato (ANEXO I) e leu seu voto favorável à aprovação

131  do PPC. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro indagou ao relator

132  se ele conferiu o ementário e a bibliografia básica. A professora Claudia Finger-

133  Kratochil aproveitou para esclarecer que a DOP tem feito um acompanhamento

134  desta questão em todos os PPCs, considerando que este não é um problema

135  que será encontrado, sendo tomadas as providências para as adequações

136  necessárias. Foram feitos mais alguns esclarecimentos pelo relator e, após, o

137  voto foi aprovado por unanimidade. Processo nº 23205.002230/2012-16 -

138  Bacharelado em Ciência da Computação (Relator Conselheiro Aparecido

139  Francisco Bertochi dos Santos): Em sua justificativa de ausência, o

140  professor Aparecido Francisco Bertochi dos Santos solicitou que a Presidente

141  lesse o seu voto, o que foi posto em discussão entre os presentes, pois desta

142  maneira não haveria possibilidade de pedidos de esclarecimento. Foram

143  levantadas duas propostas: deixar a matéria para ser discutida na próxima

144  reunião ou a Presidente ler o voto do relator e, no caso de dúvidas, suspender

145  a discussão, adiando-a para a próxima reunião. Venceu a segunda proposta. A

146  professora Claudia Finger-Kratochvil leu o voto do relator (ANEXO II) e, como

147  não surgiram dúvidas, foi posto em votação, aprovado pela maioria dos votos.

148  Processo nº 23205.002227/2012-94 - Licenciatura em Ciências Sociais

149  (Relator Conselheiro Eloir Faria de Paula): Como o conselheiro não estava

150  presente e não justificou ausência, a matéria ficou para discussão na próxima

151  reunião. Processo nº 23205.002228/2012-39 - Bacharelado em Engenharia

152  Ambiental e Energias Renováveis (Relator Conselheiro Silvani da Silva): O

153  assunto foi retirado de pauta, em virtude da votação favorável dos conselheiros

154  ao pedido dos colegiados do curso de EAER. 2.3 Regulamento do

155  Laboratório Superior de Ensino e Aprendizagem Paulo Freire (LABSA): A

156  presidente esclareceu que o regulamento foi encaminhado, com as alterações

157  solicitadas, para todos os conselheiros e que deve passar por votação e se

158  aprovado, publicado por meio de Resolução da CGRAD. O professor Antonio

159  Alberto Brunetta questionou qual a relação do LABSA com o NED e o NAP, já

160  que todos tem atividades e objetivos parecidos. A professora Claudia Finger-

161  Kratochvil enfatizou que o tema foi amplamente discutido neste Conselho,

162  sendo que esta é a terceira reunião em que é ponto de pauta. Declarou, ainda,

163  que já foram justificados os objetivos do NAP, voltado ao apoio aos docentes e

164  os do LABSA, voltado aos discentes. Foi levantada uma discussão pertinente

165  ao assunto e também, em relação ao Domínio Comum e sua reestruturação,

166  que já está sendo pensada na instituição. Na sequência, a Presidente colocou

167  a minuta que cria o laboratório (ANEXO III) em votação, sendo aprovada por

168  maioria dos votos. 2.4 Política de Criação de Cursos de Graduação da

169  UFFS: A professora Claudia Finger-Kratochvil lembrou as reuniões anteriores,

170  em que foi levantada a sugestão de discussão, nos campi, sobre a questão de

171  uma política voltada para a expansão dos cursos de graduação. Lembrou,

172  ainda, que a Diretoria de Políticas de Graduação (DPGrad) recebeu a

173  incumbência, pela PROGRAD, de organizar uma metodologia e propôr uma

174  agenda para que seja feito o trabalho junto aos campi. O professor Anderson

175  André Genro Alves Ribeiro, que tinha ficado com a incumbência de escrever

176  uma correspondência à SESu, solicitando esclarecimentos acerca da criação

177  de novos cursos, justificou que não conseguiu fazê-lo e se comprometeu para a

178  próxima reunião. O professor Edemar Rotta defendeu sua preocupação de que

179  todos estão sobrecarregados de tarefas e debates, que, talvez, pela

180  quantidade, estão esvaziando e perdendo a qualidade. Sugeriu realizar as

181  discussões a partir de proposições iniciais, que orientem o debate e o torne

182  mais concreto. Ressaltou que esses debates não deveriam ocorrer agora, e,

183  sim, no início de 2013, quando não haverá mais a pauta de discussão sobre os

184  Domínios e quando a UFFS estará em processo de criação de novos cursos. A

185  professora Claudia Finger-Kratochvil concordou com a posição do professor

186  Edemar Rotta e, ao mesmo tempo, lembrou de um ponto discutido em outras

187  reuniões, o PARFOR, que é uma demanda que está aparecendo novamente.

188  Esclareceu que o programa é composto de cursos esporádicos, sem obrigação

189  da instituição oferecê-lo sempre, e viria para atender as demandas da

190  educação básica. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro concordou

191  com a posição de já ter um documento para nortear a discussão, mas opinou

192  que dessa maneira, já se está dando um direcionamento. Propôs que este

193  documento sobre a criação de cursos não seja elaborado como uma minuta de

194  resolução e, sim, que traga as diferentes visões sobre o processo, no intuito de

195  não direcioná-lo. O conselheiro também concordou em deixar a discussão para

196  2013, mas isso deve estar atrelado a ideia de que não se está pensando na

197  criação de cursos para o próximo ano, principalmente porque este é ano

198  eleitoral e haverá a pressão política de criação de novos campi e cursos. O

199  professor Joaquim Gonçalves da Costa reforçou que é preciso pensar a

200  metodologia, não esquecendo aquilo que já se acumulou e aproveitar o

201  material da COEPE, que já tem apontamentos bastante interessantes.

202  Também considerou importante aguardar a resposta da consulta ao MEC, para

203  proceder de forma coerente. O professor Antonio Alberto Brunetta concordou

204  com todos os apontamentos feitos até o momento e considerou que, sobre o

205  PARFOR, na situação que a UFFS está hoje, com este quadro de professores,

206  seria complicado abrir novo curso. Opinou, ainda, que as regras a serem

207  discutidas são fundamentais, que devem começar na Câmara, mas que

208  tenham o envolvimento dos professores da instituição. A professora Claudia

209  Finger-Kratochvil divulgou que, dentro do colegiado dos pró-reitores de

210  graduação, tem-se ouvido falar numa quarta onda de expansão, o que implica

211  em novos campi, novas universidades e novos cursos. Em relação ao

212  PARFOR, segundo ela, na medida em que se fala não só na expansão do

213  ensino superior, mas também na universalização do ensino médio, vão faltar

214  professores. O professor Edemar Rotta considerou que existem duas

215  situações: elementos de economia interna e externa. Frisou que elementos de

216  economia interna hoje, dão conta de que a UFFS, enquanto uma universidade

217  de dois anos e meio, já fez muito e é preciso dar conta internamente das

218  questões que preocupam de forma essencial, poder refletir sobre elas e dar

219  conta de solucioná-las. No seu entendimento, para economia interna, a UFFS

220  não deveria nem pensar em criar novos cursos. Já na questão dos elementos

221  de economia externa, o conselheiro confirmou a vinda de uma nova onda de

222  expansão, que pode servir para que a universidade possa barganhar, ganhar

223  benefícios nessa relação. Destacou, ainda, que para entrar em outros

224  programas, seria preciso ver as vantagens disso para a universidade, se não

225  se acaba participando de todos os programas e projetos, não conseguindo dar

226  conta de todas as demandas. Os conselheiros discutiram a questão da

227  expansão, de forma prolongada, ponderando vários aspectos que envolvem o

228  tema e, como encaminhamento, decidiram pela criação de um grupo de

229  trabalho que comece a estudar a questão e prepare a Câmara para a

230  discussão em 2013. O professor Antonio Marcos Correa Neri indagou os

231  conselheiros que, diante das falas até agora, se não demonstravam interesse

232  em analisar e conhecer o PPC do Curso de Matemática, proposta para o

233  PARFOR. A professora Claudia Finger-Kratochvil levantou ainda a discussão

234  das vagas, que em breve virá para a CGRAD discutir, ressaltando que é

235  preciso definir o que se entende por expansão e por momentos de

236  readequação, a partir das vagas já existentes. O professor Anderson André

237  Genro Alves Ribeiro declarou que, quanto ao PPC de Matemática, enquanto

238  não houver uma resolução da CGRAD que impeça que o grupo se reúna e

239  proponha, ele pode fazê-lo. O professor Edemar Rotta afirmou ser necessário

240  definir com clareza essas diferentes situações para falar de um processo de

241  expansão, que em nível interno, deveria ser melhor avaliado. Externamente,

242  não será possível conter este movimento, por isso a estratégia de barganhar,

243  de ver o que se pode ganhar com isso, enquanto universidade. Afirmou que a

244  discussão sobre a distribuição da vagas poderá criar uma luz para que,

245  internamente, se projetem novos cursos. Considerou, ainda, que o desenho

246  das vagas da UFFS é ruim, pois não cumpre o pacto federativo, estabelecido

247  entre os três Estados na época da criação da universidade. Com o tempo, o

248  Campus Chapecó terá quase o dobro de vagas que o Paraná, por exemplo.

249  Outros problemas, segundo o conselheiro, seriam a existência de cursos que

250  ofertam turmas diurnas e noturnas, que não se sustentam, como é o caso das

251  licenciaturas, e também, cursos com excesso de ofertas anuais e semestrais.

252  Afirmou que a discussão sobre a redistribuição das vagas poderá criar

253  subsídios para que, internamente, se criem novos cursos, como o caso do

254  curso de Matemática, que poderia ser pensado dentro da readequação e

255  redistribuição das vagas, não confundindo esta ação como um processo de

256  expansão. Após discussão entre os conselheiros, a Presidente perguntou se

257  havia clareza na distinção entre os conceitos e ficou entendido como

258  “readequação” a utilização das vagas que já existem na instituição e,

259  “expansão”, como criação de cursos novos, implicando em vagas novas. Os

260  conselheiros demonstraram e afirmaram concordância com a compreensão. O

261  prof. Edemar Rotta opinou que seria importante comunicar ao Pleno que a

262  CGRAD está fazendo o encaminhamento de pensar numa política de

263  graduação, a partir de uma metodologia participativa, e com um tempo justo.

264  Após amplo debate sobre as questões acima citadas, a professora Claudia

265  Finger-Kratochvil afirmou que, independente da maneira que seja trabalhado,

266  vai exigir tempo e dedicação dos conselheiros para preparar os trabalhos.

267  Enquanto Câmara de Graduação, o professor Edemar Rotta justificou ser

268  importante continuar refletindo sobre o tema em todas as reuniões, mas seria

269  importante ter um grupo menor que possa pensar junto com o professor Élsio

270  José Corá, Diretor de Políticas de Graduação, como conduzir este trabalho, e

271  que numa próxima reunião se possa discutir esta metodologia. Finalizando a

272  discussão, os encaminhamentos acordados foram: o professor Élsio José

273  Corá, através da DPGrad assumiria a incumbência de pensar e trazer uma

274  proposta de trabalho e metodologia de discussão do tema “Política de criação

275  de cursos de graduação na UFFS”; consulta aos conselheiros da CGRAD para

276  ver quais se dispõe a acompanhar este trabalho e pensar nos

277  encaminhamentos; comunicar ao CONSUNI que a CGRAD está com grupo de

278  trabalho, estabelecendo conceitos e popondo uma discussão discussão maior

279  e mais participativa a partir de 2013. Definiu-se que na próxima reunião o

280  professor Élsio José Corá apresentará sua proposta e, antes de encerrar, a

281  professora Claudia Finger-Kratochvil informou a todos sobre o Plano Diretor de

282  Tecnologia, Informação e Comunicação (PDTIC), que todas as universidades

283  tem que desenvolver e que a Secretaria Especial de Tecnologia e Informação

284  está tomando as providências para tal, fazendo consultas com os Pró-Reitores

285  e Diretores de Campi. Sendo dezessete horas e não havendo mais nada a

286  tratar, foi encerrada a reunião, da qual eu, Debora Cristina Costa, Técnica em

287  Assuntos Educacionais, lavrei a presente Ata, que aprovada, será devidamente

288  assinada por mim e pela Presidente.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de maio de 2012.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

Claudia Finger Kratochvil
Presidente da Câmara de Graduação

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