ATA Nº 8/CGRAD/UFFS/2013

ATA DA 6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2013 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos vinte e sete dias de agosto de dois mil e treze, às quatorze horas e trinta

minutos, na sala de videoconferência do Ed. Mantelli, do Campus Chapecó da

UFFS, em Chapecó-SC, foi realizada por videoconferência, a 6ª Reunião

Ordinária da Câmara de Graduação do Conselho Universitário - CONSUNI da

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Professor João

Alfredo Braida - Presidente da Câmara. Fizeram-se presentes à sessão os

seguintes conselheiros: Antonio Valmor de Campos, Diretor do Campus

Chapecó em exercício; Edemar Rotta, Diretor do Campus Cerro Largo.

Representantes Docentes: Paulo Monteiro Nunes (Suplente Campus

10  Chapecó), Clóvis Alencar Butzge (Campus Realeza); Maria Lúcia Marocco

11  Maraschin (Campus Chapecó); Márcio do Carmo Pinheiro (Campus Cerro

12  Largo); Angela Derlise Stübe (Suplente Campus Chapecó); Thiago Ingrassia

13  Pereira (Campus Erechim). Representante Discente: Kalinton Prestes

14  (Campus Cerro Largo). Representante dos STA's: Guilhermo Romero

15  (Representante Técnico-Administrativo Campus Erechim). Não compareceram

16  e justificaram ausência os conselheiros: Rosane Rossato Binotto

17  (Representante Docente Campus Chapecó), José Oto Konzen (Diretor do

18  Campus Realeza) e Antonio Alberto Brunetta (Representante Docente Campus

19  Chapecó). Não compareceu e não justificou ausência: Jucimara Meotti

20  Araldi (Representante Comunidade Externa - Estado SC) e Leandro Antonio

21  da Luz (Representante Discente Campus Laranjeiras do Sul). Também

22  fizeram-se presentes à reunião: Andressa Sebben (Diretora de Registro

23  Acadêmico), Derlan Trombetta (Diretor de Organização Pedagógica), Élsio

24  José Corá (Diretor de Políticas de Graduação) e Debora Cristina Costa

25  (Assistente da Pró-Reitoria de Graduação). O Presidente saudou a todos e

26  após conferido o quórum, passou à submissão da ata da 5ª Reunião Ordinária

27  e não havendo considerações a respeito, a ata foi considerada aprovada. Na

28  sequência, passou-se aos Informes e o Presidente comunicou que na última

29  semana participou do ForGRAD Nacional, em Recife/PE, onde tiveram

30  reuniões com o Secretário de Educação Superior, com representação do INEP

31  e SERES. Os temas abordados tinham a ver com a expansão e qualificação da

32  educação superior. Destacou dois aspectos comentados: o MEC está

33  construindo um programa de apoio e fortalecimento dos cursos de licenciatura,

34  o "Mais Professores”, semelhante ao "Mais Médicos”, com intenção de levar

35  professores para as cidades do interior, e que vai repercutir nos cursos de

36  licenciatura, em programas de apoio à abertura de novos cursos e

37  fortalecimento dos atuais. Ressaltou que a UFFS está passando por um

38  momento de debates em que há fortes movimentos de redução da oferta de

39  vagas das licenciaturas. Outro aspecto, de acordo com orientações recebidas

40  lá, é que em breve deverá ser criado um novo cadastro e-MEC e talvez seja

41  necessário alterar informações referentes aos cursos e é possível que isso

42  tenha algum reflexo aqui na Câmara. Informou ainda que na semana passada

43  a Prograd foi contatada pelo MEC para fazer um levantamento de pendências

44  da UFFS junto ao cadastro e-MEC, visando a adesão da UFFS ao SISu. O

45  assunto deverá ser encaminhando para o pleno do CONSUNI, com uma

46  solicitação de definição sobre a adesão ou não da UFFS ao SISu. Comunicou

47  também que foi publicada no DOU a assinatura do convênio entre a UFFS, o

48  INCRA e o Instituto ITERRA possibilitando a oferta do curso de História, do

49  Campus Erechim, realizado em Veranópolis/RS. Visando o início do curso já

50  neste segundo semestre, foi publicado hoje o edital para o processo seletivo

51  deste curso, aprovado ad referendum e hoje será submetido na Ordem do Dia,

52  a aprovação final a este edital. Informou ainda que em breve seria publicada a

53  primeira chamada do processo seletivo do curso de Medicina, Campus Passo

54  Fundo. O processo teve mais de treze mil inscritos, de todos os estados da

55  Federação e o primeiro dia de matrículas será 2 de setembro, em Passo

56  Fundo. Não houve informes dos demais campi e o Presidente comunicou a

57  alteração da data da próxima reunião, prevista para 26/09, que devido a pedido

58  da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foi alterada para dia 27/09,

59  mesmo horário. Ordem do dia: 1. Debate sobre a oferta de vagas dos

60  cursos de graduação no próximo processo seletivo da UFFS; 2. Minuta de

61  institucionalização dos Domínios Comum e Conexo; 3. Edital Processo

62  Seletivo curso de História (parceria com o ITERRA) - Campus Erechim; 4.

63  Reformulações de PPCs. O Presidente informou que chegaram dois pedidos

64  à CGRAD, para serem incluídos na pauta: o primeiro pedido é do coordenador

65  do curso de História, Campus Erechim, a ser ofertado em parceria com o

66  ITERRA, e que diz respeito à grade curricular do curso. Explicou que quando

67  este processo tramitou na CGRAD, o curso trabalhava com a mesma proposta

68  da grade curricular do curso regular de História daquele campus. Ao longo do

69  ano passado, o curso regular submeteu uma proposta de alteração do seu

70  PPC, com mudança da grade curricular. Então, o coordenador do curso solicita

71  que aprove-se aqui que também o curso ofertado em parceria com o ITERRA

72  adote a nova matriz curricular. O segundo pedido vem do Campus Laranjeiras

73  do Sul, sobre alteração do nome do curso de Licenciatura em Educação do

74  Campo. Explicou que no momento em que foi feita a aprovação da criação do

75  curso no campus, na resolução aprovada no CONSUNI consta nome diferente

76  daquele que consta no PPC do curso. Isso foi observado e combinado com os

77  conselheiros daquele campus, para que no momento da aprovação do curso, já

78  se fizesse a alteração na nomenclatura do curso. Infelizmente, por conta do

79  intenso debate que aconteceu naquela sessão do pleno, isso foi esquecido e a

80  resolução foi publicada como estava. Todos concordaram com a inclusão dos

81  pontos e a pauta ficou assim: 1. Alteração da grade curricular do curso de

82  História - Campus Erechim; 2. Alteração do nome do curso de Educação

83  do Campo - Campus Laranjeiras do Sul; 3. Debate sobre a oferta de vagas

84  dos cursos de graduação no próximo processo seletivo da UFFS; 4.

85  Minuta de institucionalização dos Domínios Comum e Conexo; 5. Edital

86  Processo Seletivo curso de História (parceria com o ITERRA) - Campus

87  Erechim; 6. Reformulações de PPCs. Passou-se, em seguida, ao item 1.

88  Alteração da grade curricular do curso de História - Campus Erechim: O

89  Presidente leu o Memorando nº 01/2013, do prof. Gerson Wasen Fraga,

90  coordenador do curso de História em Regime de Alternância (convênio UFFS -

91  ITERRA) (ANEXO I), com ciência da Coordenação Acadêmica do campus, e

92  colocou o assunto em apreciação. O prof. Thiago Ingrassia Pereira comunicou

93  que acompanha este debate e teve a oportunidade de participar de duas

94  comitivas que foram a Veranópolis e havia deste 2011 o diálogo entre a escola

95  do MST e o campus Erechim, para buscar parcerias para a oferta de cursos

96  dentro da metologia da alternância. O curso de História regular conseguiu

97  concluir seu processo de ajustes no PPC e este pedido vem da própria

98  organização da participação dos docentes. É uma ajuste importante para que o

99  curso possa ser ofertado de forma equivalente ao curso de História regular.

100  Não havendo mais inscritos, deliberou-se sobre esta autorização, sendo

101  colocado o assunto em votação e aprovado por unanimidade. 2. Alteração do

102  nome do curso de Educação do Campo - Campus Laranjeiras do Sul: O

103  Presidente leu o Memorando nº 02/2013/LEDOC HUMANAS - LS, com ciência

104  da Coordenação Acadêmica do campus (ANEXO II). A proposta da

105  coordenadora é que o nome do curso passe a ser: Curso de Licenciatura em

106  Educação do Campo: área do conhecimento Ciências Humanas e Sociais. O

107  tema foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. O prof. Paulo

108  Monteiro Nunes sugeriu que seja informado à coordenadora a questão da

109  nomenclatura e a inclusão da palavra "Licenciatura”, que vai no final do nome

110  do curso. 3. Debate sobre a oferta de vagas dos cursos de graduação no

111  próximo processo seletivo da UFFS: O Presidente destacou que este debate

112  já foi iniciado na última reunião da CGRAD, para o que haviam sido

113  repassadas, inicialmente, algumas informações com referência à procura, à

114  efetivação de procura e sobre a permanência dos estudantes nos cursos e

115  naquela reunião foi solicitado que se produzissem estudos mais detalhados.

116  Foi recebido recentemente um conjunto de informações produzidas pela

117  Divisão de Avaliação e Estatística, da PROPLAN, que contém aquelas e outras

118  informações, com maior detalhamento, também encaminhado aos

119  conselheiros. Ficou evidenciado que a CGRAD entende que o debate não deve

120  ser pautado pela pressa de definição do próximo edital de processo seletivo da

121  UFFS, pensando na repercussão desta decisão interna e externamente. O

122  Presidente solicitou que seja deliberado como será encaminhado este debate

123  no âmbito da Câmara e talvez de toda a UFFS. O prof. Márcio do Carmo

124  Pinheiro declarou que na última reunião da CGRAD solicitou, para aprofundar o

125  debate, os dados estatísticos também separados pelos grupos de cotas. A

126  profa. Angela Derlise Stübe enfatizou que a discussão sobre manutenção das

127  vagas ou não nas licenciaturas, vem sendo feita há mais tempo pelos

128  colegiados das licenciaturas, e concorda que tem que ser aprofundada, pois

129  está sendo pautada por um pragmatismo, no sentido de que faltam códigos de

130  vagas de professor, há problemas para atender as disciplinas hoje ofertadas e

131  isto está balizando uma série de posições sobre manter ou não uma entrada,

132  reduzir a oferta de vagas e isso tem que ser ponderado na discussão da oferta

133  de vagas. Solicitou se não se poderia ter um outro relatório, dos que se

134  matriculam e efetivamente permanecem, pois ter apenas os que se

135  matricularam em algum momento não dá a realidade da sala de aula.

136  Acrescentou que no colegiado de Letras, Campus Chapecó, foi criada uma

137  comissão que vai buscar levantar e estudar dados, dentro do curso, sobre

138  razões da evasão. O prof. Paulo Monteiro Nunes questionou se a deliberação

139  por levar essa discussão adiante, impede que os cursos façam alterações nas

140  ofertas para o próximo processo seletivo. No curso de Ciências Sociais o

141  debate é antigo e todas as projeções sobre número de professores, de alunos,

142  indicam que haverá impacto imenso na oferta de disciplinas por conta da falta

143  de professores. O prof. Antonio Valmor de Campos informou que enviou a

144  todos os conselheiros um memorando, que seria apresentado no dia seguinte

145  aos coordenadores de curso, que faz algumas considerações. Havia uma nítida

146  orientação da Administração da UFFS, até o momento, pelo fechamento das

147  ofertas e quando foi divulgado este importante demonstrativo produzido pela

148  DRA , percebeu-se que a procura dos cursos diurnos tem se mantido estável e

149  até em elevação em alguns cursos. Os dados que tinham eram baseados

150  apenas no número de alunos por turma e diante disto, em conversa

151  institucional, foi produzido o documento que diz que será feito, por enquanto,

152  apenas a suspensão temporária, com justificativa. Colocou também que a

153  distribuição dos códigos de vagas, feita dia 28 de janeiro deste ano, levou em

154  consideração o fechamento de turnos de oferta de vagas, mesmo sem ter tido

155  outra discussão, no Campus Chapecó. O prof. Edemar Rotta destacou que

156  vem defendendo este debate desde 2010, da necessidade de fazer um

157  documento de análise mais concreta das chamadas "duplas entradas”, no

158  mesmo campus, para ver se eles se justificam ou não. A única ação da

159  CGRAD até o momento foi o processo de redução do número de vagas, na

160  entrada. No seu entendimento, os cursos deveriam ter apenas uma entrada,

161  quando não se sustentam com relação a docentes e o número de matrículas é

162  baixo. A profa. Maria Lúcia Marroco Maraschin lembrou que na última reunião

163  da CGRAD, quando foi levantada a necessidade de dados para tomar

164  decisões, levantou nesta perspectiva, a questão das entradas, do impacto no

165  número de vagas, a elevação e a redução da demanda, mas é fundamental

166  pensar num aspecto: a questão da permanência. O Presidente tomou a palavra

167  e esclareceu que sobre a adesão ao SISu, ele contempla o que a universidade

168  quer, ou seja, se a UFFS ingressar, será com as mesmas cotas aplicadas

169  atualmente em seus processos seletivos. Esclareceu que este tema foi

170  proposto porque já se sabia da existência de movimentos, em alguns

171  colegiados, com a intenção de reduzir a oferta de vagas ou alterá-la. Mesmo

172  que não se tirem conclusões hoje, não vê problemas de que algum colegiado

173  ou campus proponha para a CGRAD ou para o CONSUNI a alteração dessas

174  vagas, e o assunto terá que ser deliberado. Neste sentido, destacou que, de

175  maneira geral, as razões que aparecem como justificativa para a redução e/ou

176  alteração na oferta de vagas dos cursos são a baixa procura, a inexistência de

177  vagas docentes para dar conta e a alta evasão. Alguns questionamentos: será

178  que a UFFS está divulgando adequadamente seus cursos? Existe certeza de

179  que faltam professores? Perguntou isso por que esteve, no ano passado, na

180  comissão que tentou produzir uma análise sobre a real demanda docente da

181  universidade, e não conseguiu ter certeza nenhuma dos números

182  apresentados, tanto que a decisão final da distribuição de vagas, feita em

183  dezembro de 2012, se baseou muito mais num conjunto de dados, mas que

184  não usou em especial um determinado parâmetro. Destacou que na reunião de

185  coordenadores de curso, realizada em julho, foi proposto um grupo de trabalho

186  que fizesse este estudo. Primeiro que cada campus fizesse um estudo

187  detalhado da sua realidade e depois eles seriam reunidos no fórum dos

188  coordenadores acadêmicos, para que se pudesse verificar se essas realidades

189  são diferentes e por fim, definir qual é a demanda docente de cada campus e

190  da UFFS. Sobre a evasão, durante o último ForGRAD, o tema foi discutido e

191  apresentadas duas experiências significativas que procuram reduzir a evasão

192  em algumas universidades federais. Questionou qual é de fato o movimento

193  que a UFFS fez até agora no sentido de conter a evasão. Sequer sabe-se

194  quais são as verdadeiras causas da evasão e está sendo proposta uma

195  redução das vagas ofertadas nos cursos, mas muito provavelmente a evasão

196  continuará acontecendo. Reduzir a oferta de vagas dos cursos não ataca

197  nenhum dos três problemas apontados como sendo solucionáveis pela redução

198  de vagas, talvez seja necessário implementar políticas para resolver estes

199  problemas. O prof. Paulo Monteiro Nunes sugeriu como encaminhamento que

200  seja repassado aos campi o que foi decidido no fórum dos coordenadores de

201  curso, a pesquisa detalhada, e tudo mais. Segundo o Presidente, alguns campi

202  avançaram bastante nesta discussão da demanda docente e enfatizou que o

203  prof. Antonio Valmor de Campos destacava na sua fala, talvez a suspensão

204  temporária de vagas resolva, até que se conclua o estudo ou que se

205  desenvolva um movimento político junto ao MEC para conseguir as vagas e dar

206  conta da oferta destes cursos. A profa. Maria Lúcia M. Maraschin sugeriu que

207  os dados possam permitir outras leituras, pensar qualitativamente o dado, e

208  não só quantitativamente. O prof. Paulo Monteiro Nunes complementou que um

209  dado importante a ser levantado seria ver a média destes mesmos dados em

210  outras instituições, para saber de fato se é um problema exclusivo da UFFS. O

211  prof. Antonio Valmor de Campos observou que não existem estudos que

212  possibilitem dimensionar as causas da evasão, mas apelou para que se tomem

213  medidas no sentido de conter alguns problemas atuais, da falta de docentes,

214  mas que isso não se traduza numa redução na oferta de vagas. Citou alguns

215  motivos: se fechar turmas do diurno, reabri-las não será tarefa fácil, os

216  docentes ficarão com aulas concentradas no período noturno, é preciso

217  considerar também que os turnos de trabalho em Chapecó não são

218  homogêneos, e tirar um curso matutino pode negar a oportunidade de muitos

219  trabalhadores de fazer um curso de graduação. O prof. Thiago Ingrassia

220  Pereira trouxe para conhecimento que no Campus Erechim, a partir da

221  Coordenação Acadêmica e pelo trabalho do pedagogo Marcelo Ronsoni, há um

222  conjunto de dados sistematizados a partir dos registros da DRA. Disse que faz

223  parte de uma comissão que debate com o Instituto Federal - Campus Erechim,

224  sendo as duas instituições novas na região, ambas de caráter público e que

225  compartilham de um determinado perfil de estudantes, que apontam num

226  desafio de acolhimento. Tem o diagnóstico inicial de que a evasão se

227  desdobra, que aponta para uma dimensão social mais ampla, principalmente

228  na dificuldade de conciliar trabalho e estudo. A UFFS, por estar ainda

229  construindo uma identidade institucional, sofre de certa desvalorização, em

230  comparação com as instituições mais antigas e de renome. Outro aspecto é

231  interno, a forma didática, como os professores trabalham em sala de aula, e é

232  preciso discutir formação docente no ensino superior, metodologia de ensino.

233  Colocou um dado interessante: as reprovações dos alunos (retenção), no curso

234  diurno - Campus Erechim, se dá basicamente por nota. No curso noturno,

235  grande parte se dá pela frequência (75% de presença). O prof. Paulo Monteiro

236  Nunes destacou que este debate é longo na instituição e até o momento não se

237  tomou nenhuma decisão efetiva, visto que há uma visão muito restrita do que é

238  assistência estudantil. Afirmou que nunca houve realmente a preocupação em

239  criar um ambiente acadêmico de acolhimento a estes alunos, oferecendo

240  cursos/oficinas para suprir suas dificuldades. O prof. Márcio do Carmo Pinheiro

241  destacou que se preocupou com o último processo seletivo, pois saiu atrasado

242  e não foi possível fazer uma divulgação ampla nas escolas, pois já estavam

243  fechadas. Destacou ainda que o fenômeno da desistência dos cursos de

244  licenciatura é nacional e concordou que o perfil do aluno da UFFS é

245  diferenciado, e há muitas dificuldades, principalmente em português e

246  matemática. No seu entendimento, os alunos tem muitas disciplinas,

247  principalmente no noturno, não conseguem dar conta e acabam reprovando ou

248  desistindo. O discente Kalinton Prestes concordou com os posicionamentos até

249  agora colocados, e afirmou que enquanto a UFFS não tiver uma política de

250  permanência eficiente e concreta, casa do estudante, restaurante universitário,

251  bolsas permanência com valores melhores, será difícil suprir as necessidades

252  dos estudantes. O Presidente retomou a palavra e considerou que pelo debate

253  até aqui, fica mais presente a necessidade de institucionalmente aprofundar

254  alguns estudos. Destacou que os conselheiros, ao fazer seus pareceres sobre

255  os PPCs, que considerem questões como pré-requisitos para cursos com

256  oferta anual, carga horária e duração dos cursos, para evitar sobrecarga aos

257  estudantes e possibilitar que se integrem à vida universitária. Como

258  encaminhamento, a Prograd assumirá a realização destes estudos, sobre

259  evasão, demanda docente, demanda efetiva dos cursos e sobre a necessidade

260  de dialogar com a Diretoria de Comunicação no sentido de ampliar a

261  divulgação dos cursos. O prazo para conclusão deste estudo é até final de

262  2013, preferencialmente. Todos concordaram com este encaminhamento e o

263  prof. Edemar Rotta solicitou que neste estudo, seja dada atenção especial aos

264  cursos que tem dupla entrada, num mesmo campus. 4. Minuta de

265  institucionalização dos Domínios Comum e Conexo: O prof. Derlan

266  Trombetta, Diretor de Organização Pedagógica, apresentou a minuta, que

267  surgiu da necessidade de criar um espaço mais estável e legítimo no debate

268  curricular nos campi, a fim de consolidar a proposta curricular da UFFS. O

269  Presidente questionou aos conselheiros qual seria a forma de avaliação do

270  documento e ficou acordado que seria designado relator, ficando a matéria sob

271  responsabilidade do conselheiro Márcio do Carmo Pinheiro. Após ampla

272  discussão a respeito, ficou definido que o debate nos campi será fomentado no

273  menor tempo possível, com pretensão de que o relato seja apresentado na

274  próxima sessão, em setembro e caso não seja possível, avaliar a realização de

275  alguma sessão extraordinária. A Prograd também fará um trabalho junto aos

276  coordenadores acadêmicos para que fomentem a discussão do documento,

277  especialmente aos fóruns de domínio comum e conexo existentes nos campi.

278  5. Edital Processo Seletivo curso de História (parceria com o ITERRA) -

279  Campus Erechim: O Presidente explicou que quando foi indicada a pauta

280  para esta reunião, não havia a certeza de que o convênio entre a UFFS e o

281  INCRA estaria já assinado. Felizmente nesta semana a assinatura foi publicada

282  e por conta disso, o edital do processo seletivo foi publicado ad referendum. O

283  que se está colocando aqui é a aprovação, por parte da CGRAD, deste edital,

284  específico para o curso, oferta especial, turma única, em regime de alternância,

285  em parceria com o Instituto ITERRA, na cidade de Veranópolis/RS. Público

286  alvo: docentes que já atuam em escolas, dentro dos assentamentos, e também

287  jovens e adultos que atuam nestes espaços. Após a explicação, o Presidente

288  perguntou se havia consenso na aprovação do edital ad referendum e como

289  não houve questionamentos, foi aprovado. 6. Reformulações de PPCs: O

290  Presidente explicou que o tema foi incluído na pauta, apesar de não ter

291  nenhum PPC pronto, pensando em já designar os relatores. Chegaram até a

292  Prograd oito propostas de alteração de PPC, que já estão sendo trabalhadas

293  pela DOP, por ordem de chegada. Conforme o cronograma, já existe uma

294  previsão da conclusão dos trabalhos e a vinda dos PPCs à CGRAD e por isso,

295  a proposição de hoje indicar os relatores, para adiantar os trabalhos. Na

296  medida que a DOP vai entregando o material para a Secretaria da CGRAD,

297  esta vai enviando aos relatores indicados. Ficaram assim designados os

298  relatores, para apresentarem seus relatos na sessão de outubro,

299  preferencialmente: Agronomia - Erechim: Maria Lúcia M. Maraschin, Ciência

300  da Computação - Chapecó: Guilhermo Romero, Filosofia - Erechim: Juliano

301  Caram, Ciências Sociais - Erechim: Paulo Monteiro Nunes, Geografia -

302  Chapecó: Thiago Ingrassia Pereira, Letras - Chapecó: Clóvis Butzge. Os PPCs

303  de Engenharia de Alimentos - Laranjeiras do Sul e Medicina Veterinária -

304  Realeza, não tiveram sugestão de relatores e serão designados pelo

305  Presidente, encaminhamento aceito por todos os conselheiros. Na próxima

306  reunião, dia 27 será feita aprovação final das relatorias. Após concluída a

307  pauta, o Presidente informou que durante o ForGRAD foi divulgado que em

308  2014 serão comemorados os 10 anos do SINAES (Sistema Nacional de

309  Avaliação da Educação Superior), e deverá sair ainda este ano, pelo INEP, um

310  edital visando estudos e pesquisas sobre o SINAES, destinado aos docentes

311  pesquisadores. Lembrou ainda que o texto do Regulamento da Graduação está

312  em processo de análise pelo relator e será apresentado na próxima sessão.

313  Sobre o texto da Política de Graduação, os campi enviaram sugestões, que

314  estão sendo compiladas pela Diretoria de Políticas de Graduação. Nada mais

315  havendo a tratar, o prof. João Alfredo Braida agradeceu a presença de todos e

316  encerrou a reunião às dezessete horas, na qual eu, Debora Cristina Costa,

317  Assistente da Pró-Reitoria de Graduação, lavrei a presente Ata, que após

318  aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente. Chapecó, 27

319  de agosto de 2013.

Data do ato: Chapecó-SC, 27 de agosto de 2013.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação

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ATA Nº 8/CGRAD/UFFS/2013