ATA Nº 4/CGRAD/UFFS/2015

ATA DA 1ª SESSÃO SOLENE DE 2015 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO

Aos vinte e oito dias de maio de dois mil e quinze, às oito horas e cinquenta e

três minutos, no Auditório Bom Pastor, foi realizada por videoconferência, a 1a

Sessão Solene da Câmara de Graduação do Conselho Universitário -

CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo

Professor João Alfredo Braida - Presidente da Câmara. Fizeram-se presentes à

sessão representantes do Conselho Universitário dos campi Chapecó,

Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul, bem como docentes e

servidores técnico-administrativos. O Presidente deu início à sessão solene,

que tinha como objetivo realizar o lançamento do ia Conferência das

10  Licenciaturas da UFFS, e convidou para tomar assento à mesa o Vice-reitor da

11  UFFS, prof. Antonio Andrioli (representando o Reitor); a coordenadora

12  institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

13  (PIBID), profa. Maria Lúcia Marocco Maraschin e a coordenadora do Comitê

14  Gestor Institucional de Formação Básica e Continuada de Profissionais de

15  Educação Básica (COMFOR), profa. Lísia Michels. Citou, ainda, a presença

16  dos professores Sandra Pierozan (Campus Erechim) e William Simões

17  (Campus Chapecó), que são os coordenadores do programa Prodocência,

18  principal responsável pela articulação desta primeira conferência. Passou a

19  palavra à profa. Sandra, que destacou que este é um momento muito

20  importante para a UFFS no sentido de discutir qual o papel e objetivo dos

21  cursos de licenciatura, com relação específica à formação de docentes.

22  Enfatizou que a intenção deste trabalho é criar a cultura, na própria

23  universidade, de discutir e rediscutir constantemente as licenciaturas e o

24  compromisso com a formação inicial e continuada de docentes. Afirmou que a

25  parceria com os demais programas fortalece este trabalho, que já vem senso

26  discutido com as coordenações acadêmicas e oficializado através do

27  documento referência, já amplamente divulgado. Destacou que a ideia é que se

28  possa instituir o Fórum das Licenciaturas, que vai partir de um trabalho

29  realizado por comissões locais e institucionais, para se chegar a um documento

30  final, referência para a formação inicial e continuada de professores da UFFS.

31  Informou que será necessário o envolvimento e engajamento de todos os

32  docentes das licenciaturas dos campi da UFFS, assim como dos discentes, dos

33  técnicos e da comunidade acadêmica e regional. O prof. William, um dos

34  coordenadores do Prodocência, informou que estão sendo organizadas as

35  comissões que conduzirão as etapas do trabalho (uma institucional e uma

36  local, em cada campus) e enfatizou que o processo de construção do

37  documento dependerá do potencial de mobilização, para que os professores

38  das licenciaturas participem. Destacou que a conferência será, ao mesmo

39  tempo, uma atividade de elaboração a partir das quatro etapas do projeto, e de

40  sistematização do debate, que no final resultará num documento de referência,

41  que será submetido à CGRAD. Explicou que a conferência será composta de

42  quatro etapas, sendo duas locais (em cada campus) e duas institucionais. As

43  etapas locais iniciam em junho, e entre julho e setembro de 2015 será realizado

44  um trabalho de avaliação dos cinco anos das licenciaturas da UFFS, onde

45  professores das licenciaturas vão se juntar a partir de eixos temáticos. Em

46  novembro deste ano, será realizada uma etapa institucional, reunindo os campi

47  e depois uma nova etapa local, entre fevereiro e agosto de 2016, com o

48  objetivo de construir um conjunto de princípios e diretrizes para os cursos de

49  licenciaturas, e até outubro de 2016, prazo para finalizar o documento base.

50  Solicitou apoio aos Diretores de Campus e Coordenadores Acadêmicos para

51  garantir maior adesão possível e que seja um espaço democrático de

52  construção de um projeto político-pedagógico. A coordenadora do COMFOR,

53  profa. Lísia, se pronunciou destacando a importância que se deve dar à

54  formação inicial e continuada de professores e especialmente, a participação

55  de todos os sujeitos envolvidos. Destacou que o grande desafio é discutir e

56  construir com a base uma política de formação de professores e articular com

57  a rede de educação básica. Enfatizou que este é um dos compromissos

58  assumidos desde a implantação da universidade, parabenizou a todos os

59  envolvidos na construção da conferência e ofereceu seu apoio para o

60  desenvolvimento das atividades. Antes de dar sequência ao ato formal, o

61  Presidente historicizou como a ideia foi criada e como foi definida a realização

62  de uma conferência das licenciaturas. Desde que assumiu a Pró-Reitoria de

63  Graduação, em 2013, junto com o Diretor de Organização Pedagógica, prof.

64  Derlan Trombetta, sentiu a necessidade de um documento que pudesse balizar

65  a avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos. Essa discussão surgiu

66  também no âmbito da CGRAD e dessa maneira foi se desenhando a ideia de

67  construir este documento, essas diretrizes institucionais. Enfatizou que o

68  objetivo é discutir a formação do professor de educação básica e a partir deste

69  projeto, discutir as especificidades de cada área de conhecimento e finalizou

70  dizendo que é um processo que exige tempo, por isso a conferência inicia

71  agora e se encerra em outubro de 2016, para fazer uma reflexão profunda e de

72  compromisso com o projeto que vai ser construído ao final desta jornada.

73  Passou a palavra ao Vice-reitor, prof. Antonio Andrioli, que reforçou o

74  compromisso da UFFS no fortalecimento da educação básica pública e

75  destacou os processos formativos que já estão sendo executados, a relação

76  com as escolas básicas das regiões onde a UFFS está inserida e a sintonia

77  com as ações propostas pelo MEC. Destacou os três grandes objetivos da 1a

78  Conferência: elevar a qualidade da educação básica pública, dinamizar os

79  cursos de licenciatura da UFFS e propiciar aos professores uma formação

80  acadêmica, técnica e científica que permita os avanços nos processos

81  formativos da UFFS. Reconheceu o pioneirismo, na ia conferência e destacou

82  que a instituição, ao final deste processo, poderá olhar para si mesma e

83  entender o quanto conseguiu produzir de sistematização das experiências e de

84  contribuição para que o espaço de formação de professores se transforme num

85  espaço de construção permanente acerca dos processos de ensino e

86  aprendizagem. Na sequência, o Vice-reitor assinou a portaria que institui a 1a

87  Conferência e nomeia as comissões organizadoras locais e institucionais,

88  responsáveis pela organização deste processo. Nada mais havendo a tratar, o

89  Presidente agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão às nove horas

90  e trinta minutos, da qual eu, Debora Cristina Costa, Assistente da Pró-Reitoria

91  de Graduação, lavrei a presente Ata, que após aprovada, será devidamente

92  assinada por mim e pelo Presidente. Chapecó, 28 de maio de 2015.

Data do ato: Chapecó-SC, 28 de maio de 2015.
Data de publicação: 02 de maio de 2017.

João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação

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