ATA Nº 1/COLCACL/UFFS/2024

ATA DA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA - BACHARELADO

 

Aos quatorze dias do mês de março de dois mil e vinte e quatro, às treze horas e trinta minutos , na sala 308 do bloco A do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniu-se o colegiado do Curso de Graduação em Agronomia – Bacharelado, presidida pela coordenadora do curso Profª. Débora Leitzke Betemps. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes membros: Membros natos: Débora Leitzke Betemps (Coordenadora), Sidinei Zwick Radons (Coordenador Adjunto). Representantes docentes eleitos: Nerison Luis Poersch; Patrícia Marasca Fucks; Renan Costa Beber Vieira. Domínio Comum: Reneo Pedro Prediger. Domínio Conexo: Lívio Osvaldo Arenhart. Representantes dos servidores técnicos administrativos em educação: Odair José Schmitt. Representantes discentes: Guilherme Bueno e Ari Thum Reinke. Não compareceu à sessão por motivo justificado o(s) seguinte( s) conselheiro(s): Juliane Ludwig (Coordenadora de Estágios), por motivos de saúde e Evandro Pedro Schneider, por motivo de ter outro compromisso previamente agendado. Não compareceu à sessão o(s) seguinte(s) conselheiro(s): Gilmar Roberto Meinerz (Coordenador de Extensão). Iniciada a sessão a coordenadora verificou o quorum e solicitou a inclusão de mais dois itens de pauta versando sobre projetos de tutoria do curso e outro versando sobre a comercialização de produtos provenientes da área experimental. Os membros autorizaram a inclusão do item de pauta. De imediato passou, ao (1) Expediente. 1. 1 Apreciação da Ata Extraordinária nº. 01/CCA-CL/UFFS/2023. A Ata foi colocada em apreciação, sendo aprovada, com uma abstenção, com ajustes ortográficos. 1.2 Comunicados. a) dois alunos estão sob atendimento domiciliar em virtude de acidente automobilístico. A recomendação da coordenação do curso é que os professores avaliem a real possibilidade de disponibilizar seus CCRs para esse formato de atendimento domiciliar, caso as características do CCR não permita atividades remotas, recomenda-se o cancelamento do CCR; b) o curso atingiu quarenta e três matrículas ingressantes, porém, alguns ingressantes estão solicitando suspensão de programa em virtude de conclusão de estágio do Ensino Médio Técnico; c) o CCR de Sementes, não possui docente, pois o professor titular protocolou afastamento, por motivos de saúde, para o período de 90 dias o que não permite contratação de substituto para ministrar o CCR. No momento o protocolo de licença está sendo avaliado por junta médica. Desta forma a oferta de Sementes programada para 2024.1, não tem data para iniciar; d) a oferta de TCC deste semestre possui trinta alunos matriculados que devem iniciar sua busca por orientadores. O prazo concedido pelo docente de TCC I foi 30 de março, para que firmem compromisso de orientação. Dando continuidade a coordenadora passou os itens da (2) Ordem do Dia: 2.1 Planos de Curso; 2.2 Semana Acadêmica; 2.3 Calendário de Reuniões do Colegiado; 2.4 Quebras de pré-requisitos; 2.5 Requerimento de Suspensão de Programa; 2.6 Turma de reposição; 2,7 Projetos de Tutoria; 2.8 Comercialização de produtos da área experimental; e 2.7 Assuntos Gerais. A pauta foi colocada em apreciação e aprovada por unanimidade. Passou-se ao item 2.1 Planos de Curso: A coordenadora iniciou o ponto de pauta retomando as orientações recebidas da Pró-reitoria de Graduação em vinte e oito de fevereiro passado. Salientou que deve ser incluído na metodologia do plano os objetivos específicos do CCR. Muitos planos apresentados pelos docentes não contemplam essa orientação, desta forma a coordenação retomará o e-mail e encaminhará aos docentes solicitando o ajuste do plano de curso. Foi salientado pela coordenadora, que as professoras Bedati (História da Fronteira Sul), Jeize e Ana Claudia Porto (Produção textual acadêmica), ainda não encaminharam seus planos. O colegiado aprovou os planos mediante a correção dos pontos apresentados pela coordenação. 2.2 Semana Acadêmica: Na sequência a coordenadora apresentou o calendário de semana acadêmica. Porém ainda, não há disponibilidade de recursos de diárias e passagem para o curso este ano. Sendo assim a coordenação questionou, caso seja disponibilizado o recurso orçamentário, o colegiado autorizará liberação deste recurso de diárias e passagens para o evento da semana acadêmica? A coordenação também foi interpelada por docentes do curso sobre a possibilidade de ministrar aula durante os eventos da semana acadêmica. O professor Lívio manifestou sua opinião pela continuidade das aulas desde que não haja choque de horário da aula com os eventos da semana acadêmica. O professor Sidinei informou aos seus alunos que para obtenção de um ponto de presença na sua média no componente o acadêmico deverá ter presença na semana acadêmica. Foi recomendado pela coordenação do curso que os docentes não agendem atividades avaliativas durante a semana acadêmica. O professor Renan, lembrou que muitos acadêmicos não participaram da semana acadêmica em virtude do valor da inscrição e sendo assim, não pode ser atribuído falta a eles ou obrigado a fazer sua inscrição. Ficou definido que a coordenação encaminhará um e-mail aos docentes sugerindo disponibilizar atividade compensatória da frequência caso o acadêmico não participe da semana acadêmica. Com relação ao recursos orçamentário, o professor Sidinei, se manifestou por disponibilizar de um percentual do recurso de diárias para auxiliar na semana acadêmica. Ficou definido uma diária e meia a ser disponibilizada ao diretório acadêmico para organização da semana acadêmica. 2.3 Calendário de Reuniões do Colegiado: A coordenadora abriu a discussão para elaboração do calendário de reuniões, salientando que fixar um dia da semana inviabiliza que alguns membros participem em virtude de aula. O professor Renan sugeriu alternar os dias da semana para viabilizar que todos possam participar ao menos de alguma reunião. Reforçou que caso o membro titular não possa participar o suplente pode e deve substituí-lo. Ficou definido que a coordenadora elaborará um calendário para as reuniões do colegiado ao longo de 2024, alternando os dias da semana. 2.4 Quebras de pré-requisitos: Foram apresentados pela coordenação os pedidos de quebra de pré-requisito dos seguintes acadêmicos: Eriki Resler Sieben, pede quebra de pré-requisito para cursar Bovinocultura de Leite e Fisiologia e Nutrição Animal. O colegiado deferiu o pedido em virtude de o acadêmico já possuir mais de 80% de integralização da matriz; Guilherme Schmit Cielo, pede quebra de pré-requisito para cursar Bovinocultura de Leite e Fisiologia e Nutrição Animal. O colegiado deferiu o pedido em virtude de o acadêmico já possuir mais de 80% de integralização da matriz; Gustavo Henrique Backes, pede quebra de pré-requisito para cursar Bovinocultura de Leite e Fisiologia e Nutrição Animal. O colegiado indeferiu o pedido em virtude de o acadêmico não possuir 80% de integralização da matriz; Leticia Antes, pede quebra de pré-requisito para cursar Bovinocultura de Leite e Fisiologia e nutrição animal. A acadêmica justificou que cursou o CCR de Bioquímica e que não conseguiu validar o componente em tempo hábil. O colegiado deliberou por solicitar a validação do CCR e apurar novamente o percentual de integralização da acadêmica, e caso ela atinja 80% de integralização da matriz, a quebra poderá ser concedida caso contrário não; e Breno Welter Paiva, pede quebra de pré-requisito para cursar Nutrição Vegetal. No caso do acadêmico Breno, deliberou que seja avaliado se o acadêmico não utilizou o benefício de flexibilização de quebra de pré-requisito em outro CCR que eles esteja matriculado neste semestre. Caso o acadêmico não tenha utilizado o recurso regulamentar a quebra poderá ser concedida. 2.5 Requerimento de Suspensão de Programa: A coordenadora apresentou os requerimentos de suspensão do programa (antigo trancamento de matrícula) dos acadêmicos Ruan Carlos Pereira Welter e Bianca Leticia Godoy, que não frequentarão o curso neste semestre em virtude de estarem desenvolvendo estágio do curso Técnico em Agropecuária, como essa é uma situação não prevista no regulamento da graduação é necessário deliberar no colegiado. Após breve discussão e esclarecimentos o colegiado delibero pelo deferimento dos pedidos de suspensão do programa. 2.6 Turma de reposição: A coordenadora apresentou a demanda de oferta de turma de reposição de Culturas Anuais I em virtude de acadêmica formanda em 2024.1. O professor Nerison já se disponibilizou pela oferta. A coordenação salientou que já identificou retenções em outros CCR que deverão ser atendidas por oferta de reposição no próximo semestre, para isso conversará com os professores titulares dos CCRs identificados. O colegiado aprovou a oferta de reposição do CCR de Culturas Anuais I. Serão disponibilizados 5 vagas aos acadêmicos que necessitam cursar o CCR e possam integralizar a matriz do curso no ano letivo de 2024. A definição do horário será discutida com o docente e aos acadêmicos contemplados na oferta, visando evitar choque de horários para o docente e para os alunos contemplados. 2,7 Projetos de Tutoria: A coordenadora apresentou o projeto de tutoria de Fitopatologia proposta pela professora Juliane. A proposta é de fluxo contínuo e deve ser apreciado pelo colegiado. O colegiado aprovou por unanimidade a proposta apresentada. 2.8 Comercialização de produtos produzidos pela área experimental: A coordenadora colocou em discussão o item, passando a palavra para o professor Renan, coordenador da área experimental. O professor informou que é necessário apresentar um projeto de produção a uma fundação, para comercialização, prevendo entre outras coisas os produtos produzidos e os quantitativos. O professore Renan fará uma consulta aos docentes que atuam na área experimental para apurar as informações e verificar a viabilidade de encaminhamento do projeto. O Eng. Agrônomo Odair, afirmou que o projeto é bastante abrangente, em termos de viabilidades econômicas e comerciais dos produtos, para um período prolongado de produção e comercialização. 2.7 Assuntos Gerais: A coordenadora abriu espaço para assuntos gerais. O acadêmico Guilherme Bueno, questionou por que os processos de revisão de nota protocolados no final do ano passado, foram arquivados. A coordenação do curso informou que só foram arquivados os pedidos de revisão dos acadêmicos que cursaram oferta de reposição dos CCRs e tiveram aprovação. O professor Sidinei, afirmou que caso o acadêmico sinta-se prejudicado, poderá solicitar a coordenação a reabertura do processo. O professor Sidinei informou ainda, que durante o período de recesso acadêmico a coordenação recebeu convite das empresas C.Vale e Cambaí, disponibilizando transporte para os alunos do curso participarem de eventos da empresa no mês de fevereiro. Não havendo mais nada a ser tratado e sendo quinze horas e cinquenta e três minutos, eu, Francisco Angst, secretário, lavrei a presente ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim e pela presidenta.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 14 de março de 2024.
Data de publicação: 27 de agosto de 2024.

Debora Leitzke Betemps
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia (Agroecologia) do Campus Cerro Largo

Documento Histórico

ATA Nº 1/COLCACL/UFFS/2024