ATA Nº 2/COLCEAQLS/UFFS/2022

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Aos dez dias do mês de março do ano de dois mil e vinte dois, às quinze horas, através do sistema de videoconferência Webex, reuniram-se os integrantes para primeira reunião ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do ano de dois mil e vinte e dois. Estiveram presentes a coordenadora do curso, Betina Muelbert, os docentes: Alexandre Monkolski, Bruno Fernandes de Oliveira, Ceyça Lia Palerosi Borges, José Francisco Grillo, Marcos Weingartner e Maude Regina de Borba; a discente Leila Beatriz Alves Nascimento, o Eng. de Aquicultura Renato Paulo Glowka e a secretaria executiva Marize Helena da Rosa Vendler que, representando a secretaria geral de cursos, foi responsável por lavrar a ata. Ausência justificadas: Cristiano Augusto Durat, Humberto Rodrigues Francisco e Jorge Erick Garcia Parra. A coordenadora cumprimentou a todos(as), apresentou os pontos de pauta, que foram previamente encaminhados. 1. Informes: 1.1 Aulas presenciais iniciaram 07.03; A coordenadora Betina comentou que as aulas presenciais de alguns componentes curriculares iniciaram no dia 07/03/22. Porém no curso de Engenharia de Aquicultura os componentes curriculares deste semestre (2021.2), não terão aulas presenciais. 1.2 Restaurante Universitário (RU); A coordenadora Betina informou que a partir do dia 14 de março (segunda-feira) o Restaurante Universitário (RU) do Campus retorna suas atividades, fornecendo almoço e janta à comunidade universitária 1.3 Estação de Aquicultura; O professor Marcos relatou que foi oficializado o início das obras da estação de aquicultura. Comentou que neste momento tem poucos trabalhadores realizando a obra, mas o responsável pela empresa, que ganhou a licitação, expôs que a partir da próxima semana terá mais trabalhadores. Abordou que estão trabalhando na construção das comportas, na parte elétrica e abastecimento. 1.2 Comprovante vacina alunos/servidores: A coordenara Betina comentou que foi reforçado na reunião no Fórum dos Coordenadores a importância de os alunos acessarem o link do moodle para colocarem a comprovação de vacinação. 1.3 Semana acadêmica de Engenharia de Aquicultura, 15, 16 e 17 março: A coordenadora Betina informou o cronograma da semana acadêmica, a qual será totalmente online no período noturno. No dia 15 terá às 20h - Mesa redonda com egressos de Engenharia de Aquicultura-UFFS sobre a atuação profissional do Engenheiro de Aquicultura. Nos dias 16 e 17 será realizado palestras sobre os temas da área de engenharia de aquicultura. 1.4 Matrículas calouros; A coordenadora Betina relatou que teve um número baixo de matrículas no SiSu em toda a universidade, principalmente o campus Laranjeiras do Sul. A coordenação entrou em contato com todos os candidatos chamados para o curso de engenharia de aquicultura e tiveram 10 alunos que fizeram a pré-matricula online. Sendo assim, terá um novo edital próprio da UFFS de ampla concorrência e conta com todos para a divulgação desse edital. Apresentou o número de pré-matrículas realizadas nos outros cursos do campus. O professor Alexandre comentou que a proposta desse edital é para atingir um público mais próximo/regional e que seja um edital mais simplificado, com menor exigência de documentação. Comentou que muitos auxílios foram cortados e cursos integrais passam por dificuldade de ingresso, devido a sobre posição do horário de aula com trabalho. 1.5. Ronan participação Reunião Crea-PR Regional Guarapuava – 14/03/2022; A coordenadora Betina informou que o professor Ronan participará da reunião com o Crea-PR, a qual considera importante pelo fato de o Crea trabalhar assuntos relacionados ao mercado de trabalho. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação da ATA Nº 1 CCEAQ-LS/UFFS/2022; o colegiado aprovou ata sem alterações. 2.2 Andamento do Semestre 2021.2: A coordenadora solicitou que os professores fizessem um breve relato sobre o andamento das aulas do semestre 2021.2 e relatou que as aulas no CCR Projetos integradores acontecem com uma hora de aula síncrona e atividades assíncronas. Comentou que os alunos ficam com as câmaras desligadas e neste momento não “aguentam” mais as aulas remotas. A professora Ceyça abordou que com compartilha da mesma opinião da professora Betina da dificuldade do ensino remoto, com mais metade dos alunos da turma desistindo e falta de participação. Relatou que tentou voltar as aulas no formado presencial, mas não foi possível devido não ter planejado com antecedência o retorno no presencial. O professor Bruno comentou que não está ministrando aula no curso de engenharia de aquicultura, mas tem muita desistência de aluno, considerando que da turma de 40 alunos apenas 18 alunos estão participando das aulas. O professor Alexandre expôs que no curso de ciências biológicas fez o levantamento dos alunos com matrícula ativa relacionando com os alunos que estão frequentando as aulas e verificou que número de alunos que estão participando das aulas é menor do que os da matrícula ativa, a qual não reflete a realidade dos alunos que os cursos têm, considerando que desde o ano de 2020 devido a pandemia a matrícula dos alunos não é cancelada. Desta forma, considera necessária a panfletagem como marketing de divulgação dos cursos, os quais precisam trabalhar em conjunto para melhor os índices de egressos. O professor Grillo comentou que no ano de 2012 abordou-se sobre a evasão e experiências de interação do corpo docente com os alunos, o que considera importante, bem como a panfletagem atinge as pessoas que estão indecisas que curso farão. A professora Ceyça comentou que servidores do setor de comunicação estão visitando as escolas dos municípios da região para divulgar os cursos. O professor Marcos relatou que no CCR de Piscicultura teve problema de restrições do retorno das aulas presenciais e por isso combinou com os alunos que as aulas ficariam remotas. 2.3 Semestre 2022.2: A coordenadora abordou que os horários das aulas do semestre 2022.2 serão divulgados, solicitou que os professores olhem os horários e qualquer dúvida pode entrar em contado. Relatou que as aulas estão concentradas nas fases por períodos diferentes, para caso ocorra reprovação os alunos possam cursar os CCR’s que reprovaram em períodos diferentes. 2.4 Tutoria calouros. A coordenadora Betina relatou que foi realizado a tutoria dos alunos calouros pelos professores, mas não funcionou muito, como viu em outras universidades os alunos como tutores pensou nesta possibilidade e questionou os professores sobre o que acham da tutoria dos calouros tendo como tutor o aluno, o qual pode receber a tutoria como ACC. O professor Marcos comentou que o aluno calouro pode se identificar mais com o tutor sendo ele também aluno, mas considera necessário que seja feito uma conversa com os alunos tutores, para terem um padrão de comportamento e deixar aberto que qualquer problema deve-se reportar a coordenação do curso. A coordenadora Betina, informou que o instagram do curso será reativado e que faz parte do instagram dos 16 cursos de aquicultura a nível nacional, no qual estão vendo ações para fortalecimento do curso. Comentou-se sobre oficializar um projeto de tutoria solicitando a ajuda do Wilian do SAE, bem como conter no projeto informações sobre curso e as atribuições do tutor. A professora Ceyça relatou como experiência que, sua filha tem o papel de tutoria na universidade que estuda. Assim, no início das aulas é passado o whatsapp dela para os calouros do curso, em um primeiro momento ela mostra as dependências da universidade para os calouros, depois a página da universidade e os alunos calouros ficam com o contato dela do whatsapp, para relatar possíveis dificuldades, as quais se pode ela resolve e o que não consegue resolver passa para a coordenação do curso. 2.5 Avaliação dos Componentes Curriculares dos Cursos (CCRs): A coordenadora Betina comentou sobre a autoavaliação do curso, questionou os professores sobre a realização de um questionário de autoavaliação além do realizado pela CPA e compartilhou a avaliação aplicada aos discentes do mestrado no google formes, a qual pode ser modificada para as especificidades do curso. Os membros comentaram que caso a CPA venha realizar semestralmente a autoavaliação dos CCRs não consideram necessária a aplicação de um questionário do curso. 2.6 Cancelamento ad referendum de matricula da discente Juliana Rechetta, no CCR GCS056 - ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS: A coordenadora Betina apresentou o pedido de cancelamento do CCR GCS056 - ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS solicitado pela discente Juliana Rechetta, o qual foi realizado ad referendum, bem como expôs a justificativa da aluna “Motivos que em função da pandemia estou tendo dificuldades para conciliar a disciplina e para não prejudicar futuramente estou pedindo cancelamento”. A professora Ceyça, que é professora responsável do referido componente curricular comentou o que ocorreu: A discente Juliana não estava participando das aulas e dos atendimentos, os quais ela marcou no ano de 2021, por meio de 3 e-mails e não compareceu. Então, no dia 14/02/22 encaminhou um e-mail, o qual a professora Ceyça fez a leitura: “Bom dia, professora primeira mente queria pedir desculpa pelos desentendimentos (a professora Ceyça comentou que os desentendimentos acredita que seja os horários de atendimento que aluna marcou e não compareceu, porque não houve nenhuma conversa e nenhum desentendimento antes desse email), nosso grupo não está conseguindo manter contato por causa da situação atual da pandemia, por falta de contato não sabia que a professora tentou marcar horário (a professora Ceyça expôs que porém quem marcava os horários de atendimento era a aluna. Ressaltou que chega atender quatro horários por semana, marcando horário quantas vezes for necessário), assim não conseguir fazer o projeto, gostaria de saber se há alguma chance de entregar o nosso projeto atrasado para dar continuidade na matéria, caso contrário nosso grupo irá apenas assistir as aulas por causa das faltas, porque eu não posso perder meu auxílio”. Após a leitura do e-mail a professora Ceyça expôs que, considerando o histórico de falta de participação da aluna e do não comparecimento nos atendimentos, bem com o e-mail que encaminhado apenas depois que verificou que reprovaria por falta, considera que o pedido de cancelamento do CCR GCS056 - ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS não deve ser aprovado. A professora Ceyça, ainda relatou que, no referido CCR ministra aulas teóricas e passa um projeto para desenvolverem em grupo. Desta forma, separou-se os grupos e o grupo que aluna Juliana participa não fazia os projetos e não integrava os trabalhos, por isso dois integrantes deste grupo deram continuidade aos trabalhos sozinhos. Os membros consideraram que justificativa da aluna não apresenta motivos suficientes e claros para o cancelamento do CCR. Sendo assim, a coordenadora Betina propôs dar um prazo maior para aluna se justificar e expor com maior clareza os motivos do cancelamento. Definiu-se por votação em duas propostas: 1ª Prazo para aluna apresentar justificativa e definição deste ponto em uma reunião extraordinária do colegiado e 2ª Reverter o cancelamento realizado ad referendum. Os membros do colegiado votaram tendo, quatro votos favoráveis a primeira proposta, três votos na segunda proposta e uma abstenção. Desta forma, os membros do colegiado defiram que se aluna Juliana Rechetta apresentar nova justificativa, esclarecendo os motivos para o cancelamento o colegiado se reunirá novamente para discussão deste ponto. Mas caso a aluna opte por não apresentar nova justificativa será realizada os procedimentos para reversão do cancelamento do CCR GCS056 - ADMINISTRAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS para a discente Juliana Rechetta. O professor Bruno comentou que é necessário ter critérios para verificar a questão de cancelamento de componente curricular e a justificativa do cancelamento é importante, porque é por meio da justificativa que o colegiado avalia e indefere ou defere o cancelamento. O professor Grillo comentou que gostaria de ouvir a aluna para tomar uma decisão sobre a questão deste cancelamento de CCR. O professor Alexandre comentou que os casos de cancelamento devem ser verificados as informações, exemplificou: o caso de uma aluna do curso de ciências biológicas que solicitou cancelamento de um CCR, ele conversou com a aluna, que primeiro justificou o cancelamento devido ao trabalho, depois comentou a questão da pandemia e ainda relatou que não estava se identificando com disciplina. Também conversou com a professora do CCR que aluna solicitou cancelamento, a qual expôs que a aluna estava com frequência e fazendo os trabalhos. Por último foi conversado novamente com aluna que resolveu continuar o CCR. Desta forma, considera importante entender melhor o posicionamento da aluna. A reunião foi encerrada às dezesseis horas e vinte minutos (17:20) e eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que após ser apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo(a) coordenador(a) do curso, Betina Muelbert, na condição de presidente do colegiado.

Marize Helena da Rosa Vendler________________________________________

Betina Muelbert_____________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 10 de março de 2022.
Data de publicação: 01 de dezembro de 2022.

Betina Muelbert
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul