ATA Nº 4/COLCPLS/UFFS/2020

Atas das três partes da 4º Reunião Ordinária do Colegiado do curso de Licenciatura em Pedagogia no ano de 2020.

<PRIMEIRA PARTE>

Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte, às quatorze horas, por meio de videoconferência (Google Meet), reuniram-se os integrantes para quarta reunião ordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Estavam presentes o Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, a Coordenadora Adjunta, Priscila Ribeiro Ferreira, bem como, Cristiano Augusto Durat, Christiane Maria Nunes de Souza, Jayne Westphal, Luiz Carlos de Freitas, Joaquim Gonçalves da Costa, Martinho Machado Junior, Silvia Carla Conceição e, secretariando, a assistente em administração Ana Paula Pit Michelin. Justifica-se as ausências dos seguintes membros: Marciane Maria Mendes e Fábio Luiz Zeneratti que tem outra reunião agendada na presente data. São os ausentes: Lucimara Lemiechek Alexandre Monkolski, Thiago Bergler Bitencourt, também os suplentes: Lucas Bergamo Navarro, Felipe Mattos Monteiro, Fabio Pontarolo, Willian Nathanael Cartelli de Paula, Jaqueline Sopschuk Pereira, Rosângela de Fátima Rodrigues. O coordenador expôs a pauta que foi previamente aprovada pelos presentes: O professor Martinho pediu a palavra para informar sobre o processo de compra de computadores para os alunos qual deve respeitar o prazo licitatório de 60 dias. PONTOS DE PAUTA: 1. Aprovação da 3º Ata de 2020: As atas foram aprovadas. 2. análise da Resolução 35/2020 do Consuni oferta de  CCRs / Grupos de Estudos: Após comentários sobre os resultados obtidos na Assembleia de alunos, feita a análise da Resolução 35/2020 os presentes consideram que o retorno presencial com segurança não será possível tão cedo, e que deve ser levantado outro plano de como trabalhar de forma não presencial para o momento, discutem amplamente as dificuldades envolvidas no desenvolvimento de aulas em EAD, tanto para os docentes que possam ficar sobrecarregados no desempenho das disciplinas também em outros cursos, quanto dos alunos que demandaram maior atenção e adaptação no processo de ensino online uma vez que muitos não tem computador nem acesso à internet. A representante dos alunos Jayne Westphal solicita que seja definido com clareza como será feita a oferta dos computadores e internet para os alunos que não tem esse recurso, e que a imensa maioria dos estudantes deixou claro que prefere a continuação dos grupos de estudo e são contra as disciplinas serem ofertadas de forma online pois os estudantes consideram que os CCR´s ofertados de forma remota acarretariam em prejuízo na formação, visto que os CCR´s demandariam um esforço maior do que os grupos de estudos quinzenais, não obrigatórios e que não geram prejuízo. Após reflexões a respeito das necessidades e possibilidades da comunidade acadêmica no que tange ao acesso aos recursos tecnológicos e nos trâmites e critérios perante a Gestão Institucional para que os alunos possam receber o auxílio a ser disponibilizado pelo Governo Federal, o encaminhamento do Coordenador é de que há consenso sobre a continuação dos grupos de estudo, e que no primeiro horário da segunda etapa dessa reunião que será realizada no dia 21/08/2020 possa estar trabalhando as definições sobre as ofertas dos grupos de estudo. Que serão levantadas as possiblidades de continuidade dos CCRs que foram ofertados no semestre 2020.1 e que podem ser ofertados outros, além da diversificação dos grupos de estudo. Considera, conforme exposto pelos demais docentes que ofertar mais de 2 turmas de 60 horas em 12 semanas é inviável para os alunos e para os professores. Tendo atingido o teto do horário, às 17:15, o Coordenador encerra a reunião, eu Ana Paula Pit Michelin lavrei a presente ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, na condição de presidente do colegiado.

 

<SEGUNDA PARTE>


Aos 21 dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte, às 9:00 horas, por meio de videoconferência (Google Meet), reuniram-se os integrantes para a segunda parte da quarta reunião ordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Estavam presentes o Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, a Coordenadora Adjunta, Priscila Ribeiro Ferreira, bem como, Cristiano Augusto Durat, Jayne Westphal, Luiz Carlos de Freitas, Alexandre Monkolski, Silvia Carla Conceição Massagli, Fábio Luiz Zeneratti, Christiane Maria Nunes de Souza, Roberto Antônio Finatto, e, secretariando, a assistente em administração Ana Paula Pit Michelin. Justifica-se as ausências dos seguintes membros: Joaquim Gonçalves da Costa e Lucimara Lemiechek, Marciane Maria Mendes que já tem outra reunião agendada na presente data. São os ausentes: Dulce Mara Langhinotti Carpes, Thiago Bergler Bitencourt, Martinho Machado Junior, também os suplentes: Lucas Bergamo Navarro, Felipe Mattos Monteiro, Fabio Pontarolo, Willian Nathanael Cartelli de Paula, Jaqueline Sopschuk Pereira, Rosângela de Fátima Rodrigues. O coordenador retomou a discussão do item 2 da pauta: 2. Análise da Resolução 35/2020 do Consuni oferta de CCRs / Grupos de Estudos, Relembra que ficou a ser definido se haverá apenas oferta de grupos de estudo conforme o solicitado pelos estudantes ou se haveria também oferta de CCR considerando ter apenas 12 semanas de semestre especial. O Colegiado manifesta que não é possível oferta de mais de 2 CCRs por período sob risco de prejuízo da qualidade do curso, assim como delibera que os alunos serão divididos em turmas de 20 alunos cada. Decisão essa que foi acolhida pelo colegiado e posteriormente alterada para 25 alunos em cada turma a fim de contemplar o número atual de 50 alunos em divididos em duas turmas a fim de viabilizar a qualidade das aulas síncronas. Acolhe a sugestão de que o Colegiado faça o levantamento da necessidade de renovação de computadores dos professores e apresente a demanda à Reitoria. Define que seja estabelecida uma quantidade de 2 ou 3 vagas no máximo para alunos de outros cursos uma vez que deve priorizar as vagas das turmas para os alunos matriculados no curso. Após amplas ponderações dos docentes, o colegiado delibera pela oferta na modalidade online:

Fase:

CCR

Professor

GLA102 - Leitura e produção textual I

044.451.489-97 - CHRISTIANE MARIA NUNES DE SOUZA

GCH1010 - Seminário: direitos humanos

 

458.885.901-34 - LUIZ CARLOS DE FREITAS

GEX208 - Informática básica

 

823.109.049-53 - MARTINHO MACHADO JUNIOR

Optativa I – Tópicos Especiais I – GCH1021 (2 créditos)

022.706.119-50 - CRISTIANO AUGUSTO DURAT

GLA103 - Leitura e produção textual II

 

087.395.219-74 - JAQUELINE BOENO D'AVILA

GCS239 - Direitos e cidadania

 

816.301.311-72 - LEOPOLDO DE MORAES GODINHO JUNIOR

Optativa II – Tópicos especiais II - GCH1022 (2 créditos)

166.699.078-77 - SILVIA CARLA CONCEIÇÃO MASSAGLI

Currículo e fundamentos teóricos
CGH 46 - Currículo: Fundamentos Teóricos

883.714.258-72 - GRACIALINO DA SILVA DIAS

Optativa III - Tópicos Especiais GCH 1023

(2 créditos)

458.885.901-34 - LUIZ CARLOS DE FREITAS

Delibera sobre os grupos de estudo aprovados institucionalizando-os em grupo de estudos avançados de estudo pesquisa e extensão:

1

Grupo de estudos: tecnologias educacionais

823.109.049-53 - MARTINHO MACHADO JUNIOR

2

Grupo de estudo na forma de oficina sobre leitura textual

044.451.489-97 - CHRISTIANE MARIA NUNES DE SOUZA

3

Grupo de estudos: sobre metodologia

458.885.901-34 - LUIZ CARLOS DE FREITAS

4

Grupo de estudo: educação trabalho e juventude – ensino médio

883.714.258-72 - GRACIALINO DA SILVA DIAS

5

Grupos de Estudo: sobre mulheres fase I e II

318.997.069-68 - PRISCILA RIBEIRO FERREIRA

6

Grupo de estudo: Darcy Ribeiro e Educação com base no livro “O povo Brasileiro”

318.997.069-68 - PRISCILA RIBEIRO FERREIRA

7

Grupo de estudo: desenvolvimento de habilidades socioemocionais na infância

166.699.078-77 - SILVIA CARLA CONCEIÇÃO MASSAGLI

Os grupos de estudos serão integralizados dentro do PPP do curso. A professora Silvia se disponibiliza a redigir o projeto e pede para que todos os professores encaminhem suas demandas para que ela possa anexar ao projeto tanto dos grupos de estudo que já foram feitos quanto aos que serão realizados nesse semestre, e pede que nesse encaminhamento tenha pelo menos os tópicos essenciais da ementa como bibliografia, justificativa, objetivo, referencial teórico, para que possa anexar nesse projeto. O professor Gracialino sugere que nos grupos de estudo que já existem sejam coletados esses elementos que já estão descritos. O professor Luiz sugere que seja feita uma publicação a respeito da experiência docente com os grupos de estudo. Sobre a Resolução 35/2020 o Colegiado manifesta a importância de verificar sobre o acesso ao recurso de auxílio do governo para os alunos que não se inscreverem em CCRs mas que tenham matrícula ativa e estejam participando dos grupos de estudo. Considerando termos alcançado o teto de horário da reunião, estando concluso apenas até o segundo item da pauta, o Coordenador questiona aos demais qual poderá ser a data da próxima reunião para concluir os demais itens da pauta. E sugere terça-feira a tarde. O professor Luiz faz um adendo solicita incluir para a próxima reunião o questionamento de se o colegiado concorda fazer um documento à gestão solicitando renovação de equipamentos para os docentes. O colegiado define que a próxima reunião será realizada na terça-feira dia 25/08/2020 das 9:00 às 12 horas da manhã para tratar os próximos itens dessa mesma pauta. As 12horas e 07 minutos o presidente encerrou a reunião, eu Ana Paula Pit Michelin lavrei a presente ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, na condição de presidente do colegiado.

<TERCEIRA PARTE>

Aos 25 dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte, às 9:10 horas, por meio de videoconferência (Google Meet), reuniram-se os integrantes para quarta reunião ordinária do Colegiado do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Estavam presentes o Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, bem como, Cristiano Augusto Durat, Christiane Maria Nunes de Souza, Fábio Luiz Zeneratti, Luiz Carlos de Freitas, Joaquim Gonçalves da Costa e Jayne Westphal, e secretariando, a assistente em administração Ana Paula Pit Michelin. Justifica-se as ausências dos seguintes membros: Priscila Ribeiro Ferreira que está doente, Dulce Mara Langhinotti Carpes que tem Seminário de tese obrigatório agendada na presente data e professora Lucimara Lemiechek que não pode estar presente na reunião do dia 21/08 e não viu a tempo a convocatória para a presente reunião enviada na data de ontem. São os ausentes, são os ausentes: Alexandre Monkolski, Marciane Maria Mendes, Roberto Antônio Finatto, Thiago Bergler Bitencourt, Martinho Machado Junior, também os suplentes: Lucas Bergamo Navarro, Felipe Mattos Monteiro, Fabio Pontarolo, Willian Nathanael Cartelli de Paula, Jaqueline Sopschuk Pereira, Rosângela de Fátima Rodrigues. Iniciada a reunião o Coordenador abriu o terceiro item da pauta 3. ato deliberativo do processo de curricularização de extensão: O Coordenador relembrou os atos deliberativos da reunião com o NDE cuja descrição está no terceiro item de pauta da Terceira Ata sobre a extensão, no qual os professores Luiz Carlos, Priscila e Gracialino ficaram responsáveis pela elaboração do projeto. Apresenta ao colegiado para aprovar o ato deliberativo de curricularização da extensão para que seja encaminhado à PROGRAD. Aprovado em unanimidade. O Coordenador informou aos presentes que foi definido e orientado a técnica que secretaria as reuniões do Colegiado de que as Atas seriam enxutas constando as deliberações de forma resumida e que os docentes que queiram constar em Ata suas posições literais peçam que conste em ata escrevendo no chat ou solicitando verbalmente. Feito o informe, o Coordenador passou a deliberação do próximo item de pauta. 4. implantação e desenvolvimento do PIBID; O coordenador passa a palavra para o professor Luiz Carlos para que apresente o PIBID, o professor Luiz informou que foi solicitado que seria iniciado em fevereiro de 2020, que foi discutido com os Campus de Chapecó e Erechim o consenso de colocar em contato os três cursos de Pedagogia da UFFS compartilhando experiências sobre a implantação do PIBID e BNCC por outro lado não poderia abrir mão das bolsas, que são 16, considerando as condições socioeconômicas dos estudantes de Laranjeiras do Sul, foram produzidos os 3 projetos com os 3 núcleos. Informou que o subprojeto foi aprovado e que a maioria dos estudantes inscritos são da 1º turma que enfrentaram dificuldades por serem iniciantes e estarem na época de pandemia, que os veteranos da Pedagogia auxiliaram os demais assim o curso teve 32 inscritos no Campus, 32 foram classificados e destes 16 foram contemplados nas vagas. Relatou que houve a reunião com a Secretaria Municipal de Educação com a proposta de atuação na alfabetização e que foram selecionadas 2 escolas Antônio Vilela e a Escola do Campo Raquel de Queiroz. Que a CAPES suspendeu o inicio em agosto, que a previsão é de que inicie em outubro ou novembro. Feito o relato, passa a palavra para os demais. O Coordenador saúda o trabalho do professor Luiz sobretudo em sua questão político pedagógica com os 3 Campus em que há o curso de Pedagogia. Após considerações, não havendo inscritos para se manifestar sobre o tempo o Coordenador propôs a aprovação e implantação do desenvolvimento do PIBID tal como foi apresentado, e fez o convite aos colegas que desejem contribuir com a atividade junto ao professor Luiz desenvolvimento de diálogo com a equipe pedagógica das Escolas para estabelecer do marco situacional das duas escolas, professores e estudantes, em face da pandemia e do isolamento. O PIBID foi aprovado em unanimidade. 5. projeto de pesquisa da professora Silvia; considerando a ausência da professora Silvia na presente reunião, O Coordenador relatou a respeito do projeto de pesquisa Interistitucional em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande na Paraíba, relatando que o projeto possui vinculo com o Grupo de Estudo e CCR que a professora Silvia desenvolverá nesse semestre especial no curso de Pedagogia. 6. Evento científico do lançamento do livro pelo Grupo de Pesquisa Questão Agrária e Juventude Rural; O Coordenador passou a palavra ao professor Luiz para relatar o presente ponto de pauta. O professor Luiz informa que o lançamento do Livro: “Imperialismo e Questão Agrária - a luta de classe no campo Brasileiro” se deu em forma de evento com ciclo de palestras, informa que o trabalho questão agrária e juventude rural se deu envolvendo alunos e professores das Instituições UTFPR Campus Dois Vizinhos, Unioeste de Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão e Instituto Federal de Realeza e Pato Branco. Após os eventos houveram reuniões para avaliar os frutos e informa que a avaliação foi positiva embora tenha havido a participação de apenas 25 estudantes do curso, tiveram participações de profissionais de outros países. Informa que há pretensão de realizar a segunda jornada no ano que vem e dar encaminhamento para a próxima publicação. Feito o relato, o professor Fábio, pede a palavra para cumprimentar os autores do Livro. O Coordenador pede a aprovação pretérita do Colegiado para a realização do evento científico e reafirma o convite aos colegas que queiram integrar o grupo de pesquisa. Após considerações, provado em unanimidade. 7. conclusão da etapa 1 dos Grupos de Estudo; O Coordenador passa a palavra ao relator, professor Luiz, que informa que a avaliação por parte dos estudantes foi positiva, que acredita que a participação dos alunos foi assegurada frente a suspensão das aulas presenciais, foram criados 11 grupos de estudos pelos docentes, cujo 1 dos grupos foi só com os professores da rede estadual sob sua coordenação. São os seguintes grupos “1. Participação dos pais e familiares na formação escolar dos seus filhos. Coordenação: Prof. Gracialino da Silva Dias 2. Educação e trabalho e a situação da mulher na sociedade atual. Coordenação: Profª. Priscila Ribeiro Ferreira 3. Educação, trabalho e a juventude rural. Coordenação: Gracialino da Silva Dias 4. História da Pedagogia e do Movimento Estudantil no Brasil. Coordenação: Professor Luiz Carlos de Freitas 5. EAD e a precarização do ensino no Brasil. Coordenação: Profª. Priscila Ribeiro Ferreira 6. Formação de Professores e Escola Pública no Brasil. Coordenação: Professor Luiz Carlos de Freitas 7.Imprensa, classes sociais e democracia em tempos da pandemia do Covid 19. Coordenação: Prof. Gracialino da Silva Dias 8. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Coordenação: Professor Luiz Carlos de Freitas Luiz Carlos de Freitas. 9. Educação em Saúde: crise econômica, crise sanitária e o caráter pedagógico das organizações populares na defesa da vida, da saúde e dos direitos do povo Coordenação: Prof. Gracialino da Silva Dias 10. Educação escolar e Educação Indígena: desafios pedagógicos dos sistemas de ensino Coordenação: Profª. Priscila Ribeiro Ferreira. 11. Questão agrária e educação: as peculiaridades do capitalismo brasileiro - Coordenação: Luiz Carlos de Freitas.” Informa que houve uma boa adesão de cerca de 80 inscrições, porém houve grande desistência no decorrer das atividades, em seu grupo houve 50% de desistência, acredita que sejam por dificuldades em ter computador conexão com a internet. O Coordenador encaminha para deliberação a continuidade desses grupos e abertura para acolher os outros grupos e institucionalização como núcleo de estudos avançados tendo a indicação da professora Silvia como Coordenadora dessa atividade, conforme já encaminhado na reunião anterior realizada no dia 21/05/2020. Aprovado em unanimidade. 8. termo de juramento de colação de grau; O Coordenador faz a leitura do termo de juramento para os presentes e informa que o termo foi aprovado em ad referendum a professora Christiane solicita a inclusão do gênero feminino nos termos que estão apenas no masculino no juramento. O Coordenador informa que, embora já tenha sido encaminhado pode solicitar essa retificação caso o Colegiado aprove. Após considerações, submetido ao Colegiado, aprovadas as retificações. 9. processo de redistribuição de professores; É apresentado o processo do Requerente, prof. JOÃO CARLOS PEREIRA DE MORAES da Unipampa, o Coordenador faz o resumo do currículo do docente e apresenta o processo já encaminhado aos membros do Colegiado pelo Diretor do Campus. Informa que concorda com a redistribuição e dispõe da palavra aos demais para apreciação. O Colegiado apreciando o processo acolhe e aprova o processo de redistribuição do professor Joao Carlos para a vaga de Pedagogia do professor Alex redistribuído para a Universidade Federal do Recôncavo baiano, no entanto considerando as definições do conselho de campus, propõe que a direção do campus encaminhe o processo para apreciação dos demais colegiados de cursos de licenciatura uma vez que o professor deverá atuar nos respectivos cursos, principalmente nos componentes curriculares de interface nas disciplinas de domínio conexo. 10. Elaboração de documento para consulta à Gestão sobre a possibilidade de renovação de equipamentos dos professores (item incluído no dia 21/08/2020 na 2º parte da reunião). O Colegiado aprova a elaboração das demandas a serem enviadas à Direção. 11. Assembleia com os alunos: O Coordenador relembra o compromisso de realizar nova Assembleia dos Estudantes, e sugere que seja realizada nesta quinta-feira dia 27 às 19:00 horas. Aprovado por unanimidade. 12. Informes: feitos os informes. As 12 horas e 15 minutos o presidente encerrou a reunião, eu Ana Paula Pit Michelin lavrei a presente ata que depois de apresentada aos membros do colegiado e aprovada, será assinada por mim e pelo Coordenador do Curso, Gracialino da Silva Dias, na condição de presidente do colegiado.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 20 de agosto de 2020.
Data de publicação: 16 de setembro de 2022.

Luiz Carlos de Freitas
Presidente do Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus Laranjeiras do Sul

Documento Histórico

ATA Nº 4/COLCPLS/UFFS/2020