ATA Nº 8/CONSCCH/UFFS/2017

ATA DA 7ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2017 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

ATA DA 7ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2017 DO CONSELHO DO CAMPUS CHAPECÓ

Aos vinte e dois dias do mês de agosto do ano de dois mil e dezessete, às treze horas cinquenta minutos, no auditório do Bloco A do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, realizou-se a 7ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidida pela diretora do Campus Chapecó e presidente do Conselho Lísia Regina Ferreira Michels. Compareceram à sessão os conselheiros: Rossane Rossato Binotto (coordenadora acadêmica); Ana Claudia Lara Prado (coordenadora administrativa); Moacir Francisco Deimling, Jorge Luis Mattias, Emilio Wuerges, Eleine Maestri, Diego Anderson Hoff, Nedilso Lauro Brugnera; Renilda Vicenzi, Marlon Brandt, Monica Hass,  Jane Teresinha Donini Rodrigues, Luciano Melo de Paula, Milton Kist, (coordenadores de curso de graduação); Janice Teresinha Reichert (coordenadora de curso de pós-graduação); Roberto Mauro Dall'Agnol, Monica Hass, Silvia Silva de Souza (representantes docentes) Diego de Souza Boeno (representante dos TAE’s). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade; Siumar Pedro Tironi e Ederson do Nascimento (representantes docentes), Edson da Silva e Kerli Maria da Cruz (representantes TAE´s). Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Maria Conceição de Oliveira e sua suplente Ana Paula Herrmann (coordenadora de curso de graduação), Julio Henrique de Oliveira Teixeira e seu suplente Gilberto Ferreira (representantes TAE’s), Oto João Petry e Delmir José Valentini  (coordenador de curso de pós-graduação). Não compareceram à sessão os conselheiros: Mary Neiva Surdi Da Luz e sua suplente Angela Derlise Stube (coordenadoras de cursos de pós-graduação), Mauro Leandro Menegotto (representante docente), Sinara Perosa (representante da comunidade externa), Priscilla Romano (representante discente de pós-graduação). Verificada a existência de quórum, a presidente declarou aberta a sessão e passou-se ao expediente: 1.1 Aprovação da Ata da 6ª Sessão Ordinária de 2017. Em aprovação, a ata foi aprovada por unanimidade, sem ressalvas. 1.2 Comunicados: A Coordenadora acadêmica informou que ocorrerá reunião para discussão sobre a oferta de componentes curriculares na modalidade semipresencial. A coordenadora administrativa informou que foi encaminhado aos coordenadores de cursos novos limites orçamentários, haverá adicional nas rubricas diárias e passagens e transportes, solicitou que os coordenadores planejem como será utilizado os valores. Informou também sobre campanha de conscientização que iniciou no Campus, com o intuito de melhorar o serviço de limpeza. Encerrados os comunicados, passou-se à Ordem do Dia. A presidente apresentou a pauta da sessão: 2.1 – Homologação da composição do colegiado do curso de Enfermagem; 2.2 – Homologação da composição do colegiado do curso de Agronomia; 2.3 – Prorrogação de prazo para elaboração dos Regimentos Internos dos Curso de Graduação; 2.4 – Homologação dos Relatórios Anuais de Atividade 2016, dos docentes do Campus Chapecó; 2.5  – Apreciação/Aprovação do Regimento Interno da Incubadora de Negócios do Curso de Administração. A presidente solicitou inclusão de dois pontos na pauta em regime de urgência sendo (i) Pedido de participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu mantido por outra instituição (ii) homologação da composição do colegiado de Ciências Sociais. A inclusão na pauta, em regime de urgência, foi aprovada por consenso pelo plenário. Com a inclusão da matéria como primeiro item de pauta, as demais matérias sofreram alteração de ordem. A pauta foi aprovada, por consenso, pelos conselheiros. Passou-se ao item 2.1 – Pedido de participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu mantido por outra instituição. A presidente informou que o professor Ederson do Nascimento protocolou pedido para participar na condição de docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (PPGG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). O professor apresentou a documentação conforme normas institucionais, tendo parecer favorável da Coordenação Acadêmica do Campus, desde que a carga horária dedicada ao curso de Pós-Graduação não comprometa as atividades na Graduação da UFFS. O Processo 23205.002524/2017-91 foi encaminhado à Comissão Permanente de Ensino - Graduação e Pós-Graduação, do Conselho de Campus Chapecó, que elaborou parecer com voto. O relator Nedilso Lauro Brugnera emitiu parecer favorável ao pedido de participação do professor Ederson do Nascimento para participar como docente colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia (PPGG). Em votação, o voto do relator foi aprovado por 20 (vinte) votos a favor e 01 (uma) abstenção. 2.2 – Homologação da composição do colegiado de Ciências Sociais. A presidente realizou a leitura do Documento MEM 28/CCLCS  – CH/UFFS/2017, que homologou a composição do Colegiado do Curso de Ciências Sociais conforme segue: I – Coordenadora do Curso: Monica Hass. II – Coordenador Adjunto: Fábio Carminati. III – Coordenador de Estágios: Claudecir dos Santos. IV – Representantes Docentes do Domínio Comum: Darlan Christiano Kroth (titular) e Nedilso Lauro Brugnera (suplente). V – Representantes Docentes do Domínio Conexo: Rivael Mateus Fabricio (titular) e Vaga Vacante (suplente). VI – Representantes Docentes do Domínio Específico: Valdete Boni (titular) e vaga vacante (suplente); Leonardo Rafael Santos Leitão (titular) e Claudete Gomes Soares (suplente); Ivan Paolo de Paris Fontanari (titular) e Alexandre Maurício Matiello (suplente); Christy Ganzert Gomes Pato (titular) e Camila Sissa Antunes (suplente); Danilo Enrico Martuscelli (titular) e Ubiratan Garcia Vieira (suplente). VII – Representantes Discentes: Emília Braz (titular) e Matheus da Silva Bevenuto (suplente); Genival da Cruz Conrado Santos (titular) e Luiz Felipe Disessa Farjallat Juliano (suplente); Arthur Köenig Facco (titular) e Carla Aluchna Corrêa (suplente). VIII – Representante Técnico Administrativo em Educação: Silvânia Cabreira (titular) e Elza Antônia Spagnol Vanin (suplente). Em votação, o conselho aprovou por unanimidade a composição do colegiado do curso de Ciências Sociais. Atendendo ao que estabelece o Regulamento da Graduação será publicada resolução homologando a composição do colegiado. 2.3 – Homologação da composição do colegiado do curso de Enfermagem; A presidente realizou a leitura do Documento MEM 9/CCENF – CH/UFFS/2017, que homologou a composição do Colegiado do Curso de Enfermagem conforme segue: I – Coordenadora do Curso: Eleine Maestri; II – Coordenadora Adjunta: Daniela Savi Geremia; III – Coordenadora de Estágios: Adriana Remião Luzardo (titular) e Vaga vacante (suplente). IV – Representantes Docentes do Domínio Comum: Angelo Brião Zanela (titular) vaga vacante e  (suplente) vaga vacante. V – Representantes Docentes do Domínio Conexo: Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel (titular) Débora Tavares de Resende e Silva (suplente). VI – Representantes Docentes do Domínio Específico: Liane Colliselli (titular) e Larissa Hermes Thomas Tombini (suplente); Julyane Felipette Lima (titular) e Sílvia Silva de Souza (suplente); Gelson Aguiar da Silva Moser (titular) e Denise Consuelo Moser Aguiar (suplente). VII – Representantes Discentes: Jéssica Ferreira (titular) e Gabriela Menissa Pellenz (suplente); Ianka Cristina Celuppi (titular) e Tauana Zick Costenaro (suplente). VIII – Representante Técnico Administrativo em Educação: Filomena Marafon (titular) e Kerli Maria da Cruz (suplente). Em votação, o conselho aprovou por unanimidade a composição do colegiado do curso de Enfermagem. Atendendo ao que estabelece o Regulamento da Graduação será publicada resolução homologando a composição do colegiado. 2.4 – Homologação da composição do colegiado do curso de Agronomia; A presidente realizou a leitura do Documento MEM 16/CCA–CH/UFFS/2017, que homologou a composição do Colegiado do Curso de Agronomia conforme segue: I – Coordenador do Curso: Jorge Luis Mattias; II – Coordenador Adjunto: James Luiz Berto; III – Coordenador de Estágios: Marco Aurélio Tramontin da Silva; IV – Representantes Docentes do Domínio Comum: Alexandre Maurício Matiello (titular) e Milton Kist (suplente). V – Representantes Docentes do Domínio Conexo: Marcos Roberto dos Reis (titular) e Vitor José Petry (suplente). VI – Representantes Docentes do Domínio Específico: Samuel Mariano Gislon da Silva (titular) e Arlindo Cristiano Felippe (suplente); Clévison Luiz Giacobbo (titular) e Roberto Carlos Pavan (suplente); Fernando Perobelli Ferreira (titular) e Geraldo Ceni Coelho (suplente); Siumar Pedro Tironi (titular) e Fernanda Hentz (suplente); João Guilherme Dal Belo Leite (titular) e André Luiz Radünz (suplente). VII – Representantes Discentes: Fernando Lemes Ternus (titular) e Gisele Elisa Cossa (suplente); Pablo Rudiel Diesel (titular) e Carlos Alberto Liler  (suplente); Tamires Schapuis Wendling (titular) e Barbara Tomaczun Silva (suplente). VIII – Representante Técnico Administrativo em Educação: Luciano Pessoa de Almeida (titular) e Edson da Silva (suplente). Em votação, o conselho aprovou por unanimidade a composição do colegiado do curso de Agronomia. Atendendo ao que estabelece o Regulamento da Graduação será publicada resolução homologando a composição do colegiado. 2.5 – Prorrogação de prazo para elaboração dos Regimentos Internos dos Curso de Graduação; A presidente fez a leitura do documenta MEM 152/ACAD – CH/UFFS/2017, que solicita a prorrogação de prazo para elaboração dos Regimentos Internos dos Cursos de Graduação do Campus Chapecó. A Coordenação acadêmica ressaltou que tinha sido definido o prazo até 28 de abril de 2017, para que todos os cursos regularizassem seus processos referentes aos colegiados e regimento interno. A Coordenação Acadêmica notificou os cursos, que por sua vez regularizaram a situação dos colegiados. No entanto, no que se refere aos Regimentos Internos, nem todos os cursos conseguiram elaborar os regimentos. Em votação, a solicitação de Prorrogação de prazo para elaboração dos Regimentos Internos dos Curso de Graduação foi aprovado por 19 (dezenove) votos a favor e 2 (duas) abstenções. 2.6 – Homologação dos Relatórios Anuais de Atividade 2016, dos docentes do Campus Chapecó; A coordenadora acadêmica apresentou a lista dos docentes com situação favorável pela Coordenação Acadêmica, sendo eles: Andrey Luis Binda, Carlos Roberto Franca, Edson Ribeiro Dos Santos, Fabio Carminati, Glaucio Adriano Fontana, Jorge Luis Garcia Ferrabone, Patricia Pereira De Oliveira, Rivael Mateus Fabricio, Rodrigo Dal Bosco Fontana, Seline Nicole Martins Soares, Alexandre Lápis, Neide Cardoso De Moura, Rosiane Berenice Nicoloso Denardin, Leandro Miranda Zatesko, Asdrubal Cesar Da Cunha Russo, Julyane Felipette Lima, Liane Colliselli, Lisaura Maria Beltrame, Maria Lucia Marocco Maraschin, Milton Kist, Odair Neitzel. Os Relatórios Anuais de Atividade 2016 com parecer favorável pela Coordenação Acadêmica foram homologados pelo Conselho de Campus. Os docentes que estão em situação de “pendência”, “não entregue” e “em aberto”, serão chamados pela Coordenação acadêmica para resolver a situação. 2.7 – Apreciação/Aprovação do Regimento Interno da Incubadora de Negócios do Curso de Administração. A presidente informou que a Secretaria do Conselho recebeu o Processo 23205.000501/2017-41, que trata sobre a Análise do Regimento Interno da Incubadora de Negócios do Curso de Administração, após encaminhou a Comissão Permanente de Administração, para emissão de parecer com voto. O relator da matéria,  técnico-administrativo em educação Tiago Boldrin, elaborou o parecer nº 03/CPAM-CH/UFFS/2017, conforme consta no processo, com o seguinte voto: i) A proposta de minuta seja encaminhada a CLAB – CH para análises e encaminhamentos, atentando-se as considerações desta relatoria no corpo do parecer, não havendo a necessidade de retornar esse documento para nova relatoria no âmbito do Conselho de Campus. ii) Depois de aprovado pelos demais colaboradores da CLAB – CH, seja publicada como Instrução Normativa conjunta pela Coordenação Acadêmica e Direção do Campus Chapecó. iii) As demais normativas internas/específicas dos laboratórios da CLAB – CH, tenham o mesmo fluxo sugerido neste parecer, isto é, sejam elaborados no âmbito da CLAB – CH e seus laboratórios e sejam publicados na forma de Instrução Normativa. Em votação o voto do relator foi aprovado por 14 (catorze) votos a favor e 7 (sete) abstenções. Sendo quatorze horas e quarenta e dois minutos e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Noemia Salete Wismann, Secretária de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue devidamente assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de agosto de 2017.
Data de publicação: 19 de outubro de 2017.

Lísia Regina Ferreira
Presidente do Conselho de Campus Chapecó

Documento Histórico

ATA Nº 8/CONSCCH/UFFS/2017