ATA Nº 5/CONSCCH/UFFS/2022

ATA DA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO CONSELHO DE CAMPUS - CHAPECÓ

Aos sete dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, às catorze horas e cinco minutos, no auditório da Biblioteca do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizou-se a 4ª Sessão Ordinária do Conselho do Campus, presidido pelo Diretor do campus Chapecó, prof. Roberto Mauro Dall`Agnol. Participaram da sessão os conselheiros titulares: Diego Boeno (coordenação administrativa); Gabriela Gonçalves de Oliveira (coordenadora acadêmica); Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Solange Labbonia, Ediovani Gaboardi, João Alfredo Braida, Valdete Boni, Guilherme Dal Bianco, Cristina Otsuchi, Larissa Hermes Tombini, Thaís Helou, Katia Seganfredo, Marlon Luiz Neves da Silva (coordenadores de cursos de graduação); Newton Peron, Claudecir dos Santos, Samira Moretto (coordenadores de curso de pós-graduação); Odair Neitzel, Noeli Reali, Jean Calegari, Ângelo Zanela, Marco Aurélio Spohn (representantes docentes); Alana Valmorbida, Edimar Roque Martello Júnior (Representantes TAE’s); Thais Machado (representante discente de graduação). Participaram da sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Dariane Carlesso, Adreia P. Bueno (representantes técnico-administrativas em educação); Antônio Marcos C. Neri, Délcio Marquetti (coordenadores adjuntos de graduação); Marcos P. Albert de Freitas (representante discente de graduação); Rafael Senger (representante discente pós-graduação). Não participaram da sessão mas justificaram ausência: Milton Kist e suplente, Ani Marchesan e suplente, Ederson Nascimento e suplente (coordenação de curso de pós-graduação), Claudete Soares ou suplente (representante docente). Não participaram e não justificaram ausência: Débora Tavares de Resende e Silva ou suplente (coordenadores de pós-graduação); Vilmar Roque Pereira ou suplente; Walter Parizotto ou suplente (representante comunidade regional); Luciano Pessoa de Almeida ou suplente (representante TAE). O Presidente iniciou a sessão com o item de pauta 1.1 – Apreciação da ata da 2ª e 3ª Sessões Ordinárias e da 1ª Sessão Extraordinária de 2022. Em votação, todas as atas foram aprovadas por unanimidade. Na sequência passou-se ao item 1.2 – Comunicados. A conselheira Gabriela Gonçalves repassou que a PROGRAD alertou sobre a necessidade de haver representantes dos domínios comum e conexo, pedindo mais participação e envolvimento dos docentes ligados. Também, informou sobre a organização dos estágios no campus. A conselheira Dariane lembrou as coordenações de curso sobre o prazo para reformulação dos PPC`s dos cursos. O Conselheiro Diego informou sobre o bloqueio no orçamento do Ministério da Educação na ordem de 18%, sendo que para o campus este bloqueio impacta em 9%. Ainda com a palavra, o conselheiro informou que a Assessoria de Planejamento elaborou manual sobre o preenchimento de diárias e passagens. o Presidente ponderou sobre as dificuldades em autorizar suplementação de recursos para os cursos, exceto nos casos em que um eventual remanejamento seja possível. O presidente também comunicou que se encontra em discussão, junto aos servidores técnico-administrativos em educação, a pauta do teletrabalho, tendo em vista a implementação em andamento na Reitoria e nas demais unidades; comentou sobre publicação vindoura de Instrução Normativa pertinente a comissões para o campus e critérios para indicação isonômica de servidores; informou sobre a visita da eeputada estadual Paulinha, e o aceno quanto a possibilidade de recursos para projeto de irrigação das áreas experimentais e para equipamento de ultrassonografia, destinado a unidade de saúde do bairro Esplanada; comunicou sobre a realização de sessão do conselho Comunitário no último dia 02 de junho; comentou sobe a revogação da Instrução Normativa Nº90 e, consequentemente, as Portarias nº 37 e 38/CCH/UFFS/2022. Na sequencia, a Conselheira Thaís comunicou que o curso de Medicina obteve nota máxima, de 5 (cinco) no conceito atribuído por ocasião do processo de reconhecimento do curso pelo INEP/MEC. Ordem do dia: adentrando na Ordem do Dia, foi discutida a pauta, sendo solicitada a inclusão de 4 (quatro) pontos de pauta em regime de urgência, a saber: Homologação de nova composição do Colegiado do Curso de Pedagogia; Homologação de e nova composição do Colegiado do Curso de Geografia; Edital destinado ao empréstimo de notebooks pela biblioteca; e, alteração/recomposição de membros do Comitê de extensão e Coordenadores Adjuntos de Extensão e Cultura (OFÍCIO Nº 37/2022 - ACAD - CH). Em votação, os três primeiros itens foram aprovados e entraram como item de pauta. O item que trata da escolha da Coordenação adjunta de Extensão e Cultura foi suprimido da pauta, após manifestação da conselheira Dariane, quanto ao regramento de escolha de tais coordenações ser competência do Conselho de Campus, sendo definido que a pauta retornará na próxima sessão. Na sequência, a presidência solicitou a exclusão do item de pauta 2.3 - Remoção servidor Técnico-administrativo em Educação (Processo 23205.002679/2020-22), tendo em vista a solicitação entendimento quanto a perda de objeto do item, dado que a servidora interessada manifestou declinou da demanda. Em votação, a exclusão proposta foi aprovada. Finalmente, a conselheira Kátia, solicitou como item de pauta urgente o esclarecimento sobre o processo de colação de grau. Em votação, foi aprovada a inserção na ordem do dia. Não havendo novas manifestações, a discussão da pauta teve seu início, com o Pauta Urgente - Esclarecimento sobre o processo de Colação de Grau: a conselheira Kátia explanou que falta um protocolo de condução dos trabalhos de colação de graus, o que, por vezes, gera certo embaraço junto aos coordenadores de curso e aos formandos. Esclarecendo as dúvidas da conselheira, o Presidente ponderou que existe a Resolução Nº 2/CONSUNI CGAE/UFFS/2016 e que as ações realizadas e propostas pela coordenação acadêmica buscaram levar a efeito a prática indicada com base nesta normativa. Todavia, se identificou que houveram várias dificuldades em sua aplicação. Assim, diante do cenário observado, a Direção de Campus, em conjunto com a Coordenação Acadêmica, está organizando novas orientações de modo a melhorar e acompanhar o processo que envolve a preparação e realização das formaturas, indicando as atividades de cada ator, inclusive quando da presença de empresas terceirizadas. Ainda nessa temática, a conselheira Valdete alertou sobre a necessidade de mais pessoas trabalhando no Setor de Eventos. A presidência registrou sobre as dificuldades em ampliação de servidores ou deslocamento para o setor de eventos. Pauta Urgente – Nova composição do Colegiado do Curso de Geografia e Pauta Urgente – Nova composição do Colegiado do Curso de Pedagogia, em regime de votação, foram ambos foram homologadas. Na sequência, se tratou da Pauta Urgente – Edital de Empréstimo de Notebook, após discussões a respeito do público-alvo e do quantitativo de equipamentos a serem emprestados, o conselho aprovou a previsão de 10 equipamentos, sendo 2 prioritariamente para o público indígena e 2 prioritariamente para o público com necessidades ligadas a acessibilidade. Quanto ao tema, também foi acatada a sugestão da conselheira Dariane de que os equipamentos possas ser “deslocados” entre as categorias supracitadas, caso se identifique que os mesmos não estão sendo demandados no quantitativo inicial, evitando assim uma ociosidade. Após o consenso nos ajustes, a proposta de edital foi aprovada. Na sequencia foram tratados os temas previstos na convocação, sejam eles: “2.1” Homologação do Relatório Anual de Atividades 2021: o tema foi amplamente comentado, sendo relatados os posicionamentos dos conselheiros quanto a pertinência real necessidade da entrega, tanto do Plano anual de atividades (PAA), quanto do Relatório Anual de Atividades (RAA). Foram relatado que não parece haver benefícios com a entrega, uma vez que sequer há publicização automática ou possibilidade de utilização dos relatórios para a confecção dos Memoriais descritivos docentes, causando retrabalho e desmotivando os docentes ao preenchimento e entrega. Em alinhamento as afirmativas, foi comentado sobre a obrigatoriedade legal e institucional da entregas de tais documentos, bem como quanto a possibilidade de publicização automática com a implementação no novo sistema, restando acordado que se fará a consulta a Progesp a respeito. Na sequência, foram apresentados os RAA 2021 entregues, os quais, em votação, foram homologados por unanimidade, sendo eles: Adiles Savoldi, Adriana Maria Andreis, Adriana Wagner, Agnes De Fatima Pereira Cruvinel, Alexandre Augusto Moreira Lapis, Alexandre Mauricio Matiello, Alexandre Paulo Loro, Aline Cassol Daga Cavalheiro, Aline De Almeida Mota, Aline Massaroli, Aline Peixoto Gravina, Ana Maria Basei, Andrea Simoes Rivero, Andreia Machado Cardoso, Andre Luiz Radunz, Andre Moreno, Andressa Sebben, Andrey Luis Binda, Angela Derlise Stube, Angela Luzia Garay Flain, Angelo Briao Zanela, Ani Carla Marchesan, Antonio Inacio Andrioli, Antonio Luiz Miranda, Antonio Marcos Correa Neri, Arlindo Cristiano Felippe, Arturo Fatturi, Braulio Adriano De Mello, Camila Caracelli Scherma, Carlos Alberto Do Amaral Medeiros, Carlos Roberto Franca, Claiton Marcio Da Silva, Claudete Gomes Soares, Claudia Andrea Rost Snichelotto, Claudio Claudino Da Silva Filho, Clevison Luiz Giacobbo, Crhis Netto De Brum, Cristina Otsuschi, Daniela Zanini, Danielle Nicolodelli, Darlan Christiano Kroth, Debora Tavares De Resende E Silva, Denio Duarte, Denise Consuelo Moser Aguiar, Diego Anderson Hoff, Divane Marcon, Ederson Staudt, Ediovani Antonio Gaboardi, Edson Ribeiro Dos Santos, Eleine Maestri, Emerson Moises Labes, Eric Duarte Ferreira, Everton Bandeira Martins, Fabiano Geremia, Fabio Carminati, Fabricio Simplicio Maia, Felipe Grando, Felipe Jose Nascimento Barreto, Fernando Grison, Fernando Perobelli Ferreira, Fernando Vojniak, Flavio Miguel De Oliveira Zimmermann, Gabriela Goncalves De Oliveira, Gelson Aguiar Da Silva Moser, Geraldo Ceni Coelho, Gisele Leite De Lima Primam, Glaucio Adriano Fontana, Graciela Soares Fonseca, Grasiela Marcon, Guilherme Dal Bianco, Humberto Tonani Tosta, Igor De Franca Catalao, Ines Claudete Burg, Ione Ines Pinsson Slongo, Ivan Paolo De Paris Fontanari, Jaisson Teixeira Lino, James Luiz Berto, Jane Kelly Oliveira Friestino, Jeane Barros De Souza Lima, Jean Franco Mendes Calegari, Joanna D Arc Lyra Batista, Joao Alfredo Braida, Joao Carlos Menta Filho, Joao Guilherme Dal Belo Leite, Joao Paulo Bender, Joseane De Menezes Sternadt, Jose Carlos Radin, Joviles Vitorio Trevisol, Juliano Paccos Caram, Katia Aparecida Seganfredo, Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Larissa De Lima Trindade, Larissa Hermes Thomas Tombini, Leandro Bassani, Leandro Bordin, Leonardo Barbosa Leiria, Leticia Ribeiro Lyra, Lisia Regina Ferreira, Lucia Menoncini, Luciano Lores Caimi, Luciano Melo De Paula, Maira Rossetto, Marco Aurelio Spohn, Marco Aurelio Tramontin Da Silva, Margarete Dulce Bagatini, Maria Eneida De Almeida, Maria Jose Laino, Maria Lucia Marocco Maraschin, Marilda Merencia Rodrigues, Marisol Vieira Melo, Marlon Brandt, Marlon Luiz Neves Da Silva, Mary Stela Surdi, Mauricio Jose Siewerdt, Mauro Leandro Menegotto, Moacir Francisco Deimling, Morgana Fabiola Cambrussi, Neide Cardoso De Moura, Newton Marques Peron, Nilce Fatima Scheffer, Odair Neitzel, Oto Joao Petry, Patricia Graff, Paulo Henrique De Araujo Guerra, Paulo Rafael Bosing, Paulo Roger Lopes Alves, Pedro Augusto Pereira Borges, Pericles Luiz Brustolin, Raquel Aparecida Pegoraro, Renato Viana Boy, Ricardo Alberto Scherma, Ricardo Monteiro, Rivael Mateus Fabricio, Roberto Carlos Pavan, Roberto Mauro DallAgnol, Rodrigo Aguiar Da Silva, Rogerio Vaz Trapp, Rosane Rossato Binotto, Rosilea Garcia Franca, Samira Peruchi Moretto, Samuel Da Silva Feitosa, Samuel Mariano Gislon Da Silva, Santo Gabriel Vaccaro, Sarah Franco Vieira De Oliveira Maciel, Sergio Luiz Alves Junior, Siumar Pedro Tironi, Solange Maria Alves, Tatiane Silva Tavares Maia, Rubi Garcia Vieira, Valdete Boni, Valdir Prigol, Valeria Silvana Faganello Madureira, Vanessa Neumann Silva, Vitor Jose Petry, William Zanete Bertolini, Zuleide Maria Ignacio. Por fim, a repeito do item de pauta “2.2” Homologação do Plano Anual de Atividades 2022, apresentados os nomes, não houveram manifestações e, em regime de votação, foram homologados os PAA 2022 dos seguintes seguintes docentes que concluíram o respectivo plano: Adriana Maria Andreis, Adriana Remiao Luzardo, Adriana Wagner, Agnes De Fatima Pereira Cruvinel, Alejandra Maria Rojas Covalski, Alexander Garcia Parker, Alexandre Augusto Moreira Lapis, Alexandre Paulo Loro, Aline Cassol Daga Cavalheiro, Aline De Almeida Mota, Aline Massaroli, Ana Beatriz Sengik Saez, Ana Lucia Lago Lopes, Ana Maria Basei, Anderson Funai, Andrei De Almeida Sampaio Braga, Andre Luiz Radunz, Andressa Sebben, Angela Luzia Garay Flain, Angelo Briao Zanela, Ani Carla Marchesan, Antonio Inacio Andrioli, Ari Sothe, Braulio Adriano De Mello, Carlos Alberto Do Amaral Medeiros, Carlos Roberto Franca, Charles Albino Schultz, Claudecir Dos Santos, Claudia Finger Kratochvil, Clovis Brondani, Crhis Netto De Brum, Cristiane Horst, Cristina Otsuschi, Daniela Zanini, Darlan Christiano Kroth, Debora Tavares De Resende E Silva, Deise Regina Lazzarotto, Denise Consuelo Moser Aguiar, Diego Anderson Hoff, Divane Marcon, Ediovani Antonio Gaboardi, Eleine Maestri, Elsio Jose Cora, Emerson Moises Labes, Enise Barth, Everton Bandeira Martins, Fabiano Geremia, Fabio Carminati, Fabricio Simplicio Maia, Felipe Grando, Felipe Jose Nascimento Barreto, Fernando Bevilacqua, Fernando Grison, Fernando Perobelli Ferreira, Flavio Miguel De Oliveira Zimmermann, Gabriela Goncalves De Oliveira, Gelson Aguiar Da Silva Moser, Glaucio Adriano Fontana, Graciela Soares Fonseca, Grasiela Marcon, Guilherme Dal Bianco, Humberto Tonani Tosta, Igor De Franca Catalao, Ione Ines Pinsson Slongo, Ivan Paolo De Paris Fontanari, Jaime Dias Rodrigues Junior, Jaisson Teixeira Lino, James Luiz Berto, Jane Kelly Oliveira Friestino, Jane Teresinha Donini Rodrigues, Janice Teresinha Reichert, Jean Franco Mendes Calegari, Jeferson Santos Araujo, Joanna D Arc Lyra Batista, Joao Carlos Menta Filho, Joao Guilherme Dal Belo Leite, Joao Paulo Bender, Joice Moreira Schmalfuss, Joseane De Menezes Sternadt, Joviles Vitorio Trevisol, Juliano Paccos Caram, Katia Aparecida Seganfredo, Katia Lilian Sedrez Celich, Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, Larissa De Lima Trindade, Leandro Bassani, Leandro Bordin, Leandro Henrique Manfredi, Leonardo Barbosa Leiria, Leticia Ribeiro Lyra, Lidia Lucia Antongiovanni, Lisia Regina Ferreira, Luciano Lores Caimi, Luciano Melo De Paula, Luiz Alberto Barcellos Marinho, Maira Rossetto, Marcela Martins Furlan De Leo, Marcelo Jaco Krug, Marcelo Moreno, Marcelo Zeni, Marco Aurelio Spohn, Margarete Dulce Bagatini, Maria Eneida De Almeida, Maria Jose Laino, Marilda Merencia Rodrigues, Marilian Bastiani Benetti, Marines Bertolo Peres, Marlon Luiz Neves Da Silva, Mary Neiva Surdi Da Luz, Mauricio Jose Siewerdt, Mauro Leandro Menegotto, Milton Kist, Moacir Francisco Deimling, Monica Hass, Morgana Fabiola Cambrussi, Patricia Graff, Paula Goulart Menna Barreto Rodrigues, Paulo Henrique De Araujo Guerra, Paulo Rafael Bosing, Paulo Roberto Barbato, Paulo Roger Lopes Alves, Pedro Augusto Pereira Borges, Pericles Luiz Brustolin, Raquel Aparecida Pegoraro, Renilda Vicenzi, Ricardo Farias, Roberto Carlos Pavan, Roberto Mauro Dall Agnol, Rodrigo Aguiar Da Silva, Rogerio Vaz Trapp, Ronei Arno Mocellin, Rosane Rossato Binotto, Rosilea Garcia Franca, Samira Peruchi Moretto, Samuel Mariano Gislon Da Silva, Santo Gabriel Vaccaro, Seline Nicole Martins Soares, Sergio Luiz Alves Junior, Solange Maria Alves, Tassiana Potrich, Tatiane Silva Tavares Maia, Thais Nascimento Helou, Valdete Boni, Valdir Prigol, Vanessa Neumann Silva, Vitor Jose Petry, William Zanete Bertolini, Willian Simoes, Zuleide Maria Ignacio. Sendo quinze horas e quarenta e sete minutos, e não havendo mais nada a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Marcel Eduard Armanini, Secretário de Direção e dos Órgãos Colegiados, lavrei a presente ata que, aprovada, segue assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 07 de junho de 2022.
Data de publicação: 30 de setembro de 2022.

Roberto Mauro Dallagnol
Presidente do Conselho de Campus Chapecó