ATA Nº 1/CONSCCL/UFFS/2020

Pauta: 1. Regulamentação da utilização dos espaços coletivos para os eventos; 2. Divulgação do processo seletivo dos cursos de graduação; 3. Plano de readequação de oferta dos cursos de graduação.

Aos dez dias do mês de março de dois mil e vinte, às treze horas e cinquenta minutos, no Auditório da Unidade Seminário, do Campus Cerro Largo, em Cerro Largo/RS, foi realizada a primeira Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Márcio do Carmo Pinheiro, Sandro Adriano Schneider, Rodrigo Prante Dill, Juliane Ludwig, Eliane Gonçalves dos Santos, Thiago de Cacio Luchese, Rosália Andrighetto, Caroline Mallmann Schneiders, Dionéia Dalcin, Roque Ismael da Costa Güllich; representantes docentes: Ari Söthe, Danusa de Lara Bonotto, David Augusto Reynalte Tataje, Ildemar Mayer, Nessana Dartora, Reneo Pedro Prediger; representantes dos técnicos-administrativos: Adriano José Lentz, Jonas Simon Dugatto; representante discente: Elaine Maria Scalco München; suplentes no exercício da titularidade: Benhur de Godoi (membro nato); Cássio Luiz Moser Belusso, Márcio Antônio Vendruscolo (representantes docentes); suplentes presentes: Judite Scherer Wenzel, Daniel Joner Daroit (representantes docentes); Ronnie Reus Schroeder, Roberta Titton (representantes dos técnicos-administrativos); Catiéli Lima de Souza (representante discente). Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Alcione Aparecida de Almeida Alves, Fernando Henrique Borba (membros natos); Izabel Gioveli, Suzymeire Baroni (representantes docentes); Marta Schoffen (representante da comunidade regional). Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão e procedeu à posse dos novos conselheiros, eleitos pela comunidade universitária, com a chamada nominal dos membros titulares e suplentes, e após assinatura dos termos de posse. A seguir passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação da ata da sessão anterior: a ata da 9ª Sessão Ordinária/2019 foi aprovada por unanimidade. 1.2 Comunicações. 1.2.1 Comunicações da mesa: o presidente informou sobre os ofícios recebidos do MEC por algumas universidades federais, indicando a suspensão dos gastos com pessoal, no tocante a promoções e progressões funcionais, contratação de novos servidores, contratação de professores substitutos e estagiários; na UFFS o assunto foi debatido no CONSUNI, sendo que o Reitor posicionou-se a favor da continuidade das promoções e progressões funcionais, as quais estão sendo publicadas; no entanto, houve indicação de não contratação de novos estagiários (o Campus tinha treze e hoje está com seis estagiários) e, em relação aos professores substitutos, deve ser feita a análise de cada caso com justificativa da necessidade de contratação, o que vem sendo feito pela Coordenação Acadêmica. Também comunicou algumas mudanças de lotação de servidores técnico-administrativos que ocorreram no Campus, e convidou a todos para as formaturas que ocorrerão no próximo dia catorze, do curso de Agronomia, e no dia vinte e um, do curso de Administração. O coordenador acadêmico, Márcio do Carmo Pinheiro, informou que no momento não haverá impacto das medidas referentes à contratação de professores substitutos, considerando que o Campus conseguiu algumas contratações. 2. Ordem do dia. A seguir foi apreciada a pauta da sessão, que ficou assim definida: 2.1 Regulamentação da utilização dos espaços coletivos para os eventos; 2.2 Divulgação do processo seletivo dos cursos de graduação; 2.3 Plano de readequação de oferta dos cursos de graduação. Passou-se à análise dos itens da Ordem do Dia. 2.1 O coordenador acadêmico manifestou que, em função das reclamações durante o último ano letivo quando da realização de vários eventos (semanas acadêmicas, aulas públicas, etc.) que ocorreram nos espaços coletivos (saguões e auditórios do Bloco A e do Bloco dos Professores), há necessidade de uma regulamentação da utilização desses espaços, propondo a designação de uma comissão para estudo da matéria; em regime de votação, dezoito conselheiros se manifestaram a favor, quatro contrários, com nenhuma abstenção; dessa forma, a comissão ficou assim constituída: Márcio do Carmo Pinheiro, Ildemar Mayer (docentes), Roberta Titton (técnica-administrativa), Catiéli Lima de Souza (discente). 2.2 O presidente falou sobre a necessidade de maior divulgação do processo seletivo dos cursos de graduação, considerando que neste ano a procura foi muito baixa. Contextualizou que, em função dos resultados do vestibular unificado e do Sisu, houve uma dificuldade muito grande de preenchimento das vagas, devendo ser feita uma análise séria e crítica sobre a forma de divulgação do processo seletivo, a forma como os estudantes vêm a universidade, em especial o Campus Cerro Largo, e os cursos oferecidos; a seguir apresentou uma planilha com a procura pelos cursos, que vem diminuindo. O conselheiro AdrianoJosé Lentz falou sobre as dificuldades encontradas pela Secretaria Acadêmica em relação às matrículas dos cursos de graduação. O conselheiro Rodrigo Prante Dill, coordenador do curso de Administração, apresentou os dados de um levantamento que fez nas três chamadas por meio de contato com os candidatos pelo whatsapp, e mostrou um diagnóstico das dificuldades dos candidatos para efetivação da matrícula. O presidente informou que, a partir do primeiro levantamento feito pelo conselheiro Rodrigo, a direção do Campus, por meio do setor de comunicação fez contato via whatsapp com os candidatos, apresentando texto padrão e vídeos institucionais sobre as matrículas e o funcionamento do Campus. Os conselheiros debateram a matéria, apresentaram sugestões e, ao final, deliberaram pela designação de uma comissão para pensar e discutir ações a serem executadas com vistas ao próximo processo seletivo. A referida comissão ficou assim constituída: Márcio do Carmo Pinheiro (Coordenador Acadêmico), Rodrigo Prante Dill, Eliane Gonçalves dos Santos (Coordenadores de Curso), Ana Elisa Bobrzyk (Setor de Comunicação), Adriano José Lentz (Secretaria Acadêmica), Gustavo Steinmetz (Análise de Renda), Luís Carlos Rossato (SAE), sendo que, na próxima sessão poderão trazer as ideias sistematizadas e, se possível, apresentar um calendário de atividades envolvidas. Apesar de a sessão ter sido prorrogada por dez minutos, não houve tempo para ser abordado o item 2.3, que ficou como ponto de pauta para a próxima sessão. Sendo dezessete horas foi encerrada a sessão da qual eu, Sheila Maria de Oliveira, Secretária Executiva, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 10 de março de 2020.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 10 de março de 2020.
Data de publicação: 20 de abril de 2020.

Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus Cerro Largo

Documento Histórico

ATA Nº 1/CONSCCL/UFFS/2020