ATA Nº 10/CONSCCL/UFFS/2020

Pauta: 1. Acordo de Cooperação Técnica com a UFSM (participação do Prof. Marcus Vinicius Liessem Fontana no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) como docente permanente (Processo 23205.011014/2020-18); 2. Investimentos em obras para 2021.

No primeiro dia do mês de outubro do ano de dois mil e vinte, às treze horas e quarenta e seis minutos, por meio do sistema de conferência on-line, Webex, foi realizada a oitava Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Márcio do Carmo Pinheiro, Sandro Adriano Schneider, Rodrigo Prante Dill, Juliane Ludwig, Eliane Gonçalves dos Santos, Thiago de Cacio Luchese, Rosália Andrighetto, Caroline Mallmann Schneiders, Fernando Henrique Borba; representantes docentes: Ari Söthe, Danusa de Lara Bonotto, Izabel Gioveli, Nessana Dartora; representante dos técnicos-administrativos: Jonas Simon Dugatto; suplentes no exercício da titularidade: Fabiano Cassol, Edemar Rotta (membros natos), Daniel Joner Daroit, Marcos Alexandre Dullius, Márcio Antônio Vendruscolo (representantes docentes), Ronnie Reus Schroeder (representante dos técnicos-administrativos). Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Alcione Aparecida de Almeida Alves, Dionéia Dalcin, Roque Ismael da Costa Güllich (membros natos), David Augusto Reynalte Tataje, Ildemar Mayer, Reneo Pedro Prediger, Suzymeire Baroni (representantes docentes), Adriano José Lentz (representante dos técnicos-administrativos), Elaine Maria Scalco München (representante discente); Marta Schoffen (representante da comunidade regional). Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. A seguir passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação das atas das sessões anteriores: as atas da 7ª Sessão Ordinária/2020 e da 2ª Sessão Extraordinária/2020 foram aprovadas por unanimidade. 1.2 Comunicações. O presidente informou que o processo de criação do curso de Matemática - Licenciatura do Campus Cerro Largo foi encaminhado ao Conselho Estratégico Social e será apreciado na próxima sessão, que será realizada no dia três de novembro, sendo que, em recebendo parecer favorável, será enviado ao CONSUNI. Quanto ao acompanhamento da pandemia do novo Coronavírus, o presidente apresentou planilhas atualizadas com os dados dos municípios da região, sendo que a doença continua em expansão, com maior intensidade no município de Santo Ângelo em relação aos municípios de Santa Rosa e São Luiz Gonzaga. Em função desses dados, consultou os conselheiros sobre a necessidade de incluir a revisão do nível de segurança operacional do Campus como pauta da sessão; não havendo manifestações, considerou o assunto apenas como informe, permanecendo no Campus o nível de segurança 4, como é o entendimento da Direção. O coordenador acadêmico, Márcio do Carmo Pinheiro, informou que os próximos processos eleitorais internos serão realizados de forma online, com cadastro de eleitores na plataforma Moodle e prazo maior para votação (dois dias), de acordo com disponibilização do setor de TI. Também informou que nos próximos dias será realizado o processo eleitoral para o Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD) do Campus Cerro Largo; e que a Reitoria está providenciando a compra de mesas digitalizadoras para utilização dos docentes. O coordenador administrativo, Sandro Adriano Schneider, informou que, em relação às obras do Campus, o prédio do patrimônio/almoxarifado está com sessão de licitação agendada para o dia catorze de outubro, sendo que para as próximas semanas está prevista a licitação para a complementação do galpão de maquinários/agronomia. Também informou que o serviço de reprografia voltará a ser oferecido por uma cessionária, a partir do reinício das aulas presenciais, no próximo ano. O conselheiro Edemar Rotta convidou a todos para o evento I INNOVA CIDIR - Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Red Cidir, que ocorrerá nos dias sete, oito e nove de outubro, virtualmente; e a conselheira Danusa de Lara Bonotto divulgou o I SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, promovido pelo PPGEC, que será realizado nos dias vinte e oito, vinte e nove e trinta de outubro, via Webex. 2 ORDEM DO DIA. A seguir foi apreciada a pauta da sessão, que ficou assim definida: 2.1 Acordo de Cooperação Técnica com a UFSM (participação do Prof. Marcus Vinicius Liessem Fontana no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) como docente permanente (Processo 23205.011014/2020-18); 2.2 Investimentos em obras para 2021. 2.1 Sobre o Acordo de Cooperação Técnica com a UFSM, que envolve a participação do Prof. Marcus Vinicius Liessem Fontana, redistribuído recentemente para o Campus Cerro Largo, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da UFSM, o presidente contextualizou a matéria, reportando-se à RESOLUÇÃO Nº 2/CONSUNI-CPPG/ UFFS/2013 (alterada pela RESOLUÇÃO Nº 4/ CONSUNI-CPPG/UFFS/2014), que regulamenta a participação de servidores da UFFS em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu mantidos por outras Instituições de Ensino Superior. Continuando, o coordenador acadêmico manifestou-se sobre a solicitação do Prof. Marcus, especialmente sobre o Plano de Trabalho, destacando que o professor desligou-se recentemente da UFSM, tendo deixado seis mestrandos que estavam sob sua orientação; leu então seu parecer favorável ao acordo, condicionado ao não comprometimento das atividades de ensino de graduação a serem previstas para o docente na UFFS. A seguir, o Prof. Marcus apresentou-se aos conselheiros, agradeceu o convite para participar da sessão, e detalhou as suas razões para o pedido, em especial a necessidade do vínculo com o programa da UFSM para o encerramento das atividades acadêmicas lá desenvolvidas. Após a manifestação do Prof. Marcus, os conselheiros se manifestaram fazendo alguns questionamentos sobre o referido acordo, como carga horária e contrapartida da outra instituição, os quais foram respondidos pelo presidente e pelo coordenador acadêmico. Ainda, o coordenador acadêmico ressaltou que este é um processo específico, que trata da solicitação de um professor que está vindo de outra instituição, para finalizar os seus trabalhos na instituição de origem e que trará para a UFFS a contribuição desses trabalhos a serem encerrados; sendo assim, encaminhou a proposta de concordância com o referido acordo para apreciação do plenário, que o aprovou por consenso. 2.2 Sobre os investimentos em obras para 2021, inicialmente o presidente apresentou o Ofício Nº 30/2020 - CCL, enviado pela Direção do Campus à Reitoria, em resposta à solicitação de listagem das obras prioritárias para iniciarem no próximo ano; ressaltou que dado o curto espaço de tempo para encaminhar essa resposta, foi feita ad referendum do Conselho de Campus, sendo indicadas duas obras julgadas prioritárias: 1) Expansão de laboratórios: um prédio com características de construção semelhante aos laboratórios existentes, com a finalidade de atender demanda reprimida de laboratórios, realocação de laboratórios do Bloco A (de forma a expandir o número de salas de aula disponíveis) e atender os Programas de Pós-Graduação do Campus (valor estimado R$ 1.750.000,00); 2) Prédio de salas de aula: um prédio modular térreo com espaço para banheiros e seis salas de aula, com 48 m² cada, com a finalidade de atender demandas dos atuais e futuros cursos de Graduação e Pós-Graduação (valor estimado R$ 1.250.000,00). O coordenador administrativo falou sobre a previsão orçamentária para as referidas obras, e sobre os detalhes de construção delas. A seguir os conselheiros se manifestaram, fazendo alguns questionamentos sobre os projetos das obras, principalmente em relação ao padrão inicial de construção e ao prédio das salas de aula. O presidente, o coordenador administrativo e o coordenador acadêmico esclareceram as dúvidas surgidas. O debate do assunto culminou com duas propostas: 1) manter a indicação de construção do prédio de salas de aula; 2) retirar a indicação de construção do prédio de salas de aula. Em regime de votação, venceu a primeira proposta, com nove votos, sendo que a segunda recebeu sete votos e foi registrada uma abstenção; sendo assim, foi mantida a indicação das obras prioritárias para serem construídas a partir do ano de dois mil e vinte um, da forma que a Direção do Campus encaminhou. Sendo dezesseis horas e vinte e seis minutos foi encerrada a sessão da qual eu, Andréia Fröhlich Justen, assistente em administração, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 1º de outubro de 2020.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 01 de outubro de 2020.
Data de publicação: 30 de dezembro de 2020.

Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus Cerro Largo

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