ATA Nº 9/CONSCCL/UFFS/2021

Pauta: 1. Homologação ad referendum da composição do Colegiado do Curso de Graduação em Administração (RESOLUÇÃO Nº 13/CONSC-CL/UFFS/ 2021); 2. Redistribuição dos servidores Silvana Duarte (Processo Nº 23205.011878/2021-11); Leandro Blass (Processo Nº 23205.003125/2021-23) e George Frank Chagas Teles (Processo Nº 23205.007610/2021-76); 3. Avaliação do risco local relacionado ao surto epidêmico de COVID-19.

Aos dez dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e um, às treze horas e quarenta e sete minutos, por meio do sistema de conferência on-line, Webex, foi realizada a sétima Sessão Ordinária do Conselho de Campus do presente ano, presidida pelo presidente, Bruno München Wenzel. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros: membros natos: Márcio do Carmo Pinheiro, Adenise Clerici, Monize Sâmara Visentini, Douglas Rodrigo Kaiser, Eliane Gonçalves dos Santos, Thiago de Cacio Luchese, Rosália Andrighetto, Caroline Mallmann Schneiders, Edemar Rotta; representantes docentes: Ari Söthe, Danusa de Lara Bonotto, David Augusto Reynalte Tataje, Ildemar Mayer; representantes dos técnicos-administrativos: Adriano José Lentz, Jonas Simon Dugatto; representante da comunidade regional: Marta Schoffen; suplentes no exercício da titularidade: Rosângela Inês Matos Uhmann (membro nato), Cássio Luiz Moser Belusso, Daniela Oliveira de Lima, Tatiane Chassot, Márcio Antônio Vendruscolo (representantes docentes); suplente presente: Marcos Alexande Dullius. Não compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: Alcione Aparecida de Almeida Alves, Fernando Henrique Borba, Roque Ismael da Costa Güllich, Izabel Gioveli, Nessana Dartora, Reneo Pedro Prediger, Suzymeire Baroni (representantes docentes); Elaine Maria Scalco München (representante discente). Conferido o quórum regimental, o Presidente declarou aberta a sessão. A seguir passou-se ao item 1 EXPEDIENTE. 1.1 Apreciação das atas das sessões anteriores: as atas da 6ª Sessão Ordinária/2021 e da 2ª Sessão Extraordinária/2021 foram aprovadas por unanimidade. 1.2 Comunicações. Inicialmente, o presidente deu as boas-vindas ao professor Douglas Rodrigo Kaiser, novo coordenador do curso de Agronomia, e à professora Juliana Marques Schontag, nova coordenadora adjunta do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, no exercício da titularidade em vista da ausência da titular, professora Alcione Aparecida de Almeida Alves, que foi reconduzida ao cargo de coordenadora do referido curso. A seguir informou que neste mês de agosto a coordenação administrativa está organizando os protocolos necessários para o retorno à presencialidade mais ampla dos servidores e das aulas práticas presenciais. Continuando, relatou que a professora Monize Sâmara Visentini solicitou licença para tratar de interesse particular por dois anos, a partir do mês de novembro de dois mil e vinte e um; considerando que essa licença permite contratação de professor substituto, foi feita uma consulta ao colegiado do curso de Administração, sendo então aprovada pela direção do Campus. O coordenador acadêmico, Márcio do Carmo Pinheiro, informou que nos últimos dias vem realizando reuniões com os chefes de setores para o planejamento e efetivação do retorno gradual das atividades presenciais no mês de agosto, no sentido de manter os setores abertos, ainda que com número mínimo de servidores; sobre os cursos que são impactados diretamente pelo NSO 3 (aulas práticas presenciais), que é o caso do curso de Agronomia, se o NSO 3 for mantido, serão realizadas reuniões com os coordenadores de curso para organização da oferta dessas aulas; também que informou que foi iniciado nesta semana o planejamento da oferta de componentes curriculares do semestre 2021/2, incluindo um percentual de aulas teóricas presenciais. A coordenadora administrativa, Adenise Clerici, informou que vem realizando reuniões com os setores administrativos, no sentido preparar o retorno gradual das atividades, sendo que, se for mantido o NSO 3, será organizada a distribuição dos EPIs; sobre as obras, comunicou que no dia seis de seis de agosto houve rescisão unilateral do contrato da empresa, a qual foi penalizada financeiramente, sendo que essa fase foi concluída e a seguir será encaminhados os procedimentos com vistas a nova licitação. O conselheiro Edemar Rotta convidou para a palestra de abertura do segundo semestre do Programa de Desenvolvimento em Políticas Públicas, com palestra da Profa. Vera Maria Ribeiro Nogueira, tendo por tema “O Estado e o Desenvolvimento em Tempos Incertos”; na oportunidade, também será lançado o segundo livro deste ano do programa, Desenvolvimento e Políticas Públicas em Perspectiva”, que está disponível. 2 ORDEM DO DIA. A seguir foi apreciada a pauta da sessão, a qual foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros e ficou assim definida: 2.1 Homologação ad referendum da composição do Colegiado do Curso de Graduação em Administração (RESOLUÇÃO Nº 13/CONSC-CL/UFFS/ 2021); 2.2 Redistribuição dos servidores Silvana Duarte (Processo Nº 23205.011878/2021-11); Leandro Blass (Processo Nº 23205.003125/2021-23) e George Frank Chagas Teles (Processo Nº 23205.007610/2021-76); 2.3 Avaliação do risco local relacionado ao surto epidêmico de COVID-19. 2.1 O presidente justificou a publicação da nova composição do colegiado do curso de Administração ad referendum do Conselho de Campus, em função do atraso dessa publicação; o plenário homologou por unanimidade a nova composição do referido colegiado (RESOLUÇÃO Nº 13/CONSC-CL/UFFS/ 2021). 2.2 O presidente apresentou os pedidos de redistribuição dos servidores Silvana Duarte (Processo Nº 23205.011878/2021-11), Leandro Blass (Processo Nº 23205.003125/2021-23) e George Frank Chagas Teles (Processo Nº 23205.007610/2021-76); o primeiro foi indeferido com base no parecer do colegiado do curso de Administração, que apontou perfil docente adequado ao curso, porém sem disponibilidade de vaga no momento; o segundo foi indeferido com base no parecer da Coordenação Acadêmica, que apontou perfil docente com formação e experiência em áreas bastante demandadas pelos cursos de graduação do Campus, porém sem disponibilidade de vaga no momento; o terceiro foi indeferido por motivo de não haver disponibilidade de vaga no Campus para o cargo de Técnico de Laboratório - Área Informática. 2.3 Avaliação do risco local relacionado ao surto epidêmico de COVID-19. O presidente contextualizou o assunto apresentando o gráfico com os dados atualizados sobre o monitoramento do número efetivo de reprodução do novo Coronavírus na região, o panorama da vacinação dos servidores do Campus, a inclusão dos estudantes considerados trabalhadores em educação na campanha de vacinação (estágio de docência, PIBID, PET, Residência Pedagógica). Na intenção de obter mais dados sobre o assunto e subsidiar o debate, a convite do presidente, a professora Daniela Oliveira de Lima, conselheira suplente presente na sessão, apresentou os dados que tem trabalhado sobre a Covid-19, evolução da epidemia em Cerro Largo, impacto da vacinação, variante Delta. A seguir, o coordenador acadêmico apresentou o levantamento dos CCRs com aulas práticas a serem ministradas no retorno gradual. Após o debate do assunto, o plenário deliberou por manter a decisão da sessão anterior, que estabeleceu o Nível de Segurança Operacional (NOS) 3, a partir do dia 1º de setembro de 2021. Sendo quinze horas e trinta minutos foi encerrada a sessão da qual eu, Sheila Maria de Oliveira, secretária executiva, lavrei a presente ata que, depois de aprovada, será assinada por mim e pelo presidente. Cerro Largo/RS, 10 de agosto de 2021.

Data do ato: Cerro Largo-RS, 10 de agosto de 2021.
Data de publicação: 22 de outubro de 2021.

Bruno Munchen Wenzel
Presidente do Conselho de Campus Cerro Largo

Documento Histórico

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