ATA Nº 3/CONSCER/UFFS/2020
Aos vinte e nove dias do mês de maio de dois mil e vinte, às treze horas e trinta minutos, por meio do sistema de conferência on-line Webex, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária de 2020, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Sandra Simone Hopner Pierozan (Coordenadora Acadêmica); Elizabete Maria da Silva Pedroski (Coordenadora Administrativa); Bernardo Berenchtein (Coordenador do Curso de Agronomia); Edison Kiyoshi Tsutsumi (Coordenador Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Douglas Santos Alves (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Marcelo Correa Ribeiro (Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Alcione Roberto Roani (Coordenador do Curso de Filosofia); Reginaldo José de Souza (Coordenador do Curso de Geografia); Gerson Luís Egas Severo (Coordenador Adjunto do Curso de História); Lisandra Almeida Lisovski (Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Maria Silvia Cristofoli (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Helen Treichel (Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Leandro Carlos Ody (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Pedro Germano dos Santos Murara (Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Ulisses Pereira de Mello e Valdecir Zonin (Representantes Docentes); Bruno Zucuni Prina, Domingos Roque Pavan e Ricardo da Conceição (Representantes Técnico-Administrativos); José Valério Cavalli e Marisa Inês Betiato (Representantes da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Tarita Cira Deboni, Éverton de Moraes Kozenieski, Fabio Francisco Feltrin de Souza e Murad Jorge Mussi Vaz (Representantes Docentes). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Luis Eduardo Azevedo Modler (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Débora Clasen de Paula (Coordenadora do Curso de História); Paulo Afonso Hartmann (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Thiago Ingrassia Pereira (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Igor de França Catalão (Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia); Denise Cargnelutti e Natália Biscaglia Pereira (Representantes Docentes); Talia Gabrieli Fianco [titular] e Karen Menegatt [suplente] e Daniel Felipe Schuba Chiella [titular] e Anye Pedroso Theisen [suplente] (Representantes Discentes). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Daniel Francisco de Bem (Representante Docente) e Camila Carvalho de Farias (Representante Discente). Após conferência do quórum regimental, o Presidente do Conselho de Campus declarou aberta a sessão, passando-se, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. 1.1.1. Ata da 1ª Sessão Ordinária de 2020. Inicialmente, foi submetida à apreciação, a Ata da 1ª Sessão Ordinária de 2020, sendo a mesma aprovada. 1.1.2. Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2020. De imediato, foi submetida à apreciação, a Ata da 2ª Sessão Ordinária de 2020, sendo a mesma também aprovada. 1.2. Informes. 1.2.1. Direção. A seguir, o Presidente do Conselho de Campus informou que no dia 27 de maio de 2020, foi realizada sessão extraordinária do Conselho Universitário para avaliar o cenário institucional e o calendário acadêmico, que havia sido suspenso por tempo indeterminado, na sessão realizada em abril. Na sessão extraordinária, foi aprovada a manutenção da suspensão do calendário por tempo indeterminado. No mês de junho, portanto, não haverá atividades presenciais. Debateu-se também a possibilidade de ampliar a oferta de disciplinas por meio de EAD. As disciplinas ministradas nesse formato serão submetidas à avaliação do CONSUNI. O Diretor também comunicou que tem participado das reuniões da Comissão de Monitoramento das Implicações do COVID–19. Na última reunião, decidiu-se pela criação de uma comissão menor para planejar o retorno às atividades presenciais, mediante adequação dos espaços físicos, estabelecimento de protocolos sanitários e levantamento de necessidade de EPIs. Também está em pauta a análise e o planejamento sobre o orçamento para os próximos meses e para o próximo ano, bem como a readequação do calendário acadêmico. A professora Sandra Simone Hopner Pierozan informou que, dada a especificidade do momento, a Coordenação Acadêmica está trabalhando de forma a atender às demandas advindas das decisões do CONSUNI e das reuniões administrativas, tais como, a construção dos cenários e simulação dos calendários. A coordenação também tem acompanhado a situação das férias dos servidores, especialmente dos docentes, que não poderão ocorrer da forma que estavam previstas. Manifestou também que os componentes curriculares ofertados em EAD, que no Campus Erechim são sete, estão ocorrendo. A partir de segunda feira, será feita consulta aos professores e estudantes envolvidos nessas disciplinas para observar e avaliar como está sendo essa experiência, a fim de subsidiar a discussão do CONSUNI, em sessão a ser realizada no dia 17 de junho de 2020. Relembrou ainda que foi criado um fluxo para a entrada e permanência de pessoas nos espaços do Campus, enfatizando a importância desse procedimento, a fim de que sejam tomados os cuidados necessários. Apresentou também um panorama das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos setores vinculados à Coordenação Acadêmica, salientado que todos os setores estão funcionando remotamente, conforme as suas especificidades. Reforçou o convite para participar, no dia 04 de junho de 2020, do ciclo de webconferências sobre a extensão. E, por fim, relatou que a Coordenação Acadêmica tem prestado apoio às atividades que envolvem a relação com a comunidade, como doações e campanhas. A conselheira Elizabete Maria da Silva Pedroski, por sua vez, informou que a Coordenação Administrativa está encaminhando as demandas conforme surgem. Também estão sendo encaminhadas as agendas de compras. Na semana passada, foi realizado serviço de instalação de divisórias no Campus. Por fim, afirmou que o poço artesiano das áreas experimentais será empenhado e irá para contrato. 1.2.2. Comissões. Ato contínuo, o conselheiro Bruno Zucuni Prina informou que os seguintes processos foram analisados pela Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição do Campus Erechim (CAPPRR-ER): 23205.001791/2019-11 - ADRIANA GUSTAVO CARDOSO; e, 23205.003029/2019-61 - MARINA PRIGOL. Os processos tiveram parecer desfavorável devido à inexistência de código de vaga disponível para contrapartida às instituições de origem. 1.2.3. Gerais. Em resposta ao questionamento do conselheiro Ricardo da Conceição, a Coordenadora Administrativa relatou a situação dos serviços terceirizados. A cantina não está em funcionamento e foi isentada das contas de água e energia elétrica. Os responsáveis obtiveram um empréstimo financeiro, com o qual conseguirão manter o contrato dos funcionários com carteira assinada. O serviço de reprografia possui uma nova licitação, sendo que o contrato será assinado quando retornarem as atividades presenciais. Assim como a cantina, o RU não está funcionamento, o contrato com as funcionárias foi suspenso. Com relação à equipe de limpeza, a Coordenadora Administrativa afirmou que os trabalhos estão sendo realizados semanalmente, conforme demanda. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, foi exposta a ordem do dia. Não havendo solicitações de alteração, a pauta foi aprovada, passando-se, de imediato, à discussão do primeiro item. 2.1. Homologação da composição do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza - Licenciatura. Inicialmente, foi apresentado o Ofício Nº 06/2020-CCIECCN-ER (Protocolo Nº 23205.004805/2020-83), relativo à composição do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências da Natureza - Licenciatura, que foi homologado conforme segue: I. Coordenadora: Lisandra Almeida Lisovski; II. Coordenador Adjunto: Matheus Fernando Mohr; III. Coordenadora de Estágios: Sinara München; IV. Representantes do Domínio Específico: Solange Todero Von Onçay (titular), Naira Estela Roesler Mohr (titular) e Jerônimo Sartori (titular); V. Representantes do Domínio Comum: Humberto José da Rocha (titular) e André Gustavo Schaeffer (suplente); VI. Representantes do Domínio Conexo: Leandro Carlos Ody (titular) e Almir Paulo dos Santos (suplente); VII. Representantes dos Discentes: Odimar da Silva (titular) e Priscila Kokóy Braga (suplente); VIII. Representantes dos Técnico-Administrativos em Educação: Verônica da Silva Salvador (titular) e Cristiana Paula Girotto (suplente); IX. Representantes da Comunidade Regional: Tatiane Paulino Bezerra (titular) e Otávio Kolcheski (suplente). 2.2. Apresentação do Relatório de Autoavaliação Institucional ano-base 2019. Na sequência, o Presidente do Conselho de Campus relatou que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) concluiu os trabalhos de formulação do relatório de autoavaliação relativo ao ano de 2019. Conforme decisão em Reunião Administrativa de Reitoria e Diretores de Campus, os dados do relatório serão apresentados ao Conselho de Campus, pois, por meio do referido relatório, é sugerido um conjunto de recomendações que os campi devem seguir. Essas recomendações visam qualificar o trabalho desenvolvido, tendo em vista o processo de recredenciamento que a universidade passará em breve. Dessa forma, a convite da Direção, o professor José Martins dos Santos procedeu à apresentação dos dados aos conselheiros. Inicialmente, o professor José Martins dos Santos destacou que o objetivo da CPA é o de avaliar a qualidade da educação superior, tendo como base a Lei nº 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no Brasil (SINAES), e criar uma cultura de autoavaliação, a fim de possibilitar a melhoria dos indicadores de qualidade da educação. O docente destacou que alguns cursos tiveram uma redução nos conceitos obtidos por meio de avaliações externas no ano de 2017, comparados ao ano de 2014. Nesse sentido, é necessário buscar ações para reverter e superar essas limitações. Dentre os resultados do trabalho da comissão, destacou a importância dos conselheiros observarem o “quadro 22” do relatório, que registra os desafios a serem superados em cada uma das dimensões do SINAES. Também frisou a necessidade de reafirmar a missão e os princípios da universidade e construir o Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023), observando os macro-objetivos gerais da UFFS. Nas questões atinentes às políticas acadêmicas, o professor José Martins enfatizou a necessidade de desenvolver ações que visem minimizar os feitos das desigualdades, reduzir a evasão, assegurar a permanência e ampliar o número de ingressantes. Também expôs alguns apontamentos quanto à política de gestão, destacando a necessidade de ampliação dos auxílios estudantis e bolsas a estudantes. Com relação à infraestrutura, destacou a necessidade de implementar os espaços de convivência. Elencou ainda as seguintes ações propostas pela CPA: i) Necessidade de aditamento do PDI para incluir EAD; ii) ampliar o conhecimento do PDI pela comunidade acadêmica; iii) elevar a taxa de matrículas na educação superior; iv) reduzir índices de evasão e retenção; v) fortalecer a integração do ensino, pesquisa e extensão; vi) rediscutir os domínios curriculares; vii) resignificar, motivar e divulgar as ações de responsabilidade social da instituição; viii) aprimorar a comunicação com a sociedade; ix) aperfeiçoar políticas de pessoal; x) propiciar o conhecimento do checklist do Instrumento de Avaliação Institucional Externa; xi) otimizar os espaços físicos e a infraestrutura por meio da utilização de sistemas de livros eletrônicos; xii) planejamento e avaliação a fim de elevar os conceitos INEP/CAPES; xiii) monitorar os conceitos avaliativos da UFFS relacionados aos indicadores da Matriz OCC; xiv) fortalecer a atuação da CPA na instituição. O Diretor do Campus enfatizou a questão referente à ocupação de vagas nos cursos de graduação e à redução da evasão, ressaltando que, para isso, é necessário qualificar as políticas de graduação. Salientou que as modificações no PDI precisam passar por ampla discussão da comunidade, como por exemplo, o caso da EAD. O PDI é a garantia de que os anseios da comunidade sejam atendidos, independentemente da administração. A Coordenadora Acadêmica também manifestou que será necessário analisar o relatório e, a partir disso, realizar diversas discussões com a comunidade. A conselheira Helen Treichel externou a necessidade de aproximar os bacharelados das licenciaturas e sugeriu a produção de formações específicas para os docentes dos bacharelados que não são licenciados. O servidor Wagner Guilherme Lenhardt, Jornalista, também colocou-se à disposição para colaborar com as questões relativas às estratégias de comunicação. O Presidente sugeriu que a Coordenação Acadêmica, via Fórum de Coordenadores, organize uma dinâmica de discussão do relatório nos colegiados de cursos e que os conselheiros também se apropriem do relatório. O professor José Martins dos Santos ainda destacou a importância da Comunidade Acadêmica conhecer o relatório e refletir sobre ações de melhoria. Também colocou-se à disposição para colaborar neste processo. O servidor Wagner Guilherme Lenhardt propôs que o documento seja discutido também no Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos. Em resposta ao questionamento da professora Lisandra Almeida Lisovski, o professor José Martins dos Santos informou que não tem conhecimento do motivo pelo qual o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza não consta no relatório. No entanto, acredita que, conforme mencionado pela professora Lisandra, um possível motivo seja que o curso não realiza o ENAD. Por fim, manifestou que levará essa questão à reunião da CPA. O conselheiro Ulisses Pereira de Mello destacou a falta de um instrumento para avaliação durante o decorrer do curso, ficando sujeito ao ENAD. Também enfatizou a necessidade da discussão voltar ao Conselho de Campus. Por fim, havendo acordo, o Presidente reforçou os encaminhamentos apresentados para a matéria, conforme segue: i) conselheiros se apropriem do relatório; ii) discutir o documento nos colegiados de cursos; iii) encaminhar o documento ao Fórum dos Servidores Técnico-Administrativos; iv) após esses movimentos, retomar a discussão no Conselho de Campus. O professor José Martins dos Santos enfatizou que esse processo deve ser conduzido buscando prospectar o próximo relatório (2020-2021), ou seja, o conjunto de ações de melhorias proposto deverá compor o próximo relatório. 2.3. Apresentação do Projeto da Usina Fotovoltaica da UFFS - Campus Erechim. De imediato, o Presidente do Conselho de Campus mencionou que, conforme anunciado na última reunião do Conselho de Campus, o professor Marcelo Esposito seria convidado para apresentar as informações acerca do Projeto da Usina Fotovoltaica da UFFS - Campus Erechim ao plenário. O Diretor relembrou que no final do ano passado, o MEC abriu edital para credenciamento de universidades para que se habilitassem para a construção de usinas fotovoltaicas. A UFFS realizou o credenciamento e, após debate, ficou definido que a integralidade do recurso seria destinado ao Campus Erechim. A decisão decorre, especialmente, do fato de o professor Marcelo Esposito atuar no Campus Erechim, dada sua trajetória e experiência na área da energia fotovoltaica. O Presidente destacou que a instalação da usina fotovoltaica tratará benefícios para o Campus Erechim e para a Universidade, tais como, a produção de energia limpa, economia nos custos de energia elétrica e a utilização da usina no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Em sua apresentação, o professor Marcelo Esposito enfatizou que as discussões com a equipe de gestão do Campus e da Universidade, sobre a usina fotovoltaica que terá uma potência de 400kWp, ocorreram de maneira bastante intensa e em um breve espaço de tempo, no final do ano passado. Inicialmente, o docente apresentou os aspectos históricos do projeto, partindo da publicação do edital pelo MEC, em 29 de novembro de 2019, por meio do qual foi oferecido um montante de R$ 125 milhões para as universidades, sendo que 65% do valor seria destinado à instalação de usinas fotovoltaicas, com o intuito de diminuir a conta de energia das universidades. A UFFS foi contemplada com R$ 1.632.801,00, que foram destinados ao Campus Erechim, conforme exposto pelo Diretor do Campus. O professor relatou que trabalha nessa área há mais de 7 anos, e tem apoio da Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ). A fim de facilitar e viabilizar o processo, foi utilizado o procedimento de “carona” em edital do IFSULDEMINAS, que tem servido para universidades de todo o Brasil. Para a decisão sobre o Campus a ser instalada a estrutura, foram analisados além dos aspectos de geolocalização, a possibilidade de gerar a compensação de energia com a companhia que fornece energia elétrica aos campi, bem como o aproveitamento da estrutura para fins pedagógicos. Como exemplo de atividade pedagógica, o professor Marcelo Esposito citou o workshop realizado durante o IX SEPE, em outubro de 2019, utilizando a planta fotovoltaica que foi montada nas proximidades do Bloco 1, de Laboratórios, com material que já existia no Campus. Além do Campus Erechim, o Campus Cerro Largo e o Campus Passo Fundo serão beneficiados com a geração de energia da usina fotovoltaica, tendo redução nos valores de suas contas. Juntamente com o professor Marcelo Correa Ribeiro e a EngTech, o professor Marcelo Esposito está desenvolvendo um projeto de eficiência energética, com o propósito de formar uma base de consultoria. O professor também mostrou o local onde será instalada a usina, próximo ao Restaurante Universitário, em uma área de aproximadamente 4.500 m². O professor frisou que a instalação em telhado não é viável devido aos custos de manutenção e à dificuldade de acesso para atividades didáticas e pedagógicas. Esclareceu também que a divisão da usina para instalação em mais de um campi acarretaria perda de eficiência na produção de energia. Apresentou ainda aos conselheiros algumas fotos das etapas do projeto realizadas até o momento, agradecendo a participação dos servidores envolvidos. Manifestou também que a pandemia do Covid-19 não afetou diretamente os trabalhos de instalação da usina, mas a elevação do preço do dólar poderá influenciar a aquisição de equipamentos. Ato contínuo, o professor Marcelo Esposito exibiu as fotos da primeira entrega de equipamentos, ocorrida em 11 de maio de 2020. Relatou, a seguir que, nesse momento, aguarda-se a finalização da preparação do terreno para iniciar a instalação das placas. Por fim, o professor Marcelo Esposito apresentou alguns trabalhos acadêmicos, que já estão em andamento, relacionados com a temática. Ao final da apresentação, o Presidente do Conselho de Campus voltou a ressaltar que além da economia com a energia elétrica, o projeto apresentado colabora significativamente com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, sobretudo porque um dos pilares fundamentais da instituição é a dimensão ambiental e das energias renováveis. É uma iniciativa que tem relação com um dos eixos que dão sustentação à UFFS que é o compromisso ambiental. Destacou ainda que a definição do local de instalação da usina foi tomada a partir de critérios técnicos e que não houve tempo hábil para consultar a comissão responsável pelo Plano Diretor do Campus Erechim antecipadamente. O conselheiro Valdecir José Zonin manifestou que o projeto é um ganho espetacular para a região e sugeriu a possibilidade de agregar pessoas a ele, viabilizando novas pesquisas. O docente enfatizou que há muito debate a ser feito a partir dessa área, especialmente nas questões políticas relacionadas à área da energia. Parabenizou a equipe pela obtenção do recurso e frisou, por fim, que o Campus tem muito a agregar em produção científica e conhecimento, colocando-se à disposição para colaborar nos estudos sobre socioeconomia. A partir de questionamento do professor José Martins dos Santos, que está elaborando um projeto de extensão - juntamente com a UFSC - sobre a criação de um observatório Regional de Energia, Economia e Meio Ambiente, o professor Marcelo Esposito salientou que será possível agregar diversas iniciativas e destacou a robustez da usina que está sendo instalada. Quanto aos prazos, relatou que não há datas definitivas, mas a previsão para a usina entrar em operação é o mês de outubro de 2020. O Presidente, por sua vez, frisou que a apresentação dessa matéria trata-se de um ponto informativo e que, dada a relevância acadêmica do projeto, contará, sem dúvidas, com o apoio do Conselho de Campus. Dessa forma, parabenizou e agradeceu o professor Marcelo Esposito pelo empenho e dedicação, estendendo os cumprimentos e agradecimentos aos colegas envolvidos com o projeto. Por fim, afirmou que a produção de energias limpas é um grande desafio para as próximas gerações. 2.4. Readequação do Calendário de Sessões do Conselho de Campus de 2020. Ato contínuo, o Presidente do Conselho de Campus relatou que, devido à suspensão das atividades presenciais no Campus, em virtude da pandemia do Covid-19 e por não haver pautas urgentes, a sessão ordinária do Conselho de Campus prevista para o final de março não foi realizada. Dessa forma, será necessário ajustar a ordem das sessões no calendário, aprovado por meio da Resolução Nº 46/CONSC-ER/UFFS/2019, não sendo alteradas as datas. Havendo acordo do plenário, a alteração foi aprovada, conforme segue: I. 4ª Sessão Ordinária: 29/06/2020 (segunda-feira); II. 5ª Sessão Ordinária: 04/08/2020 (terça-feira); III. 6ª Sessão Ordinária: 26/08/2020 (quarta-feira); IV. 7ª Sessão Ordinária: 24/09/2020 (quinta-feira); V. 8ª Sessão Ordinária: 30/10/2020 (sexta-feira); VI. 9ª Sessão Ordinária: 30/11/2020 (segunda-feira); VII. 10ª Sessão Ordinária: 15/12/2020 (terça-feira). 2.5. Proposta de Moção de Repúdio. A seguir, o Presidente apresentou a minuta de Moção de Repúdio encaminhada pelo Colegiado do Curso de História, procedendo à leitura do documento. Destacou que, após divulgação de disciplina optativa (Seminário Temático), proposta pelo professor Fábio Francisco Feltrin de Souza, no ano passado, a mesma sofreu uma série de ataques nas redes sociais, inclusive do Ministro da Educação. O professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva enfatizou acreditar que os autores dos ataques desconhecessem os elementos teóricos que fundamentavam o referido componente curricular. Questionada pela Reitoria, a Direção do Campus manifestou-se a respeito da disciplina, esclarecendo que a mesma estava em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso e tinha aderência ao currículo do curso. Também frisou-se que a temática abordada estava fundamentada em uma discussão teórica robusta, tendo como pano de fundo a questão da diversidade de gênero. Em diálogo com a Assessoria de Comunicação do Campus, também foi publicada uma matéria que buscava elucidar essas questões. Tal matéria foi retirada da página oficial da UFFS, no Facebook, logo após sua publicação, a pedido do Reitor. Após a contextualização apresentada pelo Presidente, os conselheiros manifestaram-se favoráveis à publicação da moção de repúdio, especialmente pela necessidade de defender a liberdade de cátedra, a liberdade de expressão, o tratamento acadêmico da temática relativa à diversidade de gênero, o combate ao racismo e à violência contra a mulher, bem como a defesa dos direitos humanos – que está inclusive no juramento de formatura de todos os estudantes da instituição. Enfatizaram também que houve uso político da matéria, em termos caluniosos, a fim de promover o ataque à universidade, à ciência, aos cursos, aos servidores e aos pesquisadores. Após manifestação dos conselheiros, havendo acordo, a moção de repúdio foi aprovada, conforme segue: “O Conselho de Campus Erechim manifesta seu repúdio à perseguição sofrida pelo professor doutor Fábio Francisco Feltrin de Souza na oferta do componente curricular Seminário Temático ‘Divas Pop e a subversão das identidades’. Cabe destacar que a disciplina está em conformidade com os Princípios, Finalidades e Objetivos presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 da UFFS a saber ‘(...)V - defesa da dignidade e dos direitos humanos e combate aos preconceitos de qualquer natureza; VI - respeito à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, e apreço à tolerância no acolhimento de posicionamentos e posturas acadêmicas divergentes’. O Curso de Licenciatura em História apresenta em sua trajetória uma série de atividades que tiveram como principal característica a diversidade de temas, evidenciando a miríade de possibilidades de pesquisa e o enriquecimento na formação acadêmica dos graduandos, futuros professores de História. A disciplina ‘Seminário Temático’ tem como diferencial, a possibilidade do Curso atender as demandas e interesses dos acadêmicos, sejam eles da área da História ou de outros cursos do campus, em aprofundar o conhecimento a partir de sólidos referenciais teórico-metodológicos e sob a orientação de professores com produção historiográfica reconhecida e relacionada a estes assuntos. Este conselho repudia ainda a censura à matéria de divulgação do componente curricular, produzida pelo jornalista Wagner Lenhardt, da Assessoria de Comunicação do Campus Erechim, sob o título ‘Disciplina do curso de História utiliza cantoras pop na abordagem de temas contemporâneos’. A matéria, publicada nos canais de comunicação da Universidade e enviada aos veículos de imprensa no dia 18 de março, foi retirada da página da UFFS na rede social Facebook (https://www.facebook.com/uffsonline) pouco após sua publicação.” Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 29 de maio de 2020.
Data do ato: Erechim-RS, 29 de maio de 2020.
Data de publicação: 22 de julho de 2020.
Sandra Simone Hopner Pierozan
Presidente do Conselho de Campus Erechim em Exercício