ATA Nº 2/CONSCLS/UFFS/2017
Aos sete dias do mês de março de dois mil e dezessete, às dezessete horas, no auditório do Bloco Docente/Administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros para a segunda Sessão Ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa, e a secretária executiva Jaciele Hosda. Expediente: 1. Comunicados e Informes: A presidente em exercício Katia Aparecida Seganfredo deu as boas vindas a todos. 1.1 Coordenação do curso de Ciências Econômicas: Katia Aparecida Seganfredo informou que os coordenadores titular e adjunto do curso Ciências Econômicas renunciaram ao cargo, e até que se resolva o fato, o coordenador acadêmico assumirá o curso. 1.2 Coordenação das Áreas Experimentais: Áreas experimentais terá novo coordenador, em breve deve sair a portaria de substituição da professora Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira pelo professor José Francisco Grillo. 1.3 Coordenação de laboratórios: Houve alteração da coordenação dos laboratórios, passando do professor Lisandro Tomas da Silva Bonome para o servidor Frank Belletini. 1.4 Alteração de servidores nos setores: A secretaria acadêmica terá como chefia a servidora Silvia da Conceição Britto, vinda da biblioteca. O servidor Willian Natanael Cartelli de Paula passou a integrar a SEGEC, assumindo demandas do curso de Pedagogia e NPPD, além de auxiliar no curso de Interdisciplinar em Educação do Campo, devido a licença maternidade da servidora Vera do Carmo Wanzeller. 1.4 Cantina: Sandro Neckel da Silva informou que, no último dia 02, houve o pregão da cantina, tendo como vencedora a Panificadora da XV, que deverá inciar o atendimento possivelmente até início de abril. 1.5 Curso de Pós-graduação em Economia Empresarial e Gestão de Pequenos Negócios: Rafael Stefenon informou que foi aprovado pelo CONSUNI, um lato sensu em Economia Empresarial e Gestão e Pequenos Negócios, com aulas quinzenais, sexta-feira à noite e sábado dia todo. Rafael Stefenon agradeceu o esforço coletivo dos docentes que viabilizaram tal possibilidade da especialização, mencionou que o público-alvo previsto é para atender graduados em secretariado executivo, ciências econômicas, administração, e área afins. A especialização ficará sob coordenação do professor Rafael Stefenon, e possivelmente terá o edital divulgado em março/2017. 2. Ordem do dia: 2.1 Aprovação de Ata: Foi apresentada a Ata da 1ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus de 2017, após correções ortográficas foi aprovada por unanimidade. 2.2 Comissão Eleitoral Local para o processo eleitoral do CONSUNI: A presidente comentou sobre a solicitação da Secretaria de Órgão Colegiados, referente a indicação pelo Conselho de Campus da Comissão Local para eleição dos membros do CONSUNI, que finaliza as atividades em agosto de 2017. A partir dessa demanda foram encaminhados e-mails, solicitando interesse das pessoas em fazer parte da comissão, para todos os segmentos (docente, discente e TAES), sendo que destes manifestaram interesse: a professora Maude Regina de Borba, docente, e o servidor Everton Martins Vieira, TAE; dos alunos embora realizadas várias tentativas de contato com o DCE, não houve retorno, diante dos fatos ficou a critério do Conselho de Campus indicar um discente. O aluno Jean Carlos Machuca Velasco, membro presente na Sessão do Conselho de Campus, se prontificou a integrar tal comissão. Sendo assim o Conselho de Campus por unanimidade aprovou a indicação dos membros Maude Regina de Borba (docente), Everton Martins Vieira (TAE) e Jean Carlos Machuca Velasco (discente) para compor a Comissão Eleitoral Local para o CONSUNI. 2.2 Espaço Físico do Campus: Sandro Neckel da Silva comentou que está faltando espaço no Campus, principalmente para que o médico perito possa prestar atendimento aqui no Campus. Atualmente ele atende no Hospital São Lucas, mas não é o correto; outro espaço necessário é para que o NAP possa se instalar, pois está passando por uma reformulação e precisa de um espaço físico próprio para atendimento e apoio. Mencionou que no dia 14 de março de 2017 o reitor estará no Campus para reuniões e uma das demandas é definir uma construção no Campus Laranjeiras do Sul, que deverá contemplar todas as necessidades de espaço físico, conforme possível, tendo em vista que o valor não é tão alto, embora seja insuficiente para a construção de um um bloco de sala de aulas, por exemplo. A princípio pensou-se em solicitar o bloco administrativo com salas para depósito. Após esclarecimentos, o coordenador administrativo, consultou o Conselho de Campus quanto à possibilidade, de imediato, de fazer divisórias na sala de convivência, transformando-a em três salas, sabendo que é pouco utilizada a sala de convivência, e adequar a copa com mesa para quem almoça ou faz lanche no local. O Conselho de Campus indagou que não é o ideal, pois a sala foi projetada para uma finalidade. Porém, diante da necessidade, aprovou de forma provisória, a divisão da sala de convivência em três salas menores. Leda Battestin Quast e Marcos Felicetti, sugeriram uma avaliação do espaço entre os elevadores e escada, com possibilidade de transformar em salas de estudos, Katia Aparecida Seganfredo comentou que a sala de estudos precisa ser mantida, pois é um lugar essencial para o aprendizado dos alunos. Diante da solicitação Sandro Neckel da Silva mencionou que solicitará ao engenheiro que faça uma averiguação da possibilidade, levando em conta a acessibilidade. 3. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pela presidente.
Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 07 de março de 2017.
Data de publicação: 31 de outubro de 2017.
Katia Aparecida Seganfredo
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul, em exercício