ATA Nº 12/CONSCLS/UFFS/2019

10ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos onze dias do mês de novembro de dois mil e dezenove, às quatorze horas, no auditório do Bloco docente/administrativo do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros: Alexandre Manoel dos Santos, Aline Pomari Fernandes, Andresa Freitas, Diogo José Siqueira, Fábio Pontarolo, Fernanda Natali Demichelli, Gracialino da Silva Dias, Jhonatann Oliveira Martins, Jorge Erick Garcia Parra, Juliano Cesar Dias, Martinho Machado Junior, Ricardo Key Yamazaki, Ronaldo José Seramim, Ronie Von Teixeira Santana, Silvana da Costa e Thiago Bergler Bitencourt, para a décima Sessão Ordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa, e a secretária executiva Jaciele Hosda para registro. Justificaram ausência os professores Betina Muelbert, Fernanda Marcon, Henrique Von Hertwig Bittencourt, Larissa Canhadas Bertan, Leda Battestin Quast, Marcelo Grassi, Siomara Aparecida Marques e Vivian Machado de Menezes. 1. INFORMES: 1.1 Martinho Machado Junior, presidente do Conselho de Campus informou que inicialmente a Sessão estava prevista para dia 05 de novembro, porém neste dia ocorreu a III Feira de Ciências da Cantu na UFFS, que envolve toda a universidade em um grandioso evento, a lista dos melhores trabalhos foi publicada no site oficial da UFFS; 1.2. Dia 07 de novembro (quinta-feira) ocorreu o Primeiro Encontro de Tecnologia e Aprendizagem Criativa na Escola, alunos e professores da UFFS também participaram do Evento, pela manhã ocorreu palestra da Google sobre o uso de tecnologias em sala de aula; 1.3. Dia 09 de novembro os alunos participaram da abertura da Inventum em Pato Branco, o evento ocorre até dia 13 de novembro; 1.4. Dia 10 de novembro foi realizada a abertura do II Festival de Cultura de Fronteira (etapa Música e Literatura) na Praça José Nogueira do Amaral – Laranjeiras do Sul- PR, a próxima etapa ocorre dia 12 de novembro as 19h; 1.5. Foi encaminhado e-mail aos servidores a fim de que estes manifestem interesse em trabalhar no Vestibular Unificado UFFS/UFSC dias 07, 08 e 09 de dezembro, é preciso responder até 12 de novembro às 10 horas; 1.6. Dia 13 de novembro ocorrerá o 2º Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Região Cantuquiriguaçu; 1.7. Dia 21 de novembro acontecerá o Cantuqui Empreende às 13h, evento promovido pela Desenvolve Consultoria Jr.; 1.8. Dia 24 de novembro haverá aplicação do ENADE 2019, no Bloco A; 1.9. Dia 26 de novembro haverá execução do “Exercício simulado de abandono” no Bloco A Às 09h45; 1.10. Dia 27 de novembro ocorrerá o I Workshop de Ensino de Engenharia e Agronomia – Coordenadores Gustavo e Ronan; 1.11. Foi enviado e-mail a todos os servidores sobre a utilização e solicitação do transporte oficial, e os cuidados com os prazos para agendamento; 1.12. As listas de contatos do Campus/setores foram atualizadas e enviados os links via e-mail; 1.13. Em relação a programação de Eventos, todos devem informar o Eloir, para que este possa contribuir na organização dos materiais e divulgar na agenda do Campus; 1.14. Equipe de implantação do SIPAC - Protocolo Mesa Virtual do Sistema da UFRN do campus Laranjeiras do Sul: Jaciele Hosda, Gerusa Pilati, Ronaldo José Seramin, Ângelo Sérgio Bueno e Cássio Rafael Piaia, haverá capacitação presencial dias 27 e 28 de novembro de 2019 em Chapecó; 1.15. Sobre a Agenda de Compras 2020, será mantida a sistemática e divulgada logo no início do ano de 2020, importante que os professores coordenadores de PROAP conversem com a equipe de Laboratórios para incluir as demandas nos pregões logo no início do ano, para que seja realizado o Planejamento anual de Compras 2020 e 2021; 2. ORDEM DO DIA: 2.1. Posse dos novos conselheiros eleitos para o mandato 2019/2021 (Edital Nº7/2019 – Comissão Eleitoral): Representantes do técnicos administrativos - Jhonatann Oliveira Martins (titular) e Fernanda Natali Demichelli (suplente), Diogo José Siqueira (titular) e Eleazer Felipe do Prado (suplente), Marcelo Grassi (titular) e Silvana da Costa (suplente); Representantes docentes – Fábio Pontarolo (titular) e Roberto Antônio Finatto (suplente), Vivian Machado de Menezes (titular) e Aline Pomari Fernandes (suplente), Antônio Maria da Silva Carpes (titular) e Lisandro Tomas da Silva Bonome (suplente), Henrique Von Hertwig Bittencourt (titular) e Juliano Cesar Dias (suplente), Andresa (titular) e Rafael Stefenon (suplente). 2.2. Homologação do Edital Nº15/2019 – Comissão Eleitoral Local: Alexandre Manoel dos Santos (titular) e Paulo Alexandre Nunes (suplente) – 25 votos, Cátia Tavares dos Passos Francisco (titular) e Silvia Romão (suplente) – 26 votos, Maria Eloá Gehlen (titular) e Ana Cristina Hammel (suplente) – 23 votos, Josimeire Aparecida Leandrini (titular) e Julian Perez Cassarino (suplente) – 22 votos. Após apreciação foi homologado o Edital mencionado, sendo que terão vaga imediata os dois primeiros colocados, compreendendo este edital como complementar para escolha de duas vagas remanescentes do primeiro edital. 2.3. Posse dos novos conselheiros eleitos para o mandato 2019/2021 (Edital Nº14/2019 – Comissão Eleitoral): representantes docentes - Alexandre Manoel dos Santos (titular) e Paulo Alexandre Nunes (suplente), Cátia Tavares dos Passos Francisco (titular) e Silvia Romão (suplente). 2.4. Aprovação da Ata da 8ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus: Após apreciação foi aprovada a Ata. 2.5. Aprovação da Ata da 9ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus: Após apreciação foi aprovada a Ata. 2.6. Matriz orçamentária 2020, e distribuição de recursos entre os cursos: Ronaldo José Seramim mencionou que para 2020 é preciso distribuir o recurso desconcentrado do campus aos cursos, como foi realizado nos anos anteriores. Aline Pomari Fernandes mencionou que a divisão entre os cursos pode ser discutida entre os coordenadores de curso, no entanto, a deliberação cabe ao conselho de campus, uma vez que o fórum de coordenadores não é deliberativo. Comentou ainda, que a divisão dos recursos entre os cursos por valores fixos acaba não sendo de forma isonômica, pois há diferença na quantidade de alunos por curso. Alexandre Manoel dos Santos sugeriu que tal divisão seja realizada considerando os critérios de base da Matriz Andifes, além de pensar uma forma de dar forças a cursos que necessitam de apoio. Outra opção proposta pelos conselheiros é a de utilizar a mesma matriz e proporções dos recursos que foram descentralizados aos campi. Ronaldo José Seramim sugeriu votação, sendo a primeira proposta dividindo o recurso da mesma forma que foi dividido pela reitoria aos campi; e segunda proposta realizar levantamento histórico das necessidades por meio de planejamento com os cursos no início do semestre letivo. Aline Pomari Fernandes comentou que é preciso pensar nos cursos que tem em seu PPC o CCR de viagens de estudos e que necessitam de recursos para desenvolvimento do CCR. Martinho Machado Junior a partir das discussões sugeriu encaminhamento e votação em duas formas: primeira sugestão mantendo o recurso igual aos cursos, como foi realizado nos anos anteriores e segunda sugestão de realizar uma simulação de distribuição de recursos apresentando aos coordenadores, e estes mandarem proposta para o conselho de campus. Diogo José Siqueira lembrou eu o conselho de campus tem total autonomia para definir sobre essa distribuição. Gracialino da Silva Dias defendeu manter o critério de recursos iguais a todos os cursos para garantir a equidade. Ronie Von Teixeira Santana mencionou que se até o momento todos os cursos tiveram o mesmo recurso, e uns se sobressaíram a outros, é preciso rever os valores e eficiência do gasto dos recursos. Ricardo Key Yamazaki comentou que é preciso considerar os CCR de viagens de estudos, previstos em PPC, e também o número de alunos no curso para calcular a distribuição. Após discussões os conselheiros decidiram realizar votação, sedo um total de quatorze votos válidos, mais o voto de qualidade do presidente da sessão. As propostas foram as seguintes: primeira em manter a distribuição como vinha sendo realizada anteriormente, recursos iguais a todos os cursos; e segunda elaborar critérios a partir da planilha de distribuição de recursos da reitoria aos campi, adaptando aos cursos. Após votação foram: dois votos para a primeira proposta, e doze votos para a segunda proposta, somando ao voto de qualidade, que não foi necessário, totalizou quinze votos. Com essa proposta aceita a equipe diretiva irá realizar uma adaptação para campus, da planilha utilizada para desconcentração de recursos da reitoria aos campi, e apresentará aos coordenadores de curso. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS: 3.1. 4. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 11 de novembro de 2019.
Data de publicação: 05 de dezembro de 2019.

Martinho Machado Junior
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

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