ATA Nº 1/CONSCOMLS/UFFS/2023

ATA Nº 01 - 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023 DO CONSELHO COMUNITÁRIO DE LARANJEIRAS DO SUL

Aos quatorze dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, às 19h10min (dezenove horas e dez minutos), no Auditório do bloco A, do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros, conforme lista de presença anexa, para a segunda Sessão Ordinária de 2023 do Conselho Comunitário do Campus Laranjeiras do Sul. Justificaram-se as ausências: o Sr. José Antonio Brugnara representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que não pode comparecer em razão de obras na estrada e fortes chuvas que dificultam a passagem; o Sr. Claudio Frighetto da Câmara de Vereadores de Cantagalo informou que tem prova neste horário; as Sra. Giulia Gentilini e sua suplente Kauane do Amaral Paré representantes do Movimento dos pequenos agricultores (MPA) estão responsáveis por um experimento da Universidade cujo local de execução é no Rio Grande do Sul e por isso não conseguiram comparecer hoje; o suplente da APP Sindicato justificou que a titular Sra. Solange Pilati Ribeiro não está presente pois tem outra reunião no mesmo horário. 1. EXPEDIENTE: O presidente do conselho comunitário, senhor Leonardo Pereira Xavier, deu boas vindas a todos os presentes. Solicitou que todos se apresentassem novamente pois temos novos membros no Conselho, e posteriormente iniciou o Expediente apresentando a pauta, para qual houve solicitação de inclusão do ponto: “Campanha de Divulgação e Angariação de alunos para nosso Campus” a pedido do Conselheiro Sr. Luiz Antonio de Souza após aprovada iniciou com os informes, concedeu a palavra ao Diretor do Campus, prof. Martinho Machado para iniciar os informes: 1.1. Comunicados: O prof. Martinho informou que está aberto o concurso para técnicos administrativos e houve concurso também para professor e explanou em qual fase está o trâmite do projeto do curso de Administração para o Campus Laranjeiras do Sul que planeja-se o início do curso para este ano. O Coordenador Administrativo complementa a informação sobre as vagas do concurso para TAE com 28 vagas; e que foi realizado o processo seletivo simplificado para ingresso em cursos de graduação do Campus e que o número de inscritos completou o quantitativo de vagas discentes; da parte Administrativa informa que estão em andamento algumas obras: estação de aquicultura no valor de um milhão e duzentos mil com prazo de entrega em maio; cantina e galpão agrícola em fase de finalização também com acordo feito com a empresa para conclusão ainda esse ano; cercamento das áreas experimentais; cobertura entre os blocos está para iniciar; reforma dos telhados dos laboratórios que está iniciando essa semana pois os 3 blocos apresentam problemas; estacionamentos acessíveis no bloco de professores e alguns pontos de carga e descarga para facilitar o acesso aos blocos para pessoas com dificuldades de locomoção; impermeabilização da caixa d´água, poços artesianos para as áreas experimentais; mais salas de aulas, centro de convivência, quadras poliesportiva dentre outras que estão no nosso plano de desenvolvimento institucional. O Diretor esclarece que há outras que já foram executadas durante a gestão. E esclarece que em relação aos poços artesianos já há a liberação de duas emendas parlamentares para custear essas obras; e informa que existe no plano da Universidade o Centro de Vivência para o qual ainda falta recurso e informa que caso alguém tenha contato com deputados é importante realizar essa captação de recursos. O Coordenador Administrativo comenta que embora durante a pandemia tenham havido restrições orçamentárias, o Campus conseguiu aumentar o número de terceirizados para serviços de limpeza, jardinagem, serviços gerais, motorista, vigilância e manutenção civil com as medidas de bom trato e qualidade na gestão do dinheiro público. E quanto aos professores há 85 concursados, fora substitutos que são cerca de 90 e mais cerca de 69 servidores técnicos adminstrativos concursados e neste concurso abertos mais 2 vagas neste concurso e que há vacância na área de Assistente em Administração para as quais haverá o aproveitamento da lista de aprovados no edital vigente. E informa que o prof. Thiago, Coordenador Acadêmico solicitou que sejam informados os dados acadêmicos: alunos com matrícula ativa 819 na graduação, alunos novos matriculados em 2022 são 291, formados em 2022 são 76, diplomas emitidos nos mestrados foram 9, estão matriculados nos mestrados 22 alunos e ingressantes nas especializações são 50 alunos, e com matricula ativa nos mestrados totalizam 151 alunos. Avalia que em relação da pandemia e outros fatores houve aumento da evasão que reflete a situação geral das Universidades Brasileiras. Sobre as parcerias, são: Sebrae; Conselho da Comunidade da Comarca de Laranjeiras do Sul para recebimento de apenados que cumprem serviços comunitários no Campus; Compania de Aeromodelismo; Sicredi e Erva Mate Laranjeiras, com o outdoor, na rodovia 277, para divulgar o Campus; e comunica que estamos abertos para receber parcerias locais para as atividades de ensino pesquisa e extensão. Mediante questionamento sobre a iluminação do trevo, o Coordenador Acadêmico relembra que desde 2017 o Campus requisita audiência para tratativas com o Prefeito Municipal porém ele não responde os ofícios e solicita que os conselheiros na medida do possível possam tentar contato para conseguir agenda. O Diretor também relembra os ofícios e inúmeras ligações solicitando reunião mas que sempre é informado que a agenda está cheia. O Representante do DCE comenta sobre a importância de conseguir um transporte gratuito e a casa do estudante para os alunos dos cursos de alternância. O Diretor sugere que os estudantes organizem um abaixo assinado e apresente à Câmara de Vereadores um projeto de lei para o transporte gratuito ou (passe livre). Encerrados os informes. O Presidente do Conselho inicia a tratativa do item: 1.2 Aprovação da ata da 3ª e 4ª Sessões Ordinária de 2022 do Conselho Comunitário. Questionados os conselheiros, não havendo sugestões de alteração, as atas são aprovadas por consenso. 2.ORDEM DO DIA: 2.1 Regimento interno – aprovação; O presidente relembra o passo a passo da construção do Regimento Interno e que ele foi lido e recebeu sugestões de alteração da minuta na 4ª Sessão de 2022 e que ficou pendente apenas a avaliação quanto às entidades que permanecerão no Regimento, a secretária dos Conselhos apresenta as modificações de representantes e pedido de exclusão realizado pela Cresol e inclusão do Rotary mediante ofício. Esclarece ainda que no Regimento está prevista a inclusão posterior de entidades através de Resolução a ser homologada pelo Conselho Comunitário. O Regimento Interno do Conselho Comunitário do Campus Laranjeiras do Sul foi aprovado e segue para aprovação no Conselho de Campus Laranjeiras do Sul. 2.2 Escolha de 2 representantes do Conselho para a Comissão de consulta à Comunidade Acadêmica para os cargos de Diretor e Reitor (CLCP): Foram apresentados os nomes dos conselheiros que se disponibilizaram a compor a CLCP, sendo: Leonardo Pereira Xavier (presidente do Conselho Comunitário), e indicados pela Câmara de Vereadores do Município de Laranjeiras do Sul o Senhor Tarso Campigotto e Rodrigo dos Santos Scheis. Perante os nomes disponíveis, o Conselho Comunitário deliberou pelos representantes como Titular: Leonardo Pereira Xavier, e Suplente: Tarso Campigotto. 2.3 Aprovação do calendário de sessões de 2023: O Calendário foi proposto no final de 2023 aos Conselheiros e não houveram registros de pedido de alteração, nesta sessão o calendário foi novamente apresentado e aprovado por consenso. Ficam estabelecidas portanto que todas as reuniões serão realizados no período noturno, às 19 horas nas seguintes datas: 1ª Sessão Ordinária -14 de fevereiro (terça-feira), 2ª Sessão Ordinária - 09 de maio (terça-feira), 3ª Sessão Ordinária - 01 de agosto (terça-feira), 4ª Sessão Ordinária - 28 de novembro (terça-feira). 2.4 Apresentação da assiduidade: Foi apresentada a planilha de controle de presença e informado que caso algum conselheiro esteve presentes e seu nome não tenha constado na lista de presença, que entre em contato conosco por e-mail, whatsapp ou pessoalmente para que possamos efetuar a correção. 2.5 Definição de titular e suplente para representante da Comunidade junto ao Colegiado do Curso de Ciências Econômicas: Foram indicados pelo Conselho Comunitário, por consenso os representantes: Titular: Jaine Gomes de Amorin - Suplente: José Antonio Brugnara. 2.6 Campanha de Divulgação e Angariação de alunos para nosso Campus. Os conselheiros ressaltaram a importância de aproximar a Universidade à comunidade e aumentar a divulgação do Campus para estimular o ingresso dos alunos da região e destacar a UFFS como opção para o SISU, o Conselho defere a composição da comissão com os seguintes membros indicados: Ronaldo Cesar Darós, Ronaldo Seramin, Eloir Faria, Vanderleia, Luiz Antonio de Souza e Arno Bento Mussoi. 3. ENCERRAMENTO: nada mais havendo a tratar, as 20h40min. a presente Sessão foi encerrada e, eu, Ana Paula Pit Michelin, Secretária do Conselho Comunitário, lavrei esta Ata que após aprovada será assinada por mim e pelo presidente.

Ana Paula Pit Michelin_____________________________________________________________

Leonardo Pereira Xavier____________________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 14 de fevereiro de 2023.
Data de publicação: 26 de dezembro de 2023.

Leonardo Pereira Xavier
Presidente do Conselho Comunitário do Campus Laranjeiras do Sul