ATA Nº 4/CONSUNI/UFFS/2011

ATA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2011 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Aos cinco dias do mês de maio do ano de dois mil e onze, às treze horas, no

Auditório do Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, foi realizada a 3â Sessão

Ordinária do Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade Federal da

Fronteira Sul - UFFS, presidida pelo Prof. JAIME GIOLO, Reitor pro tempore e

Presidente do CONSUNI. Fizeram-se presentes à sessão os seguintes

conselheiros: ANTÔNIO INÁCIO ANDRIOLI, Vice-Reitor pro tempore; JOVILES

VITÓRIO TREVISOL, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; ROGÉRIO CID

BASTOS, Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura; VICENTE DE PAULA

ALMEIDA JÚNIOR, Pró-Reitor de Planejamento. Diretores de Campi: ILTON

10  BENONI DA SILVA (Campus Erechim), EDEMAR ROTTA (Campus Cerro Largo),

11  PAULO HENRIQUE MAYER (Campus Laranjeiras do Sul), JOÃO ALFREDO BRAIDA

12  (Campus Realeza). Representantes Docentes do Campus Chapecó: ANTONIO

13  ALBERTO BRUNETTA, TARCÍSIO KUMMER, DANILO ENRICO MARTUSCELLI,

14  CHRISTY GANZERT GOMES PATO, LEONARDO RAFAEL SANTOS LEITÃO,

15  LUCIANO LORES CAIMI, MARCOS ROBERTO DOS REIS, SOLANGE MARIA DA

16  SILVA, VICENTE NEVES DA SILVA RIBEIRO. Representantes Docentes do

17  Campus Cerro Largo: BENEDITO SILVA NETO, FRANCIELI MATZEMBACHER

18  PINTON, ILDEMAR MAYER, HERTON CASTIGLIONI LOPES, MARCELO JACÓ

19  KRUG. Representantes Docentes do Campus Erechim: ANDERSON ANDRÉ

20  GENRO ALVES RIBEIRO, DANIELLA RECHE, GISMAEL FRANCISCO PERIN, LUÍS

21  FERNANDO SANTOS CORRÊA DA SILVA, MARIA SILVIA CRISTOFOLI.

22  Representantes Docentes do Campus Laranjeiras do Sul: CRISTIANO AUGUSTO

23  DURAT, JOAQUIM GONÇALVES DA COSTA, LUIS CLAUDIO KRAJEVSKI, JOSUEL

24  ALFREDO VILELA PINTO, SIOMARA APARECIDA MARQUES. Representantes

25  Docentes do Campus Realeza: ADOLFO FIRMINO DA SILVA NETO, APARECIDO

26  FRANCISCO BERTOCHI DO SANTOS, ROZANE APARECIDA TOSO BLEIL,

27  WAGNER TENFEN. Representantes dos STA’s: ANA MARIA JUNG DE ANDRADE

28  (Campus Chapecó), MARCOS ROBERTO GREGOLIN (Campus Chapecó), DIEGO

29  DOS SANTOS BORBA (Campus Cerro Largo), FERNANDO ZATT SCHARDOSIN

30  (Campus Laranjeiras do Sul), SILVANI DA SILVA (Campus Realeza).

31  Representantes Discentes: BRUNO SOUZA VENDRUSCOLO (Campus Chapecó),

32  VÂNIA AGUIAR PINHEIRO (Campus Erechim), ELOIR FARIA DE PAULA (Campus

33  Laranjeiras do Sul). Representantes da Comunidade Externa: MARLENE

34  CATARINA STOCHERO (Estado do Rio Grande do Sul), MARLO FLÁVIO TESSARO

35  (Estado de Santa Catarina), NELSON GOMES (Estado do Paraná). Não

36  compareceram à sessão por motivos justificados os conselheiros: CLAUDIA

37  FINGER-KRATOCHVIL (Pró-Reitora de Graduação), GERALDO CENI COELHO (Pró-

38  Reitor de Extensão e Cultura), ANTÔNIO MARCOS CORREA NERI (Representante

39  Docente do Campus Chapecó), MARCOS ROBERTO DA SILVA (Representante

40  Docente do Campus Realeza), FERNANDO CÉSAR ROSSET BIAZIN

41  (Representante dos STA’s do Campus Erechim), WILLIAN FABIANO PAVLIK

42  (Representante Discente do Campus Chapecó), RUBIANA KRONBAUER

43  (Representante Discente do Campus Cerro Largo), OSÉIAS ANDRÉ DE LIMA

44  (Representante Discente do Campus Realeza). Representaram seus titulares os

45  seguintes conselheiros suplentes: CLAUDIA ANDREA ROST SNICHELOTTO

46  (Representante Docente do Campus Chapecó), SABRINA CASAGRANDE

47  (Representante Docente do Campus Realeza), GLAUBER RENAN DE LIMA

48  (Representante dos STA’s do Campus Erechim). A Profâ. ANGELA DERLISE STÜBE

49  (Diretora de Registro Acadêmico da PROGRAD) representou a conselheira CLAUDIA

50  FINGER-KRATOCHVIL (Pró-Reitora de Graduação); a Prof8. MONICA HASS

51  (Diretora de Extensão e Cultura da PROEC) representou o conselheiro GERALDO

52  CENI COELHO (Pró-Reitor de Extensão e Cultura). O Presidente cumprimentou aos

53  conselheiros e declarou aberta a sessão. Em seguida, informou ao Conselho que a

54  apreciação da Ata da 1â Sessão Extraordinária seria postergada para a sessão

55  subsequente, em virtude de não ter sido concluída pela Secretaria Administrativa.

56  Passou-se ao Expediente da sessão: Item 1.1 Comunicados. O conselheiro Ilton

57  Benoni da Silva informou ao Conselho que o Campus Erechim estabelecera um

58  “fórum de dirigentes” e, posteriormente, de instituições de educação superior

59  públicas, comunitárias e privadas de toda a região; nesse sentido, o conselheiro

60  sugeriu que a Universidade produzisse orientação institucional sobre a ação da UFFS

61  no planejamento sobre a educação superior no âmbito de sua atuação. Informou que

62  o Campus Erechim realizara reunião com todos os prefeitos dos municípios da região

63  que compõe a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), com o intuito de

64  aproximar a Universidade desses municípios, dando continuidade ao trabalho iniciado

65  pela I COEPE, dialogando também com a comunidade regional organizada. Por fim, o

66  conselheiro reforçou o convite para o ato de início das obras do campus definitivo às

67  14h (quatorze horas) do dia 6 de maio. O conselheiro Edemar Rotta estendeu convite

68  aos conselheiros para a Semana Acadêmica do Curso de Ciências do Campus Cerro

69  Largo - de 9 a 13 de maio, contando com a participação do professor José André

70  Peres Angotti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que participou da

71  Comissão de Implantação da UFFS e auxiliou a organização do Curso de

72  Licenciatura em Ciências da UFFS. O conselheiro Paulo Henrique Mayer informou

73  que no dia 29 de abril ocorrera a transferência dos três lotes rurais do INCRA para o

74  Campus Laranjeiras do Sul; que o evento contou com a presença de mais de

75  quatrocentas pessoas, entre elas representantes dos movimentos sociais,

76  organizações não governamentais, conselheiros do Conselho de Desenvolvimento

77  Territorial, além da comunidade acadêmica. O conselheiro informou ainda sobre o

78  Seminário Regional de Agroecologia que seria realizado em Chapecó no dia 13 de

79  maio; trata-se de um evento organizado pela UFFS e pela Universidade Comunitária

80  de Chapecó (UNOCHAPECO), com o objetivo de debater a educação em

81  agroecologia no espaço das universidades nos níveis de graduação e pós-graduação

82  para subsidiar os cursos já existentes e novas propostas; em razão disso, o

83  conselheiro solicitou alteração da agenda da 4â Sessão Ordinária de 2011 do

84  CONSUNI. Nesse momento, o Presidente apresentou a Ordem do Dia da Pauta da

85  sessão ao Conselho e sugeriu que a solicitação do conselheiro Paulo Mayer fosse

86  incluída na Pauta da Reunião, que ficou reestruturada como segue: 1. EXPEDIENTE;

87  1.1 Comunicados; 2. ORDEM DO DIA; 2.1 Viabilidade da realização de reuniões

88  específicas do CONSUNI com duração de 8h; 2.2 Prorrogação do prazo para

89  apresentação dos trabalhos da Comissão instituída pela Resolução 001 -2011 -

90  CONSUNI (Minuta do Regimento Geral da UFFS); 2.3 Proc. nº 23205.000594/2011­

91  19 - Regimento Interno do CONSUNI - Apreciação da Minuta da Comissão instituída

92  pela Resolução nº 002/2011 - CONSUNI; 2.4 Alteração da data de realização da 2â

93  Sessão Extraordinária do CONSUNI (13-05). Em seguida, a conselheira Monica Hass

94  (Pró-Reitora de Extensão e Cultura em exercício), procedeu à leitura de uma carta de

95  esclarecimento do professor Geraldo Ceni Coelho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura,

96  qual seja: “Esclarecimento da PROEC relativo aos procedimentos de análise e

97  execução dos recursos de apoio aos eventos na UFFS. Em primeiro lugar, gostaria

98  de justificar minha ausência, pois participo de evento do Fórum de Pró-Reitores de

99  Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, em Porto Alegre. Seguem

100  esclarecimentos sobre o processo de avaliação e execução dos eventos acadêmicos

101  da UFFS, de acordo com pedidos feitos pelos Conselheiros na sessão última, dia 27

102  de abril de 2011. Os projetos de eventos submetidos ao Edital 001

103  PROGRAD/PROEC/PROPEPG/UFFS/2011 foram analisados em diferentes fases.

104  Em uma primeira análise, feita pelo Comitê Assessor de Extensão e Cultura, os

105  projetos foram analisados em seu mérito acadêmico, o que permitiu estabelecer uma

106  escala classificatória de prioridades. Em um segundo momento, a equipe da PROEC

107  analisou a coerência e viabilidade dos orçamentos e programação propostos, o que

108  levou a diversos ajustes, caso a caso. Em alguns casos, os cortes no orçamento

109  levaram à desclassificação do projeto, pois representavam mais do que 40% do

110  montante proposto, desclassificação esta prevista no Edital. Além disso, diante das

111  contingências geradas pelo decreto 7446 de 1º de março de 2011, e as portarias n.

112  257 do MEC, de 04 de março de 2011 e nº . 183, de 04 de março de 2011, buscou-se

113  viabilizar o maior número de projetos, sem prejudicar a exeqüibilidade dos eventos

114  apoiados. Do total de R$ 70 mil previstos no edital, a PROEC recebeu em torno de

115  RS 19 mil para o edital de eventos. Para possibilitar a realização de um número maior

116  de eventos, optou-se em fazer um corte de 40% do valor solicitado em cada projeto,

117  seguindo a ordem de classificação dos mesmos. Ressalta-se que o edital de eventos,

118  no item 5.4, diz: "a aprovação dos projetos será realizada de acordo com a

119  classificação das propostas e dentro do limites dos recursos orçamentários

120  disponíveis". Quanto a solicitação de revisão das diárias, entende-se que um irrestrito

121  remanejamento de rubricas desfaria todo o processo de análise, avaliação e ajustes,

122  realizados em diversas etapas do edital eventos, sem tempo hábil para uma nova

123  análise, uma vez que eventos já estão sendo realizados e em processo de realização.

124  Além disso, toda a análise teve como base as propostas orçamentárias dos

125  organizadores, que sobre estas tem responsabilidade. De qualquer modo, na

126  execução, estamos operando com uma margem de ajuste de 10% para mais ou

127  menos, entendendo-se ainda tal margem aceitável, sem ferir o julgamento de mérito e

128  viabilidade técnica, anteriormente realizado. Por último, lamentavelmente, o

129  conselheiro Danilo Enrico Martuscelli, faltou com a verdade durante a Sessão Do

130  CONSUNI última, dia 27 de abril de 2011, ao afirmar que outros eventos teriam sido

131  favorecidos com mudanças de valores entre rubricas. Este tipo de boataria representa

132  uma prática condenável que promove a exposição de pessoas e órgãos da

133  Universidade, gerando um clima de desconfiança. Além disso, considero abusiva a

134  alusão ao tema durante a sessão do Conselho Universitário, órgão máximo da

135  Universidade que deveria ser acionado apenas em caso de última instância, e não

136  para atender questões de interesse circunstancial. Sem mais, Geraldo Ceni Coelho.

137  PROEC”. Passou-se a palavra ao conselheiro Danilo Enrico Martuscelli. O

138  conselheiro explicou que tomara ciência do esclarecimento acerca da rubrica de

139  diárias durante o processo de execução de seu projeto (que legalmente seria possível

140  diárias nas condições de meia diária, uma diária e meia etc., em vez de uma diária,

141  duas diárias, etc.); salientou que o edital não deixava claro se seria possível fazer o

142  remanejamento ou não; o conselheiro enfatizou que o remanejamento deveria partir

143  de uma decisão política e explicou que esclarecera esse entendimento em diálogo

144  com servidores da UFSC e da Controladoria-Geral da União; em relação a sua

145  colocação na reunião do Conselho do dia 27 de abril, salientou que confiara na

146  palavra dos professores Diogo Pinheiro e Alejandra Rojas, que lhe afirmaram que, em

147  seus casos, o remanejamento fora executado e que estaria em curso; em razão

148  disso, solicitou que fosse apresentado ao CONSUNI todos os gastos com diárias e

149  passagens de todos os projetos; salientou que a Universidade deveria pensar na

150  possibilidade do remanejamento, por considerar que seria uma decisão política a

151  transferência de uma rubrica para outra; por fim, o conselheiro lamentou o fato de a

152  Universidade não divulgar em sua página web o evento da Comuna de Paris que

153  estaria contando com a participação de cem a cento e cinquenta pessoas

154  diariamente. Em seguida, passou-se ao item 2.1 Viabilidade da realização de

155  reuniões específicas do CONSUNI com duração de 8h. O conselheiro Rogério Cid

156  Bastos (Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura) apresentou levantamento das

157  implicações orçamentárias da mudança das reuniões do CONSUNI de 4h (quatro

158  horas) para 8h (oito horas); apresentou slides com dados e explicou como a Pró-

159  Reitoria de Administração e Infraestrutura elaborava o cálculo de diárias para uma

160  reunião do CONSUNI. Abriu-se o debate. O conselheiro Antonio Alberto Brunetta

161  argumentou que reuniões com oito horas de duração seriam mais eficientes e

162  diminuiriam a quantidade de reuniões. O conselheiro Luis Claudio Krajevski

163  argumentou que a realização de reuniões de oito horas contemplaria o trabalho das

164  Câmaras Temáticas do CONSUNI e haveria tempo disponível para as comissões se

165  reunirem; que o Conselho deveria pensar a partir da produtividade e eficiência dos

166  trabalhos, considerando que as reuniões poderiam ser reduzidas. O conselheiro

167  Rogério Cid Bastos salientou que sua apresentação pautara-se pelo princípio da

168  economicidade e, considerando-se o princípio da eficiência, considerou que reuniões

169  de oito horas seriam improdutivas por desgastar demasiadamente os conselheiros;

170  em relação às reuniões das Câmaras Temáticas, o conselheiro enfatizou que o

171  recurso da videoconferência estava disponível para atividades como essa e lembrou

172  aos conselheiros de que a Universidade vive uma situação de limitação de seus

173  recursos. Nesse momento, o Presidente destacou que a Universidade conseguira

174  aumentar o limite disponível para gastos com diárias, passagens e locomoção, mas

175  ainda estariam limitados; ressaltou a importância do CONSUNI para a Universidade,

176  mas salientou que as atividades do Conselho não poderiam inviabilizar as demais

177  atividades da instituição. O conselheiro Adolfo Firmino propôs que a Administração

178  efetuasse redução de 10% (dez por cento) do orçamento de cada Pró-Reitoria para

179  viabilizar as reuniões do CONSUNI com oito horas de duração, por considerar o

180  Conselho como instância máxima de deliberação do planejamento da Universidade, e

181  os trabalhos das Pró-Reitorias estarem vinculados às discussões do Conselho. O

182  conselheiro Vicente de Paula Almeida destacou que qualquer proposta de corte para

183  as Pró-Reitorias não implicaria em suas atividades administrativas, mas incidiria sobre

184  as atividades pedagógicas que as Pró-Reitorias organizam; nesse sentido, sugeriu

185  que, caso o Conselho decidisse por proposta de corte, os professores fossem

186  consultados acerca do impacto sobre o planejamento de seus trabalhos. O Conselho

187  discutiu amplamente as implicações da proposta de reuniões específicas do

188  CONSUNI com oito horas de duração, com argumentos favoráveis e contrários,

189  considerando-se sempre as circunstâncias dos custos e da eficiência. Em seguida,

190  foram apresentadas propostas para o item, quais sejam: Proposta 1 (original) -

191  Manutenção das reuniões conforme o calendário; Proposta 2 (conselheiro Adolfo

192  Firmino) - reunião subsequente com oito horas de duração; Proposta 3 (conselheiro

193  Luis Claudio Krajevski) - reunião subsequente com oito horas de duração,

194  garantindo-se reunião das comissões instituídas no expediente vespertino do dia

195  anterior à reunião; Proposta 4 (conselheiro Vicente de Paula Almeida Júnior) -

196  manutenção das reuniões conforme o calendário até que seja apresentado estudo

197  aprofundado de viabilização de reuniões com oito horas de duração, considerando-se

198  o impacto nas atividades acadêmicas. Em seguida, o Presidente chamou a atenção

199  do Conselho para o fato de que os custos na rubrica de diárias ficariam mais caros

200  caso o Conselho decidisse realizar quatro reuniões de oito horas (com uma diária e

201  meia) em vez de oito reuniões de quatro horas (com meia diária). Passou-se à

202  votação das propostas apresentadas. Houve necessidade de duas votações, cujos

203  resultados foram os seguintes: 1ª votação: Proposta “1 ” - 6 (seis) votos; Proposta “2”

204  - 25 (vinte e cinco) votos; Proposta “3” - 8 (oito) votos; Proposta “4” - 5 (cinco) votos.

205  2ª votação: Proposta “2” - 31 (trinta e um) votos. A proposta apresentada pelo

206  conselheiro Adolfo Firmino obteve a maioria absoluta dos votos, sendo aprovada pelo

207  Conselho. Passou-se à apreciação do item 2.2 Prorrogação do prazo para

208  apresentação dos trabalhos da Comissão instituída pela Resolução 001-2011

­209 CONSUNI (Minuta do Regimento Geral da UFFS). O conselheiro Luis Claudio

210  Krajevski (Presidente da Comissão) explicou que o prazo não poderia ser cumprido

211  pela comissão, pois as duas reuniões previstas para apreciação da minuta do

212  Regimento Geral seriam utilizadas para apreciação da minuta do Regimento Interno

213  do CONSUNI; o conselheiro solicitou que o Conselho abrisse espaço para discussão

214  e definição dos órgãos de base na 4â Sessão Ordinária (9 de junho). O conselheiro

215  Vicente Neves Ribeiro (Relator da Comissão) acrescentou a proposição de que, após

216  a definição dos órgãos de base, fossem realizadas uma reunião no final do mês de

217  junho e outra no início do mês de julho para definir a votação do Regimento Geral.

218  Em seguida, o Presidente consultou o Conselho sobre a proposta de se incluir na

219  Pauta da 4â Sessão Ordinária de 2011 do CONSUNI a discussão e definição dos

220  órgãos de base que serão previstos no Regimento Geral. O Conselho aprovou o item

221  por unanimidade. O Presidente salientou que a Comissão deveria encaminhar ao

222  Conselho o documento a ser analisado até 7 (sete) dias anteriores à reunião. Após, o

223  Conselho discutiu a prorrogação de prazo para apresentação dos trabalhos da

224  Comissão responsável pela Minuta do Regimento Geral. O conselheiro João Alfredo

225  Braida propôs que se estipulasse a data de 15 (quinze) de setembro, concomitante à

226  celebração do 2º ano de criação da UFFS. O conselho aprovou por unanimidade a

227  proposição. Passou-se ao item 2.3 Proc. nº 23205.000594/2011-19 - Regimento

228  Interno do CONSUNI - Apreciação da Minuta da Comissão instituída pela

229  Resolução nº 002/2011 - CONSUNI. Nesse momento, o Presidente passou a

230  condução dos trabalhos ao Vice-Reitor, professor Antonio Inácio Andrioli. O Vice-

231  Reitor destacou que, por ocasião do encerramento da 1â Sessão Extraordinária, ficara

232  definido como seria retomada a matéria, cujas propostas já haviam sido

233  apresentadas: a discussão iniciaria nessa sessão com a apresentação das defesas

234  das propostas pelo período de dois minutos, por cada proponente; os pedidos de

235  esclarecimentos teriam um minuto e os proponentes teriam dois minutos para prestar

236  os esclarecimentos solicitados. Em seguida, o Vice-Reitor reiterou as propostas

237  registradas na sessão anterior com relação ao artigo 12, quais sejam: Proposta 1

238  (Conselheiro Adolfo Firmino) - Art. 12 A CPP, com caráter estritamente organizativo,

239  será composta por um conselheiro representante de cada um dos campi da UFFS.

240  §1º Os membros da CPP serão indicados pelo plenário do CONSUNI. §2º Os

241  membros da CPP indicarão, dentre seus pares, o responsável por dar forma escrita à

242  proposta de Ordem do Dia e remetê-la à Secretaria do CONSUNI, devendo esta

243  atribuição ser exercida em rodízio entre os representantes dos campi, a cada (tantas)

244  sessões ordinárias. Nesse momento, o conselheiro Antonio Alberto Brunetta, em

245  nome de seu suplente, conselheiro Paulo Monteiro Nunes, retirou a proposta “3” -

246  Proposta 3 (Conselheiro Paulo Monteiro Nunes) - Art. 12 A CPP será composta pelo

247  Presidente do CONSUNI, um membro indicado pelo Conselho de Campus de cada

248  um dos campi e um conselheiro representante de cada um dos Campi da UFFS,

249  exceto para o Campus Chapecó que contará com dois conselheiros representantes.

250  Não houve manifestação do plenário sobre a retirada da proposta. O Vice-Reitor

251  salientou que, quando da apresentação da proposta pelo conselheiro suplente

252  presente à sessão representando seu titular, a metodologia não definia a situação de

253  defesa posterior pelo titular, mas, agora, isto estava resolvido. Passou-se a palavra ao

254  conselheiro Adolfo Firmino para defesa de sua proposta; o conselheiro explicou que

255  após a 1â Sessão Extraordinária, ocorrera uma reunião no Campus Realeza e, diante

256  dos questionamentos apresentados à proposta, argumentou desconforto em defender

257  a proposta e, em razão disso, retirou a proposta “1”. O Vice-Reitor consultou o

258  plenário se havia necessidade de esclarecimentos sobre a retirada da proposta; não

259  houve manifestação. Em seguida, passou-se à palavra ao conselheiro Ilton Benoni

260  para defesa da Proposta 2 (Conselheiros Ilton Benoni da Silva e Siomara Aparecida

261  Marques) - Art. 12 A CPP será composta pelo Presidente do CONSUNI, Diretores de

262  Campi e um conselheiro representante de cada um dos Campi da UFFS, exceto para

263  o Campus Chapecó que contará com dois conselheiros representantes. O conselheiro

264  Ilton Benoni da Silva explicou que a proposta “2” contemplava os argumentos e as

265  preocupações apresentadas no Conselho, quais sejam: democracia, capilaridade nos

266  campi, funcionalidade; salientou que, em razão da inclusão do Reitor e dos Diretores

267  de Campi na CPP, garante-se o caráter democrático da comissão e evita a duplicação

268  de meios das estruturas já constituídas, já que o Diretor de Campus, ao final dos

269  processos de debate, especialmente no âmbito do Conselho de Campus, teria

270  percentual considerável de demanda de pauta para enviar ao CONSUNI. O Vice-

271  Reitor consultou o plenário sobre a necessidade de esclarecimentos. O conselheiro

272  Vicente Neves Ribeiro considerou que a proposta retirada pelo conselheiro Adolfo

273  Firmino deveria ser mantida. O Vice-Reitor explicou que a proposta fora retirada e

274  caberiam pedidos de esclarecimentos à proposta “2”; salientou que a apresentação

275  de propostas encerrara-se na sessão anterior, que esta sessão iniciara com as

276  defesas, que houve tempo para pedido de esclarecimentos, inclusive quando o

277  conselheiro Adolfo Firmino concluía seu argumento o plenário fora consultado sobre

278  esclarecimentos para cada uma das propostas e não se manifestou; o Vice-Reitor

279  ressaltou que todo o encaminhamento obedeceu ao previsto na metodologia e o

280  próprio encaminhamento da sessão anterior sobre a matéria. O conselheiro Vicente

281  Neves Ribeiro ratificou sua solicitação de manter a proposta “1”. O Vice-Reitor

282  salientou que não estava previsto na metodologia a possibilidade de manutenção, por

283  outro conselheiro, de proposta retirada pelo proponente e ressaltou que estava

284  cumprindo a metodologia. O conselheiro Antonio Alberto Brunetta argumentou que

285  não haveria quebra de metodologia predefinida, mas um novo problema de

286  metodologia: quando um proponente decide pela retirada de sua proposta, os

287  conselheiros contemplados por sua proposta poderiam ter o direito ou não de manter

288  essa proposta. O conselheiro Eloir Faria de Paula sugeriu que os conselheiros que

289  manifestaram descontentamento em relação à retirada da proposta “1 ” utilizassem o

290  recurso da abstenção. Nesse momento, o conselheiro Adolfo Firmino manifestou-se

291  pela ordem dos trabalhos e solicitou que a presidência adotasse, a partir dessa

292  votação, o entendimento de que as propostas, uma vez apresentadas, pertençam ao

293  plenário e não mais ao proponente. O Vice-Reitor destacou que esse

294  encaminhamento seria possível para as votações futuras. O conselheiro Vicente

295  Neves Ribeiro sugeriu que quando um proponente retira sua proposta, a mesa

296  deveria consultar o plenário sobre a manutenção ou não da proposta. O Vice-Reitor

297  ressaltou que essa situação não estava prevista na metodologia, mas poderia ser

298  adotada futuramente, caso o plenário assim entendesse. O conselheiro Gismael

299  Francisco Perin (Relator da Comissão) argumentou que a proposta original da minuta

300  da Comissão não fora defendida e sugeriu que se encaminhasse a votação desta e

301  da proposta “2”. O Vice-Reitor explicou que a proposta da comissão fora defendida e

302  discutida amplamente na sessão anterior; salientou que dois membros da comissão

303  apresentaram propostas de destaque ao texto original e esses destaques foram

304  apresentados e defendidos, com exceção das retiradas de proposta; ressaltou que

305  esse era o encaminhamento da mesa; que havia uma única proposta para votação. O

306  conselheiro Gismael Francisco Perin manifestou-se pela ordem dos trabalhos,

307  argumentado que a proposta original sempre deveria ser mantida, valendo-se do

308  exemplo da votação do item 2.1 da pauta. O Vice-Reitor, fazendo alusão à votação do

309  artigo 11, explicou que naquela ocasião a votação iniciara com a proposta original da

310  comissão alterada por consenso do plenário; nesse sentido, enfatizou o

311  encaminhamento da mesa de que havia uma única proposta para votação e salientou

312  que as propostas de destaque ao texto original do artigo 12 partiram de membros da

313  comissão. Nesse momento, o conselheiro Gismael Francisco Perin manifestou-se

314  pela ordem dos trabalhos, argumentando que a metodologia aprovada previa a

315  manutenção da proposta original na votação, juntamente com os destaques. Após, o

316  conselheiro João Alfredo Braida manifestou-se pela ordem dos trabalhos, explicando

317  que o plenário, como última instância recursal, poderia deliberar sobre questão de

318  ordem não acatada pela presidência. O conselheiro Vicente Neves Ribeiro

319  manifestou-se pela ordem dos trabalhos, argumentando que havia dúvida sobre a

320  interpretação da metodologia e não havia consenso do plenário sobre essa

321  interpretação da presidência; argumentou que os argumentos dos conselheiros

322  estavam de acordo com a metodologia aprovada e não se estava propondo alteração

323  na metodologia; sugeriu ainda que o plenário deliberasse sobre essa interpretação,

324  conforme questão de ordem apresentada pelo conselheiro João Alfredo Braida. O

325  Vice-Reitor explicou que a questão de ordem apresentada pelo conselheiro João

326  Alfredo Braida implicava avaliação da interpretação da mesa com relação ao tema em

327  questão; salientou que isso não estava previsto na metodologia; considerou possível

328  a aplicação dessa deliberação para aprovações futuras, mas não se poderia alterar

329  metodologia com relação a procedimento em andamento ou finalizado, pendente

330  apenas de votação. Em seguida, o Vice-Reitor consultou o plenário sobre a

331  possibilidade de encaminhar a votação do artigo 12 seguindo a metodologia e, em

332  seguida, discutir problemas novos referentes à metodologia para as votações futuras.

333  Nesse momento, o conselheiro Luis Claudio Krajevski manifestou-se pela ordem dos

334  trabalhos, argumentando que a inclusão de outros itens para discutir assuntos em

335  questão configuraria “casuísmo”; salientou que em nenhum momento as discussões

336  aprovadas foram retomadas e enfatizou que o Conselho não poderia modificar a

337  metodologia a cada nova discussão. Como não houve consenso em relação à

338  consulta feita pelo Vice-Reitor, abriu-se para uma manifestação favorável e uma

339  contrária à possibilidade de votação da proposta “2” (destaque ao artigo 12) ou

340  discussão da questão de ordem relativa à interpretação (suscitada pelo conselheiro

341  Vicente Neves Ribeiro). O conselheiro Vicente Neves Ribeiro argumentou que não

342  havia proposta de nova metodologia; ressaltou que a interpretação da mesa, com

343  relação à impossibilidade de conselheiro manter proposta retirada por proponente,

344  não encontrava base na metodologia aprovada; salientou que as propostas, quando

345  apresentadas ao plenário, deixam de pertencer ao conselheiro e, caso outro

346  conselheiro deseje manter a proposta, seria possível, pois a metodologia não impedia

347  essa possibilidade; destacou ainda a previsão de votação, na metodologia, da

348  proposta original juntamente com os destaques. O conselheiro Luis Claudio Krajevski

349  argumentou que o encaminhamento da reunião anterior sobre a matéria fora no

350  sentido da defesa das propostas nesta reunião, porém, quando do momento da

351  defesa pelos autores, estes retiraram as propostas; considerou que não havia o que

352  se discutir em relação a isso, pois consistia em uma situação nova que não fora

353  discutida previamente; nesse sentido, alertou o Conselho para o fato, pois

354  configuraria casuísmo e abriria precedente para discutir a metodologia a cada artigo

355  que houvesse divergência. Em seguida, o Vice-Reitor encaminhou para votação a

356  questão de ordem apresentada pelo conselheiro Vicente Neves Ribeiro, de que o

357  Conselho discutisse a interpretação da mesa sobre o encaminhamento da votação do

358  artigo 12. Verificado o quorum de 46 (quarenta e seis) conselheiros com direito a voto,

359  a votação resultou 19 (dezenove) votos favoráveis à questão de ordem, 23 (vinte e

360  três) votos contrários à questão de ordem e 4 (quatro) abstenções. O resultado da

361  votação implicou decisão do plenário em não discutir a interpretação da mesa sobre o

362  encaminhamento da votação do artigo 12 e possibilitou a votação da proposta “2”

363  como texto do artigo 12. Em seguida, passou-se à votação da Proposta 2

364  (Conselheiros Ilton Benoni da Silva e Siomara Aparecida Marques), que obteve o

365  seguinte resultado: 23 (vinte e três) votos favoráveis à proposta “2”; 23 (vinte e três)

366  abstenções. Em razão do entendimento consensual do plenário de que as

367  abstenções seriam computadas para aprovação ou não da proposta, a votação

368  resultou empate; o Vice-Reitor (Presidente da sessão no momento da votação)

369  desempatou a votação, valendo-se da previsão estatuária do voto de qualidade e

370  votou pela aprovação da proposta “2”. Por fim, o artigo 12 foi aprovado conforme a

371  proposta “2”, como segue: Art. 12 A CPP será composta pelo Presidente do

372  CONSUNI, Diretores de Campi e um conselheiro representante de cada um dos

373  Campi da UFFS, exceto para o Campus Chapecó que contará com dois conselheiros

374  representantes. Em seguida, o Presidente do CONSUNI, professor Jaime Giolo,

375  retomou a presidência da sessão. Nesse momento, o Conselho decidiu pela inclusão

376  na metodologia das votações os seguintes dispositivos: a) uma vez apresentada à

377  mesa proposta de destaque, esta passa a pertencer ao plenário e não mais ao

378  proponente, sendo possível a retirada da proposta após autorização do plenário; b) os

379  pedidos de esclarecimento serão apresentados em até dois blocos; c) quando

380  necessário, será aberto um debate para cada artigo em destaque com, no máximo, 10

381  (dez) minutos de duração; d) o debate será instaurado, por decisão do plenário,

382  quando a presidência ou algum conselheiro entender necessário e solicitá-lo; e) o

383  conselheiro suplente, quando em exercício da titularidade em sessões do Conselho,

384  exercerá plenamente os poderes do conselheiro titular, inclusive para apresentar

385  propostas e/ou solicitar retirada. Nesse momento, o conselheiro Herton Castiglioni

386  Lopes, solicitou a inclusão de um parágrafo único ao artigo 12, como segue: “Caberá

387  ao conselheiro, juntamente com o respectivo Diretor, organizar as propostas de pauta

388  provindas de seu campus e encaminhá-las à Secretaria Administrativa”. O conselheiro

389  João Alfredo Braida argumentou que a proposta configuraria matéria vencida, pois já

390  havia previsão regimental no Art. 7º . Após discussões, o proponente solicitou a

391  retirada da proposta que foi aprovada pelo Conselho. Em seguida, passou-se à

392  apreciação do artigo 13 e das propostas de destaque que foram apresentadas na 1â

393  Sessão Extraordinária, quais sejam: Art. 13 Caberá à comissão receber propostas de

394  pauta da comunidade acadêmica e compor a ordem do dia. §1º A comissão receberá

395  as propostas de pauta até 10 (dez) dias antes da próxima sessão ordinária. §2º A

396  comissão encaminhará à secretaria administrativa do conselho a composição da

397  pauta até 7 (sete) dias antes da próxima sessão ordinária. §3º A escolha dos pontos

398  de pauta terá como princípio as demandas coletivas, em especial aquelas originadas

399  em órgãos colegiados. Proposta 1 (Conselheiro Adolfo Firmino) - Art. 13 Caberá à

400  CPP receber propostas de pontos de pauta junto à comunidade universitária, sem

401  exercer qualquer forma de veto ou restrição. §1º A comissão receberá as propostas

402  de pontos de pauta até 10 (dez) dias antes da próxima sessão ordinária. §2º A CPP

403  encaminhará à Secretaria do CONSUNI a composição da pauta até 7 (sete) dias

404  antes da próxima sessão ordinária. §3º No levantamento dos pontos de pauta e na

405  elaboração da proposta de Ordem do Dia, a CPP dará atenção prioritária às

406  demandas coletivas, em especial àquelas originadas em órgãos colegiados.

407  Proposta 2 (Conselheira Siomara Aparecida Marques) - Art. 13 Supressão total

408  do artigo e parágrafos. Nesse momento, o conselheiro Adolfo Firmino solicitou a

409  retirada da proposta “1”, argumentando que a proposta seria uma complementação

410  da proposta do artigo 12 que fora retirada; o Conselho aprovou a retirada. A

411  conselheira Siomara Aparecida Marques justificou sua proposta argumentando que a

412  proposta de artigo 13 da minuta da Comissão configurava matéria vencida, pois já

413  havia previsão regimental nos artigos quinto e sétimo. Nesse momento, o Conselho

414  decidiu pela prorrogação dos trabalhos por 30 (trinta) minutos, até as 17h30. Em

415  seguida, a conselheira Ana Maria Jung de Andrade e o conselheiro Gismael Francisco

416  Perin apresentaram uma proposta de reestruturação do artigo 13, como segue:

417  Proposta 3 - Art. 13 Caberá à CPP receber propostas de pauta da comunidade

418  acadêmica e organizar a Ordem do Dia. §1º A CPP receberá as propostas de pauta

419  até 10 (dez) dias antes da próxima sessão ordinária. §2º A CPP encaminhará à

420  Secretaria Administrativa do CONSUNI a composição da pauta até 7 (sete) dias antes

421  da próxima sessão ordinária. §3º A organização dos pontos de pauta terá como

422  princípio as demandas coletivas, em especial aquelas originadas em órgãos

423  colegiados. Nesse momento, a conselheira Siomara Aparecida Marques solicitou a

424  retirada de sua proposta. O Conselho, por unanimidade, aprovou a proposta “3”. Em

425  seguida, o Presidente consultou o plenário sobre a aprovação do Capítulo III, sendo

426  aprovado por unanimidade. Passou-se à apreciação do CAPÍTULO IV DO

427  PLENÁRIO Art. 14º O plenário instala-se com a presença da maioria absoluta dos

428  membros do conselho e passa a deliberar por maioria simples, salvo os assuntos que

429  exigem o voto de 2/3 (dois terços) dos membros. Parágrafo Único Não havendo

430  sessão, por falta de quorum, será convocada nova reunião pelo mesmo processo,

431  havendo entre a data desta e a anterior, o intervalo mínimo de 48 horas. Abriu-se para

432  esclarecimentos da Comissão. O conselheiro Christy Ganzert Gomes Pato

433  (Presidente da Comissão), explicou os conceitos adotados pela Comissão para se

434  referir à maioria simples, maioria absoluta e maioria qualificada, quais sejam: Maioria

435  Simples é a maioria dos conselheiros presentes à sessão; Maioria Absoluta é a

436  maioria de todos os membros com carteira no Conselho; Maioria Qualificada é

437  qualquer maioria acima dos percentuais de maioria simples ou maioria absoluta. O

438  Conselho discutiu sobre a inclusão desses conceitos. Encerradas as discussões,

439  decidiu-se pela reestruturação do artigo 14, que foi aprovado, por unanimidade, como

440  segue: Art. 14º O plenário instala-se com a presença da maioria absoluta dos

441  membros do Conselho e passa a deliberar por maioria simples, salvo os assuntos que

442  exigem o voto da maioria qualificada dos membros do Conselho com direito a voto.

443  \§1º Não havendo sessão, por falta de quorum, será convocada nova reunião pelo

444  mesmo processo, havendo, entre a data desta e a anterior, o intervalo mínimo de 48h

445  (quarenta e oito horas). §2º Maioria Simples é a maioria dos presentes à sessão. §3º

446  Maioria Absoluta é a maioria de todos os membros com cadeira no Conselho. §4º

447  Maioria Qualificada é a maioria acima dos demais percentuais previstos nos

448  parágrafos anteriores. EM TEMPO: o Conselho apreciou o item 2.4 Alteração da data

449  de realização da 2â Sessão Extraordinária do CONSUNI e decidiu pela manutenção

450  da reunião conforme previsto no calendário, para o dia 13 (treze) de maio. Sendo

451  dezessete horas e trinta e oito minutos e não havendo mais nada a tratar, foi

452  encerrada a sessão, da qual eu, Fernando Haetinger Masera, Secretário dos Órgãos

453  Colegiados, lavrei a presente Ata que, aprovada, será devidamente assinada por mim

454  e pelo Presidente.

Data do ato: Chapecó-SC, 05 de maio de 2011.
Data de publicação: 05 de abril de 2017.

Jaime Giolo
Presidente do Conselho Universitário

Documento Histórico

ATA Nº 4/CONSUNI/UFFS/2011