ATA Nº 1/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2018

ATA DA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2018 DA CÂMARA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA

Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezoito, às quatorze horas, na sala de videoconferência do Bloco da Biblioteca do Campus Chapecó da UFFS, em Chapecó-SC, e nos demais campi por videoconferência, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (CPPGEC) do Conselho Universitário (CONSUNI), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), presidida pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Joviles Vitório Trevisol. Fizeram-se presentes à reunião os seguintes conselheiros titulares: Emerson Neves da Silva (Pró-Reitor de Extensão e Cultura); representantes docentes: Thiago de Cacio Luchese (Campus Cerro Largo), Fernando Grison e Igor de França Catalão (Campus Chapecó), Paulo Afonso Hartmann e Valdecir José Zonin (Campus Erechim), José Francisco Grillo e Marcos Weingartner (Campus Laranjeiras do Sul), Marcos Leandro Ohse (Campus Realeza); representante técnico administrativo em educação: Edinéia Paula Sartori Schmitz (Campus Realeza); não compareceu à sessão por motivo justificado o seguinte conselheiro: Demétrio Alves Paz (Docente – Campus Cerro Largo), Manoela Farias Alves (Discente/Suplente – Campus Passo Fundo); não compareceram à sessão por motivos não justificados os seguintes conselheiros: Alisson Henrique Hammes (Discente – Campus Passo Fundo), Antonio Carlos Pedroso (Docente – Campus Realeza), Augustinho Taffarel (Comunidade Regional – Rio Grande do Sul), Jorge Luiz dos Santos de Souza (TAE – Campus Passo Fundo). A SETI informou que houve um rompimento de cabo de fibra ótica em Chapecó, o que impossibilita a transmissão de imagem de Chapecó, podendo dar seguimento somente por áudio. O Presidente consultou os campi sobre a possibilidade de realização da Reunião somente com áudio e houve concordância. Conferido o quórum, o presidente declarou aberta a sessão às 14:06. Passou ao expediente. 1.1 Apreciação da Ata da 9ª Reunião Ordinária: foi aprovada por unanimidade, sem ressalvas. 1.2 Comunicados: o Presidente apresentou a nova Diretora de Pós-Graduação, Profa. Dra. Iône Inês Pinsson Slongo. Informou que no dia 1º de março haverá uma importante reunião sobre o Plano de Consolidação da Pós-Graduação, relativa ao quadriênio 2017-2020, com metas desafiadoras, como os primeiros doutorados da UFFS, que após finalizado, será encaminhado à CPPGEC para análise e aprovação. O Presidente abriu para os informes dos conselheiros: O conselheiro Emerson, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, informou que foi construído um Programa de Extensão para organizar feiras de agroecologia e de economia solidária nos campi da UFFS, iniciando por Chapecó, na Unidade Bom Pastor - Reitoria, no dia 12 de abril, que visa a comercialização dos produtos agroecológicos e o trabalho de valorização da agricultura familiar, há uma incubadora que trabalha esse tema para implantação da feira no Campus Chapecó. Encerrado o expediente, o presidente passou à ordem dia. Apresentou os itens constantes na pauta. O conselheiro Thiago informou que está de posse dos pareceres do conselheiro Demétrio. O Presidente consultou os conselheiros sobre o adiamento das matérias dos itens 2.1.2 Processo nº 23205.003031/2017-78: criação e hospedagem de periódicos científicos (Revista Insignare Scientia – RIS); 2.1.3 processo nº 23205.002310/2017-14: criação e hospedagem de periódicos científicos (Revista Catarinense de História); e 2.1.9 processo nº 23205.004414/2017-63: relatório do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, ofertado no Campus Erechim, RS, em virtude dos conselheiros não terem enviado os pareceres em tempo para análise. Também, informou que o conselheiro Valdecir José Zonin solicitou adiamento de sua relatoria, item “2.1.10 processo nº 23205.000653/2018-25: revisão do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas” da pauta. A conselheira Edinéia solicitou alteração da ordem da pauta, iniciando pelo item 2.1.6, do qual é relatora, que fosse o primeiro da ordem. A CPPGEC aprovou todas as solicitações e a ordem do dia. Ato contínuo, a conselheira Edinéia Schmitz procedeu a leitura do seu parecer referente ao processo nº 23.205.004447/2017-11: revisão do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), do Campus Erechim. Votou pela aprovação do novo Regimento, mediante as considerações apresentadas pela relatora e sem prejuízo das discussões junto ao pleno. Fez constar que o parecer foi elaborado por ela e sua suplente, Silvana Veroneze. O Presidente destacou que as alterações propostas pela relatora são praticamente ajustes de forma e fez menção a uma alteração importante referente às matrículas no curso. O conselheiro Paulo, Coordenador Adjunto do PPGCTA, agradeceu e informou que a análise está adequada e questionou se este regimento, se aprovado hoje, vai entrar em vigência a partir da entrada de 2018 ou de 2019. O Presidente esclareceu que nada obsta de aplicar o regimento imediatamente. O conselheiro Valdecir destacou a importância de o efeito ocorrer a contar da publicação do Regimento, para todos os Programas. O Presidente indicou a possibilidade de constar um artigo nas Disposições Gerais e Transitórias com a vigência imediata, para turmas com entrada a partir de 2018-1. Consultou os conselheiros sobre a vigência imediata de forma clara em todos os Regimentos do PPGCTA, que foi aprovado. Colocado em votação, o voto da relatora e o parecer foram aprovados. Passou a palavra para o conselheiro Emerson, relator do item 2.1.1 processo nº 23205.003486/2017-78: contratação de fundação de apoio ao projeto de extensão da “6a Edição do Seminário Internacional da Cadeia Produtiva do Leite” (prestação de contas), que destacou que o assunto é afeto à CPPGEC. O processo já tramitou pela Diretoria de Contabilidade, pelo Conselho Curador e se aprovada na CPPGEC segue para a PROAD para os procedimentos cabíveis. Procedeu a leitura do parecer, que obteve aprovação pelos conselheiros e registra-se a abstenção do conselheiro Paulo Hartmann. Em seguida, o Presidente passou para o item 2.1.5: processo nº 23205.004446/2017-69: revisão do Regimento do Programa de Pós-Graduação em História, com relatoria do conselheiro Paulo Afonso Hartmann. O conselheiro procedeu a leitura do parecer, votando pela aprovação, por apresentar conformidade com a nova redação do Regulamento da Pós-graduação, sem prejuízo das discussões junto ao pleno. O presidente registrou que os ajustes de forma são realizados pela Secretaria da CPPGEC, porém, como trata-se de alterações mais complexas, é possível devolver à origem para avaliação. Os conselheiros aprovaram o parecer e o voto do relator e optaram por não devolver à origem. O presidente passou a palavra ao conselheiro Marcos Weingartner, relator do item 2.1.7 da pauta, “processo nº 23205.004403/2017-83: revisão do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis”, em conformidade com o Regulamento da Pós-Graduação. O relator apresentou o seu parecer e votou pela aprovação. O Presidente consultou os demais conselheiros sobre os pontos levantados no relato, para dar os encaminhamentos. Destacou o ad referendum e destacou a necessidade da Coordenação do Programa ser consultada. Enfatizou a importância deste item constar nos demais regimentos. Consultou os conselheiros se há acordo pela aprovação do relato e voto do relator. A CPPGEC aprovou a matéria em sua totalidade. Seguiu-se com o item 2.1.8 da pauta, “processo nº 23205.004414/2017-28: revisão do Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos” com relatoria do conselheiro Igor de França Catalão, que informou que a conselheira Débora Tavares de Resende e Silva, sua suplente, encontra-se em licença maternidade. O relator apresentou o parecer e votou pela aprovação. O Presidente questionou sobre dúvida em relação à titulação equivalente ao título de Doutor, o professor respondeu que são casos como o de livre docência. Esclarecida a dúvida, consultou os conselheiros sobre encaminhar as alterações da mesma forma que as anteriores: aprovado. Colocado em votação o parecer, foi aprovado. Informou do encerramento dos itens da pauta e consultou os conselheiros sobre a possibilidade de leitura do parecer do conselheiro Jorge dos Santos de Souza, item 2.1.4, “processo nº 23205.004410/2017-85: relatório do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Campo, ofertado no Campus Laranjeiras do Sul”, tendo em vista que o relator não compareceu à reunião. Os conselheiros concordaram com a leitura do parecer. A secretária da Câmara procedeu a leitura. O relator votou pela aprovação total da matéria. O conselheiro Valdecir destacou a evasão de dezesseis alunos, em outro ponto, o relator se refere apenas uma desistência, está em dúvida sobre o uso correto dos termos “evasão” e “desistência”, sugerindo contato com o parecerista para verificação. Colocado em votação o parecer, o mesmo foi aprovado. Consultou os conselheiros sobre outras pautas, não houve manifestações. Sendo quinze horas e cinquenta e um minutos foi encerrada a reunião, da qual eu, Kelli Fiorentin, Secretária da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, lavrei esta ata, que após lida e aprovada será assinada por mim e pela Presidência.

Data do ato: Chapecó-SC, 28 de fevereiro de 2018.
Data de publicação: 08 de maio de 2018.

Joviles Vitório Trevisol
Presidente da Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura