ATA Nº 8/CPA/UFFS/2020

ATA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2020

Aos vinte e dois dias do mês de setembro de dois mil e vinte, às catorze horas, foi realizada a Reunião Ordinária da Comissão Própria de Avaliação, por videoconferência via webex, coordenada por Ana Maria Olivo. Participaram da sessão os seguintes membros da CPA: representantes da Reitoria: Cecília Inês Duz de Andrade (PI), Ricardo Klein (SETI), Jasiel Silvânio Machado Gonçalves (PROPLAN), Rosana Lampugnani (PROEC) e Ronaldo Breda (SETI); representantes do campus Cerro Largo: Nessana Dartora (docente) e Adenise Clerici (técnica-administrativa); representantes do Campus Laranjeiras do Sul: Marize Helena da Rosa Vendler (técnica-administrativa) e Viviane Semim (comunidade regional); representantes do Campus Erechim: José Martins dos Santos (docente), Almir Paulo dos Santos (docente) e Graciela Regina Gritti Pauli (comunidade externa); representante do Campus Chapecó: Emilio Wuerges (docente), Eduardo José Pedroso Pritsch (discente) e Jussara Valentini (comunidade regional); Representantes do Campus Passo Fundo: Marina Miri Braz Beccari (técnica administrativa) e Leandro Tuzzin (docente); representantes do Campus Realeza: Maxsuel Cesar Bonatto (técnico administrativo). Justificaram ausência: Geomara Balsanello (técnica-administrativa), Renata dos Santos Rabello (docente), Antonio Marcos Myskiw (docente) e Dafne de Moraes Deparis (técnica-administrativa). Iniciando os trabalhos, a coordenadora agradeceu a presença de todos e passou para os assuntos da pauta: 1. Aprovação da ata da reunião anterior: aprovada por unanimidade; 2. Informes - 2.1 Devolutivas das autoavaliações: Em outubro será concluída a Minuta da Política de Acompanhamento dos Egressos e também o Relatório dos Resultados da Pesquisa com os Egressos. A devolutiva dos resultados da pesquisa aos egressos será feita de maneira remota (em novembro), com cronograma a ser definido, tão logo o relatório fique pronto e diagramado e a política aprovada pelo Consuni. Serão realizados encontros específicos para graduação e da pós-graduação, uma vez que se tratam de públicos diferentes. Essa devolutiva será coordenada pela Comissão de Elaboração da Política de Acompanhamento dos Egressos e apresentada aos egressos em eventos gerais, não segmentados por campus, uma vez que em alguns campi a participação nas respostas foi muito pequena. Obs: Na próxima pesquisa precisamos envolver mais os campi e pedir apoio para que eles motivem seus egressos. Sobre as devolutivas da autoavaliação 2019, a CPA precisa abrir um novo chamado para a DICOM com o cronograma das lives com as seguintes informações: data, horário, canal de transmissão e informações gerais sobre os eventos. 2.2 Curso de Avaliação Institucional gratuito - ofertado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=26&section=0. A coordenadora sugeriu que todos os membros aproveitassem a oportunidade de capacitação e se inscrevessem no curso. 3. Cronograma das devolutivas das autoavaliações para servidores, alunos e comunidade externa – divulgação a ser feita pela DICOM para sensibilizar e incentivar a participação e realização de lives gerais e locais (campi: por coordenação, por cursos, por turma etc.). Essas lives podem ser feitas pelo webex, pelo facebook ou outras plataformas que nos campi ficarem mais viáveis. A coordenadora destacou a importância de as devolutivas serem realizadas com os grupos locais, devido ao relacionamento que os estudantes e servidores têm com o seu campus. 1ª sugestão de data a ser analisada: 5 a 30 de novembro. Pensamos em não concentrar todas as devolutivas numa única semana, pois talvez não seja adequado para esse momento. Outras formas de autoavaliação poderão ser feitas por meio de grupos focais ou outras metodologias e não somente com instrumentos quantitativos. Se não for possível para esse ano, podemos pensar nisso para o ano que vem. Nas devolutivas haverá o lançamento da cartilha orientadora sobre avaliação, que foi diagramada pela DICOM e serão divulgados vídeos e materiais produzidos pela DICOM para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação institucional e o processo de recredenciamento. Destacou que já foram feitas várias devolutivas para a equipe diretiva da Reitoria e dos campi. Também já foram realizadas diversas ações locais pelos Coordenadores Adjuntos e equipes locais e que agora a CPA vai ampliar essas ações para que possamos contemplar toda a comunidade acadêmica. O professor José Martins destacou a preocupação sobre a forma ou do método como serão feitas as devolutivas, considerando as atividades remotas. Destacou a importância de primeiro massificarmos a divulgação sobre a importância e o valor da autoavaliação institucional, para posteriormente, fazermos a divulgação dos resultados nas mídias da UFFS e depois fazermos as lives e reuniões de devolutivas. Sugeriu que a campanha de sensibilização fosse realizada duas semanas antes das devolutivas. A coordenadora destacou que além dessas lives e reuniões virtuais de devolutivas, a DICOM fará um processo de divulgação nas mídias e redes sociais da UFFS e também poderemos enviar síntese dos resultados para os e-mails de alunos e servidores com os dados mais importantes. Destacou sobre a importância de chamar a comunidade acadêmica para essas devolutivas e aproveitar para fazer um diálogo que possa aproximá-los da CPA. Destacou que também podemos divulgar a síntese dos resultados com os principais gráficos no site e em outras mídias, de forma mais visual. 4. Definição da minuta do instrumento especial de autoavaliação. Foi solicitado que todos dessem uma analisada antes da reunião para conversarmos sobre esse instrumento (o qual precisa ser adaptado para esse momento). A coordenadora destacou que precisamos fazer uma pesquisa com a comunidade (interna e externa) para ver qual foi o alcance das ações desenvolvidas pela UFFS em função da pandemia. 5. Apresentação da minuta do instrumento de autoavaliação para a equipe diretiva e coordenações darem suas contribuições e apresentação do cronograma das devolutivas e novas autoavaliações: Período a ser definido na reunião: 1ª sugestão a ser analisada: até 30 de outubro. A coordenadora destacou que é importante criarmos documentos únicos para que não haja replicação de ações ou outros trabalhos sendo desenvolvidos por outros setores, de forma que haja uma integração das pesquisas como um todo. Assim, obteremos um número maior de respondentes e não cansaremos a comunidade com muitos instrumentos ou pesquisas desconexas. Salientou que é importante trabalhar de maneira bem integrada com a equipe diretiva, com os coordenadores, com os campi etc., a fim de que possamos fazer pesquisas efetivas que tragam sugestões de melhorias tanto para a gestão, como para a área acadêmica da UFFS. 6. Cronograma das novas autoavaliações para servidores e alunos: 1ª sugestão a ser analisada: dezembro/janeiro (a definir datas). A coordenadora destacou que é importante apresentarmos para a equipe diretiva e para as coordenações tanto o cronograma das devolutivas, como das novas avaliações, a fim de dar ciência sobre o trabalho de autoavaliação que será realizado nesse semestre. Dessa forma, estaremos divulgando e aumentando a participação nas pesquisas. Em seguida, o professor Leandro Tuzzin, do Campus Passo Fundo destacou que no campus várias instâncias estão preocupadas com a avaliação: o NAP, o NDE e, a CPA é mais uma instancia e que todas elas precisam trabalhar de forma mais integrada. Salientou que no campus eles trabalharam na elaboração de um questionário sobre a situação atual, um para o docente e outro para os discentes, sendo um instrumento híbrido. Eles podem compartilhar o documento para que a CPA possa partir desse instrumento para a elaboração da minuta geral. Esse instrumento do campus não é a avaliação da CPA, mas o curso é que quer fazer essa avaliação nesse momento. Destacou que a CPA deve fazer uma avaliação diferenciada esse ano e que o relatório não poderá ser trabalhado na mesma lógica que o de 2019. Sugeriu que a CPA solicitasse aos gestores do SIPAC uma apresentação para que os membros pudessem estudar o módulo de avaliação que existe no sistema UFRN.  Jasiel demonstrou preocupação em relação à minuta de autoavaliação que estamos elaborando. Destacou que os itens mais comportamentais dentro de cada eixo, por se tratarem de percepções emocionais e individuais, deveriam ser questões abertas e não entrarem numa graduação de notas, senão num conjunto de dados essas respostas vão puxar as médias para baixo. Além de corrermos o risco de alguns participantes da pesquisa não terem a percepção de tudo o que foi feito remotamente na UFFS durante esse período da pandemia. Jussara salientou que fez contribuições no documento e vai encaminhar por e-mail e que algumas questões de caráter emocional poderiam ser juntadas. Destacou que seria importante incluir a questão de como está sendo a efetividade na prática.  Além da necessidade de se avaliar tudo o que tem sido feito em relação à pesquisa e extensão, para averiguar se estamos conseguindo melhorar as questões regionais. Os alunos poderiam avaliar como eles estão vendo a contribuição para a sociedade, uma vez que isso vai além dos muros acadêmicos. E que deveríamos incluir a autoavaliação e atuação do aluno nesse processo. Ronaldo comentou que a equipe de TI não está conseguindo dar conta de todas as demandas existentes. Destacou que como há necessidade de produção de novas pesquisas e que precisamos ver com a SUCL sobre o andamento da aquisição da licença do Survey (sugeriu que a coordenação enviasse um e- mail para a SUCL destacando a necessidade e o prazo em que precisaremos ter o software à disposição da CPA). Sobre os módulos de avaliação do SIPAC, destacou que ainda dependemos de outros módulos básicos antes, como por exemplo, o módulo SIGAA, uma vez que para poder usar esses módulos orbitais, precisamos dos módulos básicos implantados. Sugeriu que a coordenação enviasse um ofício ou marcasse uma reunião da CPA com os Pró-Reitores e Gabinete do Reitor para colocar essas nossas necessidades. A coordenadora cogitou sobre a possibilidade de na reunião de apresentação das minutas dos instrumentos de autoavaliação levar essa solicitação. Ronaldo destacou que eles levam sempre esse assunto para a reunião diretiva, mas como existem outras prioridades, essa solicitação está ficando em segundo plano. O professor José Martins destacou que são três questões que temos que resolver: 1. Sobre o instrumento, pois como ele está não representa completamente o momento 2020, pois mistura de fato muitas questões dos eixos. 2. Precisamos verificar como vamos contemplar as dez dimensões e os cinco eixos do Sinaes e que precisamos levar em conta o documento do recredenciamento e pautarmos na nota cinco em todos os indicadores. 3. Precisamos dos meios e das ferramentas de TI para realizar as pesquisas. Professor Leandro sugeriu que depois da elaboração dos instrumentos definitivos de autoavaliação, promovêssemos um grande debate ou audiência pública na UFFS para discutir a avaliação. Destacou que a CPA precisa assumir esse papel de protagonista de fazer uma avaliação decente ou vai ficar sempre “capenga”. O professor José Martins ressaltou que as avaliações ligam com o planejamento estratégico e com o ciclo de PDCA, incorporando os processos de planejamento nos processos de autoavaliação e que precisamos melhorar os indicadores de qualidade da instituição. O professor Leandro Tuzzin destacou que os instrumentos antigos de autoavaliação não cumprem todos os eixos do Sinaes, uma vez que também não se avaliam os docentes. Destacou que precisamos de avaliações concretas que contemplem todos os eixos do Sinaes e que os docentes do Campus Passo Fundo pedem para serem avaliados, pois querem saber como estão se saindo e que avaliação não é perseguição. Ressaltou que faltam tecnologias adequadas para que a CPA possa fazer as autoavaliações e que não podemos continuar trabalhando com documentos no google docs e avaliando professores em planilhas excel, isso é inviável. Destacou que precisamos de instrumentos para avaliar o ano atípico que está sendo 2020 e outros para avaliar os períodos normais, contemplando todos os eixos do Sinaes. A coordenadora destacou que não faz sentido avaliar a infraestrutura física se os alunos não fizeram uso e muitos alunos não sabem se mudou alguma coisa do ano passado para cá. Em relação à biblioteca, também não houve empréstimos de livros físicos. Ressaltou que precisamos reivindicar as ferramentas que precisamos para fazer nosso trabalho na CPA, uma vez que a autoavaliação é estratégica nas IES e os membros são voluntários e fazem isso por acreditarem na relevância da autoavaliação. O professor Leandro destacou que no Campus Passo Fundo as devolutivas já estão bem adiantas, pois já foram feitas com os alunos, com os docentes, com as coordenações etc., e que cabe a cada campus definir a sua metodologia das devolutivas. Na sequência, passou-se para as deliberações do dia. Deliberações: 1. Ficou definido que cada campus irá elaborar seu plano de realização das devolutivas e enviar à Coordenação Geral da CPA, contendo o cronograma e a forma como serão as devolutivas (até 5 de outubro, se possível). Da mesma forma os membros da reitoria irão elaborar o plano com as devolutivas para as equipes da reitoria. Dessa forma, a DICOM terá duas semanas para concluir a campanha de veiculação da sensibilização para as devolutivas e começar a divulgar em 20 de outubro (mais ou menos duas semanas antes das lives e reuniões de devolutivas, que serão realizadas de 5 a 30 de novembro). A coordenadora ficou de agendar uma reunião com a DICOM para tratar dessa campanha. 2. Ficou definida a criação de um instrumento híbrido de autoavaliação para esse momento especial 2020. Como o Campus Passo Fundo já fez esse instrumento, ficaram de compartilhar com todos os membros da CPA para que sirva como ponto de partida. Como sugestão de apresentação da minuta do instrumento de autoavaliação para a equipe diretiva e coordenações darem suas contribuições e apresentação do cronograma das devolutivas e novas autoavaliações: até 30 de outubro. 3. Ficou decidido que a coordenadora irá elaborar um documento para ser encaminhado à equipe responsável de implantação do sistema SIPAC, solicitando uma apresentação dos módulos de avaliação pela UFRN, a fim de articularmos junto à reitoria a subida do módulo de avaliação o quanto antes. 4.  Ficou decidido que serão elaborados instrumentos definitivos de autoavaliação para serem aplicados no transcorrer de 2021, os quais levarão em conta os 5 eixos do Sinaes e os instrumentos de recredenciamento. 5. Ficou combinado que a partir da próxima reunião serão trabalhados os instrumentos 2020 e posteriormente os instrumentos definitivos para serem aplicados no transcorrer de 2021. 6. Em relação ao cronograma das novas autoavaliações para servidores e alunos ficou de ser analisado período entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 (a definir datas). Terminados os assuntos constantes na pauta do dia, a coordenadora agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de setembro de 2020.
Data de publicação: 29 de abril de 2021.

Ana Maria Olivo
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação

Documento Histórico

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