ATA Nº 3/NDECCEAQLS/UFFS/2022

ATA Nº 03 da 3ª reunião ORDINÁRIA DO NDE do curso de engenharia de aquicultura/UFFS/2022 – 19/08/2022

Aos dezenove dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e dois, as dez horas, na sala 208 do Bloco A, em Laranjeiras do Sul-PR, reuniram-se os professores integrantes do Núcleo Docente Estruturante – NDE do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura para a terceira reunião ordinária do ano. Estavam presentes, a coordenadora do curso, Betina Muelbert, bem como professores Bruno Fernandes de Oliveira, Luisa Helena Cazarolli, Marcos Weingartner, Maude Regina de Borba, Jorge Érick Garcia Parra, e a secretaria executiva, Marize Helena da Rosa Vendler. A coordenadora expôs a pauta, que foi previamente aprovada pelos presentes: 1. Aprovação da Ata nº 2 11/04/22: Ficou a aprovação da Ata para próxima reunião do NDE. 2. Reformulação do PPC: (Ementários, bibliografias básicas e complementares dos componentes curriculares e Quadro componentes curriculares do PPC). A coordenadora Betina comentou que a comissão de reformulação do PPC do curso formada pelos docentes Jorge Érick G. Parra, Maude R. de Borba, Marcos Weingartner, Ronan Maciel Marcos e Betina Muelbert, verificou as diretrizes curriculares vendo possibilidades de tornar o curso mais atrativo e atualizar conforme as normativas das engenharias do Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; DCN’s, as questões da curricularização da extensão, a qual ficou com 376 horas e a inclusão de carga horária semipresencial, que ficou com 481 horas, o que representa 12 por cento do total da carga horária de 3.735. A comissão também trabalhou na possibilidade de ofertar os CCR’s em um único turno, matutino. A professora Luisa se posicionou contrária a oferta do curso em um período único, devido considerar que essa oferta impossibilita os alunos desenvolveram iniciação científica, pois quem trabalha com análises têm atividades no laboratório que podem durar o dia todo. A coordenadora Betina apresentou o quadro de componentes curriculares (anexo). A professora Luisa questionou sobre a necessidade da carga horária dos CCRs do domínio comum e comentou sobre a ementa do CCR de Computação básica, que apresenta conteúdos de programação. O professor Ronan abordou que trabalharam com o mínimo de horas exigidas do domínio comum e que a ementa do CCR de Computação básica apresenta o conteúdo de programação devido à necessidade dos alunos trabalharem com programas na aplicação prática da aquicultura. A professora Luisa perguntou se o CCR de Introdução a engenharia tem necessidade de ser dois créditos e abordou sobre a 3ª fase ter CCRs (bioquímica, física geral, física de solo, biologia celular e embriologia e geometria analítica e álgebra linear) considerados difíceis, que requerem maior dedicação dos alunos. O professor Ronan expôs que o CCR Introdução a engenharia apresenta todos os aspectos de engenharia, com carga horária de 10 horas práticas, 10 encontros presencias e 10h semipresencial. Comentou-se sobre a possibilidade do CCR Geometria analítica e álgebra linear ser ofertado na 4ª fase e o CCR Meio ambiente, economia e sociedade, ser ofertado na 3ª fase. O professor Bruno abordou sobre ofertar outro CCR de Física no lugar do CCR Física geral, que é ofertado apenas pelo curso de Engenharia de Aquicultura, o que impossibilita os alunos de fazerem o componente em outro curso. A coordenadora Betina comentou que o professor Marcos conversou com o professor Gian sobre as disciplinas de física. O professor Marcos abordou que o professor Gian expôs que o curso pode ver o componente de física que é melhor ofertar e solicitar para os professores de física. Os membros do NDE definiram que o professor Marcos conversará novamente com o professor Gian para definir se será ofertado o CCR de Física I ou o CCR de Física II no lugar do CCR Física Geral. Questionou-se sobre o CCR Práticas de extensão em aquicultura I, e o professor Ronan comentou que esse CCR têm por objetivo trazer a comunidade para universidade com dois dias de Campo. O professor Bruno abordou se o CCR Metodologia científica não apresentava conteúdos que são abordados no CCR Produção textual acadêmica. Também comentou sobre a possibilidade do CCR ITCC – Introdução ao trabalho de conclusão de curso conter os conteúdos do CCR Metodologia científica, sendo ofertado apenas o CCR ITCC. O professor Marcos comentou que alguns conteúdos são similares. Mas o CCR de Metodologia visa auxiliar na interpretação do artigo científico e transmitir os aspectos metodológicos que os alunos precisam conhecer no início do curso. O CCR ITCC está em uma fase avançada e visa dar início ao trabalho de conclusão do curso. Definiu-se pela oferta dos componentes curriculares Metodologia científica e ITCC. A professora Luisa comentou se existe a necessidade da realização de bancas de ITCC e bancas de apresentação do relatório de estágio. Os membros do colegiado abordaram sobre a questão das bancas de ITCC e apresentações de relatórios de estágios e definiram que este assunto será discutido em outra reunião do NDE. Comentou-se sobre as solicitações do professor Humberto de aumentar um crédito no CCR Estatística experimental e alterar a fase de oferta do CCR Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto ou do CCR Estatística Experimental, que estão dispostos na mesma fase. Os membros do NDE definiram que o CCR Estatística Experimental, será ofertado na 6ª fase e o CCR Automação e Mecanização passa a ser ofertado na 7ª fase. Ainda, definiram que o CCR Estatística experimental continua com 3 créditos, considerando que no curso de Engenharia de Alimentos esse CCR também é de 3 créditos. Os membros do NDE discutiram sobre a oferta do curso no período matutino. O professor Ronan expôs que defende que o curso matutino é mas atrativo, porque o aluno produtor rural têm um período livre, o qual pode trabalhar na sua propriedade. O professor Marcos comentou que em uma reunião foi exposto que teve curso que passou a ser ofertado em um período e perdeu alunos. Abordou que os alunos e docentes teriam apenas um período para fazer pesquisa. O professor Bruno comentou que preocupa-se com a oferta de CCRs em apenas um período, devido à impossibilidade dos alunos fazerem novamente os CCRs que reprovam em outro período. Sugeriu-se a realização de uma pesquisa com os alunos do ensino médio sobre a possibilidade dos alunos cursarem um curso integral ou matutino. Definiu-se que, a discussão da mudança de turno do curso para o matutino será levada para colegiado. Ainda, abordou-se sobre a mudança da oferta de 50 vagas para 30 vagas. Os membros do NDE foram favoráveis a mudança da oferta para 30 vagas. Não havendo nada mais a tratar, a reunião se encerrou as onze horas e trinta e três minutos e, eu, Marize Helena da Rosa Vendler, lavrei a presente Ata, que depois de apresentada aos membros do NDE e aprovada, será assinada por mim e pela coordenadora do curso, professor, Betina Muelbert, na condição de presidente do Núcleo Docente Estruturante.

Marize Helena da Rosa Vendler_____________________________________

Betina Muelbert__________________________________________________

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 19 de agosto de 2022.
Data de publicação: 29 de novembro de 2022.

Betina Muelbert
Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Aquicultura do Campus Laranjeiras do Sul