ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCIECCNER/UFFS/2019

Delibera sobre a alteração do Projeto Pedagógico (2013) do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza – Licenciatura, em seu item 8.10 - Matriz Curricular e em seu Anexo I – Regulamento de Estágio.

A Coordenação do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza - Licenciatura – campus Erechim, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a reunião do colegiado registrada na Ata nº 01 /2019 de 17 de janeiro de 2019.

 

DELIBERA:

Art. 1º No item 8.10 – Matriz Curricular: O Componente Curricular Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Médio passa a ter como pré-requisito o CCR de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (Estágio II).

 

Art. 2º No anexo I – Regulamento de Estágio: Acrescenta Parágrafos Primeiro e Segundo no Art. 11 do Anexo I – Regulamento de Estágio, com a seguinte redação:

Parágrafo 1º Cada componente curricular de estágio será ministrado por três docentes, devendo ser cada um deles representante da sua respectiva área de conhecimento;

Parágrafo 2º Os estágios são de responsabilidade de docentes vinculados ao domínio específico do curso.

 

Art. 3º No anexo I – Regulamento de Estágio: Altera a redação do Art 11 do Regulamento de Estágio:

 

Onde se lê:

I - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A base desta atividade de estágio consiste na investigação do contexto da escola na qual será desenvolvida esta etapa do estágio curricular e a realização de oficinas pedagógicas. Prevê-se:

a) a observação e o acompanhamento das aulas de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental na qual será desenvolvido o estágio de docência no semestre posterior;

b) a elaboração do projeto de estágio para o Ensino Fundamental – anos finais;

c) o planejamento e a realização de oficinas pedagógicas;

d) a realização do seminário final da disciplina com a socialização dos projetos de estágio de cada acadêmico estagiário e relato da experiência vivenciada.

 

Leia-se:

I - Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Fundamental (Estágio I – 6 créditos/90horas): A base desta atividade de estágio consiste na investigação do contexto da escola na qual será desenvolvida esta etapa do estágio curricular e a realização de oficinas pedagógicas.

 

Prevê-se:

Créditos/horas

Atividades previstas

5 créditos/ 75 horas

I – aulas teórico/práticas presenciais para desenvolvimento de temas previstos na ementa e/ou para planejamento, elaboração e acompanhamento de planejamento organização e avaliação das atividades, coordenados por docente(s) e realizados com a turma de estudantes matriculado(a)s no CCR. incluindo seminários de avaliação e apresentação, com realização do seminário final do CCR, com a socialização dos projetos de estágio de cada acadêmico estagiário e relato da experiência vivenciada.

0 créditos/ 0 horas

II – elaboração do plano de estágio e do relatório de avaliação das atividades de estágio, incluindo o planejamento de oficinas pedagógicas e a elaboração do relatório de estágio;

1 crédito/ 15 horas

III – atividades de estágio desenvolvida pelo estudante: a observação e o acompanhamento das aulas de uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental (na qual provavelmente será desenvolvido o estágio de docência no semestre posterior) incluindo realização de oficinas pedagógicas.

 

Onde se lê:

II - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Trata-se do espaço curricular destinado ao estágio de docência, à intervenção do acadêmico estagiário diretamente em sala de aula, dinamizando o processo didático-pedagógico em uma classe dos anos finais do Ensino Fundamental. Este estágio será desenvolvido com base no Projeto de Estágio elaborado na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Fundamental. Prevê-se:

a) o ministério de aulas na disciplina de Ciências numa turma de alunos de Ensino Fundamental – anos finais;

b) elaboração de planos de aula para cada aula a ser ministrada;

c) participação nas aulas teóricas e nos encontros de orientação e planejamento do estágio;

d) elaboração do relatório de estágio;

e) participação no seminário com a socialização da experiência realizada por meio da disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental.

 

Leia-se:

II - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – 8 créditos/120 horas:

 

Trata-se do espaço curricular destinado ao estágio de docência, à intervenção do acadêmico estagiário diretamente em sala de aula, dinamizando o processo didático-pedagógico em uma classe dos anos finais do Ensino Fundamental. Este estágio será desenvolvido com base no Projeto de Estágio elaborado no componente curricular de Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Fundamental.

 

Prevê-se:

Créditos/horas

Atividades previstas

6 créditos/ 90 horas

I – aulas teórico/práticas presenciais para desenvolvimento de temas previstos na ementa e/ou para planejamento, organização e avaliação das atividades elaboração e acompanhamento de planejamento coordenados por docente(s) e realizados com a turma de estudantes matriculado(a)s no CCR. incluindo seminários de avaliação e apresentação, com realização do seminário com a socialização da experiência realizada por meio do CCR de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental.

0 créditos/ 0 horas

II – elaboração do plano de estágio e do relatório de avaliação das atividades de estágio, incluindo o planejamento de cada aula a ser ministrada, bem como a elaboração do relatório de estágio;

2 crédito/ 30 horas

III – atividades de estágio desenvolvida pelo estudante: atividades a serem desenvolvidas pelo estudante (com supervisão de docente da escola, no local de prática/estágio, bem como orientação e acompanhamento de docente da UFFS) envolvendo o ministério de aulas na disciplina de Ciências numa turma de alunos de Ensino Fundamental – anos finais;

 

Onde se lê:

III - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: A base desta atividade de estágio consiste na investigação do contexto da escola na qual será desenvolvida esta etapa do estágio curricular e na realização de oficinas pedagógicas. Prevê-se:

a) a observação e o acompanhamento das aulas de uma turma do Ensino Médio na qual será desenvolvido o estágio de docência no semestre posterior;

b) o planejamento e a realização de oficinas pedagógicas;

c) a elaboração do projeto de estágio para o Ensino Médio;

d) a realização do seminário final da disciplina com a socialização dos projetos de estágio de cada acadêmico estagiário e da experiência vivenciada nas oficinas pedagógicas.

 

Leia-se:

III - Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Médio – 6 créditos/90 horas:

A base desta atividade de estágio consiste na investigação do contexto da escola na qual será desenvolvida esta etapa do estágio curricular e na realização de oficinas pedagógicas.

 

Prevê-se:

Créditos/horas

Atividades previstas

5 créditos/ 75 horas

I – aulas teórico/práticas presenciais para desenvolvimento de temas previstos na ementa e/ou para planejamento, organização e avaliação das atividades, elaboração e acompanhamento de planejamento coordenados por docente(s) e realizados com a turma de estudantes matriculado(a)s no CCR. incluindo a socialização dos projetos de estágio de cada acadêmico estagiário e da experiência vivenciada nas oficinas pedagógicas.

0 créditos/ 0 horas

II – elaboração do plano de estágio e do relatório de avaliação das atividades de estágio, incluindo o planejamento das oficinas pedagógicas, bem como a elaboração do relatório de estágio;

1 crédito/ 15 horas

III – atividades de estágio desenvolvida pelo estudante: atividades a serem desenvolvidas pelo estudante (com supervisão de docente da escola, no local de prática/estágio, bem como orientação e acompanhamento de docente da UFFS) envolvendo a observação e o acompanhamento das aulas de uma turma do Ensino Médio na qual será desenvolvido o estágio de docência no semestre posterior e a realização de oficinas pedagógicas;

 

Onde se lê:

IV - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: Trata-se do espaço curricular destinado ao estágio de docência, à intervenção do acadêmico estagiário diretamente em sala de aula, dinamizando o processo didático-pedagógico em uma classe do Ensino Médio. Este estágio será desenvolvido com base no Projeto de Estágio elaborado na disciplina de Pesquisa e Prática.

Pedagógica no Ensino Médio. Prevê-se:

a) o ministério de aulas nas disciplinas de Biologia, Física ou Química numa turma de alunos de Ensino Médio;

b) participação nas aulas teóricas e nos encontros de orientação e planejamento do estágio;

c) elaboração do relatório de estágio;

d) participação no seminário com a socialização da experiência realizada por meio da disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio.

 

Leia-se:

 

IV - Estágio Supervisionado no Ensino Médio – 7 créditos/105 horas:

Trata-se do espaço curricular destinado ao estágio de docência, à intervenção do acadêmico estagiário diretamente em sala de aula, dinamizando o processo didático-pedagógico em uma classe do Ensino Médio. Este estágio será desenvolvido com base no Projeto de Estágio elaborado no componente curricular de Pesquisa e Prática Pedagógica no Ensino Médio.

 

Prevê-se:

Créditos/horas

Atividades previstas

5 créditos/75 horas

I – aulas teórico/práticas presenciais para desenvolvimento de temas previstos na ementa e/ou para planejamento, organização e avaliação das atividades, elaboração e acompanhamento de planejamento coordenados por docente(s) e realizados com a turma de estudantes matriculado(a)s no CCR. incluindo a socialização da experiência realizada por meio do CCR de Estágio Supervisionado no Ensino Médio.

0 créditos/ 0 horas

II – elaboração do plano de estágio e do relatório de avaliação das atividades de estágio, incluindo o planejamento das aulas a serem ministradas, bem como a elaboração do relatório de estágio;

2 crédito/ 30 horas

III – atividades de estágio desenvolvida pelo estudante: atividades a serem desenvolvidas pelo estudante (com supervisão de docente da escola, no local de prática/estágio, bem como orientação e acompanhamento de docente da UFFS) envolvendo o ministério de aulas nas disciplinas de Biologia, Física ou Química numa turma de alunos de Ensino Médio;

 

Esta decisão entra em vigor na data de sua publicação.

Erechim, 24 de janeiro de 2019.

 

MOISES MARQUES PRSYBYCIEM

Presidente do Colegiado do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo

– Ciências da Natureza – Campus Erechim

Homologado pela Pró-reitoria de Graduação/PROGRAD

Data do ato: Erechim-RS, 24 de janeiro de 2019.
Data de publicação: 05 de fevereiro de 2019.

Denilson da Silva
Coordenador do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza - Interdisciplinar) do Campus Erechim