ATO DELIBERATIVO Nº 1/CCMPF/UFFS/2018

Alteração das Ementas e dos Objetivos de Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II para as turmas ingressantes a partir de 2015.2

A Coordenação do Curso de Medicina, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais,

 

Considerando, a necessidade de organização e ajustes nos componentes curriculares de Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II, conforme Ato Deliberativo 013/CCM-PF/UFFS/2017, bem como a necessidade de ajustes na Ementa e no Objetivo dos CCRs;

Considerando, que as ementas e objetivos no atual PPC (Projeto Pedagógico de Curso) não estão consonantes completamente com o planejamento do Curso, e que ainda essa matéria foi atualizada no novo PPC que vigorará a partir de 2018.1;

Considerando, que o Colegiado finalizou o processo de alteração do PPC ajustando a demanda que passará a vigorar a partir 2018.1, bem como a necessidade de avançar na construção pedagógica para as turmas ingressantes a partir de 2015.2 até 2017.2 o Colegiado emite Ato Deliberativo para garantir o avanço pedagógico do Curso, seguindo as orientações da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM;

Considerando, ainda a ata 001/2018 de 16/02/2018 do Colegiado do Curso de Medicina que aprovou por unanimidade a proposta de alteração e que será publicizada por meio de Ato Deliberativo.

 

DECIDE:

 

Art. 1ºAlterar as ementas e os objetivos de Trabalho de Conclusão de Curso I e II para apensar junto aos Planos de Ensino, dando a seguinte redação para os referidos componentes curriculares:

 

I – Trabalho de Conclusão de Curso I

 

EMENTA

Onde se lê: Elaboração do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Leia-se: Coleta de dados da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – projeto elaborado no componente curricular de Pesquisa em Saúde. Estrutura do volume final do TCC – relatório de pesquisa.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Orientar o estudante na elaboração do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, seguindo regulamentação do Curso de Graduação em Medicina.

 

Leia-se: Instrumentalizar e acompanhar os acadêmicos na coleta de dados da pesquisa do TCC e na elaboração do relatório de pesquisa, de acordo com as normativas vigentes na UFFS e os princípios éticos e metodológicos da pesquisa.

 

 

II – Trabalho de Conclusão de Curso II

 

EMENTA

Onde se lê: Sistematização, análise e avaliação dos resultados do TCC. Elaboração da redação final e apresentação do TCC.

 

Leia-se: Análise de dados, redação e divulgação dos resultados do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado no componente curricular de Pesquisa em Saúde I e executado no componente curricular de TCC I. Estrutura do volume final do TCC – artigo científico.

 

OBJETIVO

Onde se lê: Orientar o estudante na sistematização, análise e avaliação dos resultados, fornecendo subsídios para elaboração da redação final e socialização do TCC, seguindo regulamentação do Curso de Graduação em Medicina.

 

Leia-se: Instrumentalizar e acompanhar os acadêmicos na redação e divulgação dos resultados da pesquisa do TCC, de acordo com as normativas vigentes na UFFS e os princípios éticos e metodológicos da pesquisa.

 

 

Art. 2º Esta decisão entra em vigor na data de sua publicação.

Data do ato: Passo Fundo-RS, 01 de março de 2018.
Data de publicação: 02 de março de 2018.

Julio Cesar Stobbe
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Passo Fundo