EDITAL Nº 5/ACAD CH/UFFS/2018

EDITAL Nº 5/ACAD – CH/UFFS/2018 SELEÇÃO DE MONITORES DE ENSINO UFFS/CAMPUS CHAPECÓ/2018

EDITAL Nº 5/ACAD – CH/UFFS/2018

 

SELEÇÃO DE MONITORES DE ENSINO UFFS/CAMPUS CHAPECÓ/2018

 

A COORDENAÇÃO ACADÊMICA DO CAMPUS CHAPECÓ, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência da Resolução Nº 1/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018, torna público o presente edital de seleção, que estabelece os procedimentos para a seleção de monitores de ensino para os projetos classificados através do Edital Nº 04/PROGRAD/UFFS/2018, a serem desenvolvidos junto ao Campus Chapecó:

 

1 DA FINALIDADE DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

1.1 Atender ao disposto na Resolução Nº 1/CONSUNI/CGAE/UFFS/2018, que estabelece como finalidade do Programa de Monitoria de Ensino promover a aproximação com a prática docente no Ensino Superior e contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem nos cursos de Graduação, envolvendo docentes e discentes, na condição de orientadores e monitores, respectivamente.

1.1.1 Compreende-se por iniciação à prática docente no Ensino Superior a atividade intencional e orientada, comprometida com os princípios institucionais e com os perfis de formação dos cursos de graduação da UFFS, que integra as dimensões cognitiva, contextual e pedagógica no âmbito da organização, do desenvolvimento e da avaliação dos processos de ensino e aprendizagem.

1.1.2 Compreende-se por qualidade de ensino os processos de ensinar e aprender pautados nos princípios formativos dos cursos de graduação da UFFS: I - democratização do acesso e da produção do conhecimento; II - formação humana integral; III - integração entre formação acadêmica e profissional; IV - indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; V – interdisciplinaridade; VI - autonomia intelectual; VII – cooperação; VIII – sustentabilidade; IX - transformação social.

 

2 DOS OBJETIVOS

2.1 São objetivos do Programa de Monitoria de Ensino da UFFS:

I – promover atividades e oferecer oportunidades de aproximação com a prática docente no

Ensino Superior aos acadêmicos dos diferentes cursos de graduação;

II – qualificar o ensino e a aprendizagem dos cursos de graduação;

III– fortalecer e qualificar as políticas de permanência da Instituição, mediante oferta de

atividades de apoio pedagógico aos estudantes;

IV – fortalecer a integração curricular;

V – articular atividades de pesquisa e extensão com as de ensino;

VI – promover a diversidade no âmbito da universidade;

VII – promover estudos, debates e reflexões sobre a docência no ensino superior;

VIII– fomentar a inovação didático-pedagógica;

IX– exercitar a cooperação e o trabalho em equipe.

X – promover o êxito acadêmico e a redução da evasão e da retenção.

 

3 DAS MODALIDADES

3.1 O Programa de Monitoria de Ensino abrange duas modalidades:

a) Monitoria remunerada.

b) Monitoria não remunerada.

3.1.1 A monitoria remunerada terá direito a uma bolsa no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por um período de 12 (doze) meses, destinada aos projetos classificados para este fim, em conformidade com os critérios estabelecidos no Edital Nº 04/PROGRAD/UFFS/2018.

3.1.2 O número de vagas disponíveis para cada projeto, nas modalidades remunerada e não remunerada, estão elencados na tabela constante no item 5.3 do presente Edital.

3.1.3 Terão direito à concessão de bolsa os candidatos inscritos e melhores classificados para os respectivos projetos, podendo os demais participar na condição de monitores não remunerados.

3.1.4 O acadêmico participante da modalidade não remunerada terá as mesmas obrigações aplicadas ao monitor remunerado, porém sem direito à bolsa.

 

4 DAS ATRIBUIÇÕES DOS MONITORES

4.1 Constituem atribuições dos monitores:

I - participar do programa de formação inicial e de estudos e reflexões promovidas pela Comissão Local;

II - elaborar um Plano de Trabalho para o período de vigência de sua atuação;

III - Assinar Termo de Compromisso;

IV - participar do planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação do Plano de Ensino do componente curricular objeto da monitoria, quando for o caso, e/ou na elaboração do diagnóstico e do projeto de ensino, quando se tratar de projetos voltados para públicos específicos;

V - executar, sob a orientação do docente, atividades pedagógicas previstas no Plano de Trabalho;

VI - destinar parte de sua carga horária semanal para atividades de formação, leitura e estudos

relacionados à monitoria e iniciação à docência;

VII - destinar parte de sua carga horária semanal às atividades de apoio pedagógico aos discentes vinculados respectivo projeto de ensino;

VIII - participar do Seminário de Iniciação à Docência desenvolvido no âmbito do SEPE e elaborar um relatório analítico final com o auxílio do coordenador do projeto e/ou colaboradores;

IX - participar de atividades de recepção, matrícula e inserção de novos estudantes no contexto da Universidade organizadas pela Coordenação Acadêmica, no caso de monitores remunerados.

4.2 É vedado ao monitor assumir atividades de responsabilidade do professor ou funções meramente burocráticas, que venham a descaracterizar os objetivos da monitoria.

4.3 O horário de exercício das atividades de monitoria não poderá sobrepor-se e/ou interferir nos horários dos componentes curriculares nos quais o aluno estiver matriculado, bem como prejudicar outras atividades previstas em seu curso que sejam necessárias à sua formação acadêmica.

4.4 O monitor deverá exercer suas funções com carga horária de 16 (dezesseis) horas semanais.

4.5 Independente da modalidade da monitoria (remunerada ou não remunerada), os monitores deverão desenvolver atividades nos meses de janeiro e fevereiro, em conformidade com o previsto no Edital Nº 04/PROGRAD/UFFS/2018.


5 DAS VAGAS DE MONITORIA E DOS REQUISITOS EXIGIDOS PARA SEU PREENCHIMENTO

5.1 Poderão participar do Programa de Monitoria de Ensino os acadêmicos que preencherem os seguintes requisitos gerais:

a) ser acadêmico da UFFS regularmente matriculado, cursando, no mínimo, 12 (doze) créditos

semestrais;

b) atender aos requisitos explicitados no Projeto de Monitoria de Ensino, no caso dos projetos

vinculados às modalidades por curso e por público-alvo;

c) ter cursado, com aprovação, o(s) componente(s) curricular(es) objeto da monitoria, ou ter validado componente curricular equivalente cursado em outra universidade, no caso dos projetos vinculados à modalidade por componente curricular.

5.2 A especificação dos requisitos mencionados na alinea “b” do item 5.1, de acordo com a natureza de cada projeto, encontram-se listados no item 5.3 deste Edital.

5.3 Os projetos de monitoria de ensino classificados através do Edital Nº 14/PROGRAD/UFFS/2018 e o número de vagas ofertadas e os requisitos exigidos para seu preenchimento encontram-se explicitados na tabela que segue:

MODALIDADE DE MONITORIA DE ENSINO POR CURSO:

Curso

Título do Projeto

Coordenador

Nº de monitores remunerados

Nº de monitores não remunerados

Administração

Monitoria Aplicada à Formação Crítica, Analítica em Métodos Quantitativos na Formação de Administradores (Processo 23205.001909/2018-11)

Larissa de Lima Trindade

01

 

Requisitos exigidos para a inscrição: ter sido aprovado nos seguintes componentes curriculares: Análise Estatística ou Estatística para administradores, Introdução à Pesquisa Operacional ou Métodos Quantitativos, Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Administração Financeira I; estar cursando ou ter cursado a disciplina de Planejamento Financeiro e Orçamentário e ter média final igual a 7,0 nos componentes mencionados acima

Agronomia

Monitoria dos Componentes Curriculares da Área da Química na UFFS Campus Chapecó (Processo 23205.002052/2018-57)

Arlindo Cristiano Felippe

01

02

Requisitos exigidos para a inscrição: bom conhecimento na área de química; ter cursadas as disciplinas de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica e Química Analítica; competência didático-pedagógica; bom relacionamento interpessoal; ser comunicativo gostar de trabalhar em equipe; ser comprometido com o projeto

Ciência da Computação

Projeto para Reforço e Acompanhamento de Algoritmos e Programação (Processo 23205.002044/2018-19)

Guilherme Dal Bianco

01

03

Requisitos exigidos para a inscrição: aprovação nas disciplinas que envolvem a monitoria (Algoritmos e Programação, Estrutura de Dados I, Estrutura de Dados II e banco de dados); proatividade para auxiliar alunos com dificuldade; bons conhecimentos em programação e participação na maratona de programação da SBC

Ciências Sociais

Experiência de Antropologia Pedagógica: estudo prático sobre o potencial da etnografia do processo de ensino-aprendizagem para o mesmo (Processo 23205.002051/2018-11)

Ivan Paolo de Paris Fontanari

01

 

Requisitos exigidos para a inscrição: ter cursado o CCR Metodologia de Pesquisa Qualitativa, Alteridade e Etnocentrismo, Antropologia Social e Cultural e Antropologia Estrutural, não tendo anteriormente tendo sido reprovado em nenhum destes

Enfermagem

Laboratório de Semiologia e Semiotécnica: um espaço facilitador para o processo ensino/aprendizagem na Enfermagem (Processo 23205.002053/2018-00)

Eleine Maestri

01

02

Requisitos exigidos para a inscrição: não foi especificado

Engenharia Ambiental e Sanitária

Monitoria de Física (Processo 23205.001941/2018-05)

Rodrigo Dal Bosco Fontana

01

01

Requisitos exigidos para a inscrição: conhecimento dos conhecimentos específicos dos componentes curriculares de Física; competência didático-pedagógica; bom relacionamento interpessoal; ser comunicativo; gostar do trabalho em equipe

Filosofia

Iniciação à docência em Lógica I e Lógica II (Processo 23205.001667/2018-66)

Newton Marques Peron

01

 

Requisitos exigidos para a inscrição: ter cursado sem reprovações o CCR Lógica I e Lógica II

História

História: Pesquisa e Ensino (Processo 23205.001830/2018-91)

Ricardo Machado

01

 

Requisitos exigidos para a inscrição: disponibilidade de horário

Letras (Português e Espanhol)

Desenvolvendo Competências de Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa (Processo 23205.002016/2018-93)

Claudia Andrea Rost Snichelotto

01

02

Requisitos exigidos para a inscrição: ser acadêmico de Letras; já ter cursado Leitura e Produção Textual I e II; dominar a leitura e produção de gêneros acadêmicos; possuir competência didático-pedagógica; ser comunicativo; gostar do trabalho em equipe

Matemática

Monitoria de Fundamentos de Matemática e Geometria (Processo 23205.001914/2018-24)

Vitor José Petry

01

 

Requisitos exigidos para a inscrição: ter cursado os componentes nas disciplinas de Fundamentos de Matemática I, Fundamentos de Matemática II, Fundamentos de Matemática III, Geometria Plana e Geometria Espacial e ter aproveitamento com nota 7,0 ou superior nesses componentes

Medicina

Monitoria em Anatomia Humana - O estudo do corpo humano macroscopicamente e microscopicamente através de desenvolvimento de estratégias de aprendizado e formação complementar (Processo 23205.001925/2018-12)

Leandro Henrique Manfredi

01

01

Requisitos exigidos para a inscrição: a monitoria em Morfofisiologia I e II e Anatomia I e II necessitará de estudantes que já passaram por essas cadeiras e obtiveram sem reprovações uma média 6,0 ou acima; tendo mais de um candidato será elaborada uma avaliação no intuito de verificar quais as proposições de cada aluno que melhor se enquadrem no projeto pedagógico dos componentes, além de qualificar o conhecimento construído do aluno

Pedagogia

Monitoria de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem a estudantes do Curso de Pedagogia (Processo 23205.002048/2018-99)

Jane Teresinha Donini Rodrigues

01

03

Requisitos exigidos para a inscrição: os mesmos critérios gerais do edital 04/PROGRAD/UFFS/2018, além desses, o candidato à monitoria precisa dispor de 16 horas semanais para executar as atividades de monitoria e já ter cursado 50% do período exigido para integralização do curso


MODALIDADE DE MONITORIA DE ENSINO POR PÚBLICO-ALVO

Setores envolvidos

Título do Projeto

Coordenador

Nº de monitores remunerados

Nº de monitores não remunerados

SAE, NAP, PIN e PROHAITI

Inclusão e permanência acadêmica: uma ação afirmativa (Processo 23205.002034/2018-75)

Dulce do Carmo Franceschini

04

05

Requisitos exigidos para a inscrição: conhecimento da subárea pretendida; competência didático-pedagógica; bom relacionamento interpessoal; ser comunicativo; gostar de trabalhar em equipe

Sub-áreas do projeto: Inclusão Digital, Estatística, Matemática e PIN (Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas)

Inclusão e permanência acadêmica: ação em ciências da natureza (química e física) e matemática (Processo 23205.001945/2018-85)

Rodrigo Dal Bosco Fontana

01

01

Requisitos exigidos para a inscrição: conhecimento da subárea pretendida; competência didático-pedagógica; bom relacionamento interpessoal; ser comunicativo; gostar de trabalhar em equipe

Sub-áreas do projeto: Física, Matemática e Química




MODALIDADE DE MONITORIA DE ENSINO POR COMPONENTE CURRICULAR

Componente(s) Curricular(es)

Título do Projeto

Coordenador

Nº de monitores remunerados

Nº de monitores não remunerados

Requisitos exigidos para a inscrição

Cálculo A, Cálculo B, Cálculo C, Cálculo I e Cálculo II

Apoio à aprendizagem de Cálculo (Processo 23205.001915/2018-79)

Milton Kist

01

 

Alíneas “a” e “c” do item 5.1 deste Edital

Saúde Coletiva I, II, III, IV, V e VI

Qualificação do ensino e da aprendizagem no âmbito da Saúde Coletiva na graduação em Medicina (Processo 23205.001867/2018-19)

Graciela Soares Fonsêca

01

01

Alíneas “a” e “c” do item 5.1 deste Edital

Citologia e Histologia Básica, Patologia, Morfofisiologia I, Morfofisiologia II, Processos Patológicos I, Processos Patológicos II

O estudo da microanatomia humana (histologia) no contexto fisiológico e patológico (Processo 23205.002040/2018-22)

Leonardo Barbosa Leiria

 

01

Alíneas “a” e “c” do item 5.1 deste Edital

Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem, Estágio Curricular Supervisionado I e Estágio Curricular Supervisionado II

Articulando os Componentes Curriculares Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem ao Estágio Curricular Supervisionado: a construção dialógica de competências gerenciais para formação de Enfermeiros(as) de excelência para o SUS (Processo 23205.002056/2018-35)

Claudio Claudino da Silva Filho

 

01

Alíneas “a” e “c” do item 5.1 deste Edital

Estudos da Língua Portuguesa III: Morfossintaxe, Estudos da Língua Portuguesa IV: Morfossintaxe

Monitoria em Sintaxe (Processo 23205.002014/2018-02)

Aline Peixoto Gravina

 

01

Alíneas “a” e “c” do item 5.1 deste Edital


6. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A SELEÇÃO

6.1 Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição (conforme modelo Anexo I), o qual será analisado no momento da avaliação.

6.2 A comprovação do teor das alíneas “a” e “c” será feita mediante consulta eletrônica, pela banca avaliadora, não sendo necessária a apresentação de documentação física.

6.3 Os documentos relacionados à comprovação do teor da alínea “b”, nos casos em que se faz necessário (conforme explicitado na tabela 5.3 deste Edital) deverão ser apresentados à banca na data e horário da realização da avaliação.

 

7. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

7.1 A avaliação dos candidatos será realizada por uma banca de seleção, composta por 02 (dois) servidores, sendo um destes o coordenador do projeto, que será publicada no mural do Térreo do Bloco dos Professores, juntamente com as datas, horários e locais de realização da avaliação.

 

7.2 Os instrumentos e critérios de avaliação serão definidos pela banca de seleção.

 

8 DA HABILITAÇÃO DOS MONITORES

8.1 A habilitação dos monitores se dará mediante apresentação da documentação requerida para o exercício da função.

8.2 Para habilitação inicial das monitorias remuneradas, os candidatos selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso (em três vias) e encaminhá-lo à Coordenação Acadêmica, acompanhado de cópia legível do CPF e do cartão bancário com conta corrente individual, obrigatoriamente do Banco do Brasil, que providenciará os encaminhamentos administrativos junto à DPGRAD.

8.3 Para habilitação plena dos monitores (remunerados e não remunerados), os monitores deverão entregar ao Coordenador ou colaboradores do Projeto o seu Plano de Trabalho, comprovante de participação nas atividades de formação inicial previstas no cronograma e o Termo de Compromisso.

8.4 Os modelos de Termo de Compromisso e Plano de trabalho se encontram no link http://www.uffs.edu.br/institucional/proreitorias/graduacao/programas/programa_de_monitorias



9 CRONOGRAMA:

Período de inscrição de monitores, na Coordenação Acadêmica

De 25 a 28/06/2018

Publicação das datas, horários e bancas de seleção dos monitores, pelo coordenador do projeto, no mural do térreo do Bloco dos Professores

Dia 29/06/2018

Período para a realização do processo seletivo dos monitores

De 02 a 06/07/2018

Publicação do resultado provisório da seleção de monitores, pela Coordenação Acadêmica, no site da UFFS

Até 10/07/2018

Pedido de reconsideração, protocolado na Coordenação Acadêmica

Até às 12h do 11/07/2018

Publicação do resultado final, pela Coordenação Acadêmica, no site da UFFS

Dia 13/07/2018

Período para entrega da documentação referente à habilitação inicial das monitorias remuneradas (conforme item 8.2)

De 16/07 a 27/07/2018

Início das atividades de monitoria

Dia 01/08/2018

Encaminhamento do conjunto dos documentos referentes às monitorias remuneradas e não remuneradas (conforme item 8.3)

Até 31/08

10 DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A publicação das datas, locais e horários para seleção dos candidatos e a composição das respectivas bancas será feita no mural do térreo do Bloco dos Professores.

10.2 Esclarecimentos sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos com a Coordenação Acadêmica através do e-mail coord.acad.ch@uffs.edu.br

10.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica do Campus Chapecó.

ROSANE ROSSATO BINOTTO

Coordenadora Acadêmica do Campus Chapecó

Chapecó, SC, 22 de junho de 2018.


ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Processo seletivo de monitores de ensino

Edital Nº _____________/UFFS/_____

Opção de vaga (Modalidade)

( ) por curso ( ) por público-alvo ( ) por componente curricular

Projeto:

Nome:

 

Matrícula:

 

 

Curso/Turno:

Semestre:

RG:

 

 

Órgão emissor:

Data de emissão:

CPF:

 

 

Data de nascimento:

 

Telefone residencial:

 

 

Telefone celular:

E-mail:

Endereço: (rua, n°, complemento)

 

 

Bairro:

 

 

Cidade-UF:

CEP:

É portador de necessidades especiais?

( ) Sim. Qual:__________________________________________

( ) Não

_______________, _____ de ______________ de 20___.

 

 

_________________________

Assinatura do candidato

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Inscrição nº ________________________________________________________________________

Recebido por:____________________________________________ Data:______________________

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de junho de 2018.
Data de publicação: 22 de junho de 2018.

Rosane Rossato Binotto
Coordenadora Acadêmica do Campus Chapecó