EDITAL Nº 9/DIR CH/UFFS/2018

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS/AS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DO CAMPUS CHAPECÓ PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE - PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE, APROVADO PELO Edital n.º 10/2018, de 23 de julho de 2018, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

 

A Diretora do Campus Chapecó, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital para o preenchimento de vagas para bolsistas e voluntários/as. As vagas serão destinadas a estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFFS/Campus Chapecó que integrarão o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019 (Edital no 10 de 23 de julho de 2018, Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), projeto interinstitucional aprovado mediante termo de cooperação assinado a Secretaria de Saúde de Chapecó, do Estado de Santa Catarina, e as Instituições de Educação Superior Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Campus Chapecó-SC, e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

 

1. DA FINALIDADE

 

1.1 O PET-Saúde/Interprofissionalidade é um programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, com o objetivo de desenvolver, a partir de acompanhamento de grupos tutoriais, mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os cursos de graduação na área da saúde, considerando-se estratégias alinhadas aos princípios da interprofissionalidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade, como fundamentos da mudança, na lógica da formação dos profissionais e na dinâmica da produção do cuidado em saúde. Propõe também a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde- SUS e as instituições de ensino, de modo a promover a Educação Interprofissional- EIP e as Práticas Colaborativas em Saúde. As ações do PET-Saúde/Interprofissionalidade deverão fomentar a organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território, com vistas a articular suas ações com a de outros projetos que contribuem para fortalecer mudanças na formação de graduação em consonância com as complexas necessidades em saúde, requeridas para o SUS.

 

2. DAS VAGAS, CLASSIFICAÇÃO E DA BOLSA

 

2.1 O número total de vagas para estudantes bolsistas e voluntários/as dos cursos de Enfermagem e Medicina do Campus Chapecó, serão:

   

CURSO

NÚMERO DE VAGAS PARA BOLSISTAS

NÚMERO DE VAGAS PARA VOLUNTÁRIOS/AS

ENFERMAGEM

05 (cinco)

10 (dez)

MEDICINA

07 (sete)

14 (quatorze)

 

2.2 Os/as candidatos/as serão classificados da maior para menor nota final no processo seletivo (considerando a média ponderada dos itens dispostos abaixo), sendo os/as primeiros/as colocados/as alocados/as com as bolsas.

 

2.3 Conforme Edital no 10 de 23 de julho de 2018, “os valores das bolsas para estudantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade terão como referência as Bolsas de Iniciação Científica, modalidade IC, em conformidade com a RN-015/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq)”, ou seja, a Bolsa será de R$ 400,00, com duração de até 02 anos (24 meses), caso o estudante cumpra todas as obrigações estipuladas pela equipe de coordenação do projeto, negociadas e validadas com o coletivo de preceptores/as e tutores/as.

 

3. DOS REQUISITOS DO ESTUDANTE BOLSISTA E VOLUNTÁRIO/A

 

3.1 Poderá candidatar-se a vaga de estudante bolsista ou voluntário/a quem atender, cumulativamente, os seguintes requisitos:

 

I. Estar regularmente matriculado/a, frequentando as atividades acadêmicas, e sem qualquer afastamento de qualquer natureza, durante todo período do projeto (Dezembro de 2018 a Novembro de 2020);

II. Dedicação de, no mínimo, 8 horas semanais para o desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto PET-Saúde/Interprofissionalidade;

III. Para os/as candidatos/as à bolsista, não acumular qualquer outro tipo de bolsa, independente do ente federado ou fonte financiadora;

 

3.2 Poderá ser desligado/a da condição de bolsista ou voluntário/a, a qualquer momento, qualquer estudante que, mesmo selecionado/a pelo presente edital, venha a possuir quatro faltas não justificadas em qualquer atividade do PET-Saúde/Interprofissionalidade, consecutivas ou não, ou com justificativas não homologadas pelos/as coordenadores/as de seu grupo, bem como não cumprir os critérios acordados pela equipe de coordenação do projeto, bem como as premissas e obrigações legais preconizadas pelo Edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019 (Edital no 10 de 23 de julho de 2018, Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde).

 

4. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

4.1 O prazo para as inscrições respeitará o prazo preconizado no cronograma deste Edital.

 

4.2 Para inscrição, o/a interessado/a deve enviar por e-mail, para o endereço eletrônico petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com, exclusivamente em formato PDF, a seguinte documentação digitalizada:

 

I. Requerimento de inscrição devidamente preenchido com as informações presentes no modelo em anexo (ANEXO 1);

II. Histórico Escolar (extraído do portal do estudante, constando a “Média geral no curso”, o qual não precisa conter nenhuma assinatura);

III. Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade, com a coluna “Pontuação alcançada (relatada pelo candidato)” devidamente preenchida e assinada pelo/a candidato/a, conforme modelo anexo (ANEXO 2);

IV. Documentação comprobatória (cópia simples) de todos os itens da Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade informados, em um único arquivo sem limite de laudas, dispostos EXATAMENTE na ordem dos itens constantes na Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade;

V. Carta de intenções, de até 02 laudas, refletindo sobre sua trajetória e experiências pessoais, acadêmicas e/ou profissionais, e como estas te aproximam do PET-Saúde/Interprofissionalidade, como esta política indutora pode contribuir com sua formação, e como o/a candidato/a pode contribuir com todo grupo na perspectiva da Educação Interprofissional- EIP e das Práticas Colaborativas em Saúde;

 

4.3 Apenas serão contabilizados os itens da Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade, que forem devidamente comprovados.

 

4.4 Toda documentação que comprovará a Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade deverá conter assinatura do/a professor/a e/ou coordenador/a do respectivo projeto, programa, ação, iniciativa, movimento ou coletivo.

 

4.5 Para fins de comprovação de artigos científicos basta a cópia da primeira página do artigo; para capítulos de livros, bastam a cópia da página da ficha catalográfica e da primeira página do capítulo.

 

4.6 A falta de qualquer um dos cinco arquivos sinalizados no item 4.2, bem como o envio em formato diferente de PDF, acarretará desclassificação automática do/a candidato/a.

 

4.7 O comprovante de inscrição será o e-mail com a mensagem atestando recebimento, emitido a partir do endereço petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com em até 24 horas após o envio da inscrição.

 

5. DO PROCESSO SELETIVO E DOS RECURSOS

 

5.1 As notas de cada um dos itens avaliados será pontuada de zero a dez, e contarão com pesos diferentes para Média geral deste Processo Seletivo.

 

5.2 Os pesos de cada um dos itens avaliados será:

 

I. Média geral no curso do Histórico Escolar – 20% da Média geral deste Processo Seletivo;

II. Pontuação conferida e homologada pela comissão da Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade – 30% da Média geral deste Processo Seletivo;

III. Carta de intenções - 50% da Média geral deste Processo Seletivo;

 

5.3 Em caso de empate na Média geral deste Processo Seletivo, os critérios de desempate serão:

1º critério: Maior pontuação obtida na pontuação curricular comprovada;

2º critério: Maior pontuação obtida na carta de intenções;

3º critério: Maior pontuação obtida na Média geral no curso no Histórico Escolar.

 

5.4 Caberá recurso à homologação das inscrições e a todas as etapas do processo seletivo, nos prazos estipulados no cronograma abaixo, e este(s) deve(m) ser enviado(s) exclusivamente por e-mail para o endereço eletrônico petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com, contendo justificativa com embasamento legal e técnico-científico para análise do mérito e deferimento ou não pela comissão de seleção.

 

6. DO CRONOGRAMA

 

ETAPA DO PROCESSO SELETIVO

PRAZO

LOCAL

Inscrição dos/as estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina, Campus Chapecó

De 10 a 13/12, até as 12h (horário de Brasília)

E-mail da comissão: petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com

Homologação Parcial das Inscrições

Dia 13/12, a partir de 17h (horário de Brasília)

Página de Editais da Direção de Campus/UFFS

Apresentação de Recursos pelos/as Candidatos/as à Homologação Parcial das Inscrições

Dia 14/12, até as 12h (horário de Brasília)

E-mail da comissão: petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com

Homologação Final das Inscrições

Dia 14/12, a partir de 17h (horário de Brasília)

Página de Editais da Direção de Campus/UFFS

Resultado parcial

Dia 17/12, a partir das 12h (horário de Brasília)

Página de Editais da Direção de Campus/UFFS

Apresentação de Recursos pelos/as Candidatos/as ao Resultado parcial

Dia 17/12, até as 21h (horário de Brasília)

E-mail da comissão: petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com

Resultado final

Dia 18/12, a partir das 12h (horário de Brasília)

Página de Editais da Direção de Campus/UFFS

Cadastramento pela coordenação do projeto (SESAU) no Sistema de Gerenciamento do PET/Saúde, do Ministério da Saúde

Dias 18 e 19/12

SIGPET

 

7. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

 

7.1 Comporão a banca de seleção os coordenadores de grupos no projeto PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019 (Edital no 10 de 23 de julho de 2018), selecionados no EDITAL Nº 6/DIR – CH/UFFS/2018:

 

Cláudio Claudino da Silva Filho – SIAPE 1869398

Débora Tavares de Resende e Silva – SIAPE 1813519

Graciela Soares Fonseca – SIAPE 2301769

 

8 DISPOSIÇÕES FINAIS

 

8.1 Este Edital encontra-se de acordo com as bases legais estipuladas pelo Edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019 (Edital no 10 de 23 de julho de 2018, Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde).

 

8.2 Todos os atos deste processo seletivo serão publicados na Página de Editais da Direção de Campus/UFFS (acessada pelo link: https://www.uffs.edu.br/acessofacil/boletim_oficial/editais/campus-chapeco), e eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail da comissão (petinterprofissionalidadeuffs@gmail.com).

 

8.3 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

8.4 Este Edital entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Chapecó-SC, 10 de Dezembro de 2018.

 

 

LÍSIA REGINA FERREIRA

Diretora do Campus Chapecó

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 1 - EDITAL Nº 9/ DIR – CH /UFFS/2018

 

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

 

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS/AS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DO CAMPUS CHAPECÓ PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE - PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE, APROVADO PELO Edital n.º 10/2018, de 23 de julho de 2018, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Modalidade de inscrição

( ) Bolsista

( ) Voluntário/a

Nome Social

 

Nome Completo

 

E-mail

 

Telefone comercial

 

Telefone celular

 

Curso

 

Fase / semestre atual

 

Ano e semestre de ingresso

 

Estado civil

 

Nome do cônjuge

 

CPF

 

RG

 

Órgão emissor do RG

 

Data de emissão do RG

 

Data de Nascimento

 

Nome do Pai

 

Nome da Mãe

 

Endereço completo (Rua, número, complementos: prédio, apto, etc)

 

Cidade e UF

 

CEP

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 2 - EDITAL Nº 9/ DIR – CH /UFFS/2018

 

TABELA DE PONTUAÇÃO PARA A SELEÇÃO DE ESTUDANTES AO PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE

 

SELEÇÃO DE ESTUDANTES BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS/AS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DO CAMPUS CHAPECÓ PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE - PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE, APROVADO PELO Edital n.º 10/2018, de 23 de julho de 2018, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE/Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Item/atividade no itinerário formativo

Pontuação individual

Máximo de pontos por item/atividade

Pontuação alcançada

(relatada pelo candidato)

Pontuação alcançada (conferida pela comissão)

 

Participação em PETs anteriores (qualquer um dos Editals/anos)

 

1 ponto por ano

 

máximo de 2 pontos

 

 

Participação em projetos de pesquisa

 

0,5 ponto por ano

máximo de 1 ponto

 

 

Participação em projetos de extensão e/ou cultura

 

0,5 ponto por ano

máximo de 1 ponto

 

 

Autor/a ou coautor/a em capítulo de livro

0,5 ponto por capítulo

máximo de 1 ponto

 

 

Resumo (simples ou expandido) apresentado em eventos ou feiras ou congressos ou simpósios

0,25 ponto por resumo

máximo de 1 ponto

 

 

Artigos publicados

 

1 ponto por artigo

máximo de 2 pontos

 

 

Participação em outras políticas indutoras de reorientação da formação em saúde (Ex: Ver-SUS, Rondon) e/ou movimentos estudantis (Ex: D.C.E., C.A., Ligas acadêmicas)

0,5 ponto por ano

máximo de 2 ponto

 

 

NOTA FINAL DA TABELA

 

 

 

OBS: A Documentação comprobatória (cópia simples) de todos os itens da Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade informados, deve ser apresentada digitalizada em um arquivo apenas, em PDF, dispostos EXATAMENTE na ordem dos itens constantes na Tabela de pontuação para a seleção de estudantes ao PET-Saúde/Interprofissionalidade.

 

Data do ato: Chapecó-SC, 10 de dezembro de 2018.
Data de publicação: 10 de dezembro de 2018.

Lísia Regina Ferreira
Diretora do Campus Chapecó

Documento Histórico

EDITAL Nº 9/DIR CH/UFFS/2018