EDITAL Nº 164/GR/UFFS/2018

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

O REITOR EM EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna público o “Processo Seletivo para Contratação de Estagiários do Campus Realeza para atuação na Coordenação Acadêmica”, de acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, Resolução 7/2015-CONSUNI-CGRAD, e Processo nº 23205.000719/2018-87 e 23205.00717/2018-98.
 
1 INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
1.1  Requisitos para inscrição
1.1.1  Para a vaga 01 os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
I -  Estar regularmente matriculado e frequentando qualquer curso de Licenciatura da UFFS Campus Realeza ou o curso de Administração em instituição de ensino superior (IES) reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC)
II -  Não estar cursando o último ano do curso;
III -  Dispor de vinte horas semanais nos turnos da manhã ou da tarde para as atividades do estágio.
1.1.2  Para a vaga 02 os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
I -  Estar regularmente matriculado e frequentando qualquer curso de Licenciatura da UFFS Campus Realeza ;
II -  Estar cursando a partir do 6º semestre do curso;
III -  Não estar cursando o último ano do curso;
IV - Dispor de vinte horas semanais nos turnos da manhã ou tarde para as atividades do estágio.
V - Ter experiência comprovada com formação de professores (certificado ou declaração de participação);
VI - Ter experiência comprovada na construção de Blogs.
1.2 Procedimentos para inscrição e seleção
1.2.1  Os candidatos devem comparecer entre o dia 07/03/2018 e 14/03/2018, durante o horário de atendimento da Secretaria Acadêmica (Sala 103 - Bloco A);
1.2.2  Os candidatos devem realizar a inscrição em apenas uma das vagas ofertadas. Caso o candidato se inscreva nas duas vagas será automaticamente desclassificado;
1.2.3  A inscrição deve ser realizada, no horário e local estipulados no item 1.2.1, mediante a entrega dos seguintes documentos:
I -  Ficha de inscrição (disponível no ANEXO I deste edital);
II -  Documento oficial de identidade com foto (original e cópia);
III -  Histórico escolar atualizado;
IV -  Comprovante de Matrícula;
V -  Curriculum Lattes .
VI -  Comprovante da experiência com a formação de professores (apenas para candidatos que irão concorrer a vaga 02);
VII -  Comprovante de experiência na construção de Blogs (apenas para candidatos que irão concorrer a vaga 02);
 
1.3 Homologação das inscrições
1.3.1  A homologação das inscrições será divulgada no mural da secretaria acadêmica e no e-mail informado pelo candidato na ficha de inscrição, juntamente com o cronograma das entrevistas (data, horário e local), no dia 16/03/2018.
1.3.2  Data das entrevistas: dia 20/03/2018.
1.4 Critérios de seleção
1.4.1  A seleção dos candidatos será realizada pela Coordenação Acadêmica e Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura através de:
a)  Entrevista;
b)  Análise de histórico escolar;
c)  Análise de Curriculum Lattes.
1.4.2  A entrevista será realizada por banca composta por servidores do setor de atuação correspondente à vaga à qual o candidato concorrer e terá duração de 15 minutos.
1.4.3  A entrevista terá o objetivo de avaliar o perfil do candidato (aptidões) para atuação no setor;
1.4.4  A análise do histórico escolar levará em conta o desempenho geral do estudante, bem como o perfil de formação do curso;
1.4.5  A análise do Curriculum Lattes levará em conta as experiências do aluno que contribuirão para a atuação no setor;
1.4.6  Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com o desempenho na entrevista, na análise do histórico escolar e na análise do Curriculum Lattes .
1.4.7  Em caso de empate, terá preferência o candidato que tiver a maior nota de entrevista.
1.4.8  Caso persista o empate, terá preferência o candidato com maior idade.
1.4.9  Caso persista o empate, será realizado sorteio.
1.5 Divulgação dos resultados
1.5.1  O resultado provisório com a classificação dos candidatos será divulgado a partir do dia 22/03/2018 pelo mural da Secretaria Acadêmica e pelo e-mail informado pelo candidato na ficha de inscrição.
1.5.2  Após a divulgação da classificação, os candidatos terão o dia 23/03/2018 para protocolar na Secretaria Acadêmica (Sala 103 - Bloco A) a entrega de recurso por escrito.
1.5.3  A homologação do resultado final do processo seletivo será divulgada a partir do dia 27/03/2018 no mural da Secretaria Acadêmica e no e-mail informado pelo candidato na ficha de inscrição.
1.5.4  A validade da seleção será de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final.
1.5.5  Os recursos entregues por escrito serão analisados pelo setor de atuação responsável pela realização da seleção.
 
2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES E TOTAL DE VAGAS
2.1 VAGA 01 - atuação na Coordenação Acadêmica - Assessoria Acadêmica
VAGAS
CURSO/ÁREA
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
01
Qualquer curso de Licenciatura do Campus Realeza ou curso superior de Administração de Instituição credenciada pelo MEC
- Desenvolvimento de atividades de planejamento e avaliação inerentes ao setor; - Assessoria aos servidores em atividades cotidianas afins ao setor que compreende, além da Assessoria Acadêmica, a Pesquisa e Pós- Graduação, Extensão e Cultura; - Realizar atividades de secretaria das comissões ligadas à Coordenação Acadêmica; - Conferir tratamento técnico da documentação, incluindo o recebimento, organização, acondicionamento e arquivamento de documentos; - Criação e preenchimento de planilhas de controle; - Classificação, destinação e descrição dos documentos arquivísticos da UFFS; - Outras atividades inerentes as rotinas administrativas do setor.
2.2 VAGA 02 - atuação na Coordenação Acadêmica - Programa de Extensão: Programa de Formação Continuada de Professores no Campus Realeza.
VAGAS
CURSO/ÁREA
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
01
Qualquer curso de Licenciatura do Campus Realeza
- Assessorar as atividades do programa de extensão “Nos caminhos da práxis”, realizando registros e sistematizações dos diferentes processos que ocorrerem nos encontros com gestores e professores envolvidos na formação continuada; - Acompanhar os encontros do programa e participar das oficinas temáticas que serão realizados na UFFS Campus Realeza e nos polos constituídos pelos municípios participantes do programa (ter disponibilidade para viajar); - Auxiliar no planejamento dos encontros, participar das reuniões com os professores e realizar os registros necessários; - Auxiliar na preparação de material para os encontros e formações; - Organizar blog e publicar os trabalhos que serão desenvolvidos; - Auxiliar na elaboração de relatórios. - Auxiliar nas atividades da PROEC - Campus Realeza.
 
3 TERMO DE COMPROMISSO
3.1  Será firmado termo de compromisso entre o estagiário e a UFFS, no prazo máximo de seis meses, prorrogável conforme interesse e necessidade do setor de atuação, não podendo ultrapassar o total de dois anos.
3.2  O estudante em estágio não-obrigatório de nível superior receberá bolsa de estágio no valor de R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais), equivalentes à carga horária de 20 horas semanais.
3.3  O estudante em estágio não-obrigatório receberá, além da bolsa de estágio, auxílio-transporte em pecúnia, no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados.
3.4  A UFFS contratará em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais.
 
4 DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
4.1  Os documentos exigidos e obrigatórios para a assinatura do termo de compromisso são:
a)  Uma foto 3x4 recente;
b)  Documento de identidade (RG) - (cópia autenticada em cartório - único documento por folha)
c)  CPF - comprovante de situação cadastral emitido no site www.receita.fazenda.gov.br
d)  Certificado de Reservista, inclusive o verso onde consta assinatura e impressão digital (cópia autenticada em cartório - único documento por folha)
e)  Certidão de quitação eleitoral expedido pela Justiça Eleitoral - emitido no site www.tse.jus.br
f)  Atestado de frequência, com indicação do ano ou período que está cursando (original);
g)  Certidão de nascimento ou casamento (que comprove o estado civil)(cópia autenticada em cartório - único documento por folha)
h)  Comprovante de conta-corrente (com cópia de extrato ou cartão comprovando os dados da conta, inclusive com dígitos verificadores);
i)  Exame médico que comprove a aptidão para a realização do estágio;
j)  Declaração de não possuir bolsas da UFFS ou de outros órgãos oficiais que exijam o cumprimento de carga horária;
4.2  Caso seja necessário, outros documentos podem ser solicitados.
4.3  Para alunos de outras instituições de ensino é obrigatório convênio de estágio entre UFFS e a instituição do estudante.
 
5 DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1  O estágio, firmado com base na Lei nº 11.788/2008 e Orientação Normativa nº 07/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, não terá vínculo empregatício de qualquer natureza.
5.2  Conforme o artigo 17, parágrafo 5º, da Lei nº 11788/2008, ficará assegurado às pessoas portadoras de deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concedente do estágio.
5.3  Durante o período do estágio o aluno deverá estar regularmente matriculado e frequentando as aulas.
5.4  A inscrição do candidato implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, na Lei nº 11.788/2008, na Orientação Normativa nº 07/2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e na Portaria 370/GR/UFFS/GR/2010, das quais não poderá alegar desconhecimento.
5.5  Os casos omissos deste edital serão resolvidos pela Coordenação Acadêmica do Campus Realeza .
 
ANEXO I
 
FICHA DE INSCRIÇÃO
 
Processo seletivo de estagiários - Estágio não-obrigatório - Edital Nº 164/GR/UFFS/2018
Opção de vaga:
(__) VAGA 01 - atuação na Coordenação Acadêmica - Assessoria Acadêmica
(__) VAGA 02 - atuação na Coordenação Acadêmica - Programa de Extensão: Programa de Formação Continuada de Professores no Campus Realeza.
Nome:
Curso:
Matrícula:
Turno:
Semestre:
RG:
Órgão emissor:
Data de emissão:
CPF:
Data de nascimento:
Telefone residencial:
Telefone celular:
E-mail:
Endereço: (rua, nº, complemento):
Bairro:
Cidade/UF:
CEP:
É portador de necessidades especiais? (__) Não (__) Sim. Qual:
 
 
Local e Data
 
Assinatura do candidato
       
 
Protocolo nº:
Data:
Servidor:
Inscrição Processo Seletivo de Estagiários / UFFS - Campus Realeza:
 
Protocolo nº:
Data:
Servidor:
Inscrição Processo Seletivo de Estagiários / UFFS - Campus Realeza:
 
ANEXO II
 
PLANILHA DE PONTUAÇÃO
 
Média das notas do histórico - Peso 2 - Média aritmética das notas do histórico escolar
Análise do Curriculum Lattes - Peso 3 - Experiências precedentes na área de atuação profissional, portfólio ou acadêmica - máximo 1,5 ponto - Domínio de softwares - cursos realizados (mediante apresentação de diplomas) - máximo 0,5 ponto - Participação em eventos - máximo 0,5 ponto - Artigos publicados, resumo em anais de evento, intercâmbios - máximo 0,5 ponto
Entrevista - Peso 5 - Entrevista de 15 minutos sobre o percurso acadêmico/profissional do entrevistado. - Verificar a teoria e a prática profissional do entrevistado e o comportamento em situações inerentes ao estágio pretendido.
O total será igual à soma das três notas
 
ANEXO III
 
DECLARAÇÃO
 
Eu, _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
portador do CPF nº _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, declaro que não possuo outra
bolsa da UFFS, de outros órgãos/instituições públicas, privadas ou de agências de fomento; declaro ainda, que tenho disponibilidade de carga horária para me dedicar às atividades do estágio e que não possuo vínculo empregatício.
 
Local e Data
 
Assinatura do candidato
 
Obs.: Esta declaração atende ao artigo 5º da Resolução nº 01/2013 CONSUNI/CEXT e íntegra a documentação do estágio.

Data do ato: Chapecó-SC, 01 de março de 2018.
Data de publicação: 01 de março de 2018.

Antônio Inácio Andrioli
Reitor em exercício

Documento Histórico

EDITAL Nº 164/GR/UFFS/2018