EDITAL Nº 88/GR/UFFS/2020 (ALTERADO, RETIFICADO)

Alterado por:

EDITAL Nº 310/GR/UFFS/2020

EDITAL Nº 268/GR/UFFS/2020 (REVOGADO)

EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020

Retificado por:

EDITAL Nº 377/GR/UFFS/2020

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS (PPGEL) 2020/2

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), com ingresso em 2020.2, conforme descrito a seguir.
 
1 DO PÚBLICO-ALVO
1.1  Poderão se inscrever no Processo Seletivo para o Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, ou candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de Graduação até o ato de matrícula.
1.2  Em caso de diplomas de curso superior de Graduação emitidos no exterior, serão aceitos somente os devidamente reconhecidos por órgão competente do país de origem.
 
2 DAS VAGAS
2.1  Serão oferecidas 24 vagas no Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos, para ingresso no segundo semestre de 2020.
2.2  De acordo com o disposto na RESOLUÇÃO Nº 8/CONSUNI/UFFS/2017/CPPGEC, ficam reservadas vagas do Processo Seletivo para o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Curso de Mestrado, para candidatos Autodeclarados Indígenas, candidatos com Deficiência, e candidatos Autodeclarados Negros (pretos e pardos), aprovados e classificados no processo seletivo, conforme distribuição a seguir:
2.2.1  Ficam reservadas 2 (duas) vagas para candidatos Autodeclarados Indígenas.
2.2.2  Fica reservada 1 (uma) vaga para candidatos com Deficiência.
2.2.3  Fica reservada 1 (uma) vaga para candidatos Autodeclarados Negros (pretos e pardos).
2.2.4  Não havendo candidatos selecionados para ocuparem as vagas reservadas dos itens 2.2.1, 2.2.2 e 2.2.3, estas serão preenchidas por outros candidatos, obedecendo a ordem de classificação.
2.3  O preenchimento total das vagas existentes fica condicionado à aprovação de candidatos no Processo Seletivo.
2.4  As vagas serão distribuídas entre os docentes das linhas de pesquisa do PPGEL.
 
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1  As inscrições devem ser realizadas online , no período de 02 de março de 2020, a partir das 08h, a 02 de abril de 2020 até às 16h30 (horário de Brasília), por meio da página do programa <https://www.uffs.edu.br/formularios/ppgel/programa-de-pos-graduacao-em-estudos-linguisticos>.
3.1  As inscrições devem ser realizadas online , no período de 02 de março de 2020, a partir das 08h, a 04 de maio de 2020 até às 16h30 (horário de Brasília), por meio da página do programa <https://www.uffs.edu.br/formularios/ppgel/programa-de-pos-graduacao-em-estudos-linguisticos>. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 268/GR/UFFS/2020)
3.1 As inscrições devem ser realizadas online , no período de 02 de março de 2020, a partir das 08h, a 15 de junho de 2020 até às 16h30 (horário de Brasília), por meio da página do programa <https://www.uffs.edu.br/formularios/ppgel/programa-de-pos-graduacao-em-estudos-linguisticos>.(NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 310/GR/UFFS/2020)
3.1.1  A UFFS não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes de rede ou impossibilidade de acesso à internet no período de inscrição.
3.2  Para efetuar a inscrição, o candidato deve responder o formulário de inscrição online e anexar ao sistema os seguintes documentos, observando o máximo de MB de cada item:
I -  Documento de Identidade e CPF. O arquivo pode conter no máximo 3MB.
a)  Observação: se o CPF não constar no RG, deve-se escanear os dois documentos em um único arquivo.
II -  Diploma de curso superior de graduação, reconhecido pelo MEC, ou do certificado de conclusão de curso superior, ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula. O arquivo pode conter no máximo 2MB .
III -  Histórico Escolar de graduação. O arquivo pode conter no máximo 1MB .
IV -  Curriculum Vitae, na versão fornecida pela Plataforma Lattes do CNPq (modelo resumido padrão), não documentado. O arquivo pode conter no máximo 1MB.
V -  Pré-projeto de pesquisa vinculado obrigatoriamente a uma das linhas de pesquisa do Programa, conforme roteiro e formatação sugeridos no ANEXO I do edital, disponível na página do PPGEL. O arquivo pode conter no máximo 1MB.
VI -  Comprovação de proficiência em língua estrangeira. O arquivo pode conter no máximo 1MB. Serão aceitos como comprovantes da proficiência:
VI - Comprovação de proficiência em língua estrangeira, quando for o caso. O arquivo pode conter no máximo 1MB. Serão aceitos como comprovantes da proficiência: (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 310/GR/UFFS/2020)
a)  Atestado de aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira moderna realizado no Processo Seletivo 2019.2 do PPGEL, quando for o caso. OU
b)  Certificação com nível de aproveitamento no mínimo B1, conforme Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), obtida nos últimos 3 (três) anos, mediante a realização de exame internacional de avaliação de conhecimentos em língua estrangeira, de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 16/PROPEPG/UFFS/2016, quando for o caso; OU
c)  Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro, obtido nos últimos 2 (dois) anos.
3.3  No formulário de inscrição online, o candidato deverá indicar:
I -  em que língua estrangeira deseja prestar o exame de proficiência, dentre as opções oferecidas pelo PPGEL, ou, se for o caso, anexar o documento que comprove a aprovação em exame de proficiência do PPGEL ou certificação com nível de aproveitamento no mínimo B1, conforme Quadro Europeu Comum de Referência (QECR);
II -  situação de reserva de vaga, se for o caso;
III -  linha de pesquisa a que está concorrendo. As linhas de pesquisa do PPGEL são: 1. Práticas Discursivas e Subjetividades; 2. Diversidade e Mudança Linguística; 3. Língua e Cognição: representação e processamento da linguagem;
IV -  necessidade de atendimento especial para a realização de cada uma das etapas e os recursos especiais necessários.
3.3.1  O candidato poderá indicar o nome do provável orientador segundo a linha de pesquisa pretendida.
3.4  O candidato receberá um e-mail da Comissão de Processo Seletivo como comprovante de inscrição. O e-mail será encaminhado para o endereço informado pelo candidato no formulário online em um período de até 72h após o envio da inscrição. O envio do e-mail como comprovante de inscrição não caracteriza a homologação da inscrição.
3.5  Caso um candidato realize mais de uma inscrição no período válido neste edital, será considerado, para efeitos de comprovação e posterior homologação, o último envio do formulário do candidato de acordo com a data e hora da postagem.
3.6  Somente serão homologadas as inscrições de candidatos que estiverem plenamente de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Processo Seletivo.
3.7  A relação das inscrições homologadas para o Processo Seletivo 2020/2 será divulgada no sítio da UFFS www.uffs.edu.br> Pós-Graduação> Mestrado em Estudos Linguísticos> Ingresso> Processo seletivo regular, conforme cronograma disponível no item 5.1 deste Edital.
 
4 DO PROCESSO SELETIVO
4.1  O Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção, constituída por docentes do PPGEL, designada pela PORTARIA Nº 1433/GR/UFFS/2019.
4.2  O Processo Seletivo compreenderá três etapas de avaliação diferenciadas e eliminatórias, na seguinte ordem:
a) exame de proficiência em língua estrangeira , de caráter eliminatório;
b) prova escrita , de caráter eliminatório e classificatório; e
c) arguição do pré-projeto e do Curriculum Vitae , de caráter eliminatório.

4.2 O Processo Seletivo do PPGEL será composto de duas etapas de avaliação diferenciadas e eliminatórias, na seguinte ordem:

a) avaliação do pré-projeto de pesquisa, etapa de caráter eliminatório;

b) entrevista (composta por: arguição do pré-projeto, análise do Currículo Lattes e discussão a partir das referências bibliográficas do edital), etapa de caráter classificatório e eliminatório. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.2.1  Todas as etapas do Processo Seletivo serão realizadas no Campus Chapecó, sito à Rodovia SC-459, Km 02, Bairro Fronteira Sul, Chapecó, SC.

4.2.1 A primeira etapa, avaliação do pré-projeto de pesquisa, será realizada na linha de pesquisa indicada pelo candidato, com a avaliação do pré-projeto de pesquisa encaminhado no ato de inscrição. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)

4.2.1.1 O resultado da avaliação do pré-projeto de pesquisa será expresso pelos conceitos aprovado ou reprovado. (ACRESCIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.2.2  O candidato deverá comparecer ao local de realização de cada uma das etapas do Processo Seletivo munido de original do documento oficial de identidade com foto.
4.2.2 A segunda etapa, correspondente à entrevista (arguição do pré- projeto de pesquisa, análise do Currículo Lattes e discussão sobre a bibliografia indicada neste edital), será no formato remoto, pela internet, realizada via Cisco WEBEX, em datas a serem divulgadas no sítio do Programa (https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco/cursos/mestradoch/mestrado-em-estudos-linguisticos/ingresso/processo-seletivo-regular). Será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar essas informações. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.2.2.1  A Comissão de Seleção recomenda que o candidato compareça ao local designado para a realização das etapas descritas em 4.2, com antecedência mínima de meia hora do horário fixado para o seu início.

4.2.2.1 O candidato deverá estar conectado, por meio de dispositivo eletrônico com entrada e saída de áudio e câmera, munido de documento oficial de identidade com foto, no horário estipulado. O candidato que não estiver disponível on-line munido de documento oficial de identidade com foto para a realização do processo seletivo no horário estipulado e com dispositivo funcionando entrada e saída de áudio e câmera terá o tempo de prova descontado do seu tempo total. As entrevistas serão gravadas e não poderão ser assistidas pelos demais candidatos. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)

4.2.2.2 A Comissão de Seleção não se responsabilizará por qualquer problema de conexão ou de funcionamento do dispositivo eletrônico que o candidato possa ter durante o processo seletivo. (ACRESCIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.2.3  Durante as etapas do Processo Seletivo expressas em 4.2 não será permitida a consulta a quaisquer materiais nem o uso de equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets , telefones celulares e outros, salvo um dicionário na versão impressa, conforme 4.3.2. (SUPRIMIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.2.4  O exame de proficiência em língua estrangeira e a prova escrita sobre conhecimento específico não poderão ser assinadas ou identificadas pelo candidato. A cada prova será atribuído um código pela Comissão de Seleção. Ao término da avaliação, após a atribuição da nota final, as provas dos candidatos serão identificadas pela Comissão de Seleção(SUPRIMIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.3  O exame de proficiência , primeira etapa do Processo Seletivo, poderá ser realizado em língua alemã, espanhola e ou inglesa.
4.3.1  O candidato deverá prestar exame de proficiência em apenas uma língua estrangeira.
4.3.1.1  Será dispensado desta etapa do Processo Seletivo o candidato que apresentar atestado de aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira moderna realizado no Processo Seletivo 2019.2 do PPGEL; ou, que apresentar Certificação com nível de aproveitamento no mínimo B1, conforme Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), obtida nos últimos 3 (três) anos.
4.3.2  Será permitido o uso de um dicionário , na versão impressa, para o exame de proficiência, não sendo autorizada a troca de material entre os candidatos.
4.3.3  O exame de proficiência será composto por questões objetivas e discursivas e terá como objeto de avaliação o nível de compreensão e interpretação textual em língua estrangeira.
4.3.4  As respostas às questões do exame de proficiência devem ser redigidas em língua portuguesa com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
4.3.5  O exame de proficiência terá a duração mínima de 1 (uma) hora e máxima de 3 (três) horas.
4.3.6  O resultado do exame de proficiência será expresso pelos conceitos “aprovado” ou “reprovado”, considerando-se aprovados apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). (SUPRIMIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.4  A prova escrita sobre conhecimento específico , segunda etapa do Processo Seletivo, será composta de questões discursivas, elaboradas a partir da bibliografia indicada em 4.4.7.
4.4.1  Apenas os candidatos aprovados no exame de proficiência em língua estrangeira poderão realizar a prova escrita sobre conhecimento específico.
4.4.2  Serão objetos de avaliação da prova escrita: domínio dos conteúdos da bibliografia indicada, capacidade de exposição escrita, nível de argumentação e capacidade de reflexão sobre a linguagem.
4.4.3  A prova escrita terá a duração mínima de 1 (uma) hora e máxima de 4 (quatro) horas.
4.4.4  As respostas às questões da prova escrita deverão ser redigidas em língua portuguesa, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
4.4.5  À prova escrita será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez).
4.4.6  Serão considerados aprovados nesta etapa do Processo Seletivo os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). (SUPRIMIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.4.7  A bibliografia indicada para a prova escrita sobre conhecimento específico é a que segue:
I -  BARTHES, Roland. Escrever a leitura . In. O rumor da língua . Lisboa: Edições 70.
II -  COSERIU. Sentidos y tareas de la dialectología . Disponível em: www.romling.uni-tuebingen.de/coseriu/publi/coseriu194.pdf
III -  CORRÊA, L. M. S. Língua e Cognição: Antes e depois da revolução cognitiva. In: PFEIFFER, C. C.; NUNES, J. H.(Org.). Introdução às ciências da linguagem : linguagem história e conhecimento. Campinas: Editora Pontes, p. 103-140.
IV -  FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso : aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola.
V -  MAIA, Marcus (Org.) Psicolinguística, Psicolinguísticas : uma introdução. São Paulo: Editora Contexto.
VI -  MOURA, Heronides & CAMBRUSSI, Morgana. Uma breve história da linguística . Petrópolis, RJ: Vozes.
VII -  PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento . Tradução. Eni Orlandi. Campinas, SP: Pontes Editores.
VIII -  SOUZA, Christiane Maria N. de; GÖRSKI, Edair Maria; MAY, Guilherme Henrique; COELHO, Izete Lehmkuhl. Para Conhecer Sociolinguística , Coleção: Para Conhecer. São Paulo: Ed. Contexto.
IX -  SAUSSURE, Ferdinad. Curso de linguística Geral. Organizado e editado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix.
X -  WEEDWOOD, Bárbara. História Concisa da Linguística . São Paulo: Parábola Editorial.

4.4.7 A bibliografia indicada para a discussão na segunda etapa do processo seletivo é a que segue:

I - BARTHES, Roland. Escrever a leitura. In: O rumor da língua. Lisboa: Edições 70.

II - COSERIU. Sentidos y tareas de la dialectología. Disponível em: www.romling.unituebingen.de/coseriu/publi/coseriu194.pdf

III - CORRÊA, L. M. S. Língua e Cognição: Antes e depois da revolução cognitiva. In:

PFEIFFER, C. C.; NUNES, J. H. (Org.). Introdução às ciências da linguagem: linguagem história e conhecimento. Campinas: Editora Pontes, p. 103-140.

IV - FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola.

V - MAIA, Marcus (Org.). Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução. São Paulo: Editora Contexto.

VI - MOURA, Heronides & CAMBRUSSI, Morgana. Uma breve história da linguística. Petrópolis, RJ: Vozes.

VII - PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução. Eni Orlandi. Campinas, SP: Pontes Editores.

VIII - SOUZA, Christiane Maria N. de; GÖRSKI, Edair Maria; MAY, Guilherme Henrique; COELHO, Izete Lehmkuhl. Para Conhecer Sociolinguística - Coleção: Para Conhecer. São Paulo: Ed. Contexto.

IX - SAUSSURE, Ferdinad. Curso de linguística Geral. Organizado e editado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix.

X - WEEDWOOD, Bárbara. História Concisa da Linguística. São Paulo: Parábola Editorial. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)

4.4.8 Considerando as adaptações necessárias ao momento da pandemia da Covid-19, em relação à bibliografia indicada no item 4.4.7, serão realizadas discussões a partir de um dos seguintes pontos a ser sorteado no momento da entrevista:

a) Ponto 1: Relações entre língua e sociedade;

b) Ponto 2: Divergências e/ou convergências entre as abordagens estruturalistas e gerativistas;

c) Ponto 3: Contribuições das ideias do Curso de Linguística Geral para o desenvolvimento da Linguística no século XX;

d) Ponto 4: Saussure: objeto da linguística;

e) Ponto 5: Dicotomias saussurianas. (ACRESCIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.5  A arguição do pré-projeto e do Curriculum Vitae , terceira e última etapa do Processo Seletivo, será realizada perante Banca Examinadora composta por professores do PPGEL, integrantes da linha de pesquisa a que concorre o candidato.
4.5.1  Apenas os candidatos aprovados nas duas etapas anteriores poderão participar da arguição do pré-projeto e do Curriculum Vitae .
4.5.2  Serão objetos de avaliação da última etapa de seleção: as capacidades do candidato para a exposição oral sobre o seu pré-projeto de pesquisa, destacando a relação deste com sua experiência profissional e produção intelectual; clareza na exposição das partes que compõem o pré-projeto; aderência e relevância do pré-projeto à linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu; pertinência da bibliografia do pré-projeto quanto ao objeto, justificativa e problematização.
4.5.3  Cada candidato terá até 10 minutos para exposição oral. A Banca Examinadora, por sua vez, terá até 15 minutos para arguição do candidato.
4.5.4  Não será permitida a utilização de equipamento audiovisual ( datashow , notebook , etc.) durante a exposição oral do candidato.
4.5.5  A arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae será gravada em áudio e não poderá ser assistida pelos demais candidatos.
4.5.6  Na avaliação da arguição do pré-projeto e do Curriculum Vitae , será atribuído pela Banca Examinadora apenas o conceito “aprovado” ou “reprovado”.

4.5 A entrevista, conforme 4.2, segunda e última etapa do Processo Seletivo, serão realizadas perante Banca Examinadora composta por professores do PPGEL, integrantes da linha de pesquisa a que concorre o candidato.

4.5.1 Apenas os candidatos com os pré-projetos de pesquisa aprovados na primeira etapa da seleção, poderão participar da entrevista.

4.5.2 Serão objetos de avaliação da última etapa de seleção:

a) O currículo do candidato (peso de 20% da nota desta etapa): serão valorizadas sua formação, experiência profissional e produção intelectual.

b) Arguição do pré-projeto de pesquisa (peso de 50% da nota desta etapa): serão valorizadas as capacidades do candidato para a exposição oral sobre o seu pré-projeto de pesquisa; a clareza na exposição das partes que compõem o pré-projeto; aderência e relevância do pré-projeto à linha de pesquisa na qual o candidato se inscreveu; pertinência da bibliografia do pré-projeto quanto ao objeto, justificativa e problematização.

c) Discussão das referências bibliográficas (peso de 30% da nota desta etapa): será sorteado um ponto da bibliografia, item 4.4.8, para que o candidato possa explanar sobre o conteúdo. Serão avaliadas suas capacidades de reflexão, interpretação e análises sobre o tópico requerido.

4.5.3 Para a arguição do pré-projeto de pesquisa, cada candidato terá até 10 minutos para exposição oral. A Banca Examinadora, por sua vez, terá até 10 minutos para arguição do candidato.

4.5.4 Não será permitida a utilização de qualquer recurso tecnológico (slides, animações etc.) durante a exposição oral do candidato.

4.5.5 Cada candidato terá até 10 minutos para apresentar e desenvolver o ponto da referência bibliográfica que será sorteado.

4.5.6 A Banca Examinadora deverá atribuir uma nota final de zero (0) a dez (10) para cada candidato, de acordo com subitem 4.5.2. O candidato que alcançar sete (7) pontos estará aprovado nesta etapa do processo. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)

4.5.6.1 O candidato que não realizar a entrevista via Cisco Webex será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo. (ACRESCIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.5.7  Após a arguição de todos os candidatos, a banca emitirá ata, que será encaminhada à Comissão de Seleção.
4.6  Os resultados de cada uma das etapas do Processo Seletivo serão divulgados no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br> Pós-Graduação > Mestrado em Estudos Linguísticos > Ingresso > Processo seletivo regular), contendo exclusivamente a relação dos candidatos classificados.
4.7  Para efeito de classificação final dos aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo, será considerada a nota obtida na prova escrita de conhecimento específico.
4.7 Para efeito de classificação final dos aprovados em todas as etapas do Processo Seletivo, será considerada a nota obtida na segunda etapa do processo seletivo. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
4.7.1  Ocorrendo empate na nota da prova escrita de conhecimento específico, para efeito de classificação, o critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.
4.8  Ao final do Processo Seletivo, será divulgada a lista dos candidatos classificados com a indicação das linhas de pesquisa.

4.8 Ao final do Processo Seletivo, será divulgada a lista dos candidatos classificados com a indicação das linhas de pesquisa e seus respectivos orientadores. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)

4.9 Em caráter excepcional, por decorrência da pandemia de Covid-19, os candidatos aprovados e classificados neste processo seletivo deverão comprovar a proficiência em língua estrangeira antes da realização de exame de qualificação da dissertação. (ACRESCIDO PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
 
5 DO CRONOGRAMA
5.1  As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPA
DATA e HORÁRIO
De 02/03/2020, a partir das 8h, a 02/04/2020 até às 16h30.
Homologação das inscrições
a partir de 17/04/2020
Exame de proficiência
15/05/2020, às 14h
Divulgação do resultado do exame de proficiência
a partir de 26/05/2020
Prova escrita sobre conhecimento específico
01/06/2020, às 14h
Divulgação do resultado da Prova escrita sobre conhecimento específico
a partir de 15/06/2020
Arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae
De 24 a 30/06/2020, em dia e horário a serem definidos pela linha de pesquisa
Divulgação do resultado da Arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae
a partir de 02/07/2020
Divulgação preliminar do resultado final
a partir de 06/07/2020
Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo
a partir de 13/07/2020

ETAPA

DATA e HORÁRIO

Inscrições Online <https://www.uffs.edu.br/formularios/ppgel/programa-de-pos-graduacao-em-estudos-linguisticos>

De 02/03/2020, a partir das 8h, a 04/05/2020 até às 16h30.

Homologação das inscrições

a partir de 10/05/2020

(NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 268/GR/UFFS/2020)

ETAPA

DATA e HORÁRIO

Inscrições Online <https://www.uffs.edu.br/formularios/ppgel/programa-de-pos-graduacao-em-estudos-linguisticos>

De 02/03/2020, a partir das 8h, a 15/06/2020 até às 16h30.

Homologação das inscrições

a partir de 24/06/2020

Edital suplementar com informações sobre as datas das etapas do processo seletivo

a partir de 24/06/2020

Exame de proficiência

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Divulgação do resultado do exame de proficiência

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Prova escrita sobre conhecimento específico

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Divulgação do resultado da Prova escrita sobre conhecimento específico

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Divulgação preliminar do resultado final

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

(NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 310/GR/UFFS/2020)

5.1 As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir, sendo divulgados os resultados das etapas no sítio do programa: https://www.uffs.edu.br/campi/chapeco/cursos/mestradoch/mestrado-em-estudos-linguisticos/ingresso/processo-seletivo-regular).

ETAPA

DATA e HORÁRIO

inscrições Online <https://www.uffs.edu.br/formularios/ppgel/programa-de-pos-graduacao-em-estudos-linguisticos>

De 02/03/2020, a partir das 8h, a 15/06/2020 até às 16h30.

Homologação das inscrições

a partir de 24/06/2020

Edital suplementar com informações sobre as datas das etapas do processo seletivo

a partir de 24/06/2020

Exame de proficiência

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Divulgação do resultado do exame de proficiência

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Prova escrita sobre conhecimento específico

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Arguição do pré-projeto e do Curriculum vitae

Data a ser divulgada em edital suplementar no sítio eletrônico do PPGEL/UFFS

Divulgação da primeira etapa do processo: avaliação dos pré-projetos de pesquisa

a partir de 01/09/2020

Divulgação dos nomes dos candidatos, do link e dos horários das entrevistas/arguições.

a partir de 10/09/2020

Realização da segunda etapa: entrevistas remotas, via Cisco Webex, com arguição do projeto do pré-projeto de pesquisa, análise do Currículo Lattes e discussão das referências bibliográficas do edital

de 17/09/2020 a 24/09/2020 em dia e horário a serem definidos pelas linhas de pesquisa

Divulgação do resultado da segunda etapa do Processo Seletivo

a partir de 28/09/2020

Divulgação preliminar do resultado final

a partir de 05/10/2020

Homologação do resultado final do processo seletivo

a partir de 13/10/2020

(NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
5.1.1  O ensalamento de cada uma das etapas do Processo Seletivo será divulgado no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Mestrado em Estudos Linguísticos > Ingresso > Processo seletivo regular).
5.1.2  É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Mestrado em Estudos Linguísticos > Ingresso > Processo seletivo regular) a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma acima.
 
6 DOS RECURSOS
6.1  Caberá recurso da homologação das inscrições e do resultado de cada uma das etapas de avaliação à Comissão do Processo Seletivo, no prazo de 24 horas, a partir da publicação do resultado, sob pena de invalidação do recurso.
6.1.1  Serão recebidos recursos na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, exceto feriados, e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
6.1.1 Devido à suspensão do Calendário Acadêmico, em virtude da pandemia do COVID-19, os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail: sec.ppgel@uffs.edu.br, para análise da Comissão do Processo Seletivo. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 377/GR/UFFS/2020)
6.1.2  Em hipótese alguma será aceito recurso por via postal, fax, correio eletrônico ou outro meio além do previsto no edital.
6.1.2 Os recursos devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 377/GR/UFFS/2020)
6.2  Serão indeferidos os recursos que não atenderem as normas contidas neste Edital.
6.3  A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.
6.3.1  A Comissão de Seleção emitirá decisão no prazo de 1 (um) dia útil após o encerramento do prazo de recurso.
6.3.2  A decisão da Comissão de Seleção será disponibilizada na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação.
6.3.2  A decisão da Comissão de Seleção será disponibilizada por e-mail ao candidato interessado. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 377/GR/UFFS/2020)
 
7 DA MATRÍCULA
7.1  O candidato classificado deverá efetuar a matrícula junto à Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, no período de 27 a 31 de julho de 2020.
7.1 O candidato classificado deverá efetuar a matrícula em local e datas a serem divulgadas. (NOVA REDAÇÃO DADA PELO EDITAL Nº 453/GR/UFFS/2020)
7.2  Os procedimentos e documentos necessários para a matrícula serão divulgados no edital de homologação do resultado final do processo seletivo.
7.3  Os documentos exigidos aos candidatos que concorrem à reserva de vagas, definidas na RESOLUÇÃO Nº 8/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017 (Autodeclarados Indígenas; com Deficiência; Autodeclarados Negros (pretos e pardos), deverão ser apresentados no ato da matrícula, fazendo-se necessário, no momento da inscrição, apenas a indicação da vaga a qual está concorrendo no formulário de inscrição.
7.4  As disciplinas do curso de Mestrado serão ofertadas nos turnos matutino e vespertino.
7.4.1  Poderão ser ofertadas disciplinas sob a forma concentrada, desde que garantidos a carga horária, a qualidade e o conteúdo programático.
 
8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1  O candidato, ao enviar o formulário online, declara que leu e concorda com as normas deste Edital.
8.2  O candidato que for aprovado no processo de seleção de que trata este Edital, ao se matricular no Curso, declara conhecer o Regimento do PPGEL (http://www.uffs.edu.br/images/proppg/regimento_ppgel.pdf) bem como o prazo mínimo de 12 (doze) meses e máximo de 24 (vinte e quatro) meses para conclusão do Mestrado, a contar da data de matrícula.
8.3  A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.
 

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de fevereiro de 2020.
Data de publicação: 14 de fevereiro de 2020.

Marcelo Recktenvald
Reitor