EDITAL Nº 251/GR/UFFS/2022

ALTERAÇÃO DO EDITAL Nº 189/GR/UFFS/2022 DO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO REGULAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a alteração dos itens 2.5, 3.1 e 3.2, inciso VIII, do EDITAL Nº 189/GR/UFFS/2022, que dispõe sobre a admissão de alunos do processo seletivo regular do curso de Mestrado em Educação (PPGE), com ingresso no segundo semestre de 2022, que passam a vigorar com a seguinte redação:
2.5 Os pré-projetos de pesquisa devem, necessariamente, contemplar as temáticas conforme quadro abaixo:
Linha 1 - Políticas Educacionais
Orientador
Espaço e tempo enquanto conceitos e indutores das políticas educacionais. Políticas educacionais e relações produto-produtoras de espaço-tempo histórico e geográfico. Cotidiano e lugar nos documentos das políticas educacionais. Políticas educacionais no cotidiano e lugar.
Profª. Drª. Adriana Maria Andreis
1. Educação, Discurso e Poder (A Educação em relação com discursos globais. Discurso e Políticas Educacionais Brasileiras. As políticas educacionais e o discurso nos lugares. Discurso, poder e resistência). 2. Discurso, Políticas Educacionais e Atividade Estética (Os discursos e as lutas ideológicas. A atividade estética como resposta a lógicas hegemônicas na esfera da educação. A palavra literária e a construção de diferentes olhares. Manifestações artísticas e literárias na relação com visões cristalizadas nas políticas educacionais).
Profª. Drª. Camila Caracelli Scherma
Ensino Médio; Formação de Professores; Carreira Profissional; Atratividade da Profissão Docente.
Prof. Dr. Claudecir dos Santos
Estado e Políticas Públicas de educação básica e superior no Brasil.
Prof. Dr. Joviles Vitório Trevisol
Políticas Públicas para Educação no contexto Latino-americano.
Profª. Drª. Maria Sílvia Cristofoli
A Política Educacional da BNCC e as relações entre Tecnologias Digitais e a Matemática para a Educação Básica.
Profª. Drª. Nilce Fátima Scheffer
Gestão, inovação e financiamento da educação no âmbito das políticas e administração educacional brasileira.
Prof. Dr. Oto João Petry
Políticas de inclusão e diversidade
Profª. Drª. Patrícia Gräff
Linha 2 - Formação de Professores: conhecimentos e práticas educacionais
Orientador
Conhecimentos e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática examinados no contexto dos Lesson Studies (estudos de aula)
Profª. Drª. Adriana Richit
Formação de Professores: saberes e fazeres nas práticas educacionais. Tecnologias na Educação.
Profª. Drª. Ana Maria de Oliveira Pereira
Educação, barbarização e formas de resistência: neoliberalismo e neoconservadorismo. A escola e o Outro: cuidado, hospitalidade, responsabilidade e ética na docência.
Prof. Dr. Bruno Antonio Picoli
Ação pedagógica e epistemologia: as inter-relações necessárias.
Profª. Drª. Iône Inês Pinsson Slongo
Docência, campo discursivo e formação humana.
Prof. Dr. Odair Neitzel
Educação das relações étnico raciais; Educação antirracista; Diversidade.
Profª. Drª. Renilda Vicenzi
Desenvolvimento humano e educação escolar na perspectiva histórico-cultural.
Profª. Drª. Solange Maria Alves” (NR)
 
“3.1 As inscrições devem ser realizadas entre os dias 4 de março e 24 de abril de 2022, por meio de formulário eletrônico, disponível no caminho: sítio eletrônico da UFFS, página do PPGE em Pós-Graduação > Mestrado em Educação > ingresso > Processo Seletivo Regular > Formulário de inscrição 2022.” (NR)
 
3.2 ............................
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VIII -  uma cópia do pré-projeto de pesquisa e do memorial descritivo, sem identificação do nome do candidato, em arquivo único - conforme template disponível no caminho: sítio eletrônico da UFFS, página do PPGE em Pós-Graduação > Mestrado em Educação > Ingresso > Processo Seletivo Regular > Template do pré-projeto e memorial descritivo. O arquivo deve ser nomeado com os 4 (quatro) primeiros dígitos do CPF do candidato, que serão usados como identificação do candidato. O não cumprimento desses requisitos implica em desclassificação;
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....................................................” (NR)
 
 

Data do ato: Chapecó-SC, 14 de março de 2022.
Data de publicação: 14 de março de 2022.

Marcelo Recktenvald
Reitor

Documento Histórico

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