EDITAL Nº 662/GR/UFFS/2023 (RETIFICADO)

Retificado por:

EDITAL Nº 722/GR/UFFS/2023

SELEÇÃO DE MEMBROS DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA

O REITOR EM EXERCÍCIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, em cumprimento à RESOLUÇÃO Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023, torna público o processo de seleção dos membros do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) da UFFS.
 
1 DO OBJETIVO
1.1  Selecionar docentes, pertencente ao quadro efetivo da UFFS ou, quando em exercício provisório na UFFS, pertencer ao quadro efetivo do serviço público federal, para integrarem o Comitê Assessor de Pesquisa (CAP), de acordo com o disposto na RESOLUÇÃO Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023
 
2 DAS ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA
2.1  O Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) é instância institucional, vinculado à Diretoria de Pesquisa, responsável pelo apoio, pela assessoria e execução das atividades de pesquisa no âmbito da UFFS.
2.2  Compete ao CAP, entre outras atividades, previstas no RESOLUÇÃO Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023:
I -  contribuir com a PROPEPG na elaboração de editais de pesquisa;
II -  organizar o processo de avaliação dos projetos institucionais;
III -  conferir a documentação dos projetos dos pesquisadores submetidos e encaminhá-los aos avaliadores;
IV -  elaborar instrumentos para acompanhamento e avaliação da produção técnico-científica dos docentes;
V -  auxiliar e contribuir com a organização de eventos técnico-científicos tanto no âmbito do campus como institucional;
VI -  emitir pareceres sobre os relatórios dos projetos de pesquisa;
VII -  auxiliar o Coordenador Adjunto na organização de discussões com os pesquisadores sobre o planejamento da pesquisa e sobre a definição, implementação e atualização das políticas de pesquisa da UFFS.
 
3 DO CRONOGRAMA
3.1  Para efeitos do presente Edital fica estabelecido o seguinte cronograma:
ETAPAS
PERÍODO
LOCAL
Prazo para impugnação deste Edital
Até as 23h59min, do terceiro dia útil seguinte, após a publicação deste Edital
Via e-mail, destinado à Diretoria de Pesquisa (DPE), no endereço dir.dpe@uffs.edu.br, com o Formulário para Impugnação de Edital devidamente preenchido. Link: https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/repositorio-propepg/documentos-dpe/editais-2023/formulario-para-impugnacao-de-edital/@@download/file
Período para manifestação dos membros que desejam reconduzir o mandato
De 01/09/2023 a 11/09/2023
Por e-mail, às CAPPGs, conforme Item 6
Prazo para as CAPPGs enviarem à DPE a relação com os membros que desejam reconduzir o mandato
13/09/2023
Por e-mail, à DPE
Resultado da análise das inscrições para recondução e publicação de quadro com vagas disponíveis
A partir de 14/09/2023
Inscrição para novos membros
A partir da publicação das vagas disponíveis até 29/09/2023
Conforme Item 7
Prazo para as CAPPGs enviarem à DPE a relação das inscrições dos novos membros
Até 03/10/2023
Por e-mail, à DPE
Divulgação do Resultado Provisório
A partir de 08/10/2023
Divulgação do Resultado Final
A partir de 10/10/2023
Publicação da Portaria de Designação
20/10/2023
3.1 Para efeitos do presente Edital fica estabelecido o seguinte cronograma:

ETAPAS

PERÍODO

LOCAL

Prazo para impugnação deste Edital

Até as 23h59min, do terceiro dia útil seguinte, após a publicação deste Edital

Via e-mail, destinado à Diretoria de Pesquisa (DPE), no endereço dir.dpe@uffs.edu.br, com o Formulário para Impugnação de Edital devidamente preenchido. link:https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/repositorio-propepg/documentos-dpe/editais-2023/formulario-para-impugnacao-de-edital/@@download/file

Período para manifestação dos membros que desejam reconduzir o mandato

De 01/09/2023 a 11/09/2023

Por e-mail, às CAPPGs, conforme Item 6

Prazo para as CAPPGs enviarem à DPE a relação com os membros que desejam reconduzir o mandato

13/09/2023

Por e-mail, à DPE

Resultado da análise das inscrições para recondução e publicação de quadro com vagas disponíveis

A partir de 14/09/2023

https://www.uffs.edu.br/acessofacil/boletim-oficial/editais/gabinetedo reitor

Inscrição para novos membros

A partir da publicação das vagas disponíveis até 06/10/2023

Conforme Item 7

Prazo para as CAPPGs enviarem à DPE a relação das inscrições dos novos membros

Até 07/10/2023

Por e-mail, à DPE

Divulgação do Resultado Provisório

A partir de 10/10/2023

https://www.uffs.edu.br/acessofacil/boletim-oficial/editais/gabinetedo reitor

Divulgação do Resultado Final

A partir de 12/10/2023

https://www.uffs.edu.br/acessofacil/boletim-oficial/editais/gabinetedo reitor

Publicação da Portaria de Designação

20/10/2023

https://www.uffs.edu.br/acessofacil/boletim-oficial/portarias/gabinetedo reitor

(RETIFICADO PELO EDITAL Nº 722/GR/UFFS/2023)
 
4 DA COMPOSIÇÃO DO COMITÊ ASSESSOR DE PESQUISA (CAP)
4.1  O CAP será constituído por no mínimo quatro e no máximo nove membros titulares de cada campus e seus respectivos suplentes, de forma a contemplar as grandes áreas do conhecimento do CNPq, conforme a Tabela das Grandes Área do Conhecimento - CNPQ abaixo:
Grandes Áreas do Conhecimento
Código
Ciências Exatas e da Terra
1.00.00.00-3
Ciências Biológicas
2.00.00.00-6
Engenharias
3.00.00.00-9
Ciências da Saúde
4.00.00.00-1
Ciências Agrárias
5.00.00.00-4
Ciências Sociais Aplicadas
6.00.00.00-7
Ciências Humanas
7.00.00.00-0
Linguística, Letras e Artes
8.00.00.00-2
4.2  Fica facultada ao campus Chapecó a indicação de até treze membros titulares e seus respectivos suplentes, vinculados às áreas do conhecimento, conforme estabelece o §1º do Art. 15. da RESOLUÇÃO Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023.
 
5 DAS VAGAS
5.1  As vagas disponíveis por campus constam no ANEXO II deste Edital.
5.2  Os docentes inscritos que excederem ao número de vagas serão selecionados para compor cadastro reserva.
 
6 DA RECONDUÇÃO DOS ATUAIS MEMBROS DO CAP
6.1  De acordo com o §3º do Artigo 12º da RESOLUÇÃO Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023 é facultada uma única recondução. Assim, os atuais membros do CAP (Titular ou suplente) poderão solicitar a recondução seguindo as instruções do Item 6.3, respeitando o cronograma, sem necessidade de pontuar nos critérios de seleção.
6.2  Os membros aptos a reconduzir o mandato, para o período entre 2023 e 2025, constam no ANEXO I deste edital.
6.3  O membro que desejar reconduzir o mandato, deverá informar por e-mail a CAPPG do respectivo Campus, até a data prevista no cronograma deste edital, com o seguinte texto:
a)  Eu, xxxx, SIAPE xxxx, Campus xxx manifesto interesse em reconduzir o mandato do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) da UFFS, na Grande Área CNPq xxxx, na vaga de xxxx (Titular/Suplente)”.
I -  Campus Cerro Largo - -cappg.cl@uffs.edu.br;
II -  Campus Chapecó - cappg.ch@uffs.edu.br;
III -  Campus Passo Fundo - cappg.pf@uffs.edu.br;
IV -  Campus Erechim - cappg.er@uffs.edu.br;
V -  Campus Laranjeiras do Sul - cappg.ls@uffs.edu.br;
VI -  Campus Realeza - cappg.re@uffs.edu.br.
6.4  As Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação - CAPPG dos campi enviarão à DPE a relação com os membros que desejam reconduzir o mandato até a data de 13/09/2023 e o resultado das inscrições de novos membros até o dia 03/10/2023.
6.5  Os atuais membros que não estão aptos a reconduzir poderão concorrer às vagas remanescentes do CAP de seu Campus.
6.6  De acordo com § 5º do Art. 17. da RESOLUÇÃO Nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023, o membro que acumulou 2 (duas) faltas consecutivas não-justificadas, 5 (cinco) faltas não consecutivas não justificadas, ou ainda 12 (doze) faltas justificadas ou não, fica impedido de solicitar a recondução.
 
7 DA INSCRIÇÃO DE NOVOS MEMBROS
7.1  Para a inscrição dos novos membros do CAP, deverão ser enviado os seguintes documentos:
a)  Formuláriodeinscrição, Anexo III, disponível em versão editável em: https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/pesquisa-e-pos-graduacao/repositorio-propepg/documentos-dpe/formulario-de-inscricao-cap-anexo-iii devidamente preenchido e assinado;
b)  Planilha de produção docente: para gerar a planilha de produção docente o proponente deverá acessar o endereço: https://pd.uffs.edu.br/. Informar SIAPE e CPF, preencher os campos, baixar e salvar o comprovante em formato PDF.
7.1.1  Só serão pontuados os critérios descritos pelo docente no respectivo formulário que estiverem de acordo com o Currículo Lattes.
7.2  Os documentos solicitados no item 7.1 deverão ser enviados exclusivamente em formato PDF, para o e-mail da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Pós - Graduação - CAPPG dos campi:
I -  Campus Cerro Largo - cappg.cl@uffs.edu.br;
II -  Campus Chapecó - cappg.ch@uffs.edu.br;
III -  Campus Passo Fundo - cappg.pf@uffs.edu.br;
IV -  Campus Erechim - cappg.er@uffs.edu.br;
V -  Campus Laranjeiras do Sul - cappg.ls@uffs.edu.br;
VI -  Campus Realeza - cappg.re@uffs.edu.br.
 
8 DA CLASSIFICAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS
8.1  Os membros serão selecionados por ordem decrescente de pontuação e por Grande Área do Conhecimento, de acordo com o quadro de vagas disponíveis em cada Campus, conforme o Quadro de Vagas a ser disponibilizado após a etapa de manifestação sobre a recondução dos atuais membros.
8.2  Para os casos em que houver vagas para titular e suplente em uma mesma Grande Área do Conhecimento, em caso de ter mais de duas vagas na mesma grande área, os candidatos com maiores pontuações serão classificados como titulares e as vagas para suplentes serão ocupadas seguindo a ordem de classificação.
8.3  Para os casos em que o titular manifestar interesse em assumir como suplente, o mesmo deverá comunicar a CAPPG do Campus.
8.4  Serão desclassificados os candidatos que apresentarem pontuação menor ou igual a 299 pontos, na Planilha de Produção Docente.
8.4 Não haverá pontuação mínima para a Planilha de Produção Docente. (RETIFICADO PELO EDITAL Nº 722/GR/UFFS/2023)
 
9 DOS CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO
9.1  Para a seleção dos membros serão utilizados os critérios abaixo, de maneira que as maiores pontuações preencherão as vagas disponíveis solicitadas:
9.2  Titulação (Doutor - 5 pontos; Mestre - 1 ponto).
9.2.1  Participação em grupo de pesquisa (Líder - 1 ponto/grupo; colaborador 0,5 ponto/grupo).
9.2.2  Ter sido membro do CAP na UFFS (Titular - 2 pontos; Suplente - 1 ponto).
9.2.3  Possuir vínculo ativo em programa de pós-graduação stricto sensu na UFFS como docente (10 pontos).
9.2.4  Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq (10 pontos).
9.2.5  Planilha de Produção Docente:
I -  Pontuação de 300 a 600 (1 ponto);
II -  Pontuação de 601 a 800 (2 pontos);
III -  Pontuação de 801 a 1000 (3 pontos);
IV -  Pontuação acima de 1000 (4 pontos).
9.3  Em caso de empate entre dois candidatos e não havendo condições para a seleção de ambos, a decisão será tomada a partir do candidato que possuir Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, prosseguindo o empate, escolher-se-á o candidato conforme a seguir:
a)  Com participação efetiva em programa de pós-graduação stricto sensu na UFFS.
b)  Candidato com maior tempo como professor efetivo na pós-graduação stricto sensu .
 
10 DO MANDATO
10.1  O exercício da função é de 02 (dois) anos.
10.2  A vigência do mandato na vaga, por campus e área do CNPq, será de 20 de outubro de 2023 a 20 de outubro de 2025.
 
11 DOS PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO
11.1  Os pedidos de reconsideração deverão ser encaminhados via e-mail à CAPPG do respectivo campus (item 7.2) até as 23h59min do dia posterior ao da publicação do resultado de análise de inscrições para recondução e resultado provisório.
11.2  A análise dos pedidos de reconsideração será realizada pela CAPPG.
11.3  O resultado dos pedidos de reconsideração será enviado via e-mail aos interessados.
11.4  Após a análise dos pedidos de reconsideração será publicado o resultado final de análise de inscrições e resultado final deste edital.
 
12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1  Os casos omissos serão resolvidos pela DPE.
12.2  O proponente é responsável por todas as informações necessárias, conforme o estabelecido no presente Edital. Caso não sejam contempladas as informações, a proposta será desclassificada.
12.3  Elucidações sobre o conteúdo deste Edital podem ser realizadas com a CAPPG nos campi.
12.4  Fica eleito o foro da Justiça Federal, Seção Judiciária de Santa Catarina, Subseção Judiciária de Chapecó para solução de quaisquer dúvidas ou litígios que possam decorrer do presente Edital.
 
ANEXO I
 
MEMBROS APTOS A RECONDUZIR O MANDATO
 
Os membros aptos a reconduzir o mandato, para o período de 2023 a 2025, estão relacionados abaixo:
Nome
Grande Área do CNPq
Campus
Vaga
Débora Leitzke Betemps
Ciências Agrárias
Cerro Largo
Suplente
Lauren Lúcia Zamin
Ciências Biológicas
Cerro Largo
Titular
Nessana Dartora
Ciências Biológicas
Cerro Largo
Suplente
Liziara da Costa Cabrera
Ciências Exatas e da Terra
Cerro Largo
Suplente
Tiago Vecchi Ricci
Ciências Exatas e da Terra
Cerro Largo
Titular
Cleusa Inês Ziesmann
Ciências Humanas
Cerro Largo
Suplente
Paula Vanessa Bervian
Ciências Humanas
Cerro Largo
Titular
Roque Ismael da Costa Güllich
Ciências Humanas
Cerro Largo
Titular
Reneo Pedro Prediger
Ciências Sociais Aplicadas
Cerro Largo
Suplente
Louise de Lira Roedel Botelho
Ciências Sociais Aplicadas
Cerro Largo
Titular
Iara Denise Endruweit Battisti
Engenharias
Cerro Largo
Suplente
Ana Cecília Teixeira Gonçalves
Linguística, Letras e Artes
Cerro Largo
Suplente
Caroline Mallmann Schneiders
Linguística, Letras e Artes
Cerro Largo
Titular
Daniela Zanini
Ciências Biológicas
Chapecó
Suplente
Sérgio Luiz Alves Júnior
Ciências Biológicas
Chapecó
Titular
Janice Teresinha Reichert
Ciências Exatas e da Terra
Chapecó
Suplente
Leandro Bordin
Ciências Humanas
Chapecó
Suplente
Marlon Brandt
Ciências Humanas
Chapecó
Titular
Darlan Christiano Kroth
Ciências Sociais Aplicadas
Chapecó
Titular
Guilherme Martinez Mibielli
Engenharias
Chapecó
Titular
Aline Peixoto Gravina
Linguística, Letras e Artes
Chapecó
Suplente
Altemir José Mossi
Ciências Agrárias
Erechim
Titular
Tarita Cira Deboni
Ciências Agrárias
Erechim
Titular
Marilia Teresinha Hartmann
Ciências Biológicas
Erechim
Suplente
Barbara Cristina Pasa
Ciências Humanas
Erechim
Suplente
Halferd Carlos Ribeiro Junior
Ciências Humanas
Erechim
Titular
Sinara München
Ciências Humanas
Erechim
Suplente
Débora Regina Schneider Locatelli
Ciências Sociais Aplicadas
Erechim
Titular
Joice Beatriz da Costa
Ciências Sociais Aplicadas
Erechim
Suplente
Cristiane Funghetto Fuzinatto
Engenharias
Erechim
Suplente
Helen Treichel
Engenharias
Erechim
Titular
Catia Tavares dos Passos Francisco
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Suplente
Cláudia Simone Madruga Lima
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Suplente
Diego dos Santos
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Suplente
Gilmar Franzener
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Titular
Maude Regina de Borba
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Titular
Vânia Zanella Pinto
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Suplente
Yasmine Miguel Serafini Micheletto
Ciências Agrárias
Laranjeiras do Sul
Titular
Claudia Giongo
Ciências Biológicas
Laranjeiras do Sul
Titular
Lisandro Tomas da Silva Bonome
Ciências Biológicas
Laranjeiras do Sul
Suplente
Fábio Luiz Zeneratti
Ciências Humanas
Laranjeiras do Sul
Suplente
Ceyça Lia Palerosi Borges
Ciências Sociais Aplicadas
Laranjeiras do Sul
Suplente
Gustavo Henrique Fidelis dos Santos
Engenharias
Laranjeiras do Sul
Titular
Marcos Alceu Felicetti
Engenharias
Laranjeiras do Sul
Suplente
Gustavo Olszanski Acrani
Ciências da Saúde
Passo Fundo
Titular
Lucimar Maria Fossatti de Carvalho
Ciências da Saúde
Passo Fundo
Suplente
Priscila Pavan Detoni
Ciências da Saúde
Passo Fundo
Suplente
Riciéri Naue Mocelin
Ciências da Saúde
Passo Fundo
Titular
Adalgiza Pinto Neto
Ciências Agrárias
Realeza
Suplente
Dalila Moter Benvegnú
Ciências Agrárias
Realeza
Titular
Fagner Luiz da Costa Freitas
Ciências Agrárias
Realeza
Suplente
Jonatas Cattelam
Ciências Agrárias
Realeza
Suplente
Maiara Garcia Blagitz Azevedo
Ciências Agrárias
Realeza
Titular
Berta Lúcia Pereira Villagra
Ciências Biológicas
Realeza
Suplente
Izabel Aparecida Soares
Ciências Biológicas
Realeza
Titular
Camila Elizandra Rossi
Ciências da Saúde
Realeza
Titular
Flávia Pascoal Ramos
Ciências da Saúde
Realeza
Suplente
Stífani Machado Araujo
Ciências da Saúde
Realeza
Suplente
Adriano Antonio Silva
Ciências Exatas e da Terra
Realeza
Suplente
Everton Artuso
Ciências Exatas e da Terra
Realeza
Titular
Vanessa dos Santos Moura
Ciências Humanas
Realeza
Suplente
Andréia Cristina de Souza
Linguística, Letras e Artes
Realeza
Titular
Sérgio Roberto Massagli
Linguística, Letras e Artes
Realeza
Suplente
ANEXO II
 
QUADRO DE VAGAS
 
Campus Cerro Largo
Grandes áreas de conhecimento
Titular
Suplente
Ciências Agrárias
1 vaga
1 vaga
Ciências Biológicas
1 vaga
1 vaga
Engenharias
1 vaga
1 vaga
Ciências Exatas e da Terra
1 vaga
1 vaga
Linguística, Letras e Artes
1 vaga
1 vaga
Ciências Humanas
2 vagas
2 vagas
Ciências Sociais Aplicadas
1 vaga
1 vaga
 
Campus Chapecó
Grandes áreas de conhecimento
Titular
Suplente
Ciências Agrárias
2 vaga
2 vaga
Ciências Biológicas
1 vaga
1 vaga
Engenharias
1 vaga
1 vaga
Ciências Exatas e da Terra
1 vaga
1 vaga
Linguística, Letras e Artes
1 vaga
1 vaga
Ciências Humanas
2 vagas
2 vagas
Ciências da Saúde
4 vagas
4 vagas
Ciências Sociais Aplicadas
1 vaga
1 vaga
 
Campus Erechim
Grandes áreas de conhecimento
Titular
Suplente
Ciências Agrárias
2 vagas
2 vagas
Ciências Biológicas
1 vaga
1 vaga
Engenharias
2 vagas
2 vagas
Ciências Exatas e da Terra
1 vaga
1 vaga
Ciências Humanas
2 vagas
2 vagas
Ciências Sociais Aplicadas
1 vaga
1 vaga
 
Campus Laranjeiras Do Sul
Grandes áreas de conhecimento
Titular
Suplente
Ciências Agrárias
5 vagas
5 vagas
Engenharias
1 vaga
1 vaga
Linguística, Letras e Artes
1 vaga
1 vaga
Ciências Humanas
1 vaga
1 vaga
Ciências Sociais Aplicadas
1 vaga
1 vaga
 
Campus Passo Fundo
Grandes áreas de conhecimento
Titular
Suplente
Ciências da Saúde
4 vagas
4 vagas
 
Campus Realeza
Grandes áreas de conhecimento
Titular
Suplente
Ciências Agrárias
3 vagas
3 vagas
Ciências Biológicas
1 vaga
1 vaga
Ciências Exatas e da Terra
1 vaga
1 vaga
Linguística, Letras e Artes
1 vaga
1 vaga
Ciências Humanas
1 vaga
1 vaga
Ciências da Saúde
2 vagas
2 vagas
 

Data do ato: Chapecó-SC, 31 de agosto de 2023.
Data de publicação: 31 de agosto de 2023.

Gismael Francisco Perin
Reitor em exercício