MOÇÃO Nº 2/CONSCER/UFFS/2017

Moção em favor da Educação Pública

O Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, considerando a decisão tomada na 8ª Sessão Ordinária de 2017,

Torna pública a seguinte MOÇÃO:

Nós, Conselheiros da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS – Campus Erechim, vimos manifestar publicamente nossa preocupação diante do atual cenário de desmonte da educação pública no Brasil, expressa nas diferentes medidas e no drástico corte de investimentos na educação pública.
Tais medidas restritivas à expansão e qualificação da educação pública e, aqui particularmente da educação superior, não só contraria e impede a aplicação do Plano Nacional de Educação, mas fere e desrespeita todo debate realizado pela sociedade que foi mobilizada, que definiu prioridades de investimentos e de execução de ações no campo da educação. Entendemos, portanto, que estas medidas representam um grave retrocesso no processo de construção de uma sociedade democrática e de uma educação pública de qualidade.
Defendemos a necessidade do financiamento público da educação pública; a responsabilização do Estado, para que se possa desenvolver uma educação de qualidade, inclusiva e participativa, respeitando a autonomia das universidades.
Denunciamos, não apenas a abrupta retirada dos recursos para o desenvolvimento da educação pública, como também, o projeto autoritário, concentrador, excludente de sociedade que está sendo edificado sob o comando do governo brasileiro.
Denunciamos as graves consequências que se desenham no cenário brasileiro advindas da retirada de recursos e da ausência de investimentos em políticas sociais.
Denunciamos que o governo brasileiro decretou com suas políticas de favorecimento ao capital, o sacrifício de nossos jovens, crianças e adolescentes que abruptamente têm seu sonho de futuro ceifado pela avidez da acumulação do capital.
Com esta manifestação, entendemos que há necessidade de mobilização em favor da educação pública de qualidade e para todos, haja vista que o corte nos investimentos ameaçam, num tempo muito próximo, a manutenção e o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

Data do ato: Erechim-RS, 29 de setembro de 2017.
Data de publicação: 05 de outubro de 2017.

Anderson André Genro Alves Ribeiro
Presidente do Conselho de Campus Erechim