RESOLUÇÃO Nº 1/CCACH/UFFS/2022

INCLUI COMPONENTE CURRICULAR OPTATIVO NA MATRIZ CURRICULAR 2010 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (BACHARELADO) DO CAMPUS CHAPECÓ (EMEC 1120217)

O Colegiado do Curso de Graduação em Agronomia do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, em sua 3ª Reunião Ordinária, realizada em 07 de abril de 2022, conforme registrado na ATA Nº 03 CCA-CH/UFFS/2022, e considerando:

que a proposta de CCR é relevante para a formação do bacharel em agronomia e hoje não está contemplado no rol de CCR optativos da matriz curricular do Curso.

a recomendação do Núcleo Docente Estruturante do Curso, aprovada em reunião realizada em 18 de março de 2022, conforme Ata 02.2022.

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular Ecofisiologia da produção de sementes, no rol de CCR optativos da Matriz Curricular 2010, do Curso de Agronomia, conforme quadro de ementário abaixo:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCA675

Ecofisiologia da produção de sementes

03

45h

EMENTA

Definições e conceitos gerais sobre agroclimatologia, fisiologia e ecofisiologia; Aspectos gerais do cultivo de plantas para produção de sementes; Interações e respostas fisiológicas de plantas produtoras de sementes em relação aos fatores e elementos climáticos; o efeito das adversidades climáticas na produção de sementes; relação do ambiente de cultivo com a pós-colheita de sementes e o desempenho das sementes. Semente, plantabilidade, ecofisiologia do estabelecimento e desenvolvimento; Qualidade de sementes e deterioração em relação ao ambiente.

OBJETIVO

Apresentar aos acadêmicos as relações entre as variáveis ambientais e a produção de sementes, observando as interações e respostas fisiológicas de plantas produtoras de sementes em relação aos fatores e elementos climáticos. Bem como, relacionar fatores adversos climáticos à qualidade na produção de sementes.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AYOADE, I. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 1998.

CASTRO, P. R. C.; KLUGE, R. A. Ecofisiologia de cultivos anuais. Nobel, 1999. 126 p.

FLOSS, E. Fisiologia das Plantas Cultivadas. Passo Fundo: Editora da UPF, 2011.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. Porto Alegre: Artmed. 5a ed. 2013. 820p.

PEREIRA, A. R.; ANGELOCCI, L. R.; SENTELHAS, P. C. Agrometeorologia - fundamentos e aplicações práticas. Livraria e Editora Agropecuária, 2002. 478 p.

BERGAMASCHI, H.; BERGONCI, J. I.. As Plantas e o Clima: Princípios e Aplicações. 352p. 2017.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

PEREIRA, A. R.; ANGELOCCI, L. R.; SENTELHAS, P. C. Meteorologia Agrícola (LCE 306) – Apostila Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2000.

MONTEIRO, J.E.B.. Agrometeorologia dos cultivos: O fator meteorológico na produção agrícola. 530. 2009.

MARIN, F.R.. Microclimatologia agrícola: introdução biofísica da relação planta-atmosfera. 263p. 2021.


Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.


Sala das Reuniões do Colegiado do Curso de Agronomia do Campus Chapecó, 3ª Reunião Ordinária, em Chapecó/SC,07 de abril de 2022.

 

JOÃO ALFREDO BRAIDA

Coordenador do Curso de Bacharelado em Agronomia – Ênfase em Agroecologia

Data do ato: Chapecó-SC, 07 de abril de 2022.
Data de publicação: 20 de abril de 2022.

João Alfredo Braida
Coordenador do Curso de Graduação em Agronomia do Campus Chapecó