RESOLUÇÃO Nº 15/CCCC CH/UFFS/2024
A coordenação do Curso de Graduação em Ciência da Computação - Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata nº8 de 02 de Outubro de 2024,
DELIBERA:
Art. 1º Incluir no item "8.2 Componentes curriculares optativos" do PPC do curso de Ciência da Computação os componentes curriculares:
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Horas |
GEX1163 |
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Introdução ao Curso de Ciência da Computação e à Universidade Federal da Fronteira Sul: principais estruturas e regulamentos. Introdução à área da Computação: inserção e desenvolvimento profissional, carreira acadêmica e técnica, tecnologias e seus impactos nas relações Étnico-Raciais e culturais. Conhecimentos e comandos básicos em sistemas operacionais abertos. Fundamentos básicos da Computação: história, principais componentes de hardware e software, sistemas de numeração, aritmética binária e suas operações. Principais ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento e versionamento de código. |
|||
OBJETIVO |
|||
Conhecer o Curso de Ciência da Computação e a Universidade Federal da Fronteira Sul, identificar a área de atuação do profissional da Computação na sociedade, reconhecer os componentes básicos de um computador (hardware e software) e utilizar as ferramentas e tecnologias fundamentais do Curso e da área. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Pearson, 2010. GUIMARÃES, Carlos Henrique Costa. Sistemas de Numeração: aplicação em computadores digitais. Rio de Janeiro: Interciência, 2014. CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
BARTH, Frederik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF- FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Frederik Barth. São Paulo: Editora da UNESP, 1998. p 185-228 UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Conselho Universitário/Câmara de Graduação. Resolução nº 40/2022, de 12 de dezembro de 2022. Dispõe sobre o Regulamento da Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: CONSUNI/Câmara de Graduação, 2022. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atosnormativos/resolucao/consunicgae/2022-0040. UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Curso de Ciência da Computação do Campus Chapecó. PPC nº 3/2023. Dispõe sobre o Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Ciência da Computação - Bacharelado. Chapecó: CCCCCH/UFFS, 2023. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccccch. FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G. P.; PERES, Fernando E. Introdução à ciência da computação. 2. ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010. ALCALDE LANCHARRO, Eduardo; GARCIA LOPEZ, Miguel; PENUELAS FERNANDEZ, Salvador. Informática básica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004. MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. |
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Horas |
GEX1164 |
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Introdução à Web: histórico, estrutura e funcionamento. Desenvolvimento front-end para a Web: páginas estáticas com HTML e CSS. Conceitos sobre responsividade, acessibilidade e usabilidade em sistemas Web. Introdução a linguagem Javascript e a frameworks CSS. |
|||
OBJETIVO |
|||
Compreender e aplicar os fundamentos básicos relativos ao funcionamento e à codificação de páginas Web. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
DUCKETT, Jon. HTML & CSS: projete e construa websites. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. DUCKETT, Jon. Javascript & jQuery: desenvolvimento de interfaces web interativas. Rio de Janeiro, Alta Books, 2016. SILVA, Maurício Samy. Fundamentos de HTML5 e CSS3. 1. ed. [s.l]: Novatec, 2015. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
FREEMAN, Elisabeth; FREEMAN, Eric. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2. POWERS, Shelley. Learning JavaScript. 2. ed. Sebastopol, CA: O'Reilly, 2008. |
Código |
Componente Curricular |
Créditos |
Horas |
GEX1165 |
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO |
04 |
60 |
EMENTA |
|||
Conceito e construção de algoritmos. Tipos básicos de dados. Operadores. Expressões e diretivas. Comandos condicionais e de repetição. Vetores e matrizes. Funções. Estruturas. |
|||
OBJETIVO |
|||
Desenvolver o raciocínio lógico para a implementação de algoritmos usando uma linguagem de programação. |
|||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
|||
LOPES, A.; GARCIA, G. Introdução à Programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002. VILARIM, G. Algoritmos: Programação para Iniciantes. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004. FORBELLONE, A.; EBERSPACHER, H. Lógica de Programação: A Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. |
|||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
|||
LOPES, A.; GARCIA, G. Introdução à Programação: 500 algoritmos resolvidos. Rio de Janeiro: Campus, 2002. ARAÚJO, E. C. Algoritmos: Fundamentos e Prática. 3. ed. ampl. e atual. Florianópolis: Visual Books, 2007. BORATTI, I. C. Introdução à Programação: Algoritmos. 3. ed. Florianópolis: Visual Books, 2007. SANTOS, Marcela Gonçalves dos. Algoritmos e programação. Porto Alegre: SAGAH 2018. |
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único, do art. 4º, do Decreto nº 10.139/2019.
Data do ato: Chapecó-SC, 08 de outubro de 2024.
Data de publicação: 14 de outubro de 2024.
Braulio Adriano de Mello
Coordenador do Curso de Graduação em Ciência da Computação do Campus Chapecó