RESOLUÇÃO Nº 4/CCENFCH/UFFS/2023
A Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso, registrada ATA 3ª Reunião Extraordinária CCENF/UFFS/2023 de 29 de maio de 2023, e considerando:
-
a proposição de novos componentes curriculares (CCRs) no Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem Matriz 2023;
-
o período de tramitação interna UFFS para aprovação do referido PPC;
-
o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2023/2024, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;
-
a urgência na oferta de CCRs propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes 2023;
-
o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento,
RESOLVE:
Art. 1º Incluir os Componentes Curriculares abaixo relacionados, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2010, do Curso de Enfermagem, conforme ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0306 |
Fundamentos Anatomofisiológicos para o cuidado A |
150 |
EMENTA |
||
Aspectos éticos e políticas de saúde. Política nacional de humanização. Segurança do paciente. Anatomia, fisiologia, histologia, semiologia e exame físico dos sistemas neurológico e endócrino, musculoesquelético e locomotor. Sinais vitais. Primeiros socorros. Raciocínio clínico. Contempla atividades práticas de laboratório. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular. |
||
OBJETIVO |
||
Objetivo Geral: Compreender e implementar os conhecimentos de anatomohistofisiologia para desenvolver a prática clínica de enfermagem fundamentada nos princípios da Política Nacional de Humanização e Segurança do Paciente. Objetivos Específicos: - Discutir aspectos éticos e políticas de saúde; - Aplicar o raciocínio clínico para o cuidado de enfermagem na semiologia; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema neurológico; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema endócrino; - Desenvolver as competências direcionadas a avaliação clínica do sistema musculoesquelético e locomotor; - Desenvolver as competências para avaliação clínica dos sinais vitais; - Desenvolver as competências direcionadas a atuação clínica do enfermeiro nos primeiros socorros; - Conhecer e implementar os princípios da segurança do paciente e da Política Nacional de Humanização para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
GARTNER, L.P. & HIATT, J.L. Histologia Essencial. 1ª edição. Editora Elsevier, 2012. GARTNER, Leslie P.; HIATT, James L. Atlas colorido de histologia. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2018. HALL, J. E.; HALL, M.E. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica. GEN Guanabara Koogan, 14ª edição, 2021. KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSEL, T. M.; SIEGELBAUM, S. A.; HUDSPTH, A. J. Princípios da Neurociência. Artmed, 5ª edição, 2014. LENT, R. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociências. Editora Atheneu, 3ª edição, 2022. LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: fundamentos para a Reabilitação. GEN Guanabara Koogan, 5ª edição, 2019. SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana – Uma Abordagem Integrada. Editora Artmed, 7ª edição, 2017. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
||
BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. Editora Artmed, 4ª edição, 2017. COSTANZO, L. S. Fisiologia. Editora Elsevier, 5ª edição, 2014. JUNQUEIRA LC & CARNEIRO J. Histologia básica, texto e atlas. Rio de Janeiro. 12ª edição, 2013. ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech; BARNASH, Todd A. Atlas de histologia descritiva. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012. WIDMAIER, E. P.; RAFF, H.; STRANG, K. T. Vander - Fisiologia Humana: Os Mecanismos das Funções Corporais. GEN Guanabara Koogan, 14ª edição, 2017. YOUNG, P. A.; YOUNG, P. H.; TOLBERT, D. L. Neurociência clínica básica. Editora Manole, 3ª edição, 2018. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0307 |
Processos biológicos aplicados à Enfermagem |
90 |
EMENTA |
||
Aspectos éticos e políticas de saúde. Estrutura, organização e composição celular. Carboidratos, lipídeos, proteínas, enzimas e ácidos nucleicos. Membranas celulares. Núcleo e organelas celulares. Aspectos gerais do metabolismo. Conceito de anabolismo e catabolismo. Importância das vitaminas. Transdução de energia. Transdução de sinal. Ciclo celular e divisão celular. Câncer. Contempla atividades práticas em Laboratório. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular. |
||
OBJETIVO |
||
Objetivo Geral: Identificar e descrever a ultraestrutura, a composição química e a organização molecular, morfológica e funcional dos diversos componentes e compartimentos celulares. Identificar e correlacionar estrutura e função dos principais componentes biomoleculares celulares e compreender os processos metabólicos e suas formas de regulação. Objetivo Específico: - Instigar o estudante a refletir sobre situações-problema e, amparado pelo conhecimento que tem construído, encontrar a solução (o que promoverá postura científica aos estudantes); - Promover a construção de conhecimento básico para auxiliar o processo de aprendizagem na trajetória do curso; - Propiciar condições para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas que permitam ao educando atuar nos diferentes cenários da prática profissional do enfermeiro, considerando os princípios e diretrizes das políticas públicas de educação, saúde e meio ambiente; - Desenvolver uma formação acadêmica/profissional que contemple a articulação do ensino, pesquisa e extensão/assistência, tendo como elemento nuclear o processo saúde-doença e seus determinantes políticos, econômicos, sociais, culturais e ecológicos. - Compreender os processos biológicos celulares de transporte, movimentação, ciclo e divisão celular, câncer e sinalização celular; - Discutir temas emergentes em Biologia celular e Bioquímica, instigando o estudante a refletir sobre situações Problema. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
ALBERTS, Bruce et al. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017 CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa, CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, c2012. MARZZOCO, A.; BAYARDO, B. T. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger Princípios de Bioquímica – Edição comemorativa 25 anos. 5. ed. Artmed, 2011. PELLEY, J. W. Bioquímica. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. STRYER, L. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. CHAMPE, P. C.; HARVEY, R. A.; FERRIER, D. R. Bioquímica Ilustrada. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
||
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. BAYNES, J. W.; DOMINICZAK, Marke H. Bioquímica Médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. BRACHT, A.; ISHII-IWAMOTO, E. L. Métodos de Laboratório em Bioquímica. Barueri: Manole, 2001. COMPRI-NARDY, M. B.; STELLA, M. B.; OLIVEIRA, C. Práticas de Laboratório de Bioquímica e Biofísica. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. LODISH, Harvey F. et al. Biologia celular e molecular. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. MURRAY, R. K.; GRANNER, D. K.; RODWELL, V. W. Harper. Bioquímica Ilustrada. 27. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. PRATT, C. W.; CORNELY, K. Bioquímica Essencial. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. SACKHEIM, G. I.; LEHMAN, D. D. Química e Bioquímica para Ciências Biomédicas. 8. ed. Barueri: Manole, 2001. SMITH, C.; MARKS, A. D.; LIEBERMAN, M. Bioquímica Médica Básica de Marks – Uma Abordagem Clínica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. VOET, D.; VOET J. G.; PRATT, C. W. Fundamentos de Bioquímica: A Vida em Nível Molecular. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0308 |
Fundamentos farmacológicos para o Cuidado |
90 |
EMENTA |
||
Aspectos éticos e políticas de saúde. Biossegurança no ambiente do cuidado. Princípios farmacológicos como estratégia de prevenção, terapêutica e biossegurança. Procedimentos de Enfermagem nas Necessidades de terapêutica medicamentosa e hidratação. Raciocínio Clinico e Processo de Enfermagem. Contempla Atividades Práticas em Laboratório e Serviços de Saúde. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular; Metodológicos. |
||
OBJETIVO |
||
Objetivo Geral: Objetivo Geral: Compreender e implementar os princípios farmacológicos nos procedimentos de enfermagem na terapêutica medicamentosa fundamentado na biossegurança no ambiente do cuidado. Objetivos Específicos: - Discutir aspectos éticos e políticas de saúde; - Aplicar o raciocínio clínico para o cuidado de enfermagem nas necessidades de terapêutica medicamentosa e hidratação; - Desenvolver as competências direcionadas à biossegurança no ambiente do cuidado - Conhecer as características das diferentes vias de administração de drogas e os possíveis mecanismos farmacocinéticos. - Compreender os possíveis mecanismos de ação das drogas nos diversos compartimentos biológicos. - Conhecer possíveis mecanismos fisiopatológicos subjacentes às interações farmacológicas e às interações entre drogas e nutrientes. - Compreender os possíveis processos biológicos associados aos efeitos adversos e aos riscos de segurança. - Compreender os mecanismos biológicos subjacentes aos efeitos terapêuticos e adversos de drogas sobre o sistema nervoso autônomo. - Compreender os mecanismos biológicos subjacentes aos efeitos terapêuticos e adversos de drogas sobre a inflamação, dor e anestesia. - Compreender os mecanismos biológicos subjacentes aos efeitos terapêuticos e adversos de drogas nos transtornos psiquiátricos. - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Terapêutica medicamentosa; - Compreender e realizar o raciocínio clinico e aplicação do processo de enfermagem dos procedimentos nas Necessidades de Hidratação. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
ASPERHEIM, M. K. Farmacologia para Enfermagem. Elsevier, 11ª edição, 2009. CLAYTON, B. D.; STOCK, Y. N. Farmacologia na Prática de Enfermagem. Elsevier, 15ª edição, 2012. GOLAN, D. E.; TASHJIAN, Jr. A. H.; ARMSTRONG, E. J.; ARMSTRONG, A. W. Princípios Farmacologia - A Base Fisiopatológica da Farmacologia. 3ª edição. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2014. GOLDENZWAIG, N. R. S. C. Administração de medicamentos na enfermagem. GEN Guanabara Koogan, 20ª edição, 2012. KARALLIEDDE, L.; CLARKE, S. F. J; COLLIGNON, U.; KARALLIEDDE, J. Interações Medicamentosas Adversas. GEN Guanabara Koogan, 1a edição, 2012. KATZUNG, B. G.; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica. McGrawHill/LANGE/Artmed, 13ª edição, 2017. RITTER, J. M.; FLOWER, R. J.; HENDERSON, G.; LOKE, I.K.; MacEWAN D.; RANG, H. P.; Rang & Dale Farmacologia. GEN Guanabara Koogan, 9a edição, 2020. SCHATZBERG, A. F.; NEMEROFF, C. B. Fundamentos de Psicofarmacologia Clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. STAHL, S. M. Psicofarmacologia: Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas. GEN Guanabara Koogan, 4ª edição, 2014. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
||
ASPERHEIM, M. K. Farmacologia para Enfermagem. Elsevier, 11ª edição, 2009. BRUNTON, L. L.; HILAL-DANDAN, R; KNOLLMANN, B.C. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman e Gilman. McGraw-Hill e Artmed. 13ª edição, 2019. DE NUCCI, G. Tratado de Farmacologia Clínica. Guanabara Koogan, 1ª edição, 2021. SCHATZBERG, A. F.; NEMEROFF, C. B. Fundamentos de Psicofarmacologia Clínica. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. WHALEN, K.; FINKEL, R.; PANAVELIL, T. A. Farmacologia Ilustrada. Artmed. 6ª edição, 2016. |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
GSA0309 |
A Enfermagem no Contexto da Saúde da Família, Comunidade e Gestão Pública |
90 |
EMENTA |
||
Gestão pública e financiamento do SUS. Modelos de gestão em saúde nas esferas municipal, estadual e federal. Redes de Atenção à Saúde (RAS) e Linhas de Cuidado. Saúde da Família e Comunidade. Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia de Saúde da Família. Território, Territorialização, Diagnóstico Comunitário. Visita domiciliar. Avaliação Familiar. Consulta de Enfermagem/Processo de Enfermagem. Participação e Controle social. Contempla, Atividades Práticas nos Serviços de Saúde e Atividades de Extensão e Cultura. Desenvolvimento dos indicadores inscritos nos referenciais orientadores do PPC, referenciais: Éticos políticos; de Educação Popular; de Saúde Coletiva; Metodológicos. |
||
OBJETIVO |
||
Objetivo Geral: Aprofundar o conhecimento sobre políticas e estratégias que envolvem a saúde da família e comunidade, ampliando reflexões e práticas sobre cuidado de enfermagem e gestão pública na Atenção Primária em Saúde (APS). Objetivos Específicos: - Compreender o significado/importância da atenção integral de saúde/enfermagem na perspectiva da Estratégia de Saúde da Família; - Reconhecer a importância da participação social cidadã junto aos conselhos gestores de políticas públicas. - Desenvolver visita domiciliar ao indivíduo/família, aplicando o processo de enfermagem e os instrumentos de abordagem e avaliação familiar para o cuidado em saúde; - Conhecer a realidade do indivíduo, família e comunidade a partir da territorialização e do diagnóstico comunitário; - Compreender o Processo de Gestão do Sistema Único de Saúde, refletindo acerca da organização dos serviços, nos diferentes pontos de atenção e a interface com o sistema. |
||
REFERÊNCIAS BÁSICAS |
||
GIOVANELLA, Lígia. Políticas e sistema de saúde no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008. 1110 p. MENDONÇA, Maria Helena Magalhães de; MATTA, Gustavo Corrêa; GONDIM, Roberta; GIOVANELLA, Ligia (organizadores). Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2018. MIRANDA, Ary Carvalho de; BARCELLOS, Christovam; MOREIRA, Josino Costa; MONKEN, Maurício. Território, ambiente e saúde. 2ª reimpressão: 2015.PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. SANTOS, Álvaro da Silva; CUBAS, Márcia Regina. Saúde coletiva: linhas de cuidado e consulta de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. |
||
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
||
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2009. GIOVANELLA, Lígia. Políticas e sistema de saúde no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, (3ª reimpressão) 2017. |
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
DENISE CONSUELO MOSER AGUIAR
Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem
Universidade Federal da Fronteira Sul
Campus Chapecó
DENISE CONSUELO MOSER AGUIAR
Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem
Universidade Federal da Fronteira Sul
Campus Chapecó
Data do ato: Chapecó-SC, 16 de outubro de 2023.
Data de publicação: 20 de outubro de 2023.
Denise Consuelo Moser Aguiar
Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem do Campus Chapecó