RESOLUÇÃO Nº 4/CCLGCH/UFFS/2024

Inclui Componente Curricular Optativo na Matriz Curricular 2013 do curso de Geografia do Campus Chapecó.

A Coordenação do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura – Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso registrada na Ata nº 7 de 10 de setembro de 2024,

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir o Componente Curricular Estudos sobre Deficiência, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2013, do Curso de Geografia, conforme quadro de ementário abaixo:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Créditos

Horas

GCH1425

ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA

04

60h

EMENTA

Estudos sobre Deficiência no Brasil. Movimento de pessoas com deficiência. Modelo social de deficiência: marxismo e feminismo. Deficiência e interseccionalidade: gênero, sexualidade, geração, classes sociais. Políticas públicas para pessoas com deficiência: saúde, assistência social, trabalho e educação.

OBJETIVO

Oferecer um panorama sobre as pesquisas realizadas no Brasil desde os anos de 1990 na área interdisciplinar dos Estudos sobre Deficiência.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AMARAL, Rita; COELHO, Antônio Carlos. Nem Santos nem Demônios: considerações sobre a imagem social e a auto-imagem das pessoas ditas deficientes. Os Urbanitas, v. 1, n. 0, 2003. Disponível em: https://www.monografias.com/pt/trabalhos/imagem-deficientes-fisicos-sao-paulo/imagem-deficientes-fisicos-sao-paulo.shtml . Acesso em: 30 mar. 2019.

DINIZ, Débora. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. Série ANIS, Brasília, v. 28, p. 1–8, 2003. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15250. Acesso em: 5 jul. 2017.

DINIZ, Debora; BARBOSA, Lívia; SANTOS, Wederson Rufino Dos. Deficiência, direitos humanos e justiça. Sur: revista internacional de direitos humanos, v. 6, n. 11, p. 64–77, dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452009000200004 . Acesso em: 5 jul. 2012.

MELLO, Anahi Guedes De; NUERNBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas, v. 20, n. 3, p. 635–655, dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2012000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en . Acesso em: 23 jun. 2016.

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educação & Sociedade, v. 34, n. 123, p. 459–475, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 9 jul. 2016.

 

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BARBOSA, Lívia; DINIZ, Debora; SANTOS, Wederson. Diversidade corporal e perícia médica: novos contornos da deficiência para o Benefício de Prestação Continuada. Textos & Contextos, v. 8, n. 2, p. 377–390, 2009. Disponível em: http://revistaseletronicas. pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/6351 . Acesso em: 22 jun. 2016.

BERNARDES, Liliane Cristina Gonçalves; ARAÚJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira. Deficiência, políticas públicas e bioética: percepção de gestores públicos e conselheiros de direitos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 9, p. 2435–2445, set. 2012. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S141381232012000900024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 7 jul. 2016.

DINIZ, Débora; MEDEIROS, Marcelo; SQUINCA, Flávia. Reflexões sobre a versão em Português da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 10, p. 2507–2510, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007001000025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 22 jun. 2016.

GARCÍA, Vinicius Gaspar. Panorama da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, v. 12, n. 1, p. 165–187, abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en . Acesso em: 28 jun. 2016.

GLAT, Rosana. A sexualidade da pessoa com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 65–74, 1992. Disponível em: https://abpee.net/revista-1/. Acesso em: 30 mas. 2019.

GUIMARÃES, Raquel. Deficiência e cuidado: por quê abordar gênero nessa relação? Revista SER Social, Brasília, v. 10, n. 22, p. 213–238, 2009. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/24 . Acesso em: 22 jun. 2016.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educação & Sociedade, v. 33, n.120, p. 833–849, set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 9 jul. 2016.

MEDEIROS, Marcelo; DINIZ, Debora. TDA 1040 – A nova maneira de se entender a deficiência e o envelhecimento. Textos para Discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Brasília, setembro de 2004. Disponível em: http://www.ipea. gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4238. Acesso em:

30 mar. 2019.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigência em 1º de outubro de 2024.

Reunião remota do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura do Campus Chapecó, 7ª Sessão Ordinária, em Chapecó-SC, 10 de setembro de 2024.

Data do ato: Chapecó-SC, 13 de setembro de 2024.
Data de publicação: 16 de setembro de 2024.

Cristina Otsuschi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia do Campus Chapecó