RESOLUÇÃO Nº 7/CCLGCH/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Geografia do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais e considerando:
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A obrigatoriedade da inserção de atividades de Cultura e Extensão na matriz curricular dos cursos de educação superior
RESOLVE:
Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2013, do Curso de Geografia, conforme quadro abaixo:
Curso de graduação em Geografia – Licenciatura Campus Chapecó |
Atividades |
Total de Horas |
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Aulas presenciais |
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Aulas |
EaD |
Extensionista |
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Nº |
Código |
Componente Curricular |
||||
|
GCH1891 |
Geologia Geral |
45 |
20 |
10 |
75 |
|
GCH1892 |
Geografia da População |
40 |
10 |
10 |
60 |
|
GCH1893 |
História do Pensamento Geográfico |
50 |
10 |
|
60 |
|
GCH1911 |
Geomorfologia |
45 |
20 |
10 |
75 |
|
GCH1912 |
Geografia Política |
40 |
10 |
10 |
60 |
|
GCH1913 |
Cartografia Temática |
50 |
10 |
|
60 |
|
GCH1914 |
Geografia Urbana |
45 |
20 |
10 |
75 |
|
GCH1915 |
Epistemologia da Geografia |
40 |
10 |
10 |
60 |
|
GCH1916 |
Hidrogeografia |
40 |
10 |
10 |
60 |
|
GCH1917 |
Sistema de Informações Geográficas |
40 |
10 |
10 |
60 |
|
GCH1971 |
Hidrologia e Climatologia Urbana |
40 |
10 |
10 |
60 |
Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1891 |
GEOLOGIA GERAL |
75 |
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EMENTA |
|||
Princípios de Geologia. História geológica da Terra. Estrutura e composição da Terra. Tectônica de placas. Estruturas em rochas e suas relações com a Tectônica. Minerais e rochas. Geologia do Brasil no contexto da Plataforma Sul-Americana. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura. |
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OBJETIVO |
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Construir noções básicas de Geologia, visando ampliar a compreensão dos processos pretéritos e atuais envolvidos na evolução, transformação e distribuição de recursos naturais do planeta. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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HASUI, Y.; CARNEIRO, C. D. R.; ALMEIDA, F. F. M. de.; BARTORELLI, A. (org.). Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012. 850 p. LEINZ, V.; AMARAL, S. S. Geologia geral. 14. ed. Rio de Janeiro: Nacional, 2001. SGARBI, G. N. C (org). Petrografia macroscópica das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012. 632 p. SUGUIO, K. Geologia do quaternário e mudanças ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. TAIOLI, F; TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M.; FAIRCHILD, T. R. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 624p. WICANDER, R.; MONROE, J. S. Fundamentos de geologia. São Paulo: Cengage Learning, 2009. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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SILVA, Carlos Roberto da (ed.). Geodiversidade do Brasil. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. 264 p. BIZZI, L. A.; SCHOBBENHAUS, C.; VIDOTTI, R. M.; GONÇALVES, J. H. (ed.). Geologia, tectônica e recursos minerais do Brasil. Brasília: CPRM, 2003. BRANCO, Percio de M. Dicionário de mineralogia e gemologia. São Paulo: Oficina de Textos. 2. ed. 2008. FOSSEN, H. Geologia estrutural. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. GUERRA, A. T.; GUERRA, A. J. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. HOLZ, Michael. Estratigrafia de sequências: histórico, princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Interciência, 2012. 272 p. MENDES, J. C. Elementos de estratigrafia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1992. DUTROW, Barbara.; KLEIN, Cornelis. Manual de ciência dos minerais. 23. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 724 p. PRESS, F. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1892 |
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO |
60 |
|
EMENTA |
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Contextualização histórica dos estudos de Geografia da População. Elementos da dinâmica populacional: natalidade, mortalidade e migração. Transição demográfica. Espacialidade dos fenômenos de população. Questões étnico-raciais e Geografia. Características socioespaciais da população brasileira. Indicadores demográficos. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura. |
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OBJETIVO |
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Discutir os fundamentos teórico-conceituais para compreender os processos socioespaciais referentes à dinâmica populacional e suas implicações sociais, econômicas, culturais e ambientais. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ARAÚJO, W. M.; TAVEIRA, B. T. A.; FOGAÇA, Thiago K. Geografia da população. Curitiba: Intersaberes, 2016. DAMIANI, Amelia Luisa. População e Geografia. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001 JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2003. OLIVEIRA, Luis A. P.; OLIVEIRA, Antonio T. R. (org.). Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=249781. ROCHEFORT, Michel. O desafio urbano nos países do Sul. Campinas: Edições Territorial, 2008. SANTOS, Milton. A urbanização desigual: a especificidade do fenômeno urbano em países subdesenvolvidos. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2010.g |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ABELLÁN, Antonio; ROJO, Fermina; FERNÁNDEZ-MAYORALAS, Gloria; RODRÍGUEZ, Vicente. La población del mundo. Madrid: Sintesis, 1998. ÁVILA, Róber I.; MACHADO, Alessandra M. Transição demográfica brasileira: desafios e oportunidades na educação, no mercado de trabalho e na produtividade. Textos para discussão FEE, Porto Alegre: n. 133, mai. 2015. BRETON, Roland J. L. Geografia das civilizações. São Paulo: Ática, 1990. CUNHA, José M. P. (org.). Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas: NEPO/UNICAMP, 2012. DUPÂQUIER, Jacques. População mundial no século XX. Lisboa: Instituto Piaget, 2002. DUPONT, Gérard-François. Géographie des populations: concepts, dynamiques, prospectives. Paris: Armard Colin, 2018. NASCIMENTO, Ederson; VALENTINI, Daiane R.; BRANDT, Marlon; SCHERMA, Ricardo A.; TOMBINI, Larissa H. T. Atlas socioespacial do Oeste de Santa Catarina. Curitiba: CRV, 2021. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 15 ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. SINGER, Paul. Economia política da urbanização. São Paulo: Contexto, 1998. THÉRY, Hervé; MELLO-THÉRY, N. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2014. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1893 |
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO |
60 |
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EMENTA |
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Introdução à Geografia. Estudos da natureza e da sociedade. A construção dos saberes geográficos. Conhecimentos geográficos do Mundo Antigo ao Iluminismo. Geografia Moderna e a constituição das escolas geográficas. Desenvolvimento e institucionalização da Geografia brasileira. Desenvolvimento da Geografia escolar no Brasil. Questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades na Geografia. Características da Geografia contemporânea. |
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OBJETIVO |
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Compreender o desenvolvimento da ciência geográfica nos diferentes lugares geográficos e momentos históricos, entendendo a conformação das escolas, suas críticas e os movimentos de renovação. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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FERRACINI, Rosemberg et al. (org). Ensino de Geografia da África: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista. Quissamã: Edição Revista África e Africanidades, 2022. GONÇALVES, Juliano Rosa. Uma geografia moderna para uma escola moderna. Caminhos de Geografia, v. 13, n. 42, p. 190-204, 2012. LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19. ed. Campinas: Papirus, 2011. MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007. SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6 ed. São Paulo: Edusp, 2008. SILVA, Joseli Maria et al. Algumas reflexões sobre a lógica eurocêntrica da ciência geográfica e sua subversão com a emergência de saberes não hegemônicos. GeoUERJ, v. 1, n. 19, p. 1-16, 2009. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ANDRADE, Manuel Correia de (org.). Élisée Reclus: Geografia. São Paulo: Ática, 1985. AB'SABER, Aziz Nacib. O que é ser geógrafo? Rio de Janeiro: Record, 2007. CLAVAL, Paul. História da Geografia. Lisboa: Edições 70, 2006. CHRISTOFOLETTI, Antonio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. HAESBAERT, Rogério; NUNES PEREIRA, S.; RIBEIRO, G. (Dir.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2018. HARTSHORNE, Richard. Propósitos e natureza da Geografia. 2. ed. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1978. MORAES, Antonio Carlos Robert (org.). Ratzel. São Paulo: Editora Ática, 1990. MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro. São Paulo: Contexto, 2009. 2 v. RECLUS, Élisée; KROPOTKIN, Piotr. Escritos sobre Educação e Geografia. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2014. SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução à geografia. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1911 |
GEOMORFOLOGIA |
75 |
|
EMENTA |
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Princípios e definições: formas, processos, materiais, escalas de análise, tempo. Fatores endógenos e exógenos na estruturação e esculturação das formas de relevo. Vertentes e processos geomorfológicos. Ação antrópica como agente morfogenético. Principais teorias de evolução do relevo. Geomorfologia do Brasil. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura. |
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OBJETIVO |
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Analisar os fatores e processos responsáveis pela gênese, transformação e dinâmica do relevo dialogando com práticas de campo. |
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REFERÊNCIA BÁSICA |
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BIGARELLA, J. J.; BECKER, R. D.; SANTOS, G. F. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 1994. v. I, II e III. CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980. CHRISTOPHERSON, R.W. Geossistemas – uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman Companhia 2011. 752 p. FLORENZANO, T.G. (org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. ROSS, Jurandyr L.S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006. SUMMERFIELD, M. A (org.). Geomorphology and global tectonics. Toronto: John Wiley Professio. 2000. 386p. |
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REFERÊNCIA COMPLEMENTAR |
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ABREU, Adilson A de. A Teoria Geomorfológica e sua Edificação: Análise Crítica. Revista Brasileira de Geomorfologia, ano 4, n. 2, 2003. p. 51-67. CASSETI, V. Elementos de Geomorfologia. Goiânia: UFG, 1994. GOUDIE, A. (org.). Encyclopedia of geomorphology. Routledge editor. 2004. 2 vol. GUERRA, A. T.; CUNHA, S. B. (org.). Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996. GUERRA, A. J. T. Novo Dicionário Geológico Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. IBGE. Manual Técnico de Geomorfologia. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. (Série Manuais Técnicos em Geociências, n. 5). Disponível em: <www.ibge.gov.br>. MODENESI GAUTTIERI, M.; LISBOA, M. B de A.; MANTESSO-NETO, V.; BARTORELI, A.; CARNEIRO, C. D. R. (orgs) A obra de Aziz Nacib Ab’Saber. São Paulo. Beca, 2010. 588 p. MENEZES, Sebastião de O.; MARQUES NETO, Roberto.; TORRES, Filipe T. P. Introdução à Geomorfologia. Cengage. 2012. 336 p. SOUZA, C. R. et al. (org.). Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos, 2005. 382 p. TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (org.). Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1912 |
GEOGRAFIA POLÍTICA |
60 |
|
EMENTA |
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Geografia Política e Geopolítica no Brasil e no mundo. Espaço, território e poder. Limites e fronteiras. Geografia Política e formação dos Estados Nacionais. Nação e nacionalismo. Imperialismo e descolonização (África, Ásia e Américas). Geografia política e recursos. Práticas pedagógicas como componente curricular. Práticas de observação de campo em regiões significativas à temática. Atividades de Extensão e Cultura. |
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OBJETIVO |
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Compreender a importância do poder político, suas decisões, ações e desdobramentos territoriais discutindo trajetórias, conceitos e perspectivas teórico-metodológicas. |
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REFERÊNCIA BÁSICA |
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ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BECKER, Bertha. Amazônia: geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica. São Paulo: Edusp, 2008. FOUCHER, Michel. Obsessão por Fronteiras. São Paulo: Radical Livros, 2009. RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993. |
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REFERÊNCIA COMPLEMENTAR |
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DIAS, Leila Christina; FERRARI, Maristela. (org.). Territorialidades Humanas e Redes Sociais. Florianópolis: Insular, 2011. CASTRO, Therezinha de. África: geohistória, geopolítica e relações internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Biblioteca do Exército, 1981. FERRARI, Maristela. Conflitos e Povoamento na Fronteira Brasil-Argentina: Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Misiones). Florianópolis: EDUFSC, 2010. HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. HOBSBAWM, E. J. A era dos imperios, 1875-1914. 13. ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. 583 p. HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX : 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 598 p. SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão popular, 2007. SANTOS, Milton. O espaço cidadão. São Paulo: EdUSP, 2007. STROHAECKER, T. M. et al. Fronteiras e espaço global. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre, 1998. JOBIM, Nelson A; ETCHEGOYEN, Sergio W; ALSINO, João Paulo. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Segurança internacional: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 648p. RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia política da água. São Paulo: Annablume, 2008. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1913 |
CARTOGRAFIA TEMÁTICA |
60 |
|
EMENTA |
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Fundamentos de Cartografia Temática. Variáveis visuais para representação cartográfica. Métodos de representação temática. Aplicações da Cartografia Temática no ensino e na pesquisa geográfica. Interpretação e elaboração de mapas temáticos. Práticas pedagógicas como componentes curriculares. |
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OBJETIVO |
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Proporcionar aos acadêmicos o conhecimento dos princípios teórico-conceituais e dos principais métodos de representação da Cartografia Temática, bem como fornecer subsídios para a elaboração e interpretação de mapas temáticos, mediante aulas teóricas e de laboratório. |
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REFERÊNCIA BÁSICA |
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DUARTE, Paulo A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: UFSC, 2005. LOCH, Ruth E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: UFSC, 2006. MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011. SAMPAIO, Tony Vinicius Moreira. Cartografia temática. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia- UFPR, 2018. 248p. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Cartografia_Tem%C3%A1tica/WbCPDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0 SAMPAIO, Tony V.M.; BRANDALIZE, Maria C.B. Cartografia geral, digital e temática. v. 1. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2018. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/wp-content/uploads/sites/71/2018/03/cartografia-geral-digital-e-tematica-b.pdf. SILVA, M. V. C. de; BRITO, E. G. Cartografia. Livro Digital 7,27 MB Adobe PDF, 28-Ago-2019, Coleções Livros Digitais. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552595. |
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REFERÊNCIA COMPLEMENTAR |
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IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Noções básicas de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/indice.htm. CAUVIN, Collete; ESCOBAR, Francisco. New approaches in Thematic Cartography. New York: John Willey, 2009. LAMBERT, Nicolas; ZANIN, Christine. Manuel de Cartographie: principes, méthodes, applications. Paris: Armand Colin, 2016. SLOCUM, Terry; KESSLER, Fritz; McMASTER, Robert. Thematic Cartography and Geographic Visualization. 3. ed. New York: Prentice Hall, 2008. VENTURI, Luis Antonio B. (Org.). Geografia: técnicas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1914 |
GEOGRAFIA URBANA |
75 |
|
EMENTA |
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Cidade, urbano e urbanização. Geo-história da cidade. Cidades e modos de produção. Divisão territorial do trabalho entre cidade e campo. Urbanização brasileira. Dinâmicas e processos urbanos. Agentes e sujeitos da produção do espaço. Rede urbana. O estudo da cidade como prática pedagógica. Observações e práticas de campo. Atividades de Extensão e Cultura. |
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OBJETIVO |
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Compreender o desenvolvimento das cidades através dos diferentes espaços, tempos e modos de produção, enfatizando a urbanização no Brasil, sua diversidade de cidades, dinâmicas e processos e a caracterização da rede urbana por meio de discussões teóricas em sala e atividades de observação e prática de campo. |
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REFERÊNCIA BÁSICA |
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LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2006. SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp, 2013. SOJA, Edward W. Postmetrópolis: estudios críticos sobre las ciudades y las regiones. Madrid: Traficantes de Sueños, 2008. SPOSITO, Eliseu Savério. Redes e cidades. São Paulo: Editora Unesp, 2008. SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. |
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REFERÊNCIA COMPLEMENTAR |
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BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992. CASTELLS, Manuel. A questão urbana. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. CORRÊA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980. LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2005. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2010. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007. VILLAÇA, Flávio. Espaço intraurbano no Brasil. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel/FAPESP/Lincoln Institute, 2001. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
Horas |
|
GCH1917 |
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS |
60 |
|
EMENTA |
|||
O desenvolvimento dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s): contextualização histórico-geográfica. Conceitos fundamentais. Dados espaciais e não espaciais. Estrutura de representação de dados. Construção de bases de dados geográficos. Produção de mapas temáticos e de geoinformação em SIG. Principais aplicações dos SIG’s na pesquisa e no ensino. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura. |
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OBJETIVOS |
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Entender a importância dos SIG’s para a análise de fenômenos e eventos, e para a gestão do território na atualidade. Dominar os principais instrumentais de representação e análise espacial dos SIG’s, com vistas à sua utilização no ensino e pesquisa geográficos, bem como em outros campos de atuação profissional. |
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REFERÊNCIA BÁSICA |
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BUZAI, Gustavo D.; BAXENDALE, Claudia A.; HUMACATA, Luis; PRINCIPI, Noelia. Sistemas de Información Geográfica: cartografía temática y análisis espacial. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2016. FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de textos, 2008. LONGLEY, Paul A; GOODCHILD, Michael; MAGUIRRE, David; RHIND, David al. Sistemas e ciência da informação geográfica. Porto Alegre: Bookman, 2013 MATOS, João. Fundamentos de informação geográfica. 6. ed. Lisboa: Lidel, 2008. RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Ed. Unesp, 2005. SILVA, Ardemirio de B. Sistemas de Informações Geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas, Ed. UNICAMP, 2003. |
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REFERÊNCIA COMPLEMENTAR |
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BUZAI, Gustavo D. Geografía global: el paradigma geotecnológico y el espacio interdisciplinario en la interpretación del mundo del siglo XXI. Buenos Aires: Lugar editorial, 1999. BUZAI, Gustavo D.; BAXENDALE, Claudia A. Análisis socioespacial con Sistemas de Información Geográfica. 2 v. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2011. CAUVIN, Collete; ESCOBAR, Francisco. New approaches in Thematic Cartography. New York: John Willey, 2009. CLARKE, Keith C. Getting started with Geographic Information Systems. 4.ed. New Jersey: Prentice Hall, 2003. CRAMPTON, Jeremy W. Mapping: a critical introduction to Cartography and GIS. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010. FERREIRA, Marcos C. Iniciação à análise geoespacial. São Paulo: Ed. Unesp, 2014. MORENO JIMÉNEZ, Antonio. (org.). Sistemas y análisis de la información geográfica. manual de autoaprendizaje con ArcGIS. 2. ed. Madrid: RaMa, 2007. SLOCUM, Terry; McMASTER, Robert; KESSLER, Fritz; HOWARD, Hugh H. Thematic Cartography and Geographic Visualization. New York: Prentice Hall, 2008. TEIXEIRA, Amandio L. A.; CHRISTOFOLETTI, Antonio. Sistemas de Informação Geográfica: dicionário ilustrado. São Paulo: Hucitec, 1997. XAVIER DA SILVA, Jorge. Geoprocessamento para análise ambiental. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 2001. |
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Número de unidades de avaliação: |
2 |
Código |
COMPONENTE CURRICULAR |
|
|
GCH1971 |
HIDROLOGIA E CLIMATOLOGIA URBANA |
60 |
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EMENTA |
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Hidrologia urbana. Drenagem urbana. Inundações urbanas. Bacias hidrográficas urbanas. Climatologia urbana. Microclimas urbanos. Ilhas de calor e ilhas de frescor. Métodos e técnicas de estudo em climatologia e hidrologia urbana. Atividades de Extensão e Cultura |
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OBJETIVO |
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Compreender as alterações no clima e nas rotas da água impostas pelo processo de urbanização e expansão da cidade sobre o meio. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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AMORIN, M.C.C.T.; SANT’ANNA NETO, J.L.; MONTEIRO, A.M. (Org.). Climatologia urbana e regional: questões teóricas e estudo de caso. São Paulo: Outras Expressões, 2013. 352 p. AMORIN, M.C.C.T. Ilhas de calor em cidades tropicais de médio e pequeno porte: teoria e prática. Curitiba: Appris, 2020. 161 p. CANHOLI, A.P. Drenagem urbana e controle de enchentes. 2.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. 384 p. GARTLAND, L. Ilhas de calor: como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. Tradução Silvia Helena Gonçalves. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 248 p. MIGUEZ, M.G. Drenagem urbana do projeto tradicional à sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsivier, 2015. MENDONCA, F. A.; MONTEIRO, C. A. F. Clima urbano. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. 192 p. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES. |
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CUNHA, S. B. & GUERRA, A. J. T. (Orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018. 248 p. GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. (Orgs.). Impactos ambientais urbanos no Brasil. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018. 416 p. GUERRA, A. J. T. (Org). Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 227 p. GRIBBIN, J.E. Introdução à hidráulica, hidrologia e gestão de águas pluviais. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 526 p. LOMBARDO, M. A. Ilha de calor nas metrópoles: o exemplo de São Paulo. São Paulo: HUCITEC, 1985, 244p. SANT’ANNA NETO, J. L. (Org.). Os climas das cidades brasileiras. Presidente Prudente: Unesp, 2002. TUCCI, C. E. M. & BERTONI, C. (Orgs.). Inundações urbanas na América do Sul. Porto Alegre, RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2003. |
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Número de unidades de avaliação |
2 |
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Data do ato: Chapecó-SC, 29 de outubro de 2024.
Data de publicação: 29 de outubro de 2024.
Cristina Otsuschi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia do Campus Chapecó