RESOLUÇÃO Nº 7/CCLGCH/UFFS/2024

Inclui Componentes Curriculares Optativos na Estrutura Curricular 2013 do Curso de Geografia do Campus Chapecó.

A Coordenação do Curso de Graduação em Geografia do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais e considerando:

  1. A obrigatoriedade da inserção de atividades de Cultura e Extensão na matriz curricular dos cursos de educação superior

 

RESOLVE:

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no rol de CCRs Optativos da Estrutura Curricular 2013, do Curso de Geografia, conforme quadro abaixo:

Curso de graduação em Geografia – Licenciatura

Campus Chapecó

Atividades

Total de

Horas

Aulas presenciais

Aulas

EaD

Extensionista

Código

Componente Curricular

 

GCH1891

Geologia Geral

45

20

10

75

 

GCH1892

Geografia da População

40

10

10

60

 

GCH1893

História do Pensamento Geográfico

50

10

 

60

 

GCH1911

Geomorfologia

45

20

10

75

 

GCH1912

Geografia Política

40

10

10

60

 

GCH1913

Cartografia Temática

50

10

 

60

 

GCH1914

Geografia Urbana

45

20

10

75

 

GCH1915

Epistemologia da Geografia

40

10

10

60

 

GCH1916

Hidrogeografia

40

10

10

60

 

GCH1917

Sistema de Informações Geográficas

40

10

10

60

 

GCH1971

Hidrologia e Climatologia Urbana

40

10

10

60


Art. 2º Os Componentes Curriculares elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1891

GEOLOGIA GERAL

75

EMENTA

Princípios de Geologia. História geológica da Terra. Estrutura e composição da Terra. Tectônica de placas. Estruturas em rochas e suas relações com a Tectônica. Minerais e rochas. Geologia do Brasil no contexto da Plataforma Sul-Americana. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVO

Construir noções básicas de Geologia, visando ampliar a compreensão dos processos pretéritos e atuais envolvidos na evolução, transformação e distribuição de recursos naturais do planeta.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

HASUI, Y.; CARNEIRO, C. D. R.; ALMEIDA, F. F. M. de.; BARTORELLI, A. (org.). Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012. 850 p.

LEINZ, V.; AMARAL, S. S. Geologia geral. 14. ed. Rio de Janeiro: Nacional, 2001.

SGARBI, G. N. C (org). Petrografia macroscópica das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012. 632 p.

SUGUIO, K. Geologia do quaternário e mudanças ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

TAIOLI, F; TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M.; FAIRCHILD, T. R. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 624p.

WICANDER, R.; MONROE, J. S. Fundamentos de geologia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

SILVA, Carlos Roberto da (ed.). Geodiversidade do Brasil. Rio de Janeiro: CPRM, 2008. 264 p.

BIZZI, L. A.; SCHOBBENHAUS, C.; VIDOTTI, R. M.; GONÇALVES, J. H. (ed.). Geologia, tectônica e recursos minerais do Brasil. Brasília: CPRM, 2003.

BRANCO, Percio de M. Dicionário de mineralogia e gemologia. São Paulo: Oficina de Textos. 2. ed. 2008.

FOSSEN, H. Geologia estrutural. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

GUERRA, A. T.; GUERRA, A. J. T. Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

HOLZ, Michael. Estratigrafia de sequências: histórico, princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Interciência, 2012. 272 p.

MENDES, J. C. Elementos de estratigrafia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1992.

DUTROW, Barbara.; KLEIN, Cornelis. Manual de ciência dos minerais. 23. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 724 p.

PRESS, F. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Número de unidades de avaliação:

2


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1892

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

60

EMENTA

Contextualização histórica dos estudos de Geografia da População. Elementos da dinâmica populacional: natalidade, mortalidade e migração. Transição demográfica. Espacialidade dos fenômenos de população. Questões étnico-raciais e Geografia. Características socioespaciais da população brasileira. Indicadores demográficos. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVO

Discutir os fundamentos teórico-conceituais para compreender os processos socioespaciais referentes à dinâmica populacional e suas implicações sociais, econômicas, culturais e ambientais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ARAÚJO, W. M.; TAVEIRA, B. T. A.; FOGAÇA, Thiago K. Geografia da população. Curitiba: Intersaberes, 2016.

DAMIANI, Amelia Luisa. População e Geografia. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2001

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2003.

OLIVEIRA, Luis A. P.; OLIVEIRA, Antonio T. R. (org.). Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=249781.

ROCHEFORT, Michel. O desafio urbano nos países do Sul. Campinas: Edições Territorial, 2008.

SANTOS, Milton. A urbanização desigual: a especificidade do fenômeno urbano em países subdesenvolvidos. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2010.g

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ABELLÁN, Antonio; ROJO, Fermina; FERNÁNDEZ-MAYORALAS, Gloria; RODRÍGUEZ, Vicente. La población del mundo. Madrid: Sintesis, 1998.

ÁVILA, Róber I.; MACHADO, Alessandra M. Transição demográfica brasileira: desafios e oportunidades na educação, no mercado de trabalho e na produtividade. Textos para discussão FEE, Porto Alegre: n. 133, mai. 2015.

BRETON, Roland J. L. Geografia das civilizações. São Paulo: Ática, 1990.

CUNHA, José M. P. (org.). Mobilidade espacial da população: desafios teóricos e metodológicos para o seu estudo. Campinas: NEPO/UNICAMP, 2012.

DUPÂQUIER, Jacques. População mundial no século XX. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

DUPONT, Gérard-François. Géographie des populations: concepts, dynamiques, prospectives. Paris: Armard Colin, 2018.

NASCIMENTO, Ederson; VALENTINI, Daiane R.; BRANDT, Marlon; SCHERMA, Ricardo A.; TOMBINI, Larissa H. T. Atlas socioespacial do Oeste de Santa Catarina. Curitiba: CRV, 2021.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 15 ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

SINGER, Paul. Economia política da urbanização. São Paulo: Contexto, 1998.

THÉRY, Hervé; MELLO-THÉRY, N. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2014.

Número de unidades de avaliação:

2


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1893

HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

60

EMENTA

Introdução à Geografia. Estudos da natureza e da sociedade. A construção dos saberes geográficos. Conhecimentos geográficos do Mundo Antigo ao Iluminismo. Geografia Moderna e a constituição das escolas geográficas. Desenvolvimento e institucionalização da Geografia brasileira. Desenvolvimento da Geografia escolar no Brasil. Questões étnico-raciais, de gênero e sexualidades na Geografia. Características da Geografia contemporânea.

OBJETIVO

Compreender o desenvolvimento da ciência geográfica nos diferentes lugares geográficos e momentos históricos, entendendo a conformação das escolas, suas críticas e os movimentos de renovação.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

FERRACINI, Rosemberg et al. (org). Ensino de Geografia da África: caminhos e possibilidades para uma educação antirracista. Quissamã: Edição Revista África e Africanidades, 2022.

GONÇALVES, Juliano Rosa. Uma geografia moderna para uma escola moderna. Caminhos de Geografia, v. 13, n. 42, p. 190-204, 2012.

LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 19. ed. Campinas: Papirus, 2011.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6 ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SILVA, Joseli Maria et al. Algumas reflexões sobre a lógica eurocêntrica da ciência geográfica e sua subversão com a emergência de saberes não hegemônicos. GeoUERJ, v. 1, n. 19, p. 1-16, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ANDRADE, Manuel Correia de (org.). Élisée Reclus: Geografia. São Paulo: Ática, 1985.

AB'SABER, Aziz Nacib. O que é ser geógrafo? Rio de Janeiro: Record, 2007.

CLAVAL, Paul. História da Geografia. Lisboa: Edições 70, 2006.

CHRISTOFOLETTI, Antonio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982.

HAESBAERT, Rogério; NUNES PEREIRA, S.; RIBEIRO, G. (Dir.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2018.

HARTSHORNE, Richard. Propósitos e natureza da Geografia. 2. ed. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1978.

MORAES, Antonio Carlos Robert (org.). Ratzel. São Paulo: Editora Ática, 1990.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro. São Paulo: Contexto, 2009. 2 v.

RECLUS, Élisée; KROPOTKIN, Piotr. Escritos sobre Educação e Geografia. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2014.

SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução à geografia. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

Número de unidades de avaliação:

2


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1911

GEOMORFOLOGIA
75

EMENTA

Princípios e definições: formas, processos, materiais, escalas de análise, tempo. Fatores endógenos e exógenos na estruturação e esculturação das formas de relevo. Vertentes e processos geomorfológicos. Ação antrópica como agente morfogenético. Principais teorias de evolução do relevo. Geomorfologia do Brasil. Prática de observação de campo em região significativa à temática. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVO

Analisar os fatores e processos responsáveis pela gênese, transformação e dinâmica do relevo dialogando com práticas de campo.

REFERÊNCIA BÁSICA

BIGARELLA, J. J.; BECKER, R. D.; SANTOS, G. F. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 1994. v. I, II e III.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.

CHRISTOPHERSON, R.W. Geossistemas – uma introdução à Geografia Física. Porto Alegre: Bookman Companhia 2011. 752 p.

FLORENZANO, T.G. (org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

ROSS, Jurandyr L.S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.

SUMMERFIELD, M. A (org.). Geomorphology and global tectonics. Toronto: John Wiley Professio. 2000. 386p.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

ABREU, Adilson A de. A Teoria Geomorfológica e sua Edificação: Análise Crítica. Revista Brasileira de Geomorfologia, ano 4, n. 2, 2003. p. 51-67.

CASSETI, V. Elementos de Geomorfologia. Goiânia: UFG, 1994.

GOUDIE, A. (org.). Encyclopedia of geomorphology. Routledge editor. 2004. 2 vol.

GUERRA, A. T.; CUNHA, S. B. (org.). Geomorfologia: exercícios, técnicas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand, 1996.

GUERRA, A. J. T. Novo Dicionário Geológico Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

IBGE. Manual Técnico de Geomorfologia. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. (Série Manuais Técnicos em Geociências, n. 5). Disponível em: <www.ibge.gov.br>.

MODENESI GAUTTIERI, M.; LISBOA, M. B de A.; MANTESSO-NETO, V.; BARTORELI, A.; CARNEIRO, C. D. R. (orgs) A obra de Aziz Nacib Ab’Saber. São Paulo. Beca, 2010. 588 p.

MENEZES, Sebastião de O.; MARQUES NETO, Roberto.; TORRES, Filipe T. P. Introdução à Geomorfologia. Cengage. 2012. 336 p.

SOUZA, C. R. et al. (org.). Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos, 2005. 382 p.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (org.). Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

Número de unidades de avaliação:

2

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1912

GEOGRAFIA POLÍTICA

60

EMENTA

Geografia Política e Geopolítica no Brasil e no mundo. Espaço, território e poder. Limites e fronteiras. Geografia Política e formação dos Estados Nacionais. Nação e nacionalismo. Imperialismo e descolonização (África, Ásia e Américas). Geografia política e recursos. Práticas pedagógicas como componente curricular. Práticas de observação de campo em regiões significativas à temática. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVO

Compreender a importância do poder político, suas decisões, ações e desdobramentos territoriais discutindo trajetórias, conceitos e perspectivas teórico-metodológicas.

REFERÊNCIA BÁSICA

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BECKER, Bertha. Amazônia: geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

CASTRO, Iná Elias. Geografia e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica. São Paulo: Edusp, 2008.

FOUCHER, Michel. Obsessão por Fronteiras. São Paulo: Radical Livros, 2009.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

DIAS, Leila Christina; FERRARI, Maristela. (org.). Territorialidades Humanas e Redes Sociais. Florianópolis: Insular, 2011.

CASTRO, Therezinha de. África: geohistória, geopolítica e relações internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Biblioteca do Exército, 1981.

FERRARI, Maristela. Conflitos e Povoamento na Fronteira Brasil-Argentina: Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Misiones). Florianópolis: EDUFSC, 2010.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HOBSBAWM, E. J. A era dos imperios, 1875-1914. 13. ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. 583 p.

HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve século XX : 1914-1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 598 p.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão popular, 2007.

SANTOS, Milton. O espaço cidadão. São Paulo: EdUSP, 2007.

STROHAECKER, T. M. et al. Fronteiras e espaço global. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre, 1998.

JOBIM, Nelson A; ETCHEGOYEN, Sergio W; ALSINO, João Paulo. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Segurança internacional: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 648p.

RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia política da água. São Paulo: Annablume, 2008.

Número de unidades de avaliação:

2

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR
Horas

GCH1913

CARTOGRAFIA TEMÁTICA

60

EMENTA

Fundamentos de Cartografia Temática. Variáveis visuais para representação cartográfica. Métodos de representação temática. Aplicações da Cartografia Temática no ensino e na pesquisa geográfica. Interpretação e elaboração de mapas temáticos. Práticas pedagógicas como componentes curriculares.

OBJETIVO

Proporcionar aos acadêmicos o conhecimento dos princípios teórico-conceituais e dos principais métodos de representação da Cartografia Temática, bem como fornecer subsídios para a elaboração e interpretação de mapas temáticos, mediante aulas teóricas e de laboratório.

REFERÊNCIA BÁSICA

DUARTE, Paulo A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: UFSC, 2005.

LOCH, Ruth E. N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: UFSC, 2006.

MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

SAMPAIO, Tony Vinicius Moreira. Cartografia temática. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Geografia- UFPR, 2018. 248p. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Cartografia_Tem%C3%A1tica/WbCPDwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0

SAMPAIO, Tony V.M.; BRANDALIZE, Maria C.B. Cartografia geral, digital e temática. v. 1. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2018. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/wp-content/uploads/sites/71/2018/03/cartografia-geral-digital-e-tematica-b.pdf.

SILVA, M. V. C. de; BRITO, E. G. Cartografia. Livro Digital 7,27 MB Adobe PDF, 28-Ago-2019, Coleções Livros Digitais. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552595.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Noções básicas de Cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/indice.htm.

CAUVIN, Collete; ESCOBAR, Francisco. New approaches in Thematic Cartography. New York: John Willey, 2009.

LAMBERT, Nicolas; ZANIN, Christine. Manuel de Cartographie: principes, méthodes, applications. Paris: Armand Colin, 2016.

SLOCUM, Terry; KESSLER, Fritz; McMASTER, Robert. Thematic Cartography and Geographic Visualization. 3. ed. New York: Prentice Hall, 2008.

VENTURI, Luis Antonio B. (Org.). Geografia: técnicas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011.

Número de unidades de avaliação:

2

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1914

GEOGRAFIA URBANA

75

EMENTA

Cidade, urbano e urbanização. Geo-história da cidade. Cidades e modos de produção. Divisão territorial do trabalho entre cidade e campo. Urbanização brasileira. Dinâmicas e processos urbanos. Agentes e sujeitos da produção do espaço. Rede urbana. O estudo da cidade como prática pedagógica. Observações e práticas de campo. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVO

Compreender o desenvolvimento das cidades através dos diferentes espaços, tempos e modos de produção, enfatizando a urbanização no Brasil, sua diversidade de cidades, dinâmicas e processos e a caracterização da rede urbana por meio de discussões teóricas em sala e atividades de observação e prática de campo.

REFERÊNCIA BÁSICA

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2006.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Edusp, 2013.

SOJA, Edward W. Postmetrópolis: estudios críticos sobre las ciudades y las regiones. Madrid: Traficantes de Sueños, 2008.

SPOSITO, Eliseu Savério. Redes e cidades. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

CORRÊA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

HARVEY, David. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.

LEFEBVRE, Henri. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2005.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intraurbano no Brasil. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel/FAPESP/Lincoln Institute, 2001.

Número de unidades de avaliação:

2

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1915

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

60

EMENTA

A Geografia e a Ciência: as correntes do conhecimento e seu significado epistemológico nas diferentes abordagens da ciência geográfica. Geografia, modernidade e pós-modernidade. Categorias e conceitos geográficos. Fundamentos epistemológicos da educação geográfica. Abordagens teórico-metodológicas geográficas das relações étnico-raciais, gênero e educação ambiental. Atividades de Extensão e Cultura

OBJETIVO

Fornecer subsídios para uma análise epistemológica da Geografia. Estudar as relações entre a Geografia e as diferentes formas de conhecimento. Analisar os diversos conceitos e categorias da análise geográfica. Pensar os fundamentos epistemológicos da geografia escolar. Conhecer e debater novas abordagens teórico-metodológicas em especial para a educação ambiental, relações étnico-raciais e questões de gênero.

REFERÊNCIA BÁSICA

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Geografia: conceitos e temas. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Explorações geográficas. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

MARANDOLA, E. Jr.; WERTHER, H.; OLIVEIRA, L. (orgs.) Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008.

SOJA, Edward. Geografias pós-modernas: reafirmação do espaço na teoria social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

SPOSITO, Eliseu Savério. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: UNESP, 2004.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

CAPEL, Horacio. Filosofia y ciencia en la geografia contemporanea. Ediciones del Serbal. España. 480 p. 2012.

CASTELLAR, Sonia; CAVALCANTI, Lana de Souza; CALLAI, Helena Copetti (org.) Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

JAPIASSU, Hilton. A crise das ciências humanas. São Paulo: Cortez, 2012.

MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (org.). Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: Editora da UFPR, 2002.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro. São Paulo: Contexto, 2009. v. 1.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

VITTE, Antonio Carlos. (org.). Contribuições à história e à epistemologia da Geografia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2008.

Número de unidades de avaliação:

2


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1916

HIDROGEOGRAFIA

60

EMENTA

A água na natureza. Ciclo hidrológico. Processos hidrológicos: precipitação, evaporação/evapotranspiração, interceptação, infiltração e escoamento. Bacias hidrográficas. Águas subterrâneas. Água e educação ambiental. Recursos hídricos no Brasil. Gestão e gerenciamento de recursos hídricos Prática de campo. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVO

Compreender a interação entre a água e os processos hidrológicos na organização do espaço geográfico.

REFERÊNCIA BÁSICA

MAGALHÃES JÚNIOR, A.P.; LOPES, F.W.A. (orgs) Recursos hídricos: as águas na interface sociedade-natureza. Oficina de Textos, 2023.

PINTO, N. S. Hidrologia Básica. São Paulo: Edgard Blücher, 1995. 304 p.

SILVA, A. M.; SCHULZ, H. E.; CAMARGO, P. B. Erosão e hidrossedimentologia em bacias hidrográficas. 2. ed. São Carlos: RIMA, 2007. 153 p.

SUGUIO, K. Água. Ribeirão Preto: Holos, 2006. 248 p.

TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. Introdução à Hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 192 p.

TUNDISI, J. G.; MATSUMURA-TUNDISI, T. Recursos hídricos no século XXI. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 328 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

BARLOW, M.; CLARKE, T. Ouro Azul: Como as grandes corporações estão se apoderando da água doce do nosso planeta. São Paulo: M Books do Brasil, 2003. 331 p.

BRANCO, S. M. Água: origem, uso e preservação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 96 p.

MAGALHÃES JÚNIOR, A. P. Indicadores ambientais e recursos hídricos. São Paulo: Bertrand Brasil, 2007. 686 p.

PINTO-COELHO, R.M.; HAVENS, K. Gestão de recursos hídricos em tempos de crise. Porto Alegre: Artmed, 2016. 228 p.

REBOUÇAS, A.; BRAGA, G.; TUNDISI, J. G. Águas doces do Brasil. Escrituras, 2002. 703 p.

RIBEIRO, W. C. Geografia política das águas. São Paulo: Annablume, 2008. 162 p.

RODRIGUES, M.H.Q.; CARVALHO, M.R. Práticas de educação ambiental: metodologia de projetos. Curitiba: Appris, 2016. 197 p.

STEIN, R.T. et al. Hidrologia e drenagem. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 188 p.

TUCCI, C. E. M. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH, 2007. 389 p.

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Número de unidades de avaliação:

2


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH1917

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

60

EMENTA

O desenvolvimento dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s): contextualização histórico-geográfica. Conceitos fundamentais. Dados espaciais e não espaciais. Estrutura de representação de dados. Construção de bases de dados geográficos. Produção de mapas temáticos e de geoinformação em SIG. Principais aplicações dos SIG’s na pesquisa e no ensino. Prática pedagógica como componente curricular. Atividades de Extensão e Cultura.

OBJETIVOS

Entender a importância dos SIG’s para a análise de fenômenos e eventos, e para a gestão do território na atualidade. Dominar os principais instrumentais de representação e análise espacial dos SIG’s, com vistas à sua utilização no ensino e pesquisa geográficos, bem como em outros campos de atuação profissional.

REFERÊNCIA BÁSICA

BUZAI, Gustavo D.; BAXENDALE, Claudia A.; HUMACATA, Luis; PRINCIPI, Noelia. Sistemas de Información Geográfica: cartografía temática y análisis espacial. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2016.

FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de textos, 2008.

LONGLEY, Paul A; GOODCHILD, Michael; MAGUIRRE, David; RHIND, David al. Sistemas e ciência da informação geográfica. Porto Alegre: Bookman, 2013

MATOS, João. Fundamentos de informação geográfica. 6. ed. Lisboa: Lidel, 2008.

RAMOS, Cristhiane da Silva. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.

SILVA, Ardemirio de B. Sistemas de Informações Geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas, Ed. UNICAMP, 2003.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

BUZAI, Gustavo D. Geografía global: el paradigma geotecnológico y el espacio interdisciplinario en la interpretación del mundo del siglo XXI. Buenos Aires: Lugar editorial, 1999.

BUZAI, Gustavo D.; BAXENDALE, Claudia A. Análisis socioespacial con Sistemas de Información Geográfica. 2 v. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2011.

CAUVIN, Collete; ESCOBAR, Francisco. New approaches in Thematic Cartography. New York: John Willey, 2009.

CLARKE, Keith C. Getting started with Geographic Information Systems. 4.ed. New Jersey: Prentice Hall, 2003.

CRAMPTON, Jeremy W. Mapping: a critical introduction to Cartography and GIS. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.

FERREIRA, Marcos C. Iniciação à análise geoespacial. São Paulo: Ed. Unesp, 2014.

MORENO JIMÉNEZ, Antonio. (org.). Sistemas y análisis de la información geográfica. manual de autoaprendizaje con ArcGIS. 2. ed. Madrid: RaMa, 2007.

SLOCUM, Terry; McMASTER, Robert; KESSLER, Fritz; HOWARD, Hugh H. Thematic Cartography and Geographic Visualization. New York: Prentice Hall, 2008.

TEIXEIRA, Amandio L. A.; CHRISTOFOLETTI, Antonio. Sistemas de Informação Geográfica: dicionário ilustrado. São Paulo: Hucitec, 1997.

XAVIER DA SILVA, Jorge. Geoprocessamento para análise ambiental. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 2001.

Número de unidades de avaliação:

2

 

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

 

GCH1971

HIDROLOGIA E CLIMATOLOGIA URBANA

60

EMENTA

Hidrologia urbana. Drenagem urbana. Inundações urbanas. Bacias hidrográficas urbanas. Climatologia urbana. Microclimas urbanos. Ilhas de calor e ilhas de frescor. Métodos e técnicas de estudo em climatologia e hidrologia urbana. Atividades de Extensão e Cultura

OBJETIVO

Compreender as alterações no clima e nas rotas da água impostas pelo processo de urbanização e expansão da cidade sobre o meio.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

AMORIN, M.C.C.T.; SANT’ANNA NETO, J.L.; MONTEIRO, A.M. (Org.). Climatologia urbana e regional: questões teóricas e estudo de caso. São Paulo: Outras Expressões, 2013. 352 p.

AMORIN, M.C.C.T. Ilhas de calor em cidades tropicais de médio e pequeno porte: teoria e prática. Curitiba: Appris, 2020. 161 p.

CANHOLI, A.P. Drenagem urbana e controle de enchentes. 2.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2014. 384 p.

GARTLAND, L. Ilhas de calor: como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. Tradução Silvia Helena Gonçalves. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 248 p.

MIGUEZ, M.G. Drenagem urbana do projeto tradicional à sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsivier, 2015.

MENDONCA, F. A.; MONTEIRO, C. A. F. Clima urbano. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011. 192 p.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES.

CUNHA, S. B. & GUERRA, A. J. T. (Orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018. 248 p.

GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. (Orgs.). Impactos ambientais urbanos no Brasil. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018. 416 p.

GUERRA, A. J. T. (Org). Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 227 p.

GRIBBIN, J.E. Introdução à hidráulica, hidrologia e gestão de águas pluviais. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 526 p.

LOMBARDO, M. A. Ilha de calor nas metrópoles: o exemplo de São Paulo. São Paulo: HUCITEC, 1985, 244p.

SANT’ANNA NETO, J. L. (Org.). Os climas das cidades brasileiras. Presidente Prudente: Unesp, 2002.

TUCCI, C. E. M. & BERTONI, C. (Orgs.). Inundações urbanas na América do Sul. Porto Alegre, RS: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2003.

Número de unidades de avaliação

2

 

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

Data do ato: Chapecó-SC, 29 de outubro de 2024.
Data de publicação: 29 de outubro de 2024.

Cristina Otsuschi
Coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Geografia do Campus Chapecó