RESOLUÇÃO Nº 10/CCME CH/UFFS/2024
A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina do Campus Chapecó, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do colegiado do curso acerca da reformulação do PPC, registrada na ATA da 3ª Reunião do colegiado de 19 de junho de 2024, e considerando:
1. a proposição de novos componentes curriculares (CCRs) no Projeto Pedagógico de Curso de Medicina Matriz 2023;
2. o período de tramitação interna UFFS para aprovação do referido PPC;
3. o necessário início da matriz em tramitação no ano letivo 2023/2024, pela inserção da extensão nos currículos determinada por legislação;
4. a urgência na oferta de CCRs propostos pela nova matriz curricular, que se aplica aos ingressantes 2023;
5. o plano de transição e matriz de equivalências constantes no documento.
RESOLVE:
Art. 1º Incluir os Componentes Curriculares abaixo relacionados, no rol de CCRs optativos da Matriz Curricular 2015, do Curso de Medicina, conforme ementários:
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0387 |
ANATOMIA HUMANA I |
90 |
EMENTA |
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Anatomia macroscópica dos sistemas musculoesquelético, circulatório e respiratório humano considerando os aspectos éticos e conjunturais do ser humano. |
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OBJETIVO |
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Capacitar o estudante descrever e identificar os elementos básicos da estrutura anatômica e relacioná-los com o funcionamento integrado das funções vitais do organismo. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento e estrutura estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde. Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano. Ter atitudes éticas, saber trabalhar em grupo e saber comunicar seu conhecimento acerca da morfologia humana de maneira oral e escrita. Para alcançar essas competências, são necessárias as seguintes habilidades: Aprender e saber a anatomia dos sistemas: musculoesquelético, circulatório e respiratório humanos; Identificar as estruturas anatômicas macro e microscópicas; Respeitar o cadáver e peças anatômicas utilizadas para o estudo da anatomia; Zelar e cuidar das peças e modelos artificiais, e todo material que compõem o patrimônio público; Redigir textos e explicar oralmente sobre os sistemas do corpo humano; Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Conceitos anatômicos e terminologias anatômicas; Anatomia do Sistema Musculoesquelético (ossos, articulações e músculos); Anatomia do Sistema Cardiovascular; Anatomia do Sistema Respiratório. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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HANSEN,J.T. Netter Anatomia Clínica. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. MOORE, K.L.; DALLEY, A.F.; AGUR, A.M.R. Anatomia orientada para clínica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2019. NETTER, F.H. Atlas de anatomia humana: edição especial 3D. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019. SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 3 v. TORTORA, G.J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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DANGELO e FATTINI, J. G. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 4. ed. Atheneu. 2011. THOMPSON, J. Netter atlas de anatomia ortopédica. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. DRAKE, R.L.; VOGT, W.; MITCHELL, A.W.M. Gray anatomia clínica para estudantes. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020. PINA, J.A.E. Anatomia humana da locomoção. 4.ed. Lisboa: Lidel, 2010. |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0388 |
PROCESSOS BIOLÓGICOS I |
105 |
EMENTA |
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Biologia celular, embriologia e bioquímica considerando os sistemas musculoesquelético, tegumentar, circulatório, respiratório, digestório, geniturinário, endocrinológico e neurossensorial humanos. Aspectos éticos. Aspectos nutricionais. Atividades de extensão com a comunidade. Para o desenvolvimento e conhecimento da mesma acerca de processos biológicos que estão associados ao cotidiano. |
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OBJETIVO |
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Orientar o estudante a identificar os princípios gerais da organização celular e subcelular dos seres vivos e as relações entre estrutura e função das células; a reprodução humana englobando os aspectos da espermatogênese e ovogênese, os períodos pré-embrionário, embrionário e fetal, a morfogênese, os anexos embrionários, a organogênese e malformações congênitas, além de relacionar os processos metabólicos e bioquímicos básicos, com a inclusão de exemplos clínicos relacionados à Medicina. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Compreender os conceitos fundamentais em bioquímica, biologia celular e embriologia e suas interconexões; Aplicar conhecimentos de bioquímica metabólica, biologia celular e embriologia no funcionamento geral do organismo, bem como conhecer algumas de suas aplicações no diagnóstico e no tratamento de doenças; Ter atitudes éticas e saber trabalhar em grupo; Transmitir o conhecimento adquirido para a comunidade acerca de processos biológicos protagonizados pelos estudantes que envolvam o cotidiano da comunidade. Para alcançar essas competências, são necessárias as seguintes habilidades: Conhecer a aplicabilidade da bioquímica e do metabolismo celular no funcionamento de um organismo saudável; Identificar e diferenciar as principais vias metabólicas e sua relação com o processo de saúde e doença, incluindo diagnóstico e tratamento; Conhecer os processos celulares, suas estruturas e seus componentes associados na homeostase do indivíduo; Conhecer o funcionamento do desenvolvimento embrionário e fetal em humanos, e suas relações com malformações congênitas; Aprender a trabalhar em grupo, desenvolvendo a colaboração e liderança; Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Água, pH e tampões. Estrutura, função e metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Relação da bioquímica com nutrição e doenças. Regulação hormonal do metabolismo. Espermatogênese, ovogênese e desenvolvimento embrionário. Períodos pré-embrionário, embrionário e fetal. Morfogênese e anexos embrionários. Organogênese e malformações congênitas. Métodos diagnósticos para acompanhar o desenvolvimento humano. Estrutura e função das organelas celulares. Citoesqueleto e ciclo celular. Integração dos sistemas celulares. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ALBERTS B.; BRAY, D.; HOPKIN, K. et al. Fundamentos de biologia celular. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. CHAMPE, P. C.; HARVEY, R. A.; FERRIER, D. R. Bioquímica ilustrada. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia Clínica. 10.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J. D. Biologia Molecular da Célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. BAYNES, John W.; DOMINICZAK, Marek H. Bioquímica médica. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011. DEVLIN, T. M.;. Manual de bioquímica: com correlações clínicas. 7. ed. São Paulo: Blücher, 2011. GOMEZ DUMM, C. Embriologia Humana – Atlas e Texto. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0389 |
SAÚDE COLETIVA I |
75 |
EMENTA |
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Modelos contemporâneos explicativos do processo saúde-doença e modelos de atenção à saúde. Determinantes sociais da saúde e conceito ampliado de saúde. Histórico das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde (SUS). Introdução às redes de atenção à Saúde. Direito à saúde. Participação popular e controle social. Sistemas de Saúde em diferentes países. Provimento e fixação de profissionais no SUS. |
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OBJETIVO |
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Desenvolver processo educativo-reflexivo sobre os diferentes paradigmas e processos históricos da saúde pública e coletiva no Brasil e no mundo, aprofundando as bases, fundamentos e organização do Sistema Único de Saúde e seus desafios no contexto atual, estabelecendo mediações com o cotidiano das práticas de saúde. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Compreensão do processo histórico das políticas públicas de saúde no Brasil; Reconhecimento do funcionamento e organização do Sistema Único de Saúde e do processo saúde-doença. Para alcançar essas competências, são necessárias as seguintes habilidades: Interpretar a evolução histórica da saúde no Brasil e sua influência na construção e estruturação do Sistema Único de Saúde; Compreender modelos explicativos, fatores e determinantes envolvidos no processo saúde-doença; Reconhecer as políticas indutoras de provimento e fixação de profissionais da saúde. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Modelos explicativos contemporâneos para processo saúde-doença. Determinantes sociais da saúde e Conceito ampliado de saúde. Modelos de atenção à saúde. Histórico das Políticas Públicas de Saúde no Brasil. Reforma Sanitária Brasileira. Saúde Coletiva como campo de Saberes e Práticas. Direito à saúde. Organização do Sistema Único de Saúde (SUS): princípios doutrinários e organizacionais, leis Orgânicas da Saúde 8142 e 8080 de 1990, Participação popular e controle social. Sistemas de Saúde em diferentes países. Provimento e fixação dos profissionais no SUS. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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CAMPOS, G. W. et al. Tratado de saúde coletiva . São Paulo: Hucitec, 2009. GIOVANELLA, Lígia, (Org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. PAIM, J. ALMEIDA-FILHO, N. Saúde Coletiva: Teoria e Prática. 1a ed. Rio de Janeiro: Med Book, 2014. PAIM, J.S. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015. (Ebook) SCLIAR, M. Do mágico ao social: trajetória da saúde pública. São Paulo: SENAC, 2002. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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PINNO, Camila; BECKER, Bruna; SCHER, Cristiane R.; MOURA, Talita Helena Monteiro D. Educação em saúde. Grupo A, 2019. E-book. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029910/. Acesso em: 31 out.2022. (Ebook) GUSSO, Gustavo; LOPES, José MC, DIAS, Lêda C, organizadores. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Porto Alegre:ARTMED, 2019, 2388 LAURELL, A.C. A saúde-doença como processo social. In. NUNES, E.D. (Org.) Medicina social: aspectos históricos e teóricos. São Paulo, Global, 1983. Disponível em:https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/6126/mod_resource/content/1/Conteudo_on-line_2403/un01/pdf/Artigo_A_SAUDE-DOENCA.pdf |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0390 |
FISIOLOGIA II |
60 |
EMENTA |
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Fisiologia dos sistemas digestório, renal, endócrino e nervoso considerando aspectos éticos e nutricionais do ser humano. |
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OBJETIVO |
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Integrar os elementos da morfologia (anatomia e histologia) do organismo com as suas respectivas funções, de modo a compreender o funcionamento e a relação dos sistemas do corpo humano. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Compreender o funcionamento e estrutura estabelecidos como normais dos sistemas do corpo humano em um contexto ambiental para consolidar a concepção de saúde; Compreender os mecanismos de ajustes dos sistemas fisiológicos em condições de variações não danosas da homeostase (jejum, frio, estresse); Ter autonomia para escrever, expor e divulgar conceitos básicos inerentes ao corpo humano; Ter atitudes éticas, saber trabalhar em grupo e saber comunicar seu conhecimento acerca da morfofisiologia humana de maneira oral e escrita. Para alcançar as competências, o aluno deve saber: Aprender sobre morfofisiologia do sistema digestório, morfofisiologia do sistema renal, morfofisiologia do sistema endócrino e morfofisiologia do sistema nervoso; Redigir textos e explicar oralmente sobre os sistemas do corpo humano; Manter postura ética em sala de aula, bem como durante a realização de atividades em grupo e avaliações individuais. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Estrutura do sistema digestório; Secreção, digestão, motilidade e absorção. Estrutura do sistema reprodutor e urinário; Mecanismos de formação de urina; Regulação da osmolaridade e volume plasmático; Integração renal no controle da pressão arterial. Eixo hipotálamo-hipófise e glândulas endócrinas. Neurotransmissão e circuitaria neural básica da comunicação, transdução e processos principais de funcionamento dos neurônios; Sistema motor, sensorial e autônomo; Vias ascendentes e descendentes; Propriedades da circuitaria e vias neurais envolvidas na discriminação do tato fino e da dor; Controle dos movimentos reflexos e elaborados (complexos); Funções integradas de alta complexidade da circuitaria neural envolvidas na fala, sono/vigília, memória, emoções e comportamento humano. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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KOEPPEN, B.M.; STANTON, B.A. (Ed.). Berne & Levy Fisiologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2018. HALL JE, HALL ME. Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. 14. ed. Rio de Janeiro: GEN/Guanabara Koogan; 2021. 1120 p SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. AIRES, M. M. Fisiologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. LENT, R. Cem bilhões de Neurônios? Conceitos fundamentais da Neurociência. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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MOURÃO JÚNIOR, C.A.; ABRAMOV, D.M. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. BEAR, M. F.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. CURI, R; PROCÓPIO, J. Fisiologia Básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. JACOB, S.W.; FRANCONE, C.A.; LOSSOW, W. J. Anatomia e fisiologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0391 |
FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA I |
60 |
EMENTA |
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Introdução à farmacologia geral. Noções de Farmacocinética (vias de administração, absorção, distribuição, metabolização e eliminação de fármacos). Cálculos de doses. Reações adversas e interações medicamentosas. Noções de Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo (agonistas e antagonistas adrenérgicos, colinérgicos e anticolinesterásicos). Farmacologia do Sistema Nervoso Central (ansiolíticos e hipnóticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, antipsicóticos, fármacos utilizados no tratamento de doenças neurodegenerativas, drogas de abuso). Farmacologia da Dor e da Inflamação (analgésicos opioides e não-opioides, anti-inflamatórios esteroidais e não-esteroidais e as medidas paliativas). Aspectos éticos. |
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OBJETIVO |
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Orientar o entendimento dos princípios farmacodinâmicos e farmacocinéticos, as reações adversas aos medicamentos e as interações medicamentosas dos principais fármacos moduladores das ações do Sistema Nervoso Autônomo e do Sistema Nervoso Central, assim como dos fármacos utilizados no manejo da dor e da inflamação, estimulando sempre a atitude crítica, científica, ética e racional em relação ao desenvolvimento, escolha e uso de medicamentos. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Conhecer os aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos dos fármacos moduladores do Sistema Nervoso Autônomo, do Sistema Nervoso Central, da Dor e da Inflamação; Reconhecer efeitos adversos e interações medicamentosas associadas às classes terapêuticas estudadas; Consultar plataformas com informações médicas, baseadas em evidências, para buscar complementação de conhecimento; Realizar uma escolha ética e racional em relação aos fármacos estudados. Para alcançar essas competências, são necessárias as seguintes habilidades: Entender os conceitos básicos e gerais da Farmacologia; Compreender os benefícios e as limitações do tratamento farmacológico dos transtornos do Sistema Nervoso Autônomo, do Sistema Nervoso Central, da Dor e da Inflamação; Conhecer os efeitos adversos associados à utilização dos fármacos em estudo, assim como saber as principais interações medicamentosas; Utilizar ferramentas eletrônicas de referência clínica e de evidências científicas para buscar a informação desejada e se manter atualizado; Estimular a atitude crítica, científica, ética e racional em relação ao desenvolvimento, escolha e uso de medicamentos. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Introdução à Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica, reações adversas e interações medicamentosas. Sistema Nervoso Autônomo. Introdução à Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Ansiolíticos e hipnóticos. Anticonvulsivantes. Antidepressivos e estabilizadores do humor. Antipsicóticos. Farmacologia das doenças de Alzheimer e de Parkinson.; Drogas de abuso. Analgésicos opioides e não-opioides. Anti-inflamatórios esteroidais e não-esteroidais. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BRUNTON, L.L.; HILAL-DANDAN, R.; KNOLLMANN, B.C., (Org.). As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 13. ed. Porto Alegre: AMGH, 2019. KATZUNG, B. G.; TREVOR, A. J. Farmacologia Básica e Clínica (Lange). 13. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2017. RITTER, J.M. et al. Rang & Dale Farmacologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CORDIOLI, A. V.; GALLOIS, C. B.; ISOLAN, L. Psicofármacos: Consulta Rápida. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. STAHL, S.M. Psicofarmacologia: bases neurocientíficas e aplicações práticas . 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. WHALEN, K.; FINKEL, R.; PANAVELIL, T. A. Farmacologia: ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0392 |
SEMIOLOGIA |
60 |
EMENTA |
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Ferramentas teórico-práticas para o estabelecimento das bases do conhecimento no processo diagnóstico das principais síndromes, compreendendo seu mecanismo fisiopatológico e, desta forma, fornecendo subsídios para o entendimento futuro do processo terapêutico. Anamnese e exame físico. Ética e relação médico-paciente. |
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OBJETIVO |
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Realizar a anamnese do paciente reconhecendo e investigando os mecanismos fisiopatológicos, além de relacioná-los para a elaboração diagnóstica das principais síndromes clínicas. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Desenvolver os conceitos e princípios da semiologia médica aprendidos no CCR; Realizar o raciocínio clínico atendendo paciente real; Correlacionar o processo saúde doença; Utilizar princípios éticos na relação médico-paciente; Reconhecer a importância do aprendizado da semiologia clínica e dos fundamentos e interpretação de métodos complementares semióticos e propedêuticos para o exercício das diversas especialidades médicas; Construir uma eficaz relação médico (estudante)- paciente e médico (estudante)-paciente-familiares/responsáveis. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Conhecer os princípios básicos sobre a organização e a técnica de coleta da anamnese e da realização do exame físico geral e segmentar; Saber coletar e descrever uma história clínica; Realizar exame físico completo; Respeitar e seguir a normas de cada cenário de prática, de acordo com o previsto no termo de compromisso; Comunicar-se de forma clara e objetiva; Capacitar o aluno para o diagnóstico e reconhecimento dos principais sinais e sintomas em Medicina, propiciando o conhecimento das principais síndromes clínicas, suas causas e mecanismos fisiopatológicos; Preparar o aluno para a utilização e interpretação clínica dos diferentes métodos propedêuticos de investigação de doenças em clínica médica geral. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Introdução à Semiologia Médica – “O Exame Clínico”. Coleta da anamnese (história clínica) e comunicação (escrita e verbal). Exame físico geral: sinais vitais, ectoscopia, estado nutricional, cabeça pescoço e linfonodo. Semiologia cardiovascular e respiratória; Exame físico do abdome. Exame físico das extremidades: vascular periférico; Sistema locomotor-osteoarticular. Semiologia neurológica, escala de coma de Glasgow. Semiologia do aparelho urológico. Semiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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BICKLEY, L.S.; SZILAGYI, P.G. Bates – Propedêutica Médica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 1007 p. PORTO, C.C. Semiologia médica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2019. GUSMÃO, S.S.; CAMPOS, G.B; TEIXEIRA, A.L. Exame Neurológico – Bases Anatomofuncionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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PORTO, C.C. (Ed.). Exame clínico. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. ALMEIDA, E. A. de. Semiologia médica e as síndromes clínicas. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2023. Ebook. CAMPBELL, W. W. DeJong - O exame neurológico. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. Ebook. LÓPEZ, M.; LAURENTYS-MEDEIROS, J.. Semiologia Médica – As Bases do Diagnóstico Clínico. 5.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 1233 p. STERN, S.D.C.; CIFU, A.S.; ALTKORN, D. Do sintoma ao diagnóstico: um guia baseado em evidências. Tradutor Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. |
CÓDIGO |
COMPONENTE CURRICULAR |
HORAS |
GSA0393 |
PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO III |
60 |
EMENTA |
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Aprofundamento de temáticas integradoras dos diferentes conteúdos trabalhados nos Componentes curriculares oferecidos no período, proporcionando reflexões interdisciplinares no processo formativo, a partir de ações de extensão na comunidade. Abordagem de eixos transversais na formação médica como educação ambiental, as relações étnico raciais, de gênero e a educação em direitos humanos. |
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OBJETIVO |
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Proporcionar espaço de integração de conhecimentos e vivências apreendidos no processo educativo-reflexivo do período, por meio de práticas de extensão na comunidade. |
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
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Competências a serem desenvolvidas: Capacidade para atuar na realidade do trabalho em saúde a partir de demandas da comunidade e do sistema de saúde desenvolvendo habilidades na saúde nos eixos Atenção, Educação e Gestão, por meio de extensão universitária na comunidade. Para alcançar essas competências, serão necessárias as seguintes habilidades: Utilização dos principais conceitos aprendidos nos componentes curriculares oferecidos no período; Aplicação do conhecimento adquirido nos componentes do semestre através de práticas colaborativas; Compreensão do funcionamento do organismo em situações fisiológicas e patológicas, tanto em níveis individuais quanto coletivo; Desenvolvimento de conhecimento integrado, visando promoção da saúde e prevenção de doenças na perspectiva de uma formação interdisciplinar e interprofissional. |
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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Integração dos temas abordados nos componentes curriculares oferecidos no período. Vivenciar questões do cotidiano, bem como situações presentes na realidade que o circunda, favorecendo a relação dos temas com promoção e prevenção de agravos à saúde, qualidade de vida, educação ambiental, relações étnico raciais, de gênero e a educação em direitos humanos, abordando-os na perspectiva da Atenção, Educação e Gestão em saúde. |
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REFERÊNCIAS BÁSICAS |
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ALBERTS B.; BRAY, D.; HOPKIN, K. et al. Fundamentos de biologia celular. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Histologia básica, texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA-FILHO, Naomar. Saúde coletiva: teoria e prática 1.ed. 2014. Medbook, Rio de Janeiro: 720p TORTORA, G.J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular e atenção à saúde da família. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 336 p. |
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REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES |
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CAMPOS, G.W.S. et al. (Org). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo:Hucitec, 2009. CRUVINEL, A.F.P.; FONSÊCA, G.S.; ROSSETTO, M. (Orgs.) A Saúde Coletiva no curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã. Chapecó: Ed. UFFS, 2022. Disponível em: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.) Didática e interdisciplinariedade. 17. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 192 p. FRANTZ, Walter; GERHARDT, Milton César; AMARAL, Antonio Gonçalves do (Org.). Ações e experiências educativas no campo da educação popular. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2017. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 131 p. |
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.
Data do ato: Chapecó-SC, 19 de junho de 2024.
Data de publicação: 17 de julho de 2024.
Luiz Alberto Barcellos Marinho
Coordenador do Curso de Graduação em Medicina do Campus Chapecó