RESOLUÇÃO Nº 7/CCMVRE/UFFS/2024

Incluir Componentes Curriculares no item 8.4.3. Componentes curriculares optativos do PPC 2010, do Curso de Medicina Veterinária – Bacharelado, Campus Realeza

A Coordenação do Curso de Graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado do Campus Realeza, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, no uso de suas atribuições legais, considerando a decisão do Colegiado do Curso, registrada ATA Nº 07/CCMV-RE/UFFS/2024 de 06 de dezembro de 2024, e considerando:

  1. Necessidade de adaptação da estrutura curricular ao novo PPC que se encontra em fase final de aprovação;

  2. Necessidade de ajustar a migração dos alunos ingressantes a nova estrutura curricular proposta no novo PPC, em fase final de aprovação, e

  3. Adequar a estrutura curricular do PPC novo, que se encontra em fase final de aprovação, às necessidades dos discentes.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Incluir Componentes Curriculares no item 8.4.3. Componentes curriculares optativos do PPC 2010, do Curso de Medicina Veterinária - Bacharelado, conforme quadro abaixo:

 

Curso de graduação em Medicina Veterinária – Bacharelado

Campus Realeza

Atividadesa

Total de

Horas

Aulas presenciais

Teórica

Prática

Extensionista

Código

Componente Curricular

115

GCB0778

Anatomia Veterinária I

45

45

-

90

116

GCB0779

Bioquímica Básica e Metabolismo

45

30

-

75

117

GCB0780

Citologia e Histologia

30

30

-

60

118

GCH2007

Relações Étnico raciais, Cultura Afro-brasileira e indígena

60

-

-

60

119

GEX1048

Informática Básica

30

30

-

60

120

GLA104

Produção textual Acadêmica

60

-

-

60

121

GCB0781

Práticas Veterinárias Integradas I

-

30

-

30

122

GCB489

Fisiologia Animal Comparada

25

5

 

30

123

GCB496

Tópicos em Educação Ambiental

25

25

10

60

 

Art. 2º O(s) Componente(s) Curricular(es) elencados no Art 1º possuem os seguintes quadros de ementários:

 

Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB0778

Anatomia Veterinária I

90h

EMENTA

Introdução e conceitos gerais. Nomenclatura anatômica veterinária. Osteologia. Artrologia. Miologia. Angiologia. Sistema nervoso.

OBJETIVO

Ao término na disciplina os estudantes devem ser capazes de reconhecer e nominar os elementos anatômicos constituintes do corpo dos animais, inserindo-os no contexto dos sistemas e/ou aparelhos aos quais pertencem.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H. G. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

SISSON, S.; GROSSMAN, J. D.; GETTY, R. Sisson/Grossman: anatomia dos animais domésticos. 5. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. v. 1.

SISSON, S.; GROSSMAN, J. D.; GETTY, R. Sisson/Grossman: anatomia dos animais domésticos. 5. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. v. 2.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ASHDOWN, R. R.; DONE, S. H. Atlas colorido de anatomia veterinária de equinos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

ASHDOWN, R. R.; DONE, S. H. Atlas colorido de anatomia veterinária dos ruminantes. São Paulo: Elsevier, 2011.

CONSTANTINESCU, G. M. Anatomia clínica de pequenos animais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DeLAHUNTA, A.; GLASS, E.; KENT, M. de Lahunta’s Veterinary neuronatomy and clinical neurology. 5. ed. Philadelphia: Saunders, 2020.

DONE, S. H. et al. Atlas colorido de anatomia veterinária do cão e do gato. São Paulo: Elsevier, 2010.

DYCE, K. M.; SACK, W. O.; WENSING, C. J. G. Tratado de anatomia veterinária. 4. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

FRANDSON, R. D.; WILKE, W. L.; FAILS, A. D. Anatomia e fisiologia dos animais de fazenda. 7. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB0779

Bioquímica Básica e Metabolismo

75h

EMENTA

Aspectos estruturais, propriedades e funções das principais biomoléculas. Metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e nucleotídeos. Ciclo do ácido cítrico, cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa. Integração e regulação do metabolismo.

OBJETIVO

Fornecer aos alunos conhecimento sobre as principais rotas metabólicas das células animais, assim como das principais classes de biomoléculas envolvidas nestas reações, analisando suas propriedades e funções, preparando-os para melhor compreender os fenômenos fisiopatológicos dos organismos animais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

DAVID, L. N.; COX, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.

DÍAZ GONZÁLEZ, F. H; SILVA, S. C. Introdução à bioquímica clínica veterinária. 2. ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2006.

FERRIER, D. R. Bioquímica ilustrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

MARZZOCO, A.; TORRES, B. B. Bioquímica básica. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

PELLEY, J. W. Bioquímica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

VOET, D.; VOET, J. G.; PRATT, C. W. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ALBERTS, B. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

BACILA, M. Bioquímica veterinária. 2. ed. São Paulo: Robe Editorial, 2003.

BERG, J. M.; TYMOCZKO, J. L.; STRYER, L. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CAMPBELL, M. K.; FARRELL, S. Bioquímica. 2. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

CUNNINGHAM, J. G.; KLEIN, B. G. Tratado de fisiologia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

KOZLOSKI, G. V. Bioquímica dos ruminantes. 2. ed. Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2009.

LODISH, H. et al. Biologia celular e molecular. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

SOUZA, D. G.; BRAGLIROLLI, D. I.; SCHNEIDER, A. P. H. Bioquímica aplicada. Porto Alegre: Sagah, 2018.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB0780

Citologia e Histologia

60h

EMENTA

Estrutura e organização funcional da célula eucarionte e dos tecidos humanos e animais. Composição química da célula. Membrana. Organelas. Ciclo celular. Núcleo Interfásico. Mitose e Meiose. Transdução de sinal. Classificação histológica dos tecidos. Origem dos tecidos e hemocitopoese. Histofisiologia básica dos tecidos. Técnicas citológicas e histológicas.

OBJETIVO

Identificar e descrever a ultraestrutura, a composição química e a organização molecular, morfológica e funcional dos diversos compartimentos das células e as características organizacionais e funcionais básicas dos tecidos animais.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ALBERTS, B. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

LEWIN, B. Genes IX. Porto Alegre: ARTMED, 2009.

SADAVA, D. E. et al. Vida: a ciência da biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Célula e hereditariedade,1).

STRACHAN, T.; READ, A. P. Genética molecular humana. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

WATSON, J. D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2015.

WATSON, J. D. et al. DNA recombinante: genes e genomas. Porto Alegre: ARTMED, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AZEVEDO, M. O. (org.). Técnicas básicas em biologia molecular. Brasília, DF: Ed. UnB, 2003.

MALACINSKI. G. M. Fundamentos de biologia molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

PASSARGE, E. Genética: texto e atlas. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCH2007

Relações Étnico raciais, Cultura Afro-brasileira e indígena

60h

EMENTA

Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Configurações dos conceitos de raça, etnia e cor no Brasil: entre as abordagens acadêmicas e sociais. Cultura afro-brasileira e indígena. Políticas de Ações Afirmativas e Discriminação Positiva – a questão das cotas. Trabalho, produtividade e diversidade cultural.

OBJETIVO

Propiciar ao aluno a discussão da presença da diferença, da diversidade na sociedade, numa abordagem pluriétnica, multicultural e multidisciplinar, tomando como desafio possibilidades mais democráticas de tratar a diferença, o outro no cotidiano e, ainda, o aprofundamento da temática da formação cultural brasileira questionando as leituras hegemônicas da nossa cultura e de suas características, assim como das relações entre os diferentes grupos sociais e étnicos, bem como as implicações para o trabalho e desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2003.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, T. T.(org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AZEVEDO, T. Democracia racial: ideologia e realidade. Petrópolis: Vozes, 1975.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 54. ed. atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC. Institui diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n°10.639/03. Brasilia, DF: SECAD, 2005.

MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasilia, DF: Ministério da Educação, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GEX 1048

Informática Básica

60h

EMENTA

Fundamentos de informática. Conhecimentos de sistemas operacionais. Utilização da rede mundial de computadores. Ambientes virtuais de aprendizagem. Conhecimentos de softwares de produtividade para criação de projetos educativos e/ou técnicos e/ou multimidiáticos.

OBJETIVO

Operar as ferramentas básicas de informática de forma a poder utilizá-las interdisciplinar-mente, de modo crítico, criativo e pró-ativo.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ANTONIO, João. Informática para Concursos: teoria e questões. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2009.

CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Pearson, 2010.

SEBBEN, A.; MARQUES, A. C. H. (Org.). Introdução à informática: uma abordagem com libreofficce. Chapecó: UFFS, 2012. 201 p. ISBN: 978-85-64905-02-3. Disponível em: <cc.uffs.edu.br/downloads/ebooks/Introducao_a_Informatica.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2012.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

FEDELI, Ricardo D.; POLLONI, Enrico G. P.; PERES, Fernando E. Introdução à ciência da computação. 2. ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

HILL, Benjamin Mako; BACON, Jono. O livro oficial do Ubuntu. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

LANCHARRO, Eduardo Alcalde; LOPEZ, Miguel Garcia; FERNANDEZ, Salvador Peñuelas. Informática básica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2004.

MANZANO, André Luiz N. G.; TAKA, Carlos Eduardo M. Estudo dirigido de microsoft windows 7 ultimate. São Paulo: Érica, 2010.

MEYER, M.; BABER, R.; PFAFFENBERGER, B. Nosso futuro e o computador. Porto Alegre: Bookman, 1999.

MONTEIRO, M. A. Introdução à organização de computadores. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

MORGADO, Flavio. Formatando teses e monografias com BrOffice. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

SCHECHTER, Renato. BROffice Calc e Writer: trabalhe com planilhas e textos em software livre. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GLA 104

Produção Textual Acadêmica

60h

EMENTA

Língua, linguagem e sociedade. Leitura e produção de textos. Mecanismos de textualização e de argumentação dos gêneros acadêmicos: resumo, resenha, handout, seminário. Estrutura geral e função sociodiscursiva do artigo científico. Tópicos de revisão textual.

OBJETIVO

Desenvolver a competência textual-discursiva de modo a fomentar a habilidade de leitura e produção de textos orais e escritos na esfera acadêmica.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ANTUNES, I. Análise de Textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

CITELLI, Adilson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.

MACHADO, Anna R.; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lilia S. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MEDEIROS, João B. Redação científica. São Paulo: Atlas, 2009.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SILVEIRA MARTINS, Dileta; ZILBERKNOP, Lúbia S. Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NRB 6028: Informação e documentação - Resumos - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NRB 6023: Informação e documentação – Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NRB 10520: Informação e documentação - Citações - Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2005.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COSTE, D. (Org.). O texto: leitura e escrita. Campinas: Pontes, 2002.

FARACO, Carlos A.; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003.

GARCEZ, Lucília. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

KOCH, Ingedore V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, Ingedore V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2009.

KOCH, Ingedore V. I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

MOYSÉS, Carlos A. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. São Paulo: Saraiva, 2009.

PLATÃO, Francisco; FIORIN, José L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006.

SOUZA, Luiz M.; CARVALHO, Sérgio. Compreensão e produção de textos. Petrópolis: Vozes, 2002.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB0781

Práticas Veterinárias Integradas I

30h

EMENTA

Integração dessa disciplina com os conteúdos das diferentes disciplinas (primeiro e segundo níveis). Ciências humanas e sociais. Veterinário e sociedade. Entidades de classe. Iniciação à medicina veterinária. Interdisciplinaridade. Habilidades e competências: atuação na saúde única (animal, humana e do meio ambiente). Educação ambiental.

OBJETIVO

Significar os conhecimentos apreendidos sobre a inserção do profissional médico veterinário na sociedade, no contexto sócio-político-econômico, assim como proporcionar a iniciação à prática em atividades específicas do médico veterinário e sua inter-relação com os componentes curriculares ofertados.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CORCUFF, P. As novas sociologias: construções da realidade social. Bauru: EDUSC, 2001.

CUCHE, D. A noção de cultura das Ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

HUNT, E. K. História do pensamento econômico: [uma perspectiva crítica]. 2. ed. atual. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto/atlas. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

KÖNIG, H. E. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ADORNO, T. W. Introdução à sociologia: (1968). São Paulo: Ed. Unesp, c2007.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística básica. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.

CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Editora Cortez. 6. ed. 2012

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NORTON, P. Introdução à informática. São Paulo: Pearson, 2010.

RAMALHO, M. A. P. et al. Genética na agropecuária. 5. ed. rev. Lavras, MG: Ed. UFLA, 2012.

TAYLOR, M. A.; COOP, R. L.; WALL, R. L. Parasitologia veterinária. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Número de unidades de avaliação: 02


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB489

FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA

30h

EMENTA

Fundamentos de regulação homeostática, nutrição, digestão, metabolismo,

osmorregulação e excreção, ventilação e circulação; músculo e movimento; regulação

neuroendócrina; reprodução; coordenação e interação dos organismos animais,

incluindo o homem

OBJETIVO

Integrar os conteúdos estudados em várias disciplinas permitindo a construção do

conhecimento sobre a fisiologia animal onde são comparados os diferentes sistemas

nos diferentes grupos animais, incluindo o homem, sob o ponto de vista evolutivo.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

DEE UNGLAUB; SILVERTHORN. 2017. Fisiologia Humana: Uma abordagem integrada. 7ª Edição. Porto Alegre. Artmed.

HILL, R.W.; WYSE, G.A.; ANDERSON, M.; 2012. Fisiologia Animal. 2 ed. Porto

Alegre. Artmed.MOYES, C.D. & POUGH, F.H.; HEISER, J.B.; MCFARLAND, W.

N. 2008. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu.

SCHMIDT-NIELSEN, K. 1996. Fisiologia Animal – Adaptação e Ambiente. São Paulo: Santos Editora.

SCHUTTE P.M. 2010. Princípios de Fisiologia Animal. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.

RANDALL, D.; BURGGREN, W. & FRENCH, K. 2000. Eckert - Fisiologia

Animal: Mecanismos e Adaptações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

DUKES, M.J.S. 1996. Fisiologia dos animais domésticos. 12. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.S. & LARSON, A. 2004. Princípios integradosde Zoologia. Guanabara Koogan.

KARDONG, K. V. 2011. Vertebrados - Anatomia comparada, função e evolução. Roca, 928p.

RUPPERT, E.E.; FOX, R.S. & BARNES. R.D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7. Ed. São Paulo: Roca.


Código

COMPONENTE CURRICULAR

Horas

GCB496

TÓPICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

60h

EMENTA

Histórico, evolução e perspectivas da Educação Ambiental. Compromissos Mundiais

da Educação Ambiental. Diferentes tipos de abordagens e metodologias em Educação

Ambiental. Educação ambiental nos ambientes urbano, rural e em unidades de

conservação. Desenvolvimento sustentável. Pesquisa e extensão em Educação

Ambiental.

OBJETIVO

Construir conhecimento em educação ambiental abordando valores éticos e de

formação da cidadania através de abordagens diferenciadas promovendo o pensamento

crítico e sensitivo.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São

Paulo: Ed. Cortez, 2012.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: rede de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

TRISTÃO, M.; JACOBI, P. R. (Org.). Educação Ambiental e os movimentos de um campo de pesquisa. São Paulo: Annablume, 2010.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia, 2000.

GALIAZZI, M. do C.; FREITAS, J. V. de. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí: Unijuí, 2005.

LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA: Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

LOUREIRO, C. F. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

NOAL, F.; BARCELOS, V. (Org.). Educação Ambiental e cidadania. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.

PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas

contemporâneas. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SATO, M.; SANTOS, J. E. Tendências nas pesquisas em Educação Ambiental. In:

NOAL, F.; BARCELOS, V. (Org.). Educação Ambiental e cidadania. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002.

TAMAIO, I. (Coord.). Caminhos e aprendizagens: educação ambiental, conservação e desenvolvimento. Brasília, 2000.

TAMAIO, I. O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental. São Paulo: Annablume, 2002.

ZAKRZEVSKI, S.; BARCELLOS, V. (Org.). Educação ambiental e compromisso social: pensamentos e ações. Erechim: Edifapes, 2004.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, tendo em vista o disposto no parágrafo único do Art. 4º do Decreto nº 10.139/2019.

Data do ato: Realeza-PR, 13 de dezembro de 2024.
Data de publicação: 13 de dezembro de 2024.

Adalgiza Pinto Neto
Coordenadora do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Campus Realeza