Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular
 

O Curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 12 (doze) créditos em disciplina obrigatória, 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas e 6 (seis) créditos em dissertação.

As disciplinas são:

COMPONENTES

CH

CR.

EMENTA

O,E,OL

Teorias e Experiências Comparadas de Desenvolvimento

60h 4

Estudo comparado das teorias clássicas e modernas do desenvolvimento numa perspectiva interdisciplinar. A teoria do subdesenvolvimento latino-americano. O papel do Estado, do mercado e das organizações sociais no desenvolvimento. O desenvolvimento local e regional. Análise comparativa das experiências e modelos de desenvolvimento capitalista e socialista: Brasil, Japão, Coreia do Sul, China e Rússia.

Obrigatória

Metodologia da pesquisa Científica

60h 4

Concepções de ciência e construção da interdisciplinaridade. Metodologia e métodos de pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Elaboração de trabalhos científicos.

Obrigatória

Seminários em  Desenvolvimento e Políticas Públicas

60h 4

Tópicos especiais em desenvolvimento e políticas públicas numa visão interdisciplinar.

Obrigatória

Cultura, Política e Desenvolvimento

45h 3

A reciprocidade das influências entre cultura e desenvolvimento. A cultura nas diferentes concepções teóricas do desenvolvimento. A influência da cultura sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento e cultura política.

Eletiva

Estado,  Desenvolvimento e Políticas Públicas no Brasil

45h 3

Estado e Desenvolvimento. Estado e Políticas Públicas nos primórdios da industrialização brasileira. O desenvolvimentismo no Brasil. A ideologia Neoliberal e o Estado Brasileiro. O novo desenvolvimentismo.

Eletiva

Cidades educadoras, novas sociabilidades e ecoformação

45h 3

Análise social do fenômeno educacional, seus modelos e concepções, a partir das mudanças nas formas de apropriação dos espaços públicos e de sociabilidade nas cidades. Identificação dos problemas advindos da segregação socioespacial para a construção de ambientes educativos e formação de conselhos municipais. Estudo de casos sobre a ampliação das oportunidades de aprendizagem nas cidades e abertura das fronteiras do conhecimento, baseada na centralidade de cinco categorias analíticas: geração, etnia, gênero e trabalho. O papel do Estado na formulação de políticas públicas, sob a ótica da promoção de processos e práticas educativas coletivas de acolher, promover e agenciar novos modos de existir e conviver.

Eletiva

Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas

45h 3

A emergência da reflexão sobre desenvolvimento regional no contexto da expansão do capitalismo no final do século XIX: os distritos industriais ingleses e o capitalismo desigual. As teorias do desenvolvimento regional no contexto da afirmação do capitalismo e do socialismo: a teoria da modernização, os polos de crescimento, a teoria da causação circular e cumulativa e o pensamento cepalino. A crise do capitalismo e do socialismo e as novas abordagens do desenvolvimento regional e o papel das políticas públicas: o desenvolvimento endógeno, os sistemas produtivos locais, os distritos tecnológicos, os tecnopolos, os meios inovadores, a teoria do capital social, as formas alternativas de geração de trabalho e renda, as relações entre a agricultura e o desenvolvimento local e as formas alternativas de geração de trabalho e renda

Eletiva

Estado, Direito e Desenvolvimento no Brasil

45h 3

Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento. Garantias constitucionais aos direitos fundamentais e instituições democráticas. Relações entre os poderes no Brasil e projetos de desenvolvimento. Controle judicial e judicialização dos conflitos sociais no Brasil.

Eletiva

Planejamento  e Gestão estratégia em Desenvolvimento

45h 3

O processo de tomada de decisão para a gestão estratégica. Fundamentos e métodos do planejamento estratégico. O papel dos setores público e privado e da sociedade civil no planejamento e desenvolvimento. Análise crítica de projetos de desenvolvimento.

Eletiva

Métodos quantitativos em pesquisa sobre  desenvolvimento

45h 3

Aspectos introdutórios da pesquisa quantitativa. Principais técnicas de pesquisa quantitativa para a análise do desenvolvimento e das políticas públicas. Amostragem probabilística. Análise de relação entre variáveis por métodos bivariados e multivariados. Indicadores.

Eletiva

Métodos qualitativos em pesquisa sobre  desenvolvimento

45h 3

Métodos qualitativos aplicados a pesquisa em desenvolvimento. Principais técnicas de pesquisa qualitativa. Modalidades de pesquisa na abordagem qualitativa. Amostragem. Coleta, análise e interpretação de dados. Ética na pesquisa qualitativa.

Eletiva

Tecnologia social e políticas públicas para o  desenvolvimento

45h 3

Tecnologia e inovação social; Economia solidária; Políticas públicas; Desenvolvimento sustentável; Consumo Sustentável; Cooperativismo; Desenvolvimento local; Dinâmicas socioculturais do desenvolvimento e experiências em tecnologias sociais; Políticas públicas para o terceiro setor.

Eletiva

Análise de situações de desenvolvimento local

45h 3

Fundamentos teóricos: teoria da complexidade e realismo crítico. Fundamentos metodológicos: a teoria da evidência. Procedimentos para a análise de situações de desenvolvimento local. Elaboração de estratégias de desenvolvimento local.

Eletiva