Evento "Pesquisa com Café" promoveu o diálogo sobre a pesquisa no Campus Cerro Largo
O Campus Cerro Largo possui 19 grupos de pesquisa.

Publicado em: 09 de novembro de 2022 15h11min / Atualizado em: 11 de novembro de 2022 10h11min

A Coordenação Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Cerro Largo (CAPPG-CL) promoveu, na tarde de terça-feira (08/11), a quinta edição do Pesquisa com Café. A atividade busca reunir professores, técnicos e estudantes para promover um diálogo sobre pesquisa, bem como ambientar e integrar os bolsistas e voluntários vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT) e bolsistas vinculados aos programas de pós-graduação à pesquisa na UFFS. O encontro também é um momento de confraternização, pois, durante as apresentações, é servido café aos participantes.

O evento contou com a presença do diretor e da coordenadora adjunta de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Cerro Largo, Bruno München Wenzel e Judite Scherer Wenzel, além da participação via Webex da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e das diretorias de Pesquisa e de Pós-graduação da UFFS.

Inicialmente, houve o pronunciamento das autoridades, seguido de uma apresentação com o panorama geral e dados sobre a pesquisa realizada no Campus Cerro Largo. O Campus possui 52 subprojetos de pesquisa em execução, com 44 bolsistas sendo financiados pelas agências de fomento CNPq, FAPERGS e pela UFFS e 01 estudante voluntário. Também apresenta 72 projetos “guarda-chuva” vigentes,  com a participação de 49 estudantes voluntários. O Campus conta ainda com 19 bolsistas vinculados aos três Programas de pós-graduação.

A coordenadora do CAPPG-CL, professora Judite, também destacou que durante a última edição da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (XII JIC), dentre as 252 apresentações daquele evento, 54 foram de estudantes do Campus, sendo que 2 desses alunos receberam o Prêmio Jovem Pesquisador e 3 receberam menção honrosa.

Num segundo momento do evento, ocorreu uma roda de conversa com pesquisadores convidados: os professores do campus Roque Ismael da Costa Güllich (coordenador do PPG em Ensino de Ciências) e Tiago Vecchi Ricci (bolsista de produtividade em pesquisa CNPq); os egressos do Campus Eduardo Henrique Rotta e Yasmin Schreiner Heinzmann (ex-alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Letras – Português e Espanhol, respectivamente) e a egressa do PPG em Desenvolvimento e Políticas Públicas  Nuvea Kuhn. Para realizar a mediação, a convidada foi a professora Iara Denise Endruweit Battisti, coordenadora adjunta do PPG em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. Os convidados abordaram suas trajetórias profissionais na pesquisa e  os procedimentos metodológicos em suas áreas de atuação.

O evento teve excelente adesão, com um total de 120 participantes. Ao final, foi entregue um mimo aos componentes da roda de conversa e servido um coffee break a todos os participantes.