Campus Cerro Largo assina Termo de Cooperação Técnica com a Associação Cerrolarguense da Etnia Italiana (ACEI)
Termo prevê vagas para estudantes da UFFS participarem como voluntários

Publicado em: 31 de outubro de 2018 17h10min / Atualizado em: 01 de novembro de 2018 09h11min

A UFFS – Campus Cerro Largo e a Associação Cerrolarguense da Etnia Italiana (ACEI) assinaram Termo de Cooperação Técnica resultando no projeto de Extensão “Interagindo com a cultura italiana no Noroeste do Rio Grande do Sul”. O projeto prevê várias atividades que envolvem a comunidade regional e acadêmica.
A primeira delas será no dia 09 de novembro: uma oficina de Culinária Italiana em que serão ensinadas receitas da Polenta e do Galeto al Primo Canto. A oficina vai oferecer 23 vagas, sendo 20 para a comunidade regional e 3 vagas para alunos da UFFS.

As inscrições para esta atividade se encerra na próxima quarta-feira (07) e os estudantes da UFFS devem fazê-las pelo e-mail do produtor cultural do Campus, Tadeu Salgado: tadeu.salgado@uffs.edu.br contendo nome completo, CPF, e-mail, matrícula e número de telefone. Para a comunidade regional, as inscrições devem ser realizada com um dos membros do projeto, o jornalista Luis Henrique Franqui, pelo telefone: (55) 99982 2424.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Edemar Rotta, os inscritos terão direito a jantar com a degustação dos pratos preparados. Ainda, havendo mais de três inscritos, no caso dos estudantes, será feito sorteio para definir os que ficarão com as vagas. A oficina terá início às 16h, na sede da Etnia Italiana, no Parque Municipal de Exposições de Cerro Largo. Os inscritos terão certificado de 6h relativos à atividade.

No dia 22 de novembro será realizada a segunda atividade, a exibição do Filme Cinema Paradiso, em italiano. Será realizado no auditório da Unidade Seminário da UFFS. A entrada será gratuita. Após a exibição do filme haverá espaço para comentários e debates entre os presentes, coordenados pelos integrantes da etnia italiana. A atividade também será certificada.

O projeto de extensão tem o objetivo de criar espaços para o fomento da cultura italiana na região de abrangência do Campus Cerro Largo. Trata-se de refletir sobre os aspectos básicos que conformam a cultura italiana (língua, culinária, costumes, tradições, entre outros), no sentido de conhecer a história, preservar a memória e difundir a cultura para as novas gerações.

Galeria de Imagens: