Boletim climático: prognóstico de chuvas e temperaturas do trimestre deve beneficiar o cultivo de cereais de inverno
Região missioneira terá trimestre com temperaturas mensais dentro da normalidade

Publicado em: 14 de julho de 2021 14h07min / Atualizado em: 15 de julho de 2021 22h07min

O boletim climático para o trimestre julho-agosto-setembro produzido pelos professores da UFFS - Campus Cerro Largo Anderson Spohr Nedel e Sidinei Zwick Radons mostra que a condição de neutralidade climática (sem a influência de El Niño ou de La Niña) continua presente sobre o Rio Grande do Sul e deve persistir nos próximos meses. Essas condições favorecem as projeções dos modelos climáticos para a lenta regularidade das chuvas e das temperaturas na região.

Para julho, as precipitações tendem a ficar levemente abaixo da média; para o mês de agosto e setembro as precipitações devem ficar próximas à normal climática. A média de precipitação para a região (a climatologia de precipitação – INMET/1981-2010, para São Luiz Gonzaga) apresenta para o mês de julho 131mm; para agosto 102 mm; e para setembro 152mm.

Os modelos climáticos indicam que a longo prazo (ainda que com antecedência), as chances de a safra de verão serem regidas pelo fenômeno La Niña são de 66% (Nacional Oceanic Atmospheric Administration - NOAA). As chances de neutralidade climática são de 31% e de El Niño são de 3%. Ainda assim, não significa que haverá poucas chuvas no verão e uma safra deficitária. As temperaturas das águas do oceano Atlântico Sul também exercem influência sobre o padrão de chuvas na região. Assim, esse percentual (de chance de La Niña) ainda é apenas uma tendência do que pode acontecer durante a safra de verão, portanto, muito suscetível a mudanças.

Com relação às temperaturas mensais, os modelos estimam para a região missioneira um trimestre com comportamento dentro da normalidade: julho, ligeiramente abaixo da média; agosto, com temperaturas dentro do normal; e setembro com temperaturas ligeiramente acima da média.

A condição meteorológica no trimestre julho-agosto-setembro é muito importante para o desenvolvimento e a fase final dos cultivos de inverno no Rio Grande do Sul. No mês de junho, com o enfraquecimento do fenômeno La Niña, houve predominância de ocorrência de valores (irregulares) acima da Normal Climatológica, que é de 140 mm para este mês (Figura 1).

Em Giruá, o acumulado de chuva chegou a ser 50% maior que a Normal Climatológica. As estações meteorológicas da UFFS registraram valores relativamente elevados de temperatura do ar neste mês de junho de 2021, passando da marca dos 30°C em muitos locais (Figura 2). Esta é uma característica do clima local, agravada pela condição de La Niña, que, por proporcionar períodos secos mais frequentes, pode conduzir a períodos com maiores temperaturas do ar. Os valores mínimos registrados foram expressivos, sendo 1°C a temperatura mínima do ar registrada em São Paulo das Missões e Porto Xavier. Estas condições proporcionaram um bom desenvolvimento para as pastagens anuais de inverno na região.

O prognóstico de chuvas e temperaturas próximos da normalidade no trimestre vindouro deve beneficiar os cultivos de cereais de inverno, como o trigo. Esta cultura tem problemas maiores com temperaturas muito elevadas e excesso de umidade, condição que não deve ser frequente, de acordo com os prognósticos climáticos. Entretanto, mesmo com o prognóstico de temperaturas ligeiramente acima da média em setembro, não estão descartadas as chances de massas de ar frio ocasionarem geadas, especialmente na primeira metade do mês, o que pode ser extremamente prejudicial para a cultura do trigo. Adicionalmente, recomenda-se cautela na antecipação da semeadura do milho, pois esta cultura também pode ter problemas com a ocorrência de geadas tardias.

Na era da Agricultura de processos, o conhecimento é essencial para se ter sucesso. Por isso, ressalta-se a importância da assistência técnica capacitada para a obtenção de produtividades satisfatórias nas lavouras e na produção animal. Recomenda-se que os agricultores mantenham diálogo constante com os profissionais que acompanham o planejamento e a execução de sua produção.

**O boletim climático e interpretação agronômica faz parte do Projeto de Extensão "Difusão da previsão meteorológica e climática a comunidade regional" coordenado pelo professor Anderson Spohr Nedel, com a colaboração do professor Sidinei Zwick Radons.