Campus Cerro Largo: cultura hispânica é celebrada no “Día E”

Publicado em: 30 de junho de 2015 09h06min / Atualizado em: 30 de junho de 2015 09h06min

Espaço para uma “charla” sobre alguns países que falam espanhol, degustação de pratos típicos e apresentações artísticas, além de uma “Noche Cultural”, marcaram “El Día E”, o dia do espanhol da UFFS Campus Cerro Largo, realizado na última sexta-feira (26). O “Día E” é uma data comemorada em vários centros ao redor do mundo, celebrando a riqueza da cultura hispânica em locais onde se estuda espanhol.

Organizado pelo Programa “Linguagem, Interação e Comunidade” em parceria com o Curso de Letras Português e Espanhol, o evento contou com uma oficina sobre o idioma, que foi realizada na tarde de sexta-feira, ministrada pelo professor da UFSM, Marcus Fontana, que abordou as variações linguísticas dentro do espanhol. Durante a oficina, os participantes puderam compreender como se dá a formação como falante de espanhol, entendendo a importância de se estudar as variantes para se aproximar de uma identidade durante a fala, conforme explicou Marcus.

Para a acadêmica do Curso de Letras, Renata Rambo, “as apresentações musicais e de danças, realizadas na abertura da noite cultural, foram responsáveis por nos mostrar que o espanhol, como idioma e também como cultura, está muito presente no nosso dia a dia”, explica. Houve ainda, a realização de uma mesa de conversa intermediada pelo professor Marcus Fontana e pela professora do Campus Cerro Largo e uma das organizadoras do evento, Angelise Fagundes, com a presença de hispanohablantes: o médico Franknaygle Guzman (Cuba), o professor do Campus Cerro Largo, David Tataje (Peru), e a acadêmica de Agronomia Edith Garcia (Paraguai).

O espaço para a conversa possibilitou a troca cultural entre a mesa de convidados e a comunidade acadêmica participante. Franknaygle comentou sobre religiosidade no Brasil e a sua admiração pela música brasileira. O professor Tataje falou sobre a culinária do seu país de origem, ressaltando que “é o que mais sente falta”. Já a acadêmica Edith, destacou que gosta da sensação de acolhimento que Cerro Largo proporciona.

Encerrando a noite, os acadêmicos e acadêmicas do curso de Letras apresentaram o “Rincón Gastronómico”, uma mostra culinária de pratos típicos de países hispânicos, feitos pelos próprios estudantes do curso. Sobre a mostra, a professora Caroline Mitidieri, do Campus Cerro Largo, que também participou da organização do evento, destacou: “nós não conhecemos muito da culinária dos países que falam espanhol. Além de ter muita coisa gostosa, tem muito da cultura deles que reflete nos hábitos alimentares”, finaliza.