Realizado o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGICH
Apresentação de pesquisas e palestra com coordenador de área da Capes foram os destaques do evento

Publicado em: 13 de maio de 2024 11h05min / Atualizado em: 13 de maio de 2024 11h05min

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFFS - Campus Erechim realizou, no dia 8 de maio, o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico. As atividades mobilizaram a comunidade acadêmica e promoveram momentos de reflexão sobre a produção de conhecimento interdisciplinar e o potencial das Ciências Humanas como instrumento de interpretação da realidade.

O evento contou com a presença de Djalma Thürler, coordenador da Câmara II da área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde é coordenador do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC).

O professor Djalma abriu a programação com a palestra “Os desafios da interdisciplinaridade” e, ao oportunizar um diálogo entre os presentes, trouxe à pauta temas como o compromisso social da pós-graduação e a natureza transversal da interdisciplinaridade.

Professor Djalma abriu a programação com a palestra “Os desafios da interdisciplinaridade” (Fotos: Fernanda Schons)

- A interdisciplinaridade se caracteriza como espaço privilegiado para as ações da Capes em relação ao sistema nacional de pós-graduação por estabelecer pontes entre diferentes níveis de realidade, lógicas e formas de produção do conhecimento, transpondo e gerando conceitos, teorias e métodos - ressaltou Thürler.

Na sequência, foi realizada a socialização de pesquisas de alunos e egressos do mestrado.

Plateia assistiu às pesquisas desenvolvidas pelos alunos e egressos do Programa

- As apresentações acadêmicas enfatizaram o protagonismo discente nas atividades realizadas e destacaram a diversidade de temas envolvidos e áreas do conhecimento mobilizadas nas pesquisas desenvolvidas no PPGICH – salientaram os professores Adriana Richit e Halferd Carlos Ribeiro Júnior, coordenadores do Programa.

Apresentaram aspectos teóricos e metodológicos, bem como desdobramentos pessoais, acadêmicos e sociais de suas pesquisas os egressos Cheila Basso e Ricardo Luiz Pasini e os mestrandos Fernanda Schons, Luísa Silva dos Santos, Mariele Malaquias da Silva e Sidiane Aline Geremia, Cristian Puhl, Eliomar Pereira Marca e Marcos Sardá Vieira.

- É um privilégio participar deste importante evento do PPGICH, que nos proporciona espaço, em uma universidade pública, federal e popular como a UFFS, para desenvolver nossas pesquisas e estabelecer relações dialógicas sobre o conhecimento científico que estamos produzindo - pontuou a mestranda Fernanda Schons, uma das organizadoras do evento.

A acadêmica Fernanda Schons apresentando sua pesquisa

Conforme a professora Adriana Richit, o Seminário viabilizou o estabelecimento de um diálogo profícuo e mais intenso entre as pesquisas científicas desenvolvidas no PPG e a comunidade.

- Eventos desta magnitude são imprescindíveis porque promovem uma interação a respeito das propostas de construção de um conhecimento interdisciplinar na área das Ciências Humanas, e aproximam a sociedade das discussões que o nosso PPGICH vem apresentando ao mobilizar diferentes campos do conhecimento e articular uma ciência capaz de atender e pluralidade da sociedade contemporânea - destacou a coordenadora do Programa.