Campus Cerro Largo: I Carijada é marco de encontro entre instituições do Brasil e da Argentina

Publicado em: 08 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 08 de maio de 2015 09h05min

Foi realizada, nesta quarta (06) e quinta-feira (07), a I Carijada Internacional e Intercultural de Fronteira no CTG Corredor Missioneiro, em Porto Xavier, cerca de 60 quilômetros de Cerro Largo. A atividade teve o acompanhamento e a orientação do mestre carijeiro, Emílio Corrêa dos Santos, descendente dos indígenas Guarani.

A I Carijada Internacional, organizada pelo Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF/MEC/UFFS), produziu cerca de 100 quilos de erva-mate, que foi distribuída entre os parceiros e apoiadores do evento, além de ser sorvida pelos participantes, em um momento de integração, já que a atividade reuniu autoridades do Brasil e da Argentina para acompanhar o processo de produção artesanal da erva-mate. Para a coordenadora do PEIF, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Bedati Finokiet, o processo artesanal é bastante trabalhoso, pois vai desde a colheita da planta, passando pelo sapeco, montagem dos feixes, a secagem – que pode levar de 12 a 24 horas – o cancheamento e, finalmente, a trituração, que “é um momento mágico quando se observa essa transformação das folhas em erva-mate, no pilão”, encanta-se Bedati.

A Carijada, além de resgatar uma tradicional cultura dos indígenas guaranis que foi absorvida pelos portugueses e espanhóis que chegaram nessa região no século XVI, foi o primeiro encontro entre as cidades-gêmeas: Porto Xavier e San Javier, localizada na província de Misiones, na Argentina. Essas cidades fazem divisa entre um país e outro, separados apenas pelo rio Uruguai, e pretendem, a partir desse ano, realizar o Cruce, que é o intercâmbio entre escolas dos dois municípios: a escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz, o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier e a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Manoel Corrêa, de Porto Xavier com a Escuela 109, de San Javier.

O evento contou com uma delegação de seis professoras da escola de San Javier, além da presença da representante do Instituto de Políticas Linguísticas (IPL) Violeta Rocío Flores. O instituto é vinculado ao Ministério da Cultura, Educação, Ciência e Tecnologia da província de Misiones, na Argentina.

Para a diretora da Escuela 109, Marcela Fabiana Cáceres, a I Carijada Internacional foi um momento marcante para os dois países. “Estávamos com muitas expectativas de conhecer o trabalho (dos brasileiros) e estamos muito contentes por estar aqui representando uma instituição educativa em outro país. Espero que seja o primeiro de muitos encontros de integração cultural e de línguas das escolas de fronteira”, afirma. Para Bedati, a Carijada mostra que há muitas semelhanças na cultura entre os países irmãos. "Nesse momento, podemos ver o que temos em comum. Através do PEIF, estamos promovendo conhecimento, integração e interculturalidade, para além das fronteiras físicas”, explica a professora.

O evento contou com a parceria e apoio da Administração Pública Municipal de Porto Xavier, do CTG Corredor Missioneiro, das Escolas estaduais Carlos Bratz, João Manuel Corrêa e o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, escolas da rede Municipal de Ensino, da rádio Amizade, rádio Navegantes e do curso de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo.

Como resultado dessa primeira edição, ficou acertado que a II Carijada Internacional e Intercultural de Fronteira, acontecerá na Argentina, na cidade de San Javier, em Misiones.

Entendendo o PEIF

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2005, o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) cria possibilidades de estabelecer um modelo de ensino comum em escolas de zona de fronteira e promover a integração regional por meio da educação intercultural. Em Porto Xavier, além da escola Carlos Bratz, outras duas escolas estaduais de Ensino Médio aderiram ao projeto: o Instituto São Francisco Xavier e a Escola Coronel Antônio Fioravante; e uma escola estadual de Ensino Fundamental, a João Manoel Corrêa.

Elas participam de encontros de formação e acompanhamento pedagógico com os professores formadores do Programa, uma supervisora e dois tutores, que são acadêmicos da UFFS – Campus Cerro Largo. A equipe trabalha desde novembro de 2013, quando iniciou o processo de sensibilização com os professores da Educação Básica dentro dos eixos que norteiam o PEIF.

A partir desse primeiro encontro de integração e diálogo entre as instituições de ensino de San Javier e Porto Xavier, ocorrido durante os dois dias da Carijada, foram agendadas reuniões técnicas e de planejamento conjunto para viabilizar e iniciar o Cruce, que é o intercâmbio entre as escolas das cidades-gêmeas.

Segundo documento apresentado pelo MEC sobre o PEIF, são as cidades que contam com uma parceria no outro país, propiciando as condições ideais para o intercâmbio e a cooperação interfronteiriça.