Campus Cerro Largo: I Carijada Internacional e Intercultural será realizada nesta semana

Publicado em: 29 de abril de 2015 09h04min / Atualizado em: 29 de abril de 2015 09h04min

Nos dias 06 e 07 de maio será realizada a I Carijada Internacional e Intercultural de Fronteira organizada pelo Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF/MEC/UFFS – Campus Cerro Largo) no CTG Corredor Missioneiro, no município de Porto Xavier, distante cerca de 60 quilômetros de Cerro Largo. O objetivo do evento é resgatar a prática de todas as fases do processo de como era feita a erva-mate antigamente: colheita, transporte, sapeco, montagem dos pequenos feixes de erva, secagem no carijo, cancheamento das folhas e, por fim, o momento de triturar a erva-mate nos pilões.

O evento inicia na quarta-feira (06) contando com a presença de autoridades do Brasil e da Argentina, de representantes da reitoria da UFFS, de alunos da 1ª fase do curso de Agronomia do Campus Cerro Largo e do mestre carijeiro Emílio Correia. Ainda, durante os dois dias do carijo algumas escolas da Província de Misiones irão expor trabalhos de seus alunos sobre o tema. Segundo a coordenadora do PEIF/UFFS, professora Bedati Finokiet, pretende-se produzir de 100 a 150 quilos de erva-mate.

O evento conta com a parceria e apoio da Administração Pública Municipal de Porto Xavier, do CTG Corredor Missioneiro, das Escolas estaduais Carlos Bratz, João Manuel Corrêa e o Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, escolas da rede Municipal de Ensino, da rádio Amizade, rádio Navegantes e do curso de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo.

Veja a programação completa:

Quarta-feira (06 de maio)

8h30 – Início do processo de Sapeco e montagem dos feixes (macacos) da erva-mate que irão para o carijo;

Início do processo de secagem da erva-mate no carijo;

Visitação das escolas e da comunidade;

Participação das acadêmicas da 1ª fase do curso de Agronomia da UFFS/Campus Cerro Largo.

13h30 – Continuidade do processo de secagem da erva-mate no carijo;

15h – Evento de Integração com recepção aos visitantes e delegações vindas da Argentina;

Abertura oficial da I Carijada Internacional;

Visitação das escolas da comunidade: atividade de educação patrimonial.

Noite

Tertúlia cultural, ronda e roda de chimarrão;

Quinta-feira (07 de maio)

8h30 – Continuidade do processo de secagem da erva-mate no carijo e visitação das escolas e da comunidade: atividade de educação patrimonial;

13h – Cancheamento da erva-mate;

14h – Início do processo de pilagem da erva-mate;