Campus Cerro Largo: participação em grupos de estudos colabora no crescimento acadêmico do aluno
Atualmente, o Campus está com 4 grupos em atividades

Publicado em: 31 de agosto de 2017 15h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2017 16h08min

Com o objetivo de realizar a troca de ideias e conhecimento sobre diversos assuntos ou mesmo se aprofundar em um tema específico, os grupos de estudos fazem uma vinculação entre o Ensino, a Pesquisa e Extensão nos cursos de Graduação de uma universidade. Atualmente, na UFFS – Campus Cerro Largo estão em atividade 4 grupos em diversas áreas do conhecimento: divulgação científica, linguística, relações étnico-raciais e literatura.

Grupo de estudo é um pequeno conjunto de pessoas, que inclui de 5 a 25 integrantes, além dos coordenadores, que se reúnem regularmente para discutir e aprofundar assuntos de interesse comum. Os grupos de estudos são abertos a toda comunidade acadêmica e regional e, para participar, o interessado deve entrar em contato com os coordenadores, a qualquer momento, ou seja, mesmo que as atividades já tenham iniciado. Na UFFS – Campus Cerro Largo atualmente estão em funcionamento quatro grupos.

A professora e coordenadora do Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica, Judite Scherer Wenzel, explica que “o grupo ajuda muito na formação de leitores, pois oportuniza conhecer novos textos. A leitura não é algo mecânico, visto que o participante precisa se posicionar a frente do que leu, com isso são realizados debates e diálogos sobre a leitura”, explica.

Para os acadêmicos, os grupos oferecem a oportunidade de aprofundar alguns conteúdos que estão presentes na grade curricular dos cursos. A participante do grupo de Leitura Interativa, Camila Carolina Calpo, afirma que “a linguagem não é de um livro didático, uma vez que tem uma abordagem com aspectos históricos e culturais, trabalhando com os conceitos que se utiliza no dia a dia. Então, a leitura aproxima os leitores do texto, com a sua forma de interpretar com os seus conhecimentos que já se possui”, diz.

Segundo o professor e coordenador do Grupo Relações étnico-raciais na Educação Básica, Demétrio Alves Paz, “os grupos de estudos ajudam na pesquisa, pois instigam nos alunos a vontade de ler mais, estudar mais e conhecer coisas diferentes para se aprofundar em um assunto”, destaca o professor.
No final do ano passado dois grupos concluíram suas atividades. O Grupo de estudos de Manejo Integrado de Doenças (GEMID – UFFS)”, coordenado pela professora de Agronomia, Juliane Ludwig, e o Grupo de Estudos Verbais de Língua Espanhola, coordenado pela professora Neiva Maria Graziadei Fernandes.

Ainda, no dia 10 de agosto, iniciaram as atividades do Travessia – Grupo de Estudos em Linguagem, coordenado pela professora Ana Cláudia Porto cujas reuniões serão todas as quintas-feiras

Como criar um grupo?

Qualquer servidor (professor ou técnico-administrativo) da UFFS pode criar um grupo de estudos. A legislação que normatiza essas atividades é a Resolução nº 3/2017 – CONSUNI/CGRAD. Eles podem ser institucionalizados a qualquer momento, ou seja, não dependem de abertura de editais como é caso dos Grupos de Pesquisa. A participação em grupos desta natureza garantem certificação àqueles que tiverem, no mínimo, 75% de presença. Mais detalhes podem ser acessados por meio do contato com a Diretoria de Pesquisa da UFFS.

No momento, estão em atividade na UFFS – Campus Cerro Largo, os seguintes grupos de estudos:

"Literatura em Questão”
Servidor responsável: Pablo Lemos Berned.
Encontro: quinzenalmente, às sextas-feiras, no Laboratório de Estudos Literários, na sala 305 do Bloco A, às 14 h.
Carga horária: 80h.
Término das atividades: dezembro de 2017.
Contato pelo e-mail: pablo.berned@uffs.edu.br.

“Relações étnico-raciais na Educação Básica”
Servidor responsável: Demétrio Alves Paz.
Encontro: às terças-feiras, no Laboratório de Estudos Literários, na sala 305 do Bloco A, ás 14 h.
Contato pelo e-mail: demetrio.paz@uffs.edu.br

“Grupo de Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica”
Servidor responsável: Judite Scherer Wenzel.
Encontro: últimas terças-feiras de cada mês, no laboratório 106 de Ensino de Ciências, das 14 h às 16 h.
Carga Horária: 4 horas semanais – 2 horas presenciais e mais 2 horas para leitura individual.
Término das atividades: Previsto para o final deste ano, caso o grupo achar conveniente, se fará uma nova proposta para 2018.
Contato pelo e-mail: juditescherer@uffs.edu.br

"Travessia – Grupo de Estudos em Linguagem"
Servidor responsável: Ana Cláudia Porto
Encontros: às quintas-feiras, a partir das 14h, no Laboratório de Linguística (Bloco A).
Carga Horária: 64 horas.
Contato: ana.porto@uffs.edu.br