Campus Cerro Largo: projeto possibilita novas visões sobre cinema para alunos do Ensino Básico

Publicado em: 14 de maio de 2015 09h05min / Atualizado em: 14 de maio de 2015 09h05min

O projeto de extensão “Clube de Cinema: exibição e debate na escola”, realizado na UFFS – Campus Cerro Largo, está possibilitando o acesso de alunas e alunos do Ensino Fundamental a peças cinematográficas, reconhecidas pela crítica especializada e pelo público. O projeto é de organização do professor da UFFS – Campus Cerro Largo, Pablo Berned, e conta com a colaboração do produtor cultural Tadeu Salgado e da acadêmica do curso de Letras Stéphany Coletto.

As atividades do projeto, que consistem na exibição dos filmes seguida de debate, se realizam no auditório da Escola de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – CIEP, de Cerro Largo, na última quinta-feira de cada mês. As turmas participantes são do 8º e 9º anos, além dos professores responsáveis. A comunidade também pode participar, desde que previamente autorizada pela direção da escola.

Segundo o professor Pablo, “realizar o clube de cinema fora das dependências físicas da UFFS parte do compromisso institucional em estimular o diálogo de saberes entre a academia e a sociedade, visando a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na construção da universidade”, explica. Com relação à participação dos alunos e alunas do Ensino Básico, Stéphany relata que “o projeto busca dar possibilidade para os participantes refletirem sobre a linguagem cinematográfica em qualquer filme que assistam. Porém, temos consciência de que este estágio de observação será alcançado durante o desenvolvimento do projeto, visto que um filme apresenta uma pluralidade de linguagens muito maior que um texto escrito.” A exibição de filmes segue até junho de 2016.