Campus Cerro Largo realiza diagnóstico de drenagem das chuvas em Santo Ângelo
O diagnóstico contribui na prevenção de alagamentos

Publicado em: 02 de abril de 2019 13h04min / Atualizado em: 02 de abril de 2019 14h04min

No início de 2018, a UFFS – Campus Cerro Largo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Ângelo (SEMMA) iniciaram uma parceria para realização de um levantamento do sistema de rede de drenagem pluvial urbana na área central do município. O levantamento teve o objetivo de apoiar a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo (PMSBP), além de confeccionar plantas da bacia hidrográfica da área.

A parceria é resultado de um projeto do professor de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS Mario Sérgio Wolski, cujo trabalho contou com a ajuda de outros professores, além de bolsistas e voluntários do curso. Durante duas semanas, os estagiários e voluntários percorreram as ruas da área central e fizeram um cadastro das bocas de lobo. Depois dessa etapa, organizaram uma base de dados com descrição dos poços e estruturaram uma planta da bacia hidrográfica de contribuição, que “é a área do terreno que recebe a chuva e converge para um único ponto”, conforme explica o professor Mario.

O projeto foi findado no início deste ano e entregou os seguintes dados à prefeitura: mapa cadastral das bocas de lobo da rede de drenagem pluvial de parte da área urbana de Santo Ângelo, modelo digital do terreno da área de estudo, mapa de parte das microbacias hidrográficas da área de estudo e base de dados das bocas de lobo de parte da área urbana.

Participaram do estudo, além do professor Mario, os professores Mario Sergio Wolski, Juliana Marques Schontag e Marcio Antonio Vendruscolo, e os acadêmicos Artur Steffens, Augusto Perius Klein, Giovane Martins Kühnel e Humberto Welter Hartmann.

Sobre o PMSBP

O Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo (PMSBP) do município de Santo Ângelo-RS foi elaborado conforme os princípios e as diretrizes constantes na Lei Federal nº 11.445, de 05/01/2007 e no Decreto nº 7.127, de 21/06/2010, que regulamenta a referida lei, e que institui a Política Nacional para o Saneamento Básico no país. Atualmente o Poder Público municipal de Santo Ângelo está revisando esse plano, que foi elaborado em 2011.

Galeria de Imagens: