Campus Cerro Largo realizou a abertura da etapa local da II Conferência das Licenciaturas
Evento aconteceu na terça-feira, dia 09 de agosto.

Publicado em: 10 de agosto de 2022 11h08min / Atualizado em: 11 de agosto de 2022 11h08min

A UFFS - Campus Cerro Largo realizou, na terça-feira (09), a conferência de abertura da etapa local do Fórum das Licenciaturas da UFFS. O evento foi realizado às 19h no Auditório Prof. Diego Manenti (Bloco dos Professores). A palestra de abertura abordou “A Política Institucional de Formação de Professores da UFFS: concepção, compromissos e desafios” e foi ministrada pelos professores  Derlan Trombetta  e  Neusete Machado Rigo.

Após a abertura, foram organizados os grupos de trabalho (GT) que irão desenvolver estudos e um texto síntese que será apresentado no dia 17 de outubro.

Confira os objetivos que cada GT irá debater:

GT1 - Avaliar as atividades formativas que contemplem as Práticas como Componente Curricular, os Estágios Curriculares Supervisionados e os Trabalhos de Conclusão de Curso.

GT2 - Avaliar a presença nos currículos e a necessidade de fortalecimento das temáticas relativas à educação para os direitos humanos, inclusão, relações étnico-raciais e educação ambiental.

GT3 - Avaliar a política de ingresso de permanência dos estudantes nos cursos de licenciaturas e elaborar ações propositivas frente ao diagnóstico situacional dos cursos de licenciaturas no contexto (interno e externo) atual.

GT4 - Avaliar o papel estratégico e o formato dos programas: PIBID, RP, PET, monitoria, Grupos de estudos e pesquisas, PIBIC na articulação com a formação de professores e a Educação Básica.

GT5 - Discutir a implementação das atividades de pesquisa e de extensão e cultura nos currículos de graduação da UFFS e a forma de sua incorporação nos PPC das Licenciaturas em consonância com as políticas institucionais.

As discussões dos GTs serão realizadas entre os dias 09 de agosto e 17 de outubro.

Os próximos eventos da programação geral da etapa local ocorrerão nos dias:

- 25 de agosto, às 14h,  roda de conversa sobre o GT4: PIBID, RT, PET, monitorias, grupo de estudos e pesquisas, PIBIC.

- 27 de setembro, às 19h, palestra: Áreas de conhecimento escolar, BNCC e os itinerários formativos: novo Ensino Médio, novo currículo?!

- 17 de outubro, às 19h, a apresentação das sínteses dos GTs.

Os dois primeiros eventos ocorrerão em formato híbrido (presencial e on-line via Webex) e o último, apenas de forma presencial, no Auditório do Bloco dos Professores.

O Fórum das Licenciaturas está ocorrendo em todos os campi da UFFS. A realização do evento é uma iniciativa institucional, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Ao final das etapas regionais, ocorrerá a etapa institucional em Chapecó, prevista para o mês de novembro.